Primeiros Socorros a cães
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!
Como a realidade das ambulancias para animais aínda é uma miragem
O que fazer quando...imaginem o nosso cão é atropelado ou que sofre uma torção de estomago ou coisa do genero...Como levanta-lo? como transporta-lo ou mesmo como reanima-lo ou seja como prestar os primeiros socorros até chegar ao Vet?
Eu tenho o curso de primeiros socorros mas como é obvio a anatomia canina é bem diferente da nossa por isso esta questão deixa-me um pouco preocupado...
Não pretendo como é obvio substituir os Vets trata-se apenas dos primeiros socorros até lá chegar....
O que fariam voces nesses casos???
Abraços,
Arcanjo
Como a realidade das ambulancias para animais aínda é uma miragem
O que fazer quando...imaginem o nosso cão é atropelado ou que sofre uma torção de estomago ou coisa do genero...Como levanta-lo? como transporta-lo ou mesmo como reanima-lo ou seja como prestar os primeiros socorros até chegar ao Vet?
Eu tenho o curso de primeiros socorros mas como é obvio a anatomia canina é bem diferente da nossa por isso esta questão deixa-me um pouco preocupado...
Não pretendo como é obvio substituir os Vets trata-se apenas dos primeiros socorros até lá chegar....
O que fariam voces nesses casos???
Abraços,
Arcanjo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Bom dia Arcanjo
Mto pertinente esta questão.
Muitas clinicas veterinárias já têm serviço de urgência, que implica a deslocação do Vet ao domicilio, o que em caso de emergência é sempre melhor que estar a transportar o canito em condições inadequadas.
Nestes casos eu o que fazia (ou já fiz, quando a Riskas comeu adubo deixado à mão de semear pelo jardineiro e nós não vimos. Qdo reparamos na sua inactividade, mto estranha, ligamos para lá e deram-nos indicações), ligava para o numero de urgência do Vet das minhas meninas, se por um acaso ele não atendesse, na minha zona há um hospital veterinário aberto 24 horas por dia, ligava para lá e recebia instruçoes do que fazer. Ou aguardava a chegada do Vet a casa e ia fazendo o que ele mandasse, ou mediante indicações do lado de lá, levava-as ao sitio.
Mto pertinente esta questão.
Muitas clinicas veterinárias já têm serviço de urgência, que implica a deslocação do Vet ao domicilio, o que em caso de emergência é sempre melhor que estar a transportar o canito em condições inadequadas.
Nestes casos eu o que fazia (ou já fiz, quando a Riskas comeu adubo deixado à mão de semear pelo jardineiro e nós não vimos. Qdo reparamos na sua inactividade, mto estranha, ligamos para lá e deram-nos indicações), ligava para o numero de urgência do Vet das minhas meninas, se por um acaso ele não atendesse, na minha zona há um hospital veterinário aberto 24 horas por dia, ligava para lá e recebia instruçoes do que fazer. Ou aguardava a chegada do Vet a casa e ia fazendo o que ele mandasse, ou mediante indicações do lado de lá, levava-as ao sitio.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Este é, sem dúvida, um tópico bastante interessante!! 
Realmente nunca tinha pensado nessa possibilidade de chamar uma ambulância, pois nunca estou a pensar no pior...
, mas se tiver algum dia que chamar, penso que o INEM deve de ser o Meio "mais capaz"de disponibilizar um transporte específico para esse fim, com pessoas especializadas no assunto, como veterinários, enfermeiros de veterinária ( Sim, já existe este curso
).
Afinal os animais também precisam e muitos são melhores e merecem mais do que algumas pessoas ( por muito que me custe dizer isto ).

Realmente nunca tinha pensado nessa possibilidade de chamar uma ambulância, pois nunca estou a pensar no pior...

Afinal os animais também precisam e muitos são melhores e merecem mais do que algumas pessoas ( por muito que me custe dizer isto ).

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
Mas o INEM em caso de uma URGENCIA transporta animais, ao Hospital Veterinário mais próximo?
Liga-se na mesma o 112 ?
Já agora gostaria, que quem soubesse me esclarecesse neste assunto, uma vez que ninguem está livre de ter uma emergencia com o seu animal, e nem sempre o VET está por perto....ou o Taxista está disposto a transportar um animal ferido ou doente....e as vezes o tempo que perdemos a pensar naquilo que podemos fazer, pode ser a diferença entre a sobrevivencia ou a morte do nosso animal.
Liga-se na mesma o 112 ?
Já agora gostaria, que quem soubesse me esclarecesse neste assunto, uma vez que ninguem está livre de ter uma emergencia com o seu animal, e nem sempre o VET está por perto....ou o Taxista está disposto a transportar um animal ferido ou doente....e as vezes o tempo que perdemos a pensar naquilo que podemos fazer, pode ser a diferença entre a sobrevivencia ou a morte do nosso animal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Juju, eu quando falei no INEM foi no intuito de "talvez" ser o meio mais fiável para ajudar também os animais, já que ajuda as pessoas....
~
Por isso falei que era uma boa solução eles também se poderem responsabilizar pelos animais, desde que tivessem veterinários e pessoas competentes para esse fim.
Não acham que era boa ideia?? Pelo menos o INEM funciona e tem meios capaz de ajudar o próximo
[/i][/b][/u]

