Questão de opinião?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Olá a todos:
Tenho uma pergunta para vos colocar, principalmente aos acérrimos defensores da não esterelização de cães e cadelas.
Porque será que quando se fala em castrar um gato, ou uma gata, toda a gente acha normal, e quando se fala do mesmo em relação a cães ou cadelas, se levantam tantas vozes contra?
Será isto Xenofobia animal?
Ou será que os "tintins" fazem mais falta ao cão que ao gato?
O cão também fica doido e marca terreno quando lhe cheira a cadela em cio, as cadelas também fogem (quando têm hipótese disso, claro) quando estão em cio para procurar macho.
Digam-me lá então qual é a diferença?
Só uma questão de opinião, ou mais alguma coisa?
Tenho uma pergunta para vos colocar, principalmente aos acérrimos defensores da não esterelização de cães e cadelas.
Porque será que quando se fala em castrar um gato, ou uma gata, toda a gente acha normal, e quando se fala do mesmo em relação a cães ou cadelas, se levantam tantas vozes contra?
Será isto Xenofobia animal?
Ou será que os "tintins" fazem mais falta ao cão que ao gato?
O cão também fica doido e marca terreno quando lhe cheira a cadela em cio, as cadelas também fogem (quando têm hipótese disso, claro) quando estão em cio para procurar macho.
Digam-me lá então qual é a diferença?
Só uma questão de opinião, ou mais alguma coisa?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Eu não vejo diferença, e tanto sou a favor em cães/cadelas quanto em gatos/gatas.
Só vejo alguns argumentos, eventualmente, que levam a que nas gatas/gatos seja mais defensável.....é que enquanto que uma cadela só tem cio ( normalmente) de seis em 6 meses, as gatas têm os cios muito menos intervalados ( e nalguns casos quase uns a seguir aos outros) até serem cobertas! Os cães não marcam território da mesma forma que os gatos! Há mais possibilidade de um gato "empestar" a casa toda de xixis para marcação ( que cheiram mal como o caraças) do que um cão! É mais fácil restringir a mobilidade a um cão/cadela do que a um gato ( pelo sua agilidade e tipo de comportamento menos submisso e mais independente).
De qualquer das formas, insisto que para mim é indiferente ser cão ou gato para esta questão.
Abraços
Paulo C.
Só vejo alguns argumentos, eventualmente, que levam a que nas gatas/gatos seja mais defensável.....é que enquanto que uma cadela só tem cio ( normalmente) de seis em 6 meses, as gatas têm os cios muito menos intervalados ( e nalguns casos quase uns a seguir aos outros) até serem cobertas! Os cães não marcam território da mesma forma que os gatos! Há mais possibilidade de um gato "empestar" a casa toda de xixis para marcação ( que cheiram mal como o caraças) do que um cão! É mais fácil restringir a mobilidade a um cão/cadela do que a um gato ( pelo sua agilidade e tipo de comportamento menos submisso e mais independente).
De qualquer das formas, insisto que para mim é indiferente ser cão ou gato para esta questão.
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Levantam-se assim tantas vozes contra??
Na minha opinião, penso que não há grande diferença entre gatos/cães e gatas/cadelas...
Nunca tinha ouvido falar em tal coisa, pensava que não se fazia distinção...

Na minha opinião, penso que não há grande diferença entre gatos/cães e gatas/cadelas...

Nunca tinha ouvido falar em tal coisa, pensava que não se fazia distinção...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá Madalena
Por aqui? Sê bem aparecida!
Eu sou um dos defensores da não esterilização/castração. Mas, como já tenho dito, não sou radical nem faço cavalo de batalha disso. Concordo plenamente em animais abandonados e também noutros, em circunstâncias que tragam benefícios para a pessoa e para o próprio animal. Claro que isto é muito vago e muito subjectivo. E por isso é que às vezes se torna polémico. Eu por exemplo não mandei castrar os meus cães porque nunca encontrei justificação para isso, mas se vivesse no inferno que a anjaazul (por ex.) aqui descreveu há tempos, já reconsideraria a situação. E há mais casos que não valerá a pena aqui enumerar.
Do que não concordo, em princípio, é castrar/esterilizar para a EVENTUALIDADE DE (uma doença, por ex.).
Eu não estou a fugir à tua questão, que é a possível discriminação entre cães e gatos, no que respeita à maior ou menor aceitação de castrar.
Bom, eu não tenho gatos, mas julgo que os colocaria ao mesmo nível dos cães.
A questão assim colocada está a contemplar apenas um aspecto do problema, que é o cultural, isto é, a relutância de se castrar o animal por ele ficar "menos macho" e isso não ter tanta importância quando aplicado ao gato...
É provável que este aspecto tenha algum peso para algumas pessoas, mas não sei...
Por aqui? Sê bem aparecida!
Eu sou um dos defensores da não esterilização/castração. Mas, como já tenho dito, não sou radical nem faço cavalo de batalha disso. Concordo plenamente em animais abandonados e também noutros, em circunstâncias que tragam benefícios para a pessoa e para o próprio animal. Claro que isto é muito vago e muito subjectivo. E por isso é que às vezes se torna polémico. Eu por exemplo não mandei castrar os meus cães porque nunca encontrei justificação para isso, mas se vivesse no inferno que a anjaazul (por ex.) aqui descreveu há tempos, já reconsideraria a situação. E há mais casos que não valerá a pena aqui enumerar.
Do que não concordo, em princípio, é castrar/esterilizar para a EVENTUALIDADE DE (uma doença, por ex.).
Eu não estou a fugir à tua questão, que é a possível discriminação entre cães e gatos, no que respeita à maior ou menor aceitação de castrar.
Bom, eu não tenho gatos, mas julgo que os colocaria ao mesmo nível dos cães.
A questão assim colocada está a contemplar apenas um aspecto do problema, que é o cultural, isto é, a relutância de se castrar o animal por ele ficar "menos macho" e isso não ter tanta importância quando aplicado ao gato...
É provável que este aspecto tenha algum peso para algumas pessoas, mas não sei...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano

Oi Nel
Será que voltamos à eterna questão de que "um cão é um cão e um gato é um bicho"?
Infelizmente não pude esterilizar a minha cadela na 3ª. feira, estava com o ritmo cardiaco muito irregular e o Vet não quis arriscar.
Quanto à gata essa, assim que acabar o cio vai à "faca". (Se não tiver o ritmo cardiaco alterado)
Sinceramente para mim é muito mais complicado o cio da minha cadela do que o da gata. A gata práticamente não mia e detesta rua. A cadela tem obrigatóriamente de ir à rua e depois todos os que têm cadelas sabem como é ...
30 cães atrás de nós, a cadela toda encolhida, nem quase tem vontade de fazer nada.
Como vêm para mim é muito mais problemático o cio da cadela que o da gata.
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
Eu por acaso, há muitos anos atras tive uma cadela (a Conchita) e os meus pais nao se preocuparam em a esterilizar.
Nao lhe davamos qualquer medicaçao para evitar os cios , e eu enxotava os caes que vinham atrás dela quando a levava a passear nessas alturas , sem grandes problemas, pois na zona onde eu vivia nao havia muitos caes á solta.
O problema maior veio depois.
Começou com gravidezes imaginárias sempre depois dos cios , criava leite nas mamas que depois encaroçava. Acabou por contrair uma infecçao no utero e por pouco nao a perdi quando ela tinha 7 anos de idade. Foi operada á pressa, mas felizmente correu tudo bem.
Dessa experiencia eu aprendi que mais vale esterilizar logo a cadela antes do 1º cio, se nao pretendemos fazer criaçao, do que corrermos o risco de ter que o fazer á pressa e ficarmos sem ela.
Neste momento tenho outra cadela a Rita, que tem apenas 8 semanas, mas penso esteriliza-la logo que tenha idade....
Nao lhe davamos qualquer medicaçao para evitar os cios , e eu enxotava os caes que vinham atrás dela quando a levava a passear nessas alturas , sem grandes problemas, pois na zona onde eu vivia nao havia muitos caes á solta.
O problema maior veio depois.
Começou com gravidezes imaginárias sempre depois dos cios , criava leite nas mamas que depois encaroçava. Acabou por contrair uma infecçao no utero e por pouco nao a perdi quando ela tinha 7 anos de idade. Foi operada á pressa, mas felizmente correu tudo bem.
Dessa experiencia eu aprendi que mais vale esterilizar logo a cadela antes do 1º cio, se nao pretendemos fazer criaçao, do que corrermos o risco de ter que o fazer á pressa e ficarmos sem ela.
Neste momento tenho outra cadela a Rita, que tem apenas 8 semanas, mas penso esteriliza-la logo que tenha idade....
Ja andei perto de gatas com cio e gatos a cheirar esse cio e eles não se calam a noite inteira. Nunca tive com nenhum cão assim. Há muitos que ficam nas portas a ladrar, mas em casa com o dono ñunca vi comportamentos num cão que possa comparar a um gato. E como disse o Paulo, um cão em casa não anda a fazer desastres com um gato...
