Cão enjoa a ração rapidamente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
adgomes87
Registado: segunda jul 09, 2012 4:34 pm

segunda dez 24, 2012 6:30 pm

Boa noite

Então é assim, tenho um cocker dourado com 1 ano e 3 meses. Desde que o tenho ja lhe dei ração das marcas Bento kronen, Acana e neste momento Royal Canin. Devo continuar com esta pois até agora foi a que tive melhores resultados apesar de no inicio tambem me fazer alguma confusão por causa da % de cereais e de carne que esta e as outras têm.

Mas vou agora ao que interessa. De entre todas estas rações o meu cão so gosta delas, talvez só na primeira semana. Depois só come porque é "obrigado". Passa muitas vezes o dia sem comer nada e só acaba por ir comer a noite quando vê que não lhe dão mais nada. Para além de que raramente come a quantidade adequada ao peso dele. De vez em quando damos-lhe uma bolacha ou um bocado de frango e ele parece que fica a espera disso mesmo ate a ultima. Custa-me ve-lo as vezes sem comer nada o dia todo e não sei o que hei-de de fazer. Há alguma forma de contornar este problema? Neste caso tenho sido mais teimoso do que ele mas admito que custa um bocado porque sei que assim que lhe damos as outras "porcarias" ele vai a correr comer

É um cão bastante activo e teimoso, se calhar ja é normal da raça.

Cumprimentos e feliz Natal a todos
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda dez 24, 2012 6:38 pm

Já ouvi dizer que os Cockers são "difíceis" nesse ponto, mas não sei se será mesmo verdade geral.

Para mim tentava resolver o problema da seguinte forma:
- Não deixava a ração à disposição (servia uma dose durante um período limitado de tempo, 2 ou 3 vezes por dia dependendo da idade do cão)
- Acabavam-se os petiscos até ele estar a comer a ração em condições

Se não for nada de muito grave penso que se consegue resolver assim
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda dez 24, 2012 6:53 pm

Para além do que a Maraya disse eu ainda apostava noutra coisa...
Usando a ACANA ou a Arden Grange, ia mudando de sabores. Acho que seria uma boa opção.
adgomes87
Registado: segunda jul 09, 2012 4:34 pm

segunda dez 24, 2012 7:06 pm

Obrigado pelas respostas.

Não estou a pensar em trocar novamente a ração, para além de que não tive uma boa experiencia com a acana. E outro problema é que compro sacos de 15kg para ficar mais em conta e ele acaba sempre por enjoar nesse saco.

Cumprimentos
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda dez 24, 2012 7:29 pm

adgomes87 Escreveu:Obrigado pelas respostas.

Não estou a pensar em trocar novamente a ração, para além de que não tive uma boa experiencia com a acana. E outro problema é que compro sacos de 15kg para ficar mais em conta e ele acaba sempre por enjoar nesse saco.

Cumprimentos
Mas nao vale a pena trocar. Se está a ter bons resultados com a actual exprimente dividir a dose diária em duas refeições e deixa-las disponíveis por tempo limitado.
O cao irá perceber que ou come, ou só terá acesso a comida na próxima refeição.

Bom Natal :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda dez 24, 2012 8:58 pm

Não vale a pena andar sempre ás voltas a trocar de ração. Uma ração não pode ser demasiado "boa", ou apetecível, se preferir, uma vez que o cão assim também comeria demais por guloseima. E inclusivamente ia pedir-lhe e você ia achar que ele estava com fome! E um cão obeso trás mais complicações do que um cão mais para o magrito (tendo em conta que eles fome não passam).

Nem se preocupe muito com isso e o melhor conselho que lhe posso dar é que não lhe dê esses petiscos. A menos que tenha um objectivo, como por exemplo treiná-lo.

Eu também adoraria poder dar ocasionalmente uma refeição de frango com arroz e legumes, mas acho que a minha cadela não tem capacidade para aceitar isso, pois ficaria garantidamente uns 2 dias sem tocar na ração, sob protesto. E acho preferível que ela mantenha a regularidade.
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

segunda dez 24, 2012 10:55 pm

Pode tb juntar na ração seca um pouco da ração húmida.
Não é pôr no prato aos bocados mas sim pegar numa faca tirar bocadinhos pequenos de cada vez e tentar barrar a ração seca.
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

terça dez 25, 2012 1:39 am

Sofremos do mesmo cá em casa ,desde que mudei para a purina Pro plan e comecei a alternar a proteína (borrego ,salmão ou frango ) ela come bem melhor.
Quando passar a fase adulta vou experimentar trocar para a Arden Grange .(Março)
Contudo para já ,não há petiscos e senão comer a comida quando a coloco (Deixo no máximo 30min) retiro e só volto a dar na próxima refeição (dou 2x ao dia).

A royal canin enjoou completamente ,a purina pro plan de salmão é uma maravilha ,come assim que lhe "cheira" quando abro o saco.
(depois os beijinhos cheiram um bocadito a peixe :P mas nada que não se ultrapasse) :D
Frango e borrego demora mais um bocadito mas come na mesma.
Se ele não come é porque não há fome.E se está bem de peso não se preocupe.
Aqui só há " petiscos" na escola de treino !
8)
Responder

Voltar para “Cães”