Alimentação natural, Raw Diet, Prey Model Raw

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
estevez
Membro
Mensagens: 142
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quinta jan 24, 2013 11:26 pm

olá,

tenho umas dúvidas em relação a esta alimentação.

1 - como controlar e calcular a quantidade de comida? na ração dizem-nos quanto é, mas como é que sabemos qual a quantidade de carne que um cão deve comer diariamente? não varia consoante seja carne magra (frango) ou vermelha (vaca), por exemplo? como se calcula a quantidade de carne tendo em conta os ossos?

2 - não acaba por sair mais caro que uma ração? tendo em conta que uma ração boa custa entre 3 e 4 euros por kg e que um kg dará para uns 3 ou 4 dias (para um cão com cerca de 20/25 kg) isso dá cerca de um euro por dia. com frango e peru dá para gastar 1 euro por dia?

3 - não há um risco real de e. coli e bactérias afins, tendo em conta o que se passa em alguns matadouros, dado que a carne não é cozinhada?
estevez
Membro
Mensagens: 142
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quinta jan 24, 2013 11:52 pm

Post em duplicado.
Última edição por estevez em domingo jan 27, 2013 11:48 am, editado 1 vez no total.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

sexta jan 25, 2013 5:45 am

estevez Escreveu:olá,

tenho umas dúvidas em relação a esta alimentação.

1 - como controlar e calcular a quantidade de comida? na ração dizem-nos quanto é, mas como é que sabemos qual a quantidade de carne que um cão deve comer diariamente? não varia consoante seja carne magra (frango) ou vermelha (vaca), por exemplo? como se calcula a quantidade de carne tendo em conta os ossos?

2 - não acaba por sair mais caro que uma ração? tendo em conta que uma ração boa custa entre 3 e 4 euros por kg e que um kg dará para uns 3 ou 4 dias (para um cão com cerca de 20/25 kg) isso dá cerca de um euro por dia. com frango e peru dá para gastar 1 euro por dia?

3 - não há um risco real de e. coli e bactérias afins, tendo em conta o que se passa em alguns matadouros, dado que a carne não é cozinhada?
Boas! Vou responder pelos números.

1 - a quantidade de comida é você que controla. Normalmente, deve-se começar com 2-3% do peso ideal do cão, diariamente. Ao longo do tempo, pode precisar fazer ajustes, alguns cães precisam de mais comida porque são muito activos e outros podem precisar de menos porque são pouco activos. Se o cão começar a engordar muito, é só alimentar menos, se tiver a perder muito peso, é só alimentar mais ;). Carne magra e carne vermelha não tem qualquer diferença na dieta dos cães, as duas são consideradas a mesma. 10kg de frango = 10kg de vaca. O recomendável na dieta é ser 80% de carne, 10% ossos comestíveis (que o cão consegue comer), 10% de órgãos, sendo que metade DEVE ser fígado.

2 - se você estiver a dar a ração do continente ou do lidl ou outra desse tipo, sim, vai ser BEM mais caro. Eu com 50-60€ consigo proporcionar uma dieta bastante saudável e balanceada, sem problemas. Claro, carne vermelha deve ser o foco, PORÉM, nem todos temos o dinheiro pra isso, então, cada um trabalha com o orçamento que tem. Eu sempre que há promoções de carne, procuro tentar comprar o máximo possível, pois é aí que estou a poupar. Compro carne de melhor qualidade a um menor preço. Claro, pode sempre ir aos talhos e fazendas e matadouros, etc, e pedir um desconto se comprar muita carne de uma vez. Ou pode ser que até tenha de graça aquelas partes do animal que ninguém quer ou os órgãos que ninguém come ;). Cada um tem que ir "caçar" bons negócios. Um cão de 20kg, por exemplo, julgando ele precisar de 2% do peso diariamente, ele deveria comer 400g por dia. Claro, ele pode precisar de mais ou de menos. É só fazer as contas com o kg to frango, e descobre o quanto vai gastar.

3 - bactérias e parasitas são facilmente mortos se a carne for congelada por 3-4 dias. Se você tem dúvidas sobre a proveniência da carne, congele-a por 3-4 dias e depois ofereça. Eu tenho um congelador de 124L especificamente pra meter a carne da minha cadela lá. Se a carne está apta pra consumo humano, está boa pros cães comerem. Há vezes que eu nem me preocupo em congelar a carne. Assim que chego do supermercado com a carne, dou logo. O resto que eu não vou dar, vai pro congelador e só sai de lá quando for pra minha cadela comer outra vez.

Não sei se já se juntou ao grupo: https://www.facebook.com/groups/142627682560088/

Estamos lá pra ajudar ;). Sinta-se livre de expor outras questões aqui ou no grupo :)

Cumps.
Responder

Voltar para “Cães”