E depois há sem quem pense em fazer criação um dia com o seu cão ou cadela. Com os gatos não há tanto esse desejo.
E depois há sem quem pense em fazer criação um dia com o seu cão ou cadela. Com os gatos não há tanto esse desejo.
A minha opinião é conhecida. Mantenho-a quer para cães quer para gatos. Aproveito para sublinhar o argumento do maior numero de cios nas gatas, que torna o problema mais incomodo que nos cães (só duas vezes por ano). Uma vez mais se fala em termos de comodidade para os donos. É legítimo, e não há razão para esconder esta motivação.
Cumprimentos
José Carlos
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro Veterano
olá humanimal
Acho que não entendeste a questão. Ninguém está a pedir a opinião se se deve ou não castrar, só fiz uma pergunta, mais nada.
Claro que o que interessa é o bem estar do animal, exactamente por isso é que a cadela não foi operada na 3ª. feira.
Acho que não entendeste a questão. Ninguém está a pedir a opinião se se deve ou não castrar, só fiz uma pergunta, mais nada.
Claro que o que interessa é o bem estar do animal, exactamente por isso é que a cadela não foi operada na 3ª. feira.
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Os meus gatos e gatas estão castrados/esterilizados. Porquê? Porque seria muito dificil evitar várias ninhadas, porque não queria dar a pilula ás minhas gatas (por razões óbvias), porque os gatos marcam território o que num apartamento não é nada agradável e poderia até motivar a queixa dos vizinhos com consequências graves para mim e para os meus bichos (que ultrapassam o limite legal), porque na altura do cio os gatos e as gatas miam desalmadamente o que também não seria comportável num apartamento.
A Shiva não está esterilizada e não o vou fazer para já. Porquê? Porque só tem o cio 2 vezes por ano; porque em casa não tenho mais nenhum cão; porque é fácil de controlar quando a levo á rua: afasto os outros cães ou peço aos donos para lhes porem a trela (se a minha anda á trela, os outros também devem andar); porque os cios dela não são ruidosos nem envolvem marcação de territorio, porque não há estudos suficientes quanto á alteração da capacidade para o trabalho.
Contudo sou a favor da castração/esterilização de todos os animais errantes - cães ou gatos -, de forma a evitar ninhadas indesejadas, ou por motivos de saude.
A Shiva não está esterilizada e não o vou fazer para já. Porquê? Porque só tem o cio 2 vezes por ano; porque em casa não tenho mais nenhum cão; porque é fácil de controlar quando a levo á rua: afasto os outros cães ou peço aos donos para lhes porem a trela (se a minha anda á trela, os outros também devem andar); porque os cios dela não são ruidosos nem envolvem marcação de territorio, porque não há estudos suficientes quanto á alteração da capacidade para o trabalho.
Contudo sou a favor da castração/esterilização de todos os animais errantes - cães ou gatos -, de forma a evitar ninhadas indesejadas, ou por motivos de saude.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Eu aqui á tempos li em uma página de internet que as cadelas se forem esterelizadas antes do 1º cio o risco de cancer de mama era quase nulo e claro anulava o risco de infeções uterinas, que como sabemos é muito complicado de curar e é quase certo o risco de morte do animal.
Como tal fiz a questão ao vet da arca, a resposta que me foi dada é que ao ser feita antes do 1º cio diminiu em muito o risco mas não sendo quase nulo como me tinha sido informado anteriormente.
Eu tenho uma cadela que é utilizada para criação, portanto até a criadora pricisar dela eu não a vou esterlizar, mas no entanto assim que possa é o que vou fazer porque não quero ficar sem cadela por uma infeção uterina, até porque ainda no inicio deste ano vi uma cadela com 18 meses morrer por essa razão.
A relação gato/cão para mim é exactamente a mesma coisa tão depressa castrava/esterelizava um gato como um cão.
Como tal fiz a questão ao vet da arca, a resposta que me foi dada é que ao ser feita antes do 1º cio diminiu em muito o risco mas não sendo quase nulo como me tinha sido informado anteriormente.
Eu tenho uma cadela que é utilizada para criação, portanto até a criadora pricisar dela eu não a vou esterlizar, mas no entanto assim que possa é o que vou fazer porque não quero ficar sem cadela por uma infeção uterina, até porque ainda no inicio deste ano vi uma cadela com 18 meses morrer por essa razão.
A relação gato/cão para mim é exactamente a mesma coisa tão depressa castrava/esterelizava um gato como um cão.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!!
A minha opinião é mesma e será sempre a mesma...esse tipo de cirurgias, só para controlo de natalidade nos vadios e por motivos de saúde e nunca por comodidade do dono...
Nada tem a ver com "xenofobia animal" ou com maxismo...tem a ver com lógica...Quem tem um animal de estimação tem que contar...com as coisas boas e más do mesmo, se sabem que os gatos na altura do cio andam loucos, se sabem da marcação do território dos mesmos ou o miar (nos gatos), ladrar (noas cães) insurdecedor,,,simplesmente não tenham animais destes, a meu ver este tipo de cirurgias deve ser feito em ultimo caso e não como uma operação já planeada antes mesmo de ter o animal em casa.
Abraços,
Arcanjo
A minha opinião é mesma e será sempre a mesma...esse tipo de cirurgias, só para controlo de natalidade nos vadios e por motivos de saúde e nunca por comodidade do dono...
Nada tem a ver com "xenofobia animal" ou com maxismo...tem a ver com lógica...Quem tem um animal de estimação tem que contar...com as coisas boas e más do mesmo, se sabem que os gatos na altura do cio andam loucos, se sabem da marcação do território dos mesmos ou o miar (nos gatos), ladrar (noas cães) insurdecedor,,,simplesmente não tenham animais destes, a meu ver este tipo de cirurgias deve ser feito em ultimo caso e não como uma operação já planeada antes mesmo de ter o animal em casa.
Abraços,
Arcanjo
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Desculpa Arcanjo, mas aqui não posso concordar. Os meus 9 gatos estariam mortos a esta hora se eu não os tivesse recolhido da rua onde foram abandonados pelos seus anteriores donos.Arcanjo Escreveu: Boas!!!
Abraços,
Arcanjo
Teriam sido atropelados, atacados pelos outros gatos ou por cães, mal tratados por pessoas (caso que aconteceu com alguns deles); visto que eram gatos de casa e não sabiam sobreviver na rua.
Entre tê-los castrados e esterilizadas e dar-lhes uma vida confortável, com apoio veterinário, e todas as condições, ou deixá-los na rua a morrer, a minha decisão foi a que tomei. (inclusivé 2 das minahs gatas já vieram esterilizadas por uma associação - ninguem as queria por serem adultas!)
Se todos pensassem assim, a população de gatos errantes aumentaria drasticamente, e a quantidade de ninhadas por ano também. Não pense que controlar um gato ou gata em cio é tão fácil como controlar um cão/cadela - é totalmente diferente! Mesmo num apartamento. Se o gato quizer sair, garanto-lhe que sai!
Além disso, uma gata pode ter até 4 ninhadas por ano! 4 ninhadas de 8 gatinhos são 32 novos gatos por ano!
Graças ás pessoas que não tomam precauções com os seus gatos, e que os abandonam, ou que os deixam fugir - porque o gato não é um cão - é que depois assistimos ao aumento descontrolado das colónias de rua, e depois ao esforço de umas quantas pessoas para apanharem as dezenas de ninhadas nascidas na rua para lhes tentar arranjar donos, e apanharem os adultos para esterilizar e castrar, e colocar em adopção se forem meigos; e que gastam balurdios a tentar salvar uns quantos da morte certa. Só quem trabalha com gatos de rua, com colónias, é que sabe o dispêndio e desgaste emocional, financeiro e de tempo (e por vezes da própria vida pessoal) que isso envolve. E tudo porque é tão bonito ver a Natureza em pleno

Porque julga que cada vez que se encontra e dá para adopção cadelas de raça, como Rotts ou Pitts, elas já vão esterilizadas? É para o bem estar do animal? Não. É devido ao uso que os donos podem dar a essas cadelas. É por Nossa causa (seres humanos) que elas sãoe sterilizadas.
Esta questão tem muito que se lhe diga. a realidade não é só uma, são várias que se sobrepõem. Há que ter o cuidado de não tomar a parte pelo todo ou vice versa.
Eu também não aceito muito bem as castrações e esterilizações em função do bem estar e comodidade do dono, mas quando o que está em causa é o bem estar e comodidade do animal, desculpe mas nem penso 2 vezes.
Já que o homem intrefere na Natureza a torto e a direito, a maioria das vezes para a destruir, então que intrefiramos também para a salvar da crueldade humana.
Desculpem lá o testamento

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>