Por isso falei que era uma boa solução eles também se poderem responsabilizar pelos animais, desde que tivessem veterinários e pessoas competentes para esse fim.
Não acham que era boa ideia?? Pelo menos o INEM funciona e tem meios capaz de ajudar o próximo

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Vamos por partes.
Eu tenho quase a certeza absoluta de que o INEM não presta serviços a animais. Só a pessoas e se o acidente se verificar num espaço público.
Em relação às outras questões, os primeiros socorros são sempre difícil de prestar pelo próprio dono. Por vários motivos. Pelo pânico que se gera e pela falta de conhecimentos básicos. É que em muitas circunstâncias, pode ser pior a emenda do que o soneto, tal como se verifica com uma pessoa acidentada. Pegar-lhe, tocar-lhe, enfim, tentar com toda a boa vontade socorrer mas sem preparação para tal pode ser a morte do artista.
Por isso estas casos são muito difíceis de resolver, principalmente se o veterinário, habitual assistente clínico do cão, não tiver um serviço de urgência, situação que, presumo, deve ser a mais vulgar.
No meu site tenho uma página dedicada a primeiros socorros, mas é muito fraquinha, isto é, os conselhos são muito vagos e demasiado lacónicos. É minha intenção melhorá-la, mas mas ainda não tive disponibilidade. Para quem quiser dar uma olhadela, é aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/socorros.htm
Há duas ou três recomendações que gostaria de dar.
1ª - Tenha sempre consigo o número do telefone do seu veterinário. Numa próxima visita, coloque-lhe a questão. Pergunte-lhe que disponibilidade, possibilidade e poder de resposta terá numa emergência. É que se ele não puder acudir, então procure outro veterinário dessa zona que possa prestar esse serviço.
2ª - Se vai para fora (de férias, por ex.) não se esqueça de levar consigo o contacto do veterinário ou de clínicas do local de permanência. Pode consultar as páginas amarelas ou também aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/veterinarios.htm.
Mais vale prevenir do que remediar
Vamos por partes.
Eu tenho quase a certeza absoluta de que o INEM não presta serviços a animais. Só a pessoas e se o acidente se verificar num espaço público.
Em relação às outras questões, os primeiros socorros são sempre difícil de prestar pelo próprio dono. Por vários motivos. Pelo pânico que se gera e pela falta de conhecimentos básicos. É que em muitas circunstâncias, pode ser pior a emenda do que o soneto, tal como se verifica com uma pessoa acidentada. Pegar-lhe, tocar-lhe, enfim, tentar com toda a boa vontade socorrer mas sem preparação para tal pode ser a morte do artista.
Por isso estas casos são muito difíceis de resolver, principalmente se o veterinário, habitual assistente clínico do cão, não tiver um serviço de urgência, situação que, presumo, deve ser a mais vulgar.
No meu site tenho uma página dedicada a primeiros socorros, mas é muito fraquinha, isto é, os conselhos são muito vagos e demasiado lacónicos. É minha intenção melhorá-la, mas mas ainda não tive disponibilidade. Para quem quiser dar uma olhadela, é aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/socorros.htm
Há duas ou três recomendações que gostaria de dar.
1ª - Tenha sempre consigo o número do telefone do seu veterinário. Numa próxima visita, coloque-lhe a questão. Pergunte-lhe que disponibilidade, possibilidade e poder de resposta terá numa emergência. É que se ele não puder acudir, então procure outro veterinário dessa zona que possa prestar esse serviço.
2ª - Se vai para fora (de férias, por ex.) não se esqueça de levar consigo o contacto do veterinário ou de clínicas do local de permanência. Pode consultar as páginas amarelas ou também aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/veterinarios.htm.
Mais vale prevenir do que remediar

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
A quem estiver interessado, uma amiga minha está a organizar um curso de primeiros socorros a animais (cães e gatos) dado por um veterinário.
O Curso será dado numa tarde de sábado, numa sala a alugar em Lisboa e em data a marcar. O custo do aluguer da sala será dividio pelos participantes. Até agora temos 5 pessoas interessadas, mas precisamos de um minimo de 15 para podermos avançar com esta iniciativa.
O Curso será dado numa tarde de sábado, numa sala a alugar em Lisboa e em data a marcar. O custo do aluguer da sala será dividio pelos participantes. Até agora temos 5 pessoas interessadas, mas precisamos de um minimo de 15 para podermos avançar com esta iniciativa.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O custo, data e local serão decididos segundo a disponibilidade do Veterinário e participantes, ams antes temos que ter o numero minimo de 15 pessoas para poder ser realizado o curso.Ana_Bela Escreveu: Nynf,
EU estou interessada!! DPode dar-me mais promenores acerca deste curso?? E já agora quanto se paga??
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Bem....não me parece que o INEM seja a entidade a chamar se tivermos um cão atropelado. De igual modo que acho que não devemos levar o cão para o Hospital de Santa Maria ou para o São Francisco XavierAna_Bela Escreveu: Este é, sem dúvida, um tópico bastante interessante!!
Realmente nunca tinha pensado nessa possibilidade de chamar uma ambulância, pois nunca estou a pensar no pior... (, mas se tiver algum dia que chamar, penso que o INEM deve de ser o Meio "mais capaz"de disponibilizar um transporte específico para esse fim, com pessoas especializadas no assunto, como veterinários, enfermeiros de veterinária ( Sim, já existe este curso).
Afinal os animais também precisam e muitos são melhores e merecem mais do que algumas pessoas ( por muito que me custe dizer isto ). D

