Cadela Dalmata

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Barbudo87
Membro
Registado: segunda set 05, 2011 7:15 pm

terça jan 22, 2013 11:22 pm

Ola boas , venho aqui pedir ajuda , arranjei uma cadela dalmata e depois tar desconfiado descobri que ela era mesmo surda, agora tenho dificuldades em lhe ensinar como nao fazer xixi dentro de casa e ir ao lixo . castigo ela como fazia com o meu cão mas ela continua a fazer, devido ao facto de ela ser surda tenho tido dificuldades , se alguem com alguma desta experiençia me poder ajudar...

obrigado cumps
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jan 22, 2013 11:40 pm

Ela "lê" os seus movimentos e gestos, vai ver que vai ser mais facil do que julga, ela verá quando você aprova ou desaprova o que ela faz pelos seus getos e sua linguagem corporal, nenhum som a distrai, se você for o mais que tudo aos olhos dela, ela vai estar sempre a olhar para si e nenhum som a distrai. Tenha paciencia e seja tolerante, não é mais dificil do que com qualquer outro cão. Afinal eles comunicam uns com os outros com abanos de cauda e posições de orelhas e não com palavras ;)
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça jan 22, 2013 11:40 pm

Barbudo87 Escreveu:Ola boas , venho aqui pedir ajuda , arranjei uma cadela dalmata e depois tar desconfiado descobri que ela era mesmo surda, agora tenho dificuldades em lhe ensinar como nao fazer xixi dentro de casa e ir ao lixo . castigo ela como fazia com o meu cão mas ela continua a fazer, devido ao facto de ela ser surda tenho tido dificuldades , se alguem com alguma desta experiençia me poder ajudar...

obrigado cumps
Ser surda certamente dificultará muitos dos ensinamentos ao longo da vida dela, mas acho que os xixis nem são do mais problemático.
A forma é a mesma, quer a cadela ouça ou não. Mantenha-a o mais vigiada e/ou condicionada possível; nas alturas críticas (depois de refeição; depois de dormir; depois de brincadeira), leve-a ao sítio desejado, e espere. Quando acontecer, como não vai adiantar elogiá-la vigorosamente, redobre as guloseimas que lhe der; tudo para que a experiência se torne memorável e altamente preferível às vezes em que faz no sítio errado.
Que idade tem a cadela?
Bondage2010
Membro Veterano

terça jan 22, 2013 11:45 pm

lds6 Escreveu:
Barbudo87 Escreveu:Ola boas , venho aqui pedir ajuda , arranjei uma cadela dalmata e depois tar desconfiado descobri que ela era mesmo surda, agora tenho dificuldades em lhe ensinar como nao fazer xixi dentro de casa e ir ao lixo . castigo ela como fazia com o meu cão mas ela continua a fazer, devido ao facto de ela ser surda tenho tido dificuldades , se alguem com alguma desta experiençia me poder ajudar...

obrigado cumps
Ser surda certamente dificultará muitos dos ensinamentos ao longo da vida dela, mas acho que os xixis nem são do mais problemático.
A forma é a mesma, quer a cadela ouça ou não. Mantenha-a o mais vigiada e/ou condicionada possível; nas alturas críticas (depois de refeição; depois de dormir; depois de brincadeira), leve-a ao sítio desejado, e espere. Quando acontecer, como não vai adiantar elogiá-la vigorosamente, redobre as guloseimas que lhe der; tudo para que a experiência se torne memorável e altamente preferível às vezes em que faz no sítio errado.
Que idade tem a cadela?
Claro que adianta elogiar, só que não com palavras mas sim com festas e gestos ;), assim como repreende-la com movimentos mais fechados e caras mais serias, afinal todos nós quando dizemos senta, apontamos para o chão, "vai embora" apontamos para onde ;), "sai daqui" tambem acompanhamos com gestos...nós é que não nos apercebemos dos gestos que fazemos, mas para ela só existe isso...a minha cadela mais velha é surda de nascença...é a mais obediente e a mais leal...a unica atenção que se tem, é nos passeios em espaço aberto como na praia sem trela, que se ela começa a correr nao adianta chamar, tem de se esperar que ela pare e olhe para trás para lhe podermos fazer sinal. A minha basta abrir os braços e ela corre e dá um abraço ;) Alguem aqui precisa de dizer ao cão que vamos á rua, ou basta pegar na trela para ele saber que significa passeio, eles até a roupa que vestimos identficam com o que vamos fazer a seguir ;) cá em casa com os cães todos fala-se com palavras e gestos a complementar, todos entendem ;). Mas tambem tem vantagens, chega-se a casa ela está a dormir, dá tempo a mudar de roupa e ir acorda-la e não ficar com a roupa de sair cheia de pelos dos cumprimentos e boas vindas ;) è mais grave quando um cão erde a audição depois de saber o que é ouvir, do que nascer surdo, mas é natural que nós entremos em panico e achamos que não vamos saber lidar com um cão que não ouve...mas é mais facil do que julgamos ;)
lds6
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 12:28 am

Bondage2010 Escreveu:Claro que adianta elogiar, só que não com palavras mas sim com festas e gestos ;))
As festas poderão não ter grande eficácia neste caso. Presumo que a cadela vá receber várias festas ao longo do dia. É preciso que este momento seja verdadeiramente marcante. Com um cão com audição, os elogios (verbais, bem entendido) quase ridiculamente efusivos ajudam a destacar a "proeza"; neste caso, acho que a forma de evidenciar passa muito mais por apostar em recompensas mais directas e explícitas.
Quanto aos gestos, é evidente que um cão vai aprender a distinguir a nossa linguagem corporal (melhor do que um cão com audição normal, provavelmente). Mas sejamos práticos e concretos. O user em questão está com problemas específicos com os xixis e não com a questão geral da surdez da sua cadela. Ora, é preciso ensinar ao cão o que um gesto significa; isto não é imediato; e se a cadela em questão ainda está com problemas em fazer xixi no sítio correcto, creio ser pouco previdente achar que os gestos vão resolver a questão.
Não digo que não se façam gestos nem que não se afague a cadela; de todo! Seja o mais expressivo e afectivo que conseguir. Mas os resultados serão tanto mais rápidos quanto mais investir numa comunicação mais directa, efectiva e explícita. Dar cinco pedaços de salsicha ou de frango são uma forma muito mais efectiva de fazer com que a cadela interiorize o mais rápido possível o sítio onde fazer o seu serviço; muito mais do que as festas que, repito, calculo que vá receber em tantas outras situações.
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 12:44 am

Já teve alguma cadela surda? Eu falo de 14 anos de experiência com a melhor cadela que tive até hoje...por sinal uma dálmata também surda de nascença ;) Uma afago vigoroso na cabeça como compensação ou uma palmada no rabo como desagrado, funciona tão bem, como 5 pedaços de salsicha que nem sempre se tem no bolso no momento certo, é que ir á cozinha buscar a salcicha, já passou o tempo de ela entender a razão da recompensa. Os xixis é como qualquer cachorro, repreender no momento...e passeios para ela aprender a fazer na rua. Ela ja aprendeu a "ler" com o resto da ninhada e com a mãe...ela nunca ouviu ;)
Quem vai aprender a ler a cadela será o dono a partir daí vai ser uma troca muito gratificante...como disse antes é muito facil e deu-me menos trabalho que qualquer outro dos meus cães a ensinar, talvez por nenhum ruido servir de distracção e toda a atenção do cão está focada no seu amo.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jan 23, 2013 1:10 am

Nunca tive um cão surdo,mas...
A minha busca, dá ao dono, pára nos semáforos, começa a andar nos semáforos à ordem (ainda não está a 100%), quando a excitação não é total espera pelo click do mosquetão da extensível para ir.
Nunca dei uma guloseima.
Pura habituação/associação.
repito não tenho qualquer experiência com a surdez e possivelmente quererá um cuidado extra se ou quando a soltar.
Mas sendo nós animais visuais não haverá melhor entendimento sendo o outro lado mais visual que o costume?
não terão eles uma boa capacidade de adaptação?
Não será de tirar partido dessa aptidão,e o dono adaptar-se também?

"Alguem aqui precisa de dizer ao cão que vamos á rua, ou basta pegar na trela para ele saber que significa passeio, eles até a roupa que vestimos identficam com o que vamos fazer a seguir"

O Botas associava a palavra rua. A minha fica olhar para mim com ar de curiosa, quando me visto fica em "pulgas",mas é o tilintar da coleira e da trela que ela associa verdadeiramente à rua, pois os outros "sinais" podem ser falsos alarmes.
Última edição por botas96 em quarta jan 23, 2013 1:18 am, editado 1 vez no total.
lds6
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 1:16 am

Bondage2010 Escreveu:Já teve alguma cadela surda? Eu falo de 14 anos de experiência com a melhor cadela que tive até hoje...por sinal uma dálmata também surda de nascença ;) Uma afago vigoroso na cabeça como compensação ou uma palmada no rabo como desagrado, funciona tão bem, como 5 pedaços de salsicha que nem sempre se tem no bolso no momento certo, é que ir á cozinha buscar a salcicha, já passou o tempo de ela entender a razão da recompensa.
Bom, sinto uma certa inutilidade na minha insistência, mas aqui vai.

1) a chave para um rápido ensinamento das necessidades no sítio correcto é prevenir, é estar preparado. Logo, há que ter essas guloseimas à mão. É óbvio que poderá haver circunstâncias que nos fujam do controlo, mas isso foge também a qualquer estratégia de ensino

2) outro ponto decisivo é o factor diferencial. Uma vez mais, presumo que festas e afagos, a cadela vá receber várias vezes durante o dia. E nem sempre como recompensa; apenas como afecto natural dos donos. Receber algo completamente distinto e único vai fazer desta recompensa extremamente mais memorável. Isto quer o cão seja surdo quer não seja, como é óbvio.
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 1:38 am

Os meus afagos de compensação são mais vigorosos que as festas de carinho. Tambem conheço outro caso de uma Teckel surda que sempre que nos aproximamos da caixa dos biscoitos ela vai a correr á varanda largar duas ou três gotas de xixi e volta a correr para receber a recompensa, se não lha dermos, volta a correr á varanda largar mais umas gotas e volta a correr para pé da caixa dos biscoitos.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jan 23, 2013 7:30 am

Todos sabemos que quanto maior o reforço positivo melhor a resposta, percebo perfeitamente a explicação da lds6.

As recompensas usam-se para várias "conquistas", para fixar vários comportamentos.

Para impedir que um cão corra ao ver outro cão, por exemplo, os afagos sempre os achei fracos, pelo menos numa fase inicial...são insuficientes. A verdade é que geralmente lhe damos mimos sem qualquer motivo, propriamente.

Depois de fixado o comportamento não é preciso recorrer aos petiscos, afinal damos petiscos e mimos...nessa altura os mimos são suficientes.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jan 23, 2013 12:25 pm

Ninguém sabe mais sobre ter uma pintas surda do que o Bondage ;)

é ouvir as dicas dele sff!

( tive uma pintas que não era surda, embora por vezes se fizesse de... , ensinei-lhe alguns comandos gestuais porque na época tinha um bebé pequenino e evitava fazer barulho a mandá-la para o ninho, sentar, sossegar etc, para não acordar o pequeno.
ela já não é viva, mas foi dado adquirido a vida toda, funcionavamos muito bem por gestos dentro de casa.
Hoje tenho outra, que também se faz de mouca por vezes... também obedece a comandos gestuais... ficou o hábito de os ensinar assim... gosto dessa paz!!!

encare a surdez da sua pintas como algo natural, as palavras são muito sobrevalorizadas !! 8) )
An ye harm none, do what ye will
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta jan 23, 2013 1:00 pm

A minha cadela não é surda e nunca lhe dei qualquer alimento para a ensinar a fazer xixi no local correcto. Um grande sorriso, um belo afago e um beijo nas trombas foram suficientes para ela entender que fazer ali me deixava para lá de contente. Também nunca ralhei ou me irritei por ela falhar e falhou pouco.
Só utilizei comida para ela obedecer à chamada, mais nada. Não vejo razão para encher os animais de comida. Não quero que ela olhe para mim e veja uma salsicha.
Agora, tendo um user que lida com um animal surdo há 14 anos é de aproveitar esta longa experiência para tirar duvidas.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 1:30 pm

Atenção, que cada caso é um caso e o que resultou para mim pode não resultar para outros, no meu caso foi ela quem me ensinou mais do que o contrario, outra grande ajuda para ela foi adquirir outra canita de porte pequeno, funcionou como bengala de apoio para além da companhia, mas que assim que a pequena levantava as orelhas a pintas ficava alerta, se a pequena abanava a cauda á chegada de alguem á porta de casa a pintas sabia que alguem da casa se aproximava...o que quero dizer a este novo dono de uma pintas surda, é que não é um drama...que não entre em panico...que os cães até entre eles comunicam com linguagem corporal, por isso não é nada de novo nem de estranho para eles.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jan 23, 2013 3:19 pm

Pois eu concordo em absoluto com o Bondage depois de contactar diariamnete com uma cadela surda. A unica dificuldade que encontrei até ao momento é chamar-lhe à atenção se ela estiver de costas ou chamá-la se estiver a dormir nalgum canto. De resto um cão surdo é muito mais atento ao dono já que está sempre com os olhos fixos em nós.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jan 23, 2013 3:26 pm

Netherwing Escreveu:Ninguém sabe mais sobre ter uma pintas surda do que o Bondage ;) (sim, 14 anos, não é 14 dias...)
é ouvir as dicas dele sff!

( tive uma pintas que não era surda, embora por vezes se fizesse de... , ensinei-lhe alguns comandos gestuais porque na época tinha um bebé pequenino e evitava fazer barulho a mandá-la para o ninho, sentar, sossegar etc, para não acordar o pequeno.
ela já não é viva, mas foi dado adquirido a vida toda, funcionavamos muito bem por gestos dentro de casa.
Hoje tenho outra, que também se faz de mouca por vezes... também obedece a comandos gestuais... ficou o hábito de os ensinar assim... gosto dessa paz!!! (sabe que um treinador me ensinou à imenso tempo, que se deve ensinar comando de voz, mas também por gestos. Nada nos garante que o seu cão não ficará surdo ou você muda. Era bruto, mas eficaz. :lol: )

encare a surdez da sua pintas como algo natural, as palavras são muito sobrevalorizadas !! 8) )
Responder

Voltar para “Cães”