BARF vs. Prey Model vs. Raw Meaty Bones

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

quarta jan 23, 2013 10:06 pm

Este topico não é propriamene para mim, pois gostava de dar alimentação natural ao meu PA, mas não tenho tempo...
Tentei fazer uma pesquisa sobre isto e so encontrei em sites em Ingles, acho que podiamos fazer um debate, para quando alguem quiser pesquisar, encontre sites portugueses...

Ps:Se ja existe um topico aqui sobre isto peço desculpa
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quinta jan 24, 2013 12:58 am

Boas!

Eu sigo o modelo Prey Model Raw. Já o sigo à quase 1 ano e não tenho absolutamente nenhuma objecção. Extremamente simples e fácil.

Passei um tempo pelos Raw Meaty Bones... perca de tempo... sinceramente. Além do mais, aquilo nunca me fez muito sentido, dar pedaços pequenos aos cães. Porque não dar um frango inteiro de uma vez? Enfim...

Eu cheguei a pesquisar sobre a BARF e sinceramente aqui pareceu-me uma grande baboseira. Cãos omnívoros? Mas o pessoal bateu com a cabeça em algum lugar? ONDE é que na dentição dos nossos cães é que mostra que eles são omnívoros? Ah. já, sei - EM LUGAR NENHUM! As pessoas infelizmente parece que não sabem a diferença entre a sobrevivência e a dieta natural dos cães. Os cães, felizmente, são extremamente adaptáveis e resistentes. Muitas pessoas acham que só porque um cão tá a comer uma cenoura, significa que o cão precisa da cenoura na dieta e que o cão é omnívoro... Os cães, pra não morrerem à fome, vão comer aquilo que encontrarem, é diferente. E é diferente também quando os cães comem certos vegetais e/ou plantas, como exploração, só pra saborear.

Agora, você diz que não tem tempo? Quanto tempo leva tirar um frango do frigorífico e dar ao seu cão? Não me parece que leve assim tanto tempo...

E sim, relativamente a informação sobre este tipo de alimentação, 99% do que encontrar, vai estar em inglês, foi assim que eu aprendi sobre isto. Não foi num site português, de certeza.

Eu criei um grupo no facebook exactamente por cause de situações destas. O seu objectivo principal é propagar o estilo PMR e ajudar novatos, esclareces pessoas, ajudar pessoas que possam a ter alguma dificuldade em "acertas as coisas" e claro, juntar o maior número de "raw feeders" possível. Aqui está o link, se estiver interessado: https://www.facebook.com/groups/142627682560088/

Tem lá informação em português, o grupo é apenas composto por portugueses e alguns brasileiros, se não me engano ;). Por isso, pode perguntar o que quer que seja em português, que eu ou os Admins irão ajudá-lo :)

Cumps.
Última edição por rottjgs em quinta jan 24, 2013 1:05 am, editado 2 vezes no total.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quinta jan 24, 2013 1:02 am

Eu já tinha publicado algo parecido antes também: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102510

;)

Mas é sempre bom mais.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 24, 2013 1:39 am

Isso tudo dá pano para mangas,mas já agora e mais uma vez.

Eu próprio gostava de ir mais para o old school (até criei um tópico há um tempo). Para ter mais controlo do que ela ingere.
E sem embarcar em grandes entusiasmos (não gosto) e deixando de parte as polémicas habituais.
Ainda persiste-me certos medos. E gostava que me elucidassem por favor

1º Ainda não me sinto apto,para dar uma dieta assim (tenho que estudar mais)

2º Como é que uma dieta tão rica,poderá não ser prejudicial,mais nomeadamente aos rins? Porque...

a) os cães hoje em dia e normalmente perderam grande parte das suas funções, tem uma vida mais sedentária, logo com muito menos dispêndio de energia.

b) Os canídeos selvagens, solitários ou em conjuntos familiares (alcateia ou matilhas) além de "comerem" muitos kms para poderem enterrar o dente em qualquer coisa, e não é todos os dias que isso acontece além da presa variar muito de porte. Logo, a média proteica e outros não será menor que o ponto a)?

