Questão de opinião?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta nov 27, 2003 11:03 am

Olá a todos:

Tenho uma pergunta para vos colocar, principalmente aos acérrimos defensores da não esterelização de cães e cadelas.

Porque será que quando se fala em castrar um gato, ou uma gata, toda a gente acha normal, e quando se fala do mesmo em relação a cães ou cadelas, se levantam tantas vozes contra?

Será isto Xenofobia animal?

Ou será que os "tintins" fazem mais falta ao cão que ao gato?

O cão também fica doido e marca terreno quando lhe cheira a cadela em cio, as cadelas também fogem (quando têm hipótese disso, claro) quando estão em cio para procurar macho.

Digam-me lá então qual é a diferença?

Só uma questão de opinião, ou mais alguma coisa?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 27, 2003 11:10 am

Eu não vejo diferença, e tanto sou a favor em cães/cadelas quanto em gatos/gatas.
Só vejo alguns argumentos, eventualmente, que levam a que nas gatas/gatos seja mais defensável.....é que enquanto que uma cadela só tem cio ( normalmente) de seis em 6 meses, as gatas têm os cios muito menos intervalados ( e nalguns casos quase uns a seguir aos outros) até serem cobertas! Os cães não marcam território da mesma forma que os gatos! Há mais possibilidade de um gato "empestar" a casa toda de xixis para marcação ( que cheiram mal como o caraças) do que um cão! É mais fácil restringir a mobilidade a um cão/cadela do que a um gato ( pelo sua agilidade e tipo de comportamento menos submisso e mais independente).
De qualquer das formas, insisto que para mim é indiferente ser cão ou gato para esta questão.

Abraços
Paulo C.
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

quinta nov 27, 2003 11:19 am

Levantam-se assim tantas vozes contra?? :o
Na minha opinião, penso que não há grande diferença entre gatos/cães e gatas/cadelas... :?
Nunca tinha ouvido falar em tal coisa, pensava que não se fazia distinção... :roll:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta nov 27, 2003 11:20 am

Concordo a 100% com o Paulo.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 27, 2003 11:23 am

Olá Madalena

Por aqui? Sê bem aparecida!

Eu sou um dos defensores da não esterilização/castração. Mas, como já tenho dito, não sou radical nem faço cavalo de batalha disso. Concordo plenamente em animais abandonados e também noutros, em circunstâncias que tragam benefícios para a pessoa e para o próprio animal. Claro que isto é muito vago e muito subjectivo. E por isso é que às vezes se torna polémico. Eu por exemplo não mandei castrar os meus cães porque nunca encontrei justificação para isso, mas se vivesse no inferno que a anjaazul (por ex.) aqui descreveu há tempos, já reconsideraria a situação. E há mais casos que não valerá a pena aqui enumerar.
Do que não concordo, em princípio, é castrar/esterilizar para a EVENTUALIDADE DE (uma doença, por ex.).

Eu não estou a fugir à tua questão, que é a possível discriminação entre cães e gatos, no que respeita à maior ou menor aceitação de castrar.
Bom, eu não tenho gatos, mas julgo que os colocaria ao mesmo nível dos cães.
A questão assim colocada está a contemplar apenas um aspecto do problema, que é o cultural, isto é, a relutância de se castrar o animal por ele ficar "menos macho" e isso não ter tanta importância quando aplicado ao gato...
É provável que este aspecto tenha algum peso para algumas pessoas, mas não sei...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano

quinta nov 27, 2003 11:31 am

:D
Oi Nel

Será que voltamos à eterna questão de que "um cão é um cão e um gato é um bicho"?

Infelizmente não pude esterilizar a minha cadela na 3ª. feira, estava com o ritmo cardiaco muito irregular e o Vet não quis arriscar.
Quanto à gata essa, assim que acabar o cio vai à "faca". (Se não tiver o ritmo cardiaco alterado)

Sinceramente para mim é muito mais complicado o cio da minha cadela do que o da gata. A gata práticamente não mia e detesta rua. A cadela tem obrigatóriamente de ir à rua e depois todos os que têm cadelas sabem como é ...

30 cães atrás de nós, a cadela toda encolhida, nem quase tem vontade de fazer nada.

Como vêm para mim é muito mais problemático o cio da cadela que o da gata.
Madalena Marques
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta nov 27, 2003 11:53 am

Eu por acaso, há muitos anos atras tive uma cadela (a Conchita) e os meus pais nao se preocuparam em a esterilizar.

Nao lhe davamos qualquer medicaçao para evitar os cios , e eu enxotava os caes que vinham atrás dela quando a levava a passear nessas alturas , sem grandes problemas, pois na zona onde eu vivia nao havia muitos caes á solta.

O problema maior veio depois.
Começou com gravidezes imaginárias sempre depois dos cios , criava leite nas mamas que depois encaroçava. Acabou por contrair uma infecçao no utero e por pouco nao a perdi quando ela tinha 7 anos de idade. Foi operada á pressa, mas felizmente correu tudo bem.
Dessa experiencia eu aprendi que mais vale esterilizar logo a cadela antes do 1º cio, se nao pretendemos fazer criaçao, do que corrermos o risco de ter que o fazer á pressa e ficarmos sem ela.

Neste momento tenho outra cadela a Rita, que tem apenas 8 semanas, mas penso esteriliza-la logo que tenha idade....
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta nov 27, 2003 12:13 pm

Ja andei perto de gatas com cio e gatos a cheirar esse cio e eles não se calam a noite inteira. Nunca tive com nenhum cão assim. Há muitos que ficam nas portas a ladrar, mas em casa com o dono ñunca vi comportamentos num cão que possa comparar a um gato. E como disse o Paulo, um cão em casa não anda a fazer desastres com um gato...

E depois há sem quem pense em fazer criação um dia com o seu cão ou cadela. Com os gatos não há tanto esse desejo.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta nov 27, 2003 12:17 pm

A minha opinião é conhecida. Mantenho-a quer para cães quer para gatos. Aproveito para sublinhar o argumento do maior numero de cios nas gatas, que torna o problema mais incomodo que nos cães (só duas vezes por ano). Uma vez mais se fala em termos de comodidade para os donos. É legítimo, e não há razão para esconder esta motivação.
Cumprimentos
José Carlos
humanimal
Membro
Registado: segunda nov 24, 2003 9:04 pm

quinta nov 27, 2003 2:56 pm

A minha opinião é: O Q INTERESSA É O BEM ESTAR DO ANIMAL E OPINIÃO VETERINÁRIA E NÃO A OPINIÃO DE CONHECIDOS.

Bjks
kitten
Membro Veterano

quinta nov 27, 2003 3:08 pm

olá humanimal

Acho que não entendeste a questão. Ninguém está a pedir a opinião se se deve ou não castrar, só fiz uma pergunta, mais nada.

Claro que o que interessa é o bem estar do animal, exactamente por isso é que a cadela não foi operada na 3ª. feira.
Madalena Marques
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 27, 2003 5:00 pm

Os meus gatos e gatas estão castrados/esterilizados. Porquê? Porque seria muito dificil evitar várias ninhadas, porque não queria dar a pilula ás minhas gatas (por razões óbvias), porque os gatos marcam território o que num apartamento não é nada agradável e poderia até motivar a queixa dos vizinhos com consequências graves para mim e para os meus bichos (que ultrapassam o limite legal), porque na altura do cio os gatos e as gatas miam desalmadamente o que também não seria comportável num apartamento.

A Shiva não está esterilizada e não o vou fazer para já. Porquê? Porque só tem o cio 2 vezes por ano; porque em casa não tenho mais nenhum cão; porque é fácil de controlar quando a levo á rua: afasto os outros cães ou peço aos donos para lhes porem a trela (se a minha anda á trela, os outros também devem andar); porque os cios dela não são ruidosos nem envolvem marcação de territorio, porque não há estudos suficientes quanto á alteração da capacidade para o trabalho.

Contudo sou a favor da castração/esterilização de todos os animais errantes - cães ou gatos -, de forma a evitar ninhadas indesejadas, ou por motivos de saude.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta nov 27, 2003 6:58 pm

Eu aqui á tempos li em uma página de internet que as cadelas se forem esterelizadas antes do 1º cio o risco de cancer de mama era quase nulo e claro anulava o risco de infeções uterinas, que como sabemos é muito complicado de curar e é quase certo o risco de morte do animal.
Como tal fiz a questão ao vet da arca, a resposta que me foi dada é que ao ser feita antes do 1º cio diminiu em muito o risco mas não sendo quase nulo como me tinha sido informado anteriormente.
Eu tenho uma cadela que é utilizada para criação, portanto até a criadora pricisar dela eu não a vou esterlizar, mas no entanto assim que possa é o que vou fazer porque não quero ficar sem cadela por uma infeção uterina, até porque ainda no inicio deste ano vi uma cadela com 18 meses morrer por essa razão.
A relação gato/cão para mim é exactamente a mesma coisa tão depressa castrava/esterelizava um gato como um cão.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta nov 28, 2003 9:04 am

Boas!!!

A minha opinião é mesma e será sempre a mesma...esse tipo de cirurgias, só para controlo de natalidade nos vadios e por motivos de saúde e nunca por comodidade do dono...
Nada tem a ver com "xenofobia animal" ou com maxismo...tem a ver com lógica...Quem tem um animal de estimação tem que contar...com as coisas boas e más do mesmo, se sabem que os gatos na altura do cio andam loucos, se sabem da marcação do território dos mesmos ou o miar (nos gatos), ladrar (noas cães) insurdecedor,,,simplesmente não tenham animais destes, a meu ver este tipo de cirurgias deve ser feito em ultimo caso e não como uma operação já planeada antes mesmo de ter o animal em casa.

Abraços,

Arcanjo
nynf
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 28, 2003 11:59 am

Arcanjo Escreveu: Boas!!!

A minha opinião é mesma e será sempre a mesma...esse tipo de cirurgias, só para controlo de natalidade nos vadios e por motivos de saúde e nunca por comodidade do dono...
Nada tem a ver com "xenofobia animal" ou com maxismo...tem a ver com lógica...Quem tem um animal de estimação tem que contar...com as coisas boas e más do mesmo, se sabem que os gatos na altura do cio andam loucos, se sabem da marcação do território dos mesmos ou o miar (nos gatos), ladrar (noas cães) insurdecedor,,,simplesmente não tenham animais destes, a meu ver este tipo de cirurgias deve ser feito em ultimo caso e não como uma operação já planeada antes mesmo de ter o animal em casa.

Abraços,

Arcanjo
Desculpa Arcanjo, mas aqui não posso concordar. Os meus 9 gatos estariam mortos a esta hora se eu não os tivesse recolhido da rua onde foram abandonados pelos seus anteriores donos.
Teriam sido atropelados, atacados pelos outros gatos ou por cães, mal tratados por pessoas (caso que aconteceu com alguns deles); visto que eram gatos de casa e não sabiam sobreviver na rua.
Entre tê-los castrados e esterilizadas e dar-lhes uma vida confortável, com apoio veterinário, e todas as condições, ou deixá-los na rua a morrer, a minha decisão foi a que tomei. (inclusivé 2 das minahs gatas já vieram esterilizadas por uma associação - ninguem as queria por serem adultas!)

Se todos pensassem assim, a população de gatos errantes aumentaria drasticamente, e a quantidade de ninhadas por ano também. Não pense que controlar um gato ou gata em cio é tão fácil como controlar um cão/cadela - é totalmente diferente! Mesmo num apartamento. Se o gato quizer sair, garanto-lhe que sai!
Além disso, uma gata pode ter até 4 ninhadas por ano! 4 ninhadas de 8 gatinhos são 32 novos gatos por ano!

Graças ás pessoas que não tomam precauções com os seus gatos, e que os abandonam, ou que os deixam fugir - porque o gato não é um cão - é que depois assistimos ao aumento descontrolado das colónias de rua, e depois ao esforço de umas quantas pessoas para apanharem as dezenas de ninhadas nascidas na rua para lhes tentar arranjar donos, e apanharem os adultos para esterilizar e castrar, e colocar em adopção se forem meigos; e que gastam balurdios a tentar salvar uns quantos da morte certa. Só quem trabalha com gatos de rua, com colónias, é que sabe o dispêndio e desgaste emocional, financeiro e de tempo (e por vezes da própria vida pessoal) que isso envolve. E tudo porque é tão bonito ver a Natureza em pleno ;) e ter os gatos e gatas inteiros...

Porque julga que cada vez que se encontra e dá para adopção cadelas de raça, como Rotts ou Pitts, elas já vão esterilizadas? É para o bem estar do animal? Não. É devido ao uso que os donos podem dar a essas cadelas. É por Nossa causa (seres humanos) que elas sãoe sterilizadas.

Esta questão tem muito que se lhe diga. a realidade não é só uma, são várias que se sobrepõem. Há que ter o cuidado de não tomar a parte pelo todo ou vice versa.

Eu também não aceito muito bem as castrações e esterilizações em função do bem estar e comodidade do dono, mas quando o que está em causa é o bem estar e comodidade do animal, desculpe mas nem penso 2 vezes.
Já que o homem intrefere na Natureza a torto e a direito, a maioria das vezes para a destruir, então que intrefiramos também para a salvar da crueldade humana.

Desculpem lá o testamento
:oops: , mas esta questão toca-me directamente ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”