Cão desobediente - Ajuda!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rosarinho25
Membro Júnior
Registado: terça dez 11, 2012 10:57 am

quinta dez 20, 2012 5:08 pm

O meu cão ultimamente anda muito desobediente.. quando o levo a rua pra ele brincar correr e fazer as necessidades nunca quer voltar pra casa..farto-me de o chamar e só enganado´com um biscoito é que ele vem e mesmo assim já não é sempre! Vê-se mesmo que ele não quer ir pra casa. Também não gosto de andar com ele sempre na trela porque ele precisa de correr e brincar a vontade mas assim tá dificil.

Normalmente quando o solto é na quinta do meu pai, só que ele agora tem o hábito de correr atras das ovelhas e dos patos =( Ando mesmo triste e já não sei o que fazer.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta dez 20, 2012 8:41 pm

Um cão não é desobediente, um cão ou sabe determinado comando ou não sabe. Há cães mais difíceis de treinar porque se distraem com tudo (com um passarinho que vai a passar, com outro cão, com um carro, com uma folha que vai a cair, etc). O seu cão precisa de saber que quando é chamado é para ir ter com o dono independentemente das distracções. Isso é um comando que exige muito treino e paciência. Tem que começar com recompensas de mais alto valor (frango por exemplo) e fazer várias chamadas durante o passeio e recompensar sempre. Com o tempo vai fazer a transição da comida para um brinquedo, e futuramente retirar a recompensa (mas mais para a frente). Há cães que não largam o dono e há outros que são motivados por outras coisas (a maioria dos cães), portanto o seu cão só precisa de treino e perceber que ir para casa é uma coisa super divertida, senão vai sempre preferir a rua.
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

quinta dez 20, 2012 10:58 pm

O chamamento a meu ver é algo mais dificil de treinar .
É aborrecido e algo "enervante" quando eles ficam mais atrevidos e fazem de conta que não ouvem .
Sim fazem de conta.
Siga as dicas da Saraestrelo e use sempre um "comando" .
O "aqui" de preferência sem ser necessário usar o nome do cão.
Quando ele não vem mostrar se zangado e mudar o tom de voz para algo "mais forte" e por exemplo bater umas palmas ou usar um assobio .
Mesmo que demore a vir ,quando chega à sua beira deve compensá lo sempre e nunca "bater" ou castigar.
Mostre lhe que o "aqui" não é sempre hora de ir embora por exemplo quando ele chega atirar lhe uma bola ou brinquedo que goste,e use e abuse do "aqui" em casa recompensando sempre.

Eles ouvem perfeitamente e percebem que nós os chamamos mas basicamente o que estão a fazer acham mais interessante do que vir ao dono por isso o objetivo é incentivar a vinda ao chamamento.

Se ele não vier e a situação complicar quando o agarrar mostre lhe que está zangada e ignore o por instantes :wink:
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

quinta dez 20, 2012 11:21 pm

Daquilo que já vivi, um cão não reage a um "comando" por dois motivos:
Ou o que está a fazer é mais intenso que o comando dado - e ai é precisa uma presença física ou mesmo contacto físico. Tipo cheirar, comer ou perseguir algo.
Ou o cão não respeita o dono. O dono chama, o cão olha mas continua na boa vida. Este, para mim é o caso mais grave. Quando tenho de criar laços com cães (dos avós, dos pais, dos tios, dos meus), chamo 2 vezes (com um assobio). Se não vêm à segunda, vou busca-los. Estejam onde estiverem, seja o motivo da chamada o motivo que for (até pelo simples treino). Até agora tem funcionado com todos.
Os "comandos" do humano não são discutíveis.
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta dez 21, 2012 12:43 pm

wishe Escreveu:Daquilo que já vivi, um cão não reage a um "comando" por dois motivos:
Ou o que está a fazer é mais intenso que o comando dado - e ai é precisa uma presença física ou mesmo contacto físico. Tipo cheirar, comer ou perseguir algo.
Ou o cão não respeita o dono. O dono chama, o cão olha mas continua na boa vida. Este, para mim é o caso mais grave. Quando tenho de criar laços com cães (dos avós, dos pais, dos tios, dos meus), chamo 2 vezes (com um assobio). Se não vêm à segunda, vou busca-los. Estejam onde estiverem, seja o motivo da chamada o motivo que for (até pelo simples treino). Até agora tem funcionado com todos.
E se eles fugirem ou se esconderem?
wishe
Membro Júnior

sexta dez 21, 2012 1:11 pm

fteixeira Escreveu:
wishe Escreveu:Daquilo que já vivi, um cão não reage a um "comando" por dois motivos:
A mesma coisa. Para mim, um cão não é muito diferente de um filho; dá muito trabalho e da cabo da paciência a um santo. Mas sai mais barato e cresce mais depressa.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sexta dez 21, 2012 1:28 pm

Na minha humilde opinião, acho que o chamamento do cão não se deve cingir só ao chamamento...é preciso haver uma ligação muito forte com o dono, é preciso que o cão preste atenção ao dono, é preciso que ele "ouça" o dono, é preciso que ele coloque o dono acima de todas as distrações que possam existir.
Como exemplo, se o mandar sentar, ele tem que ficar a olhar para si á espera de nova ordem. Não pode desviar a atenção para outras coisas.
Trabalhe estas ligações...depois chamá-lo vai ser o mais fácil.