3) A questão dos antibióticos (que nunca me responderam) ? Ao comprar a "peça" do talho, não estará a comprar também uma farmácia?
Ir direito a uma fonte biológica poderá não estar ao alcance de todos por várias razões.

4) Mesmo para aqueles que dizem que o cão não tem que comer todos os dias e por diversas razões um, dois canídeos ou mesmo uma pequena matilha provavelmente não terá êxito a arranjar o seu sustento.

a) Pela taxa de sucesso da caçada em si (mesmo com arma).

b) a disponibilidade do dono.

5) Será que é só carnes e ossos que os canídeos em geral aproveitam da carcaça?

6) Qual o impacto real desses tipos de dieta para a saúde do cão a longo prazo?

Obrigado.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quinta jan 24, 2013 2:23 am

Boas, ora bem, vou dissecar o seu comentário e responder às suas perguntas.

"1º Ainda não me sinto apto,para dar uma dieta assim (tenho que estudar mais)" - você não precisa ser um doutor ou vet ou ter um mestrado em alguma coisa pra dar esta alimentação. Se acha que precisa de estudar mais, estude. Mas, o que é pra você, "estudar mais"? Eu "estudei" em menos de 1 mês. Claro, eu tenho mentores que me ajudam sempre e que respondem a qualquer dúvida que eu tenha. Isso é muito importante, haver um sistema de suporte e orientação.

"2º Como é que uma dieta tão rica,poderá não ser prejudicial,mais nomeadamente aos rins?" - hã??? Quem disse que esta dieta é prejudicial??? É prejudicial aos veterinários e companhias de rações porque vão perder lucro, e MUITO. De resto, nunca ouvi tal coisa... Especifique.

"a) os cães hoje em dia e normalmente perderam grande parte das suas funções, tem uma vida mais sedentária, logo com muito menos dispêndio de energia." - e? Não percebi muito bem o seu ponto de vista... Isso significa que eles devem ser alimentados com qualquer coisa? Se um cão é muito sedentário, é só alimentar menos, tão simples quanto isso...

"b) Os canídeos selvagens, solitários ou em conjuntos familiares (alcateia ou matilhas) além de "comerem" muitos kms para poderem enterrar o dente em qualquer coisa, e não é todos os dias que isso acontece além da presa variar muito de porte. Logo, a média proteica e outros não será menor que o ponto a)?" - Mais uma vez, não percebi o que quer dizer com essa afirmação... Se está a dizer que os lobos passam fome, sim. Normal... A minha cadela não come todos os dias... No mínimo, dia-sim, dia-não.

3) "A questão dos antibióticos (que nunca me responderam) ? Ao comprar a "peça" do talho, não estará a comprar também uma farmácia?
Ir direito a uma fonte biológica poderá não estar ao alcance de todos por várias razões."
- 100% da carne que a minha cadela come, é do supermercado... Claro, carne de caça e carne criada ao ar livre, é MUITO mais saudável. Se a carne está apta pra consumo humano, também está apta pros cães comerem.

"4) Mesmo para aqueles que dizem que o cão não tem que comer todos os dias e por diversas razões um, dois canídeos ou mesmo uma pequena matilha provavelmente não terá êxito a arranjar o seu sustento. "
- ?? Não percebi.


"a) Pela taxa de sucesso da caçada em si (mesmo com arma)." - ??

"b) a disponibilidade do dono." - qual é a dificuldade em tirar um frango do frigorífico e dar ao cão? Demora assim tanto tempo? o.O

" 5) Será que é só carnes e ossos que os canídeos em geral aproveitam da carcaça?" - A dieta dos cães deve ser composta por carne, ossos e órgãos. Tão simples quanto isso. Eu, como defendo o estilo PMR, procuro dar os animais o mais inteiro possível. Frangos inteiros, perus inteiros, leitões inteiros, patos inteiros, etc etc etc... Ou então, peças GRANDES de carne, tipo pá de porco, perna de borrego, etc... Há quem ofereça coelhos inteirinhos, com pêlo e tudo. Isso, é PMR no seu máximo :D. É um dos meus objectivos na alimentação da minha cadela. Às vezes as pessoas perguntam-me: O que é a PMR? - Eu digo: mate uma cabra e deixe os cães se divertirem em despedaçar o animal. