Pug , Mops - Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rocha02
Registado: terça jan 15, 2013 9:28 am

terça jan 15, 2013 9:50 am

Bom Dia,
Vivo num apartamento e quero ter um cão, no entanto tenho de pensar no conforto do cão, nos vizinhos para não serem incomodados e na raça mais apropriada para estar num apartamento. Pelo que tenho lido e pesquisado a raça Pug seria uma raça que para além de eu adorar parece indicada para apartamento, são pequenos, não latem muito e são bastante carinhosos e tranquilos. No entanto gostava que me ajudassem com as vossas opiniões acerca desta raça e aproveito para colocar algumas questões:
- Esta raça é feliz\ adapta-se bem a casas pequenas sem quintal?
- Esta raça é saudável?
- Deitam muito cheiro ou largam muito pelo?
- Os custos de "manutenção" alimentação tratamentos necessários, são elevados? Por que valor ronda mensalmente?
- São limpos em geral?
- É mais indicado um macho ou fêmea?
- Conseguem ser educados a fazer as necessidades na caixinha ou jornal(durante a noite)?

Obrigado desde já pela ajuda. :)
Cumprimentos
Última edição por Rocha02 em quarta jan 16, 2013 5:45 pm, editado 1 vez no total.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jan 15, 2013 12:28 pm

Rocha 02

Pelas perguntas que coloca,o melhor seria se quisesse um pet, arranjar um gato (macho ou fêmea), seria mais indicado do que um cão.
Um cão necessita de paciência, e pelo menos alguma consistência para educá-lo.
Necessita de passeios diários (não só para a higiene), também para desafios mentais (explorar o meio). mínimo 2 h ou 3 h todos os dias,com complementos maiores quando puder,e para poder sociabilizar,o bastante para poder ser um animal equilibrado.
Se não fizer isto,o cão vai acumular energias e vai ficar frustrado.(anti-social e destrutivo).
Terá que fazer umas perguntas a si mesma antes de decidir.
Qual a sua disponibilidade,de horários, mental, monetária,etc?
Se é uma vontade,não uma moda, etc.
Practicamente qualquer cão pode estar num apartamento(nem que seja 30m quadrados). Mas nenhum pode ficar e viver num apartamento.
Arranjar um pug em condições não é fácil (há muito azeiteiro por aí).
Talvez seja melhor ponderar pela adopção de um canideo,mas primeiro deve ponderar muito bem se é capaz/tem vontade para reajustar a sua vida o suficiente para ter um cão e fazer tudo que isso implica.(não é muito).
Última edição por botas96 em terça jan 15, 2013 12:32 pm, editado 1 vez no total.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jan 15, 2013 12:29 pm

Só lhe respondo a isto, que me parece o mais importante:
Rocha02 Escreveu:...

- Conseguem ser educados a fazer as necessidades na caixinha ou jornal?

...
Nenhum cão deve ser treinado a fazer as necessidades numa caixinha ou num jornal. Os cães precisam de sair, de estar em contacto com outros cães e com pessoas, precisam de ver, ouvir, e sobretudo cheirar, o mundo. Por isso, devem ser levados à rua logo de muito pequenos, em horários fixos e muitas vezes.

Se a pergunta se destinava a saber que medidas tomar nessa fase, sim, pode-se arranjar maneiras de os levar a fazer necessidades sobre jornais ou outros resguardos num canto apropriado, mas as falhas serão tanto maiores e mais frequentes quanto mais novo for o cachorro. E de maneira nenhuma dispensam o treino e o convívio na rua, que é fundamental para a sua boa adaptação e socialização.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jan 15, 2013 12:44 pm

Acho que o botas é capaz de ter razão, se calhar era melhora arranjar um gato: faz as necessidades na caixinha, é um animal asseado, não precisa de ir à rua, dá-se lindamente em apartamento…

Ainda assim, em relação à raça que refere e já que falou em cheiros, o Pug precisa de manutenção diária para não cheirar mal e para evitar problemas de pele…
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça jan 15, 2013 12:45 pm

Eu por exemplo, estou a pensar se estou preparada para passear um cão, ao viver num apartamento essa seria uma nova realidade. E por enquanto, ainda não decidi.

É melhor pensar em tudo bem pensado e assim decidir.
Rocha02

terça jan 15, 2013 12:53 pm

Sim claro que sei que os cães devem ser passeados, na casa dos meus pais sempre tive cães e passeava-os todos os dias, adorava fazer isso, era bom para o cachorro e para mim, pretendo continuar a fazer isso!
O meu Kuki passeava todos os dias 3xdia, durante a noite não aguentava e fazia xixi num jornal, sempre no mesmo sitio, treinei-o desde pequeno, mas esse cão era muito esperto mesmo. Estou a colocar as perguntas porque não conheço bem esta raça, disseram-me que esta raça se porta muito bem em apartamento porque late pouco e é mais tranquila, sim e pela primeira vez gostava de ter um cão de raça, sempre tive rafeiros e gosto de todo o tipo de cães, mas tenho uma inclinação para esta raça, acho-os muito divertidos. Por isso gostava de ouvir opiniões sobertudo de proprietários com experiência com ela.
Obnrigado
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jan 15, 2013 1:08 pm

Não conheço o pug ao ponto de lhe disser o que fazer,mas...
Pode ressonar
provavelmente terá que limpar com muita frequências as pregas do focinho para evitar bicharada microscópica.
Provavelmente terá que se por a pau com problemas respiratórios e oftomologicos.
Se quiser arranjar um cão de porte pequeno, (à venda ou adopção) que exigem menos manutenção,mais funcionais.
Mas atenção eu não vou minimamente à bola com cães braquicefálicos.

Mas veja lá isso primeiro, pondere muito bem e veja lá se não é preferível um gato.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça jan 15, 2013 1:13 pm

Em relação ao pug, não o posso ajudar porque nunca convivi com nenhum cão dessa raça.

Quanto ao viver em apartamento, eu tenho 2 gatos a viver comigo em apartamento, porque não posso ter nenhum cão cá. Os meus cães continuaram a viver na vivenda da minha mãe quando eu me mudei devido ao emprego.

Não tenho nem vou ter nenhum cão por cá porque sei que há dias que não consigo sair a horas, e tenho de ficar até mais tarde no emprego. Sei portanto que não conseguiria dispensar as horas diárias para passeio e atenção que um cão necessita. Portanto optei pelos gatos (eu sou uma Dog&Cat Person, hehe). :)
RS
Rocha02

terça jan 15, 2013 2:05 pm

Pois, eu compreendo o que dizem, também gosto de gatos, já tive um, embora prefira cães, são mais apegados ao dono, mas isso é uma ventagem nos gatos por serem mais independentes de facto. Pondero também a possibilidade de adotar novamente um rafeiro, não ponho de parte, mas claro tudo muito bem pensado e com consciência. Não tenho pressa, vou ponderar.
Heyou
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 2:56 pm

quarta jan 16, 2013 12:20 am

Sou uma orgulhosa (e babada) dona de um pugzinho de 4 meses. Sempre fui fascinada por raças grandes, mas decidi "experimentar" uma raça pequena.

Devo-lhe dizer que demorei alguns meses a escolher o criador. Falei com muita gente e contactei todos os criadores do CPC. Visitei-o três vezes até ficar com o cachorrinho e prepara-se que não são nada baratos. É uma raça que está muito estragada devido aos "azeiteiros" que por aí andam, como disse o botas. É uma raça que começa a estar na moda e isso não é nada bom.

Largam pêlo? Sim. Se ladram muito? O meu de vez em quando abre as goelas quando os gatos lhe fogem. São muito mimado e muito possessivos, ciumentos. Tenha isso em atenção. Birras é com eles. Xixis e cocós tem sido complicado. Ainda é novinho e ainda não pode sair à rua. Faz em todo o lado, não importa o quanto berremos. Tenho esperança de que, quando ele puder ir fazer as necessidades lá fora, a coisa se componha. Mas qualquer cão é complicado nos primeiros tempos (principalmente os machos, que não são tão asseados). Mas sim, é uma raça muito carinhosa, um bocadinho dominante, mas sossegadinhos (dentro dos possíveis). Não comem muito, mas a manutenção requer tempo e dedicação. Limpar as pregas, limpar os olhos... Se comprar num criador decente, muito provavelmente não terá problemas.

Ah! E ressonam muuuuuuito! Com tendência a agravar com a idade! Se tem um sono leve, pode ser um problema. Quantos aos problemas respiratórios, tem de ter cuidado com mudança de temperatura. Eles são muito friorentos.
Filipa_lpg
Membro
Registado: domingo jun 05, 2005 9:02 pm
Duas ratazanas:
a Violeta e a Dora
No céu:
Salema (hamster sirio) Luna, Ch

quarta jan 16, 2013 12:42 am

Se quer um cão de pouca manutenção um cão braquicefálico (com o focinho "pra dentro") não é o ideal como já foi dito...

Vou viver agora num apartamento pequeno e embora gostasse muito de ter um cão não acho que tenha condições pra um e estou a ponderar apadrinhar um numa associação, não será uma melhor opção para já? Até pode ser que acabe por adoptar um bichinho que precise de um dono mais que um cão vindo de um criador :)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta jan 16, 2013 10:56 am

Também poderá optar por um adulto que já sabe fazer as necessidades na rua :)

Existem raças que se adaptam muito bem a apartamentos. A minha cadela tem um pátio para ela, mas está perfeitamente adaptada à vida dentro de casa, até porque foi dentro de casa que foi educada nos primeiros meses de vida. Se tivesse que me mudar agra para um apartamento, ela iria comportar-se muito bem, de certeza.

Se quiser mesmo levar um cão para casa, especialmente um cachorro, tenha em atençã que no início vai ter que limpar muitos cocos e xixis e ter muita paciencia para o ensinar, depois, a fazer na rua.

Tem que ter muito cuidado com a educação do cão para que a convivencia seja pacíficia, precisa de ter assertividade e paciência. Tem que, sobretudo, dispender tempo com o animal, para o cuidar, educar e passear.

Não se esqueça que é um compromisso de muitos anos, tem que o passear todos os dias, sem falta, de preferência mais do que uma vez, para que ele possa fazer as necessidades.

Existem raças que se adaptam melhor que outras à vida num apartamento, algumas não se adaptam de todo. Alguns cães grandes adaptam-se bem à vida no apartamento. O facto de eles se adaptarem melhor ou pior vai depender do tempo que tem disponível para os exercitar.

Em termos de cuidados, todos necessitam deles, como com certeza sabe. Mas existem algumas raças que exigem mais manutenção, o Pug exige bastante limpeza e cuidados de higiene e também cuidados com a temperatura, pois stresssam com o calor e com o frio e podem sofrer muito com um golpe de calor, por exemplo. Existem raças que dão menos trabalho e que se adaptam também ao apartamento.

Como já dei a entender, o facto mais importante é o tempo que tem disponível para partilhar com o seu futuro cão.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta jan 16, 2013 10:58 am

Esqueci-me de referir uma coisa: seja qual for o cão, prepare-se para aspirar a casa com mais frequência, pois não é por ter pêlo curto que não larga pêlo. Talvez os cães de pêlo cerdoso sejam aquelas que largam menos pêlo.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta jan 16, 2013 1:00 pm

joana_boris Escreveu:Esqueci-me de referir uma coisa: seja qual for o cão, prepare-se para aspirar a casa com mais frequência, pois não é por ter pêlo curto que não larga pêlo. Talvez os cães de pêlo cerdoso sejam aquelas que largam menos pêlo.
Os ditos cães hipolergénicos não largam pêlo de todo (na realidade largam mas ficam presos no próprio pêlo, daí necessitarem de uma boa escovagem regularmente senão criam nós) ;)
Nunca tive de aspirar a casa por causa de pêlos do meu actual cão.

Mas sim, um pug vai largar pêlo.
Rocha02

quarta jan 16, 2013 5:38 pm

sei bem, eu já tive cães como disse, nada disso é novidade para mim, rotinas, passeios, carinho, escovagens, brinquedos, muita bagunça e roer tudo em bébés.... :) O que pretendia era mais informação sobre a raça, pois normalmente os exemplares de raça possuem comportamentos e características mais padronizadas que os cães rafeiros, daí ter colocado as questões de forma tão directa em relação ao comportamento especifico da raça Pug. Pelo que tenho lido são ideais para apartamentos, já li também das suas necessidades de uma alimentação especial, tratamento das rugas, cuidados com as temperaturas, que são calmos, limpos, não são latidores exessivos, as doenças mais frequentes, cuidado com o peso. Era o que pretendia saber, para ponderar a decisão. Gostava de ter um cão de raça desta vez e esta agrada-me bastante. Convivi alguns anos com um de um vizinho meu e desde ai essa raça fascinou-me, por exemplo adoro os Huskys, mas sei que não é cão para apartamento claro. Penso que um Pug por estas carateristicas de comportamento, temperamento, tamanho o seja. Porque quero um cão mas acima de tudo quero que ele seja feliz e saudável, mais um elemento na nossa familia. Obrigado
Responder

Voltar para “Cães”