Seria facil para voçes venderem os vossos cachorros?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça nov 25, 2003 12:12 pm

Estive a dar uma olhadela, apenas por curiosidade, na pagina dos classificados e verifiquei que existem imensos anuncios, penso que de particulares, a quererem vender as suas ninhadas. Um deles até dizia "Compre agora para oferecer no Natal !"

Agora pergunto: Será que voçes teriam coragem de cruzar a v/ querida cadelinha, por exemplo com o cao da vizinha, que até é da mesma raça, apenas com o intuito de ganhar uns dinheiritos ?

Será que nao teriam receio que esse cachorrinho, fosse parar em maos erradas ?

E que quem ve caras nao ve coraçoes, e há muito boa gente que se apaixona por um cachorrinho lindo, mas essa "paixao" é fogo em palha, porque quando o cachorro começa a dar trabalho, despesa e responsabilidade, optam pelo "divorcio", e abandonam o cachorro ou entregam-no num canil. Já para nao falar naqueles que embora comprem um cao, acham que lugar de cao é fechado numa varanda para nao sujar a casa.....

Embora pense que a resposta para os "amantes dos animais" é bastante obvia, gostaria que se expressassem a esse respeito.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 25, 2003 12:51 pm

Olá Juju,
É isso que distingue um amante de determinada raça de alguém que tem essa mesma raça apenas porque é o que 'está a dar no momento', e quanto à forma de criar há também a distinção entre "Criadores" ( com 'C' grande) e "criadores" (que não são mais do que reprodutores, e geralmente são BYB - Back Yard Breeders).
Eu, tal como muita gente, gostava de ver a minha cadela criar. Gostava de passar oela experiência de ver surgir novas vidas, de ver umas "bolinhas de pêlo" a correr pela casa , de ver a minha Mara ser 'Mãe', de ver os filhotes crescer, etc. Até gostava de tr um filho dos meus cães para que 'fosse como eles'.
Mas........e o que está mais em jogo para além disto? A quem se vai entregar os filhotes ( especialmente de uma raça que sabemos ter tantos estigmas)? E o que tenho de fazer antes de criar? Tenho de ter os meus cães avaliados em exposição, e por isso desocar-me com eles a vários pontos do país...Tenho de fazer-lhes todos os exames médicos, e não só, para criação....e se calhar os meus cães nem são os mais indicados para criação! E as condições para o nascimento e crescimento dos cachorros? Os canis adequados para criação e demais infraestruturas, os cuidados veterinários que vão ser necessários, os gastos em comida de qualidade e vacinação? Estarei disposto a investir em tudo isto? Estarei disposto e terei condições para ficar com cachorros que não encontre donos adequados, ou que tenham defeitos?
Pois é...são estas e mais umas tantas perguntas que me coloco e chego à conclusão que não devo fazer criação com os meus cães....e NÂO FAÇO.
Mesmo sem ser com eles os dois, nem imaginam a quantidade de pedidos que já me fizeram para deixar o meu Furst cruzar com cadelas Rottweiler!! Ainda ontem alguém me ligou a dizer que adquiriu uma cadela de 2 meses e JÀ ( :o ) a perguntar se eu queria deixar o meu Furst cruzar com ela quando fosse adulta!!!!!!! :roll:

Em conclusão.....as minhas respostas às suas questões são:
1. Não
2. Sim

Abraços
Paulo C.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça nov 25, 2003 3:01 pm

Pois é Paulo C. respondeu exactamente como eu esperava.
Aliás tenho a certeza que a maior parte de voçes darao exactamente respostas identicas, ou nao gostassem tanto dos v/ animais.

Muito obrigado por ter respondido
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça nov 25, 2003 6:20 pm

Eu tb gostava da Yara ser mãmã mas tenho muito medo que ela.... por ser tão canina, mas se ela tivesse crias eu não as conseguiria dar nem vender, nem pensar. Por isso é que a Yara não faz criação, e a Taís (srd)quando estiver na altura será esterilizada pq não pretendo que ela tenha crias.
Eu não sei como existem pessoas que têm os animais tanto tempo consigo e depois os queiram dar, eu preferia mudar a minha vida que dar os meus animais.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 25, 2003 6:39 pm

A mim esta questão divide-me.
Por um lado gotava que a Zorra fosse mãe.
Gostava de ficar com uma filha dela.
Por outro lado só a cruzaria com um cão de um criador que fosse além de bom, bom para o nosso gosto (o que eu quero é o equivalente do Calvin...).