Aliás, nem em todas as situações de emergência com pessoas o INEM é a entidade a chamar, quanto mais com animais

O melhor é, como já alguém referiu, ligar ao veterinário e pedir indicações sobre o que fazer em função das circunstâncias.
Abraços
Paulo C.
P.S. - Nynf, se calhar, por forma a poder contar desde já com mais algumas inscrições, seria bom apresentarem um preço PREVISTO, em função desse tal número minimo de 15 pessoas. Isto é, para que o curso se realize é necessário que pelo menos 15 pessoas se inscrevam, e desde logo o custo nunca será INFERIOR ao custo da sala a dividir por 15. Se houver um número de inscrições superior a 15 isso só implicará uma redução do custo por pessoa. Assim, poderiam dizer que o custo minimo é de X, com possibilidade de ser menor se houver mais do que 15 inscrições. Se houver menos de 15 o curso não se realiza e por isso mais do que o valor apresentado também não pode ser

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
nynf Escreveu: A quem estiver interessado, uma amiga minha está a organizar um curso de primeiros socorros a animais (cães e gatos) dado por um veterinário.
Nynf, enviei-lhe uma pm, se não receber diga qq coisa.
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Seguindo o conselho do Paulo C, e só para terem uma ideia do possivel custo, o aluguer da sala (que será num Hotel de Lisboa, estamos a aguardar as respostas pois o Veterinário levará o seu cão para exemplicar e nem todos os hoteis aceitam a presença de animais) deve andar entre os 100€ e os 150€.
O Veterinário deverá dar-nos este fds o preço simbólico que levará por dar este mini curso, por isso aguardem noticias para a semana, num tópico que vou colocar só para o curso.
Essa era a minha intenção desde o início, mas uma vez que se falou no assunto achei que era uma óptima oportunidade para divulgar já esta iniciativa.
O Veterinário deverá dar-nos este fds o preço simbólico que levará por dar este mini curso, por isso aguardem noticias para a semana, num tópico que vou colocar só para o curso.
Essa era a minha intenção desde o início, mas uma vez que se falou no assunto achei que era uma óptima oportunidade para divulgar já esta iniciativa.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
- Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
- Contacto:
Também acho que não presta serviços a animais, mas a pessoas, não precisa de ser num lugar público. Quando a minha mãe teve um aneurisma, o Inem é que a foi buscar, fizeram o que podiam fazer e levaram-na para o Hospital. Eu acheio-os de uma eficiência espectacular!Nel Escreveu:Eu tenho quase a certeza absoluta de que o INEM não presta serviços a animais. Só a pessoas e se o acidente se verificar num espaço público.
Já agora, uma história minha a este respeito: a minha Dalilah uma vez engasgou-se a sério com um bocado de salsicha, daquelas grandes para cães. Estava mesmo a asfixiar, e eu entrei completamente em pânico, fui a correr para o telefone e liguei ao vet, que me disse que lhe levantasse os quartos traseiro e desse um "aperto" na barriga, antes das costelas, para ver se não lhe partia nenhuma, com a aflição.
Eu desliguei à pressa (nem agradeci ao homem) e fui a correr ao quintal para tentar fazer isso, aterrorizada a pensar "E se não consigo fazer isto em condições?" Quando lá cheguei, o meu namorado já estava a dar o dito aperto à cadela, e ela cuspiu a salsicha!!! Até ficou depois um bocado deitada no chão com o cansaço de não conseguir respirar! Eu, com os nervos, desatei a chorar que nem uma tola, depois de o problema estar resolvido. O meu namorado salvou a vida à minha menina!
Nynf, eu estou interessada!!! Depois diz qualquer coisa a esse respeito!Nynf Escreveu:A quem estiver interessado, uma amiga minha está a organizar um curso de primeiros socorros a animais (cães e gatos) dado por um veterinário.

-
- Membro
- Registado: segunda nov 24, 2003 9:04 pm
Já me aconteceu assistir a um atropelamento na A5,e para variar,o condutor seguiu o seu trajecto normal como se nada fosse.Parei o carro na berma e fui ter com o animal q estava bastante ferido.Graças a ter-me lembrado uma vez no hipermercado de comprar um kit de primeiros socorros(já a pensar em situações idênticas),consegui atar o focinho do cão com ligadura para não me morder,pois o mesmo estava a querer fazê-lo por estar cheio de dores.Consegui só desta maneira transportá-lo ao vet.Nunca se esqueçam de atar o focinho do cão primeiro!
Bjks
Bjks