Os 10 cachorros mais inteligentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fsakita
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quarta dez 26, 2012 8:21 pm

quarta dez 26, 2012 8:26 pm

S. Soren, autor do livro “A inteligência dos cachorros”, criou uma lista dos cachorros mais inteligentes.

Na lista de cachorros mais inteligentes estão as raças que necessitam de apenas cinco repetições ou menos para entender um novo comando. Eles chegam a obedecer ao primeiro comando em 95% das vezes ou até mais.

10 – Australian Cattle Dog
9 – Rottweiler
8 – Papillon
7 – Labrador Retriever
6 – Shetland
5 – Doberman
4 – Golden Retriever
3 – Pastor Alemão
2 – Poodle
1 – Border Collie

Mais informações:
http://portaldodog.com.br/site/listas/o ... eligentes/
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta dez 26, 2012 8:40 pm

Não ligo muito a essa lista.

Há certas raças em que os cães são extremamente inteligentes mas não obedecem logo à ordem pedida. Não por serem burros, mas sim por terem um carácter diferente que faz com que sejam bastante teimosos.
Sou mais do pensamento que há cães com um grau de submissão mais elevado que outros e faz com que cumpram mais depressa as ordens exigidas.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quarta dez 26, 2012 8:42 pm

esta lista é uma treta! como é que é possivel avaliar a inteligencia de cães, comparando-os entre si e tendo em conta que foram criados com objectivos diferentes?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
fsakita
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quarta dez 26, 2012 8:21 pm

quarta dez 26, 2012 8:45 pm

Flashorde Escreveu:Não ligo muito a essa lista.

Há certas raças em que os cães são extremamente inteligentes mas não obedecem logo à ordem pedida. Não por serem burros, mas sim por terem um carácter diferente que faz com que sejam bastante teimosos.
Sou mais do pensamento que há cães com um grau de submissão mais elevado que outros e faz com que cumpram mais depressa as ordens exigidas.
exatamente, essa lista foi feita por S. Soren, ele acredita que uma "raça inteligente" é uma raça que obedece rápido a um comando, mas sabemos que isso não mede exatamente a inteligencia de um cachorro.
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta dez 26, 2012 8:45 pm

indigo003 Escreveu:esta lista é uma treta! como é que é possivel avaliar a inteligencia de cães, comparando-os entre si e tendo em conta que foram criados com objectivos diferentes?
Sempre dá para vender uns livros :lol: :lol:
fsakita
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quarta dez 26, 2012 8:21 pm

quarta dez 26, 2012 8:48 pm

Flashorde Escreveu:
indigo003 Escreveu:esta lista é uma treta! como é que é possivel avaliar a inteligencia de cães, comparando-os entre si e tendo em conta que foram criados com objectivos diferentes?
Sempre dá para vender uns livros :lol: :lol:
kkkkk...
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta dez 26, 2012 9:32 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

sei que o meu Tobias Manuel é espertíssimo, mas como bom Yorkie que é, só faz quando quer, ou quando acha que vale a pena - percebe tudo! até os nomes dos bonecos - que são muitos, conhece os carros da familia, e sabe muito mais coisas - aliás a VET dele diz que é dos canitos mais inteligentes que lá tem - mas o danado tem um raio de um feitiozinho... igualzinho á dona - só faz o que quer e quando quer - começo a achar que é X de gato! :o :lol: :lol: :lol:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta dez 26, 2012 9:34 pm

Na minha opinião, essa lista também não faz muito sentido.

Há raças dirigidas para uma coisa ( por exemplo, guarda / protecção ) e outras para outra ( por exemplo, caça ou pastoreio ). Cada cão está naturalmente dirigido para isso e assim desempenha as suas funções melhor ou pior.

Depois também depende muito da personalidade do cão, do treino, da relação entre o dono / treinador e o cão, do ambiente circundante, entre outros factores.

Acho que todos os cães são inteligentes à sua maneira.
É muito mais bonito pôr um livro à venda no mercado com uma lista simples sem grandes explicações do que tentar realmente definir o termo '' inteligência '', relacionando-o com os cães ou explicar de que factores depende o treino para ser ou não bem sucedido.

:roll:
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta dez 26, 2012 11:31 pm

Esta lista/definição tem tanta lógica como outra qualquer. Foi utilizado um método para chegar a esta compilação de raças, está justificado como ele chegou a ela por isso, tendo em conta o numero de repetições que são necessárias para que o cão aprenda um comando, estas são as raças mais "inteligentes". Ou então, são as raças que aprendem comandos mais rapidamente, pronto... :wink:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

quinta dez 27, 2012 12:30 am

Não acho que esteja assim estão errados.So não concordo com duas coisa, o Poodle estar a frente do Pastor Alemão, e o nome da lista, o nome indicado seria as raças que aprendem comandos mais rapidamente
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

quinta dez 27, 2012 12:47 am

Se a lista faz sentido ou não, não faço ideia, que não percebo nada disso :) Posso sim, afirmar, que a Bubas de facto à 2ª ou 3ª tentativa já percebe o que lhe estou a ensinar! Pena é eu não ter mais tempo para a treinar a sério :)
RS
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta dez 27, 2012 12:50 am

kelinhapbl Escreveu:Se a lista faz sentido ou não, não faço ideia, que não percebo nada disso :) Posso sim, afirmar, que a Bubas de facto à 2ª ou 3ª tentativa já percebe o que lhe estou a ensinar! Pena é eu não ter mais tempo para a treinar a sério :)
O mesmo se passa com a minha cadela :D
É super inteligente (segundo a definição da lista) e não é de raça nenhuma :P
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta dez 27, 2012 7:55 am

JoseRCLopes Escreveu:Não acho que esteja assim estão errados.So não concordo com duas coisa, o Poodle estar a frente do Pastor Alemão, e o nome da lista, o nome indicado seria as raças que aprendem comandos mais rapidamente
E então porquê?
Já tive ambos e é ela por ela em comandos (pela definição de "inteligência" do autor) mas noutras situações o meu Caniche/Poodle ultrapassa o PA que tive.
Na minha experiência podia dizer que a lista está correcta e você podia dizer que, na sua experiência, o PA é mais "inteligente" (assumindo que lidou de facto com um Caniche e que não é só embirração com a raça), e depois o que concluir?

Eu acho estas listas muito subjectivas, como se pode notar pela sua reacção, existem imensos factores que influenciam a aprendizagem de um cão e diferentes definições de "inteligência".
Para mim "inteligência" não se limita a aprender/seguir ordens/truques que nem um robô... para mim é mais o cão conseguir percepcionar o que o dono precisa e tentar satisfazer o melhor que consegue essa necessidade (isto é uma definição vaga, ainda assim).
Pela minha definição de "inteligência", parece-me que qualquer cão que tenha uma ligação forte com o dono é igualmente "inteligente".
Última edição por lsgl em quinta dez 27, 2012 9:31 am, editado 1 vez no total.
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta dez 27, 2012 9:02 am

Poodle ?

Porque não dizem caniche ?
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta dez 27, 2012 9:30 am

AQuartelmar Escreveu:Poodle ?

Porque não dizem caniche ?
Porque na lista está Poodle, é a mesma coisa mas talvez nem todos saibam. Não me lembrei que pode haver quem não saiba quando respondi mas vou editar para se perceber melhor.
Responder

Voltar para “Cães”