Alterne entre o modo trabalho e modo brincadeira...não lhe dê ordens a brincar nem queira trabalhar com ele quando ele estiver em modo de brincadeira....
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta dez 21, 2012 2:21 pm

wishe Escreveu:
fteixeira Escreveu:
A mesma coisa. Para mim, um cão não é muito diferente de um filho; dá muito trabalho e da cabo da paciência a um santo. Mas sai mais barato e cresce mais depressa.
E se ele fugir e se esconder debaixo de uma cama onde você não cabe lá muito bem e tendo em conta que já está super super atrasado e o tenta apanhar de um lado da cama e ele sai pelo outro? E anda nisto um bom bocado e já estão a apitar no carro para você descer pois está mesmo atrasado e tem pessoas à sua espera que por sua culpa também já estão atrasadas? LOLOL. Desculpe, estava a brincar consigo. Isto aconteceu-me no fim de semana passado. Estive quase para a deixar ficar no quarto da minha mãe, onde inexplicavelmente ela fica possuída. Acabei por ter que convencê-la com um petisco qualquer. :wink:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta dez 21, 2012 2:43 pm

wishe Escreveu:
fteixeira Escreveu:

E o que faz quando os apanha?
wishe
Membro Júnior

sexta dez 21, 2012 7:32 pm

margoustink Escreveu:
wishe Escreveu:
fteixeira Escreveu:
Os "" do humano não são discutíveis.

E o que faz quando os apanha?

Dou-lhe uma carga de porrada...

Não faço nada. Ou melhor faço o que tinha para fazer antes de o chamar. Às vezes custa, mas não o levo de uma forma pessoal.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado dez 22, 2012 11:00 am

O cão vai passear e depois não quer voltar para casa...
Se me permite as perguntas...
Durante quanto tempo é que dura o passeio ?
Quantas vezes por dia,ele vai à rua?
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado dez 22, 2012 12:44 pm

Agora na cidade eu vejo que as pessoas pouco passeiam os seus cães, no entanto, pode ser o caso que os levem nos carros a fazer passeios em zonas mais verdes e espaçosas. Também não sei...só sei que é fundamental para ter uma boa resposta do cão preciso de lhe dar estimulos e alguma "liberdade" para gastarem energias.

No entanto, quando tinha cães bebés, habituava-os a brincar junto de mim. Ali estava imenso tempo com eles junto de mim, não fazia muita questão para eles correrem para longe de mim. Uma vez que eles já brincavam e davam aquelas corridas de bebés, mesmo quando estavam outros elementos da família ou por livre espontânea vontade.

Mas julgo ser importante estas brincadeiras junto dos donos. Estar junto dos donos deve ser um estímulo bastante positivo.

Depois quando os chamava, oferecia sempre brincadeira, meiguices e muitas vezes petiscos.

Quando crescem vamos continuando a cultivar esses aspectos, devemos ser razoáveis também; mas sendo este aspecto uma dor de cabeça para muitas pessoas, para mim não o foi com os cães que cultivava estas relações.
Rosarinho25
Membro Júnior

quinta dez 27, 2012 10:52 am

Obrigado pelas respostas.. nestes dias tenho tentado mudar a acção de o chamar so pra ir pra casa. normalmente ando uma meia hora as vezes mais com ele na rua, e vai 3 a 4 vezes por dia a rua. Normalmente quando o chamo e ele faz que não ouve é mesmo porque anda com um pau na boca ou outra coisa..é desde ervas a raizes etc ele pega em tudo!
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta dez 27, 2012 11:10 am

Tente dar-lhe voltas maiores se puder, se já passa 1h30m a 2h com ele na rua (o mínimo)acrescente mais 1h se possível, se não for possível recalibre as voltas para 1 h de cada vez.
Ele, pelo que conta é brincalhão, e você é uma "party pooper" :D
Na minha humilde opinião são voltas curtas demais e está-lhe sempre a estragar o recreio.
A minha sugestão é que sempre que puder (p.e. aos fds) dê-lhe um valente complemento,uma grande volta.
Pode-o por acorrer com uma trela extensível ( há de 7metros). Ou corra com ele
Rosarinho25
Membro Júnior

quinta dez 27, 2012 6:23 pm

Obrigado pela ajuda.. normalmente ao fds levo-o até a praia e aí ele brinca até se fartar:) mas durante a semana nem sempre consigo dar-lhe o tempo que necessita.. deve ser mesmo ele que quer é brincar e não vem ter comigo porque pensa que vai acabar o recreio..
Responder

Voltar para “Cães”