Quanto ao destino dos cachorros, não os venderia.
Não suporto a ideia de fazer dinheiro com as crias da Zorra.
É como se vendesse família.
Dava um ao criador do pai e os restantes oferecia-os (a amigos e família) e se ainda ficassem alguns, oferecia-os para cães-guias.
É uma maneira de garanir que são bem tratados e estimados.
E que são úteis.

Se, por acaso, alguém deixasse de os querer, recebia-os de volta.

Mas, na verdade, o problema está em que é uma maçada.
Cruzar, ter a Zorra avaliada, LOPs e afins, gastos e acompanhamento veternário, etc.

Quer-me cá parecer que não estamos para isso.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça nov 25, 2003 7:41 pm

Realmente não é nada fácil prescindir dos nossos bichinhos a quem, pelo menos durante três meses, dispendemos tanta atenção e carinho. Consola-nos o ter quase a certeza (porque nem com recomendações ficamos 100% seguros) de que vão para casas onde serão tão bem tratados como até aí. Claro que o processo de selecção dos novos donos tem que ser feito de forma cuidada.
Eu tenho um método para não sofrer tanto na hora de os deixar sair que é convencer-me que eles não são meus. Que só estou a cuidar deles, o melhor possível, enquanto estão em casa. Acho que resulta.
A AISD tocou num ponto fulcral para mim:
aisd Escreveu: Quanto ao destino dos cachorros, não os venderia.
Não suporto a ideia de fazer dinheiro com as crias da Zorra.
É como se vendesse família.
Eu também sinto assim e por isso vendo-os apenas pelo preço que me custaram. Raramente os dou. Só o faço quando vão para familiares ou amigos próximos em que eu tenho contacto com eles permanentemente. Há excepções mas na realidade portuguesa, se um animal é comprado, o cuidado com ele é muito maior.
Mas estou a falar de gatos. E deixo-os somente cruzar quando o cio das gatas se torna muito frequente, ou seja, mais ou menos de dois em dois anos. E porque nascem apenas 3 ou 4 crias. E porque são de uma raça em que não há dificuldade em arranjar bons donos para eles.
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça nov 25, 2003 7:41 pm

Também tenho cães (sempre pastor alemão) mas nunca tive qualquer ninhada. Porquê?
Principalmente pelo trabalho e tempo que é necessário para acompanhar uma ninhada de 12-14 cachorros em média. Mas também porque seria muito difícil encontrar tantos donos a "meu gosto" de uma só vez.
Maria Jo&atilde;o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça nov 25, 2003 11:09 pm

Uma pessoa que faz cruza para ganhar umas massas não tem esses escrúpulos, interessa-lhe é VENDER !!!
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça nov 25, 2003 11:58 pm

jujubele Escreveu:
Agora pergunto Será que voçes teriam coragem de cruzar a v/ querida cadelinha, por exemplo com o cao da vizinha, que até é da mesma raça, apenas com o intuito de ganhar uns dinheiritos ?

1ª questão - Não. Não cruzo com o cão da vizinha. E não, o intuito não é ganhar uns dinheirinhos.
2ª questão - Sim, apesar de tudo.

Isabel
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta nov 26, 2003 12:31 am

Pedra Escreveu:
jujubele Escreveu:
Agora pergunto Será que voçes teriam coragem de cruzar a v/ querida cadelinha, por exemplo com o cao da vizinha, que até é da mesma raça, apenas com o intuito de ganhar uns dinheiritos ?

1ª questão - Não. Não cruzo com o cão da vizinha. E não, o intuito não é ganhar uns dinheirinhos.
2ª questão - Sim, apesar de tudo.

Isabel
Assinado ;)
Só queria acrescentar que nas 1ªs ninhadas é uma carga de trabalhos... :? ... mesmo a pessoas de confiança... dói mesmo :(
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta nov 26, 2003 12:36 am

fang Escreveu: Só queria acrescentar que nas 1ªs ninhadas é uma carga de trabalhos... :? ... mesmo a pessoas de confiança... dói mesmo :(
Eu ia mais longe. Dói sempre ;)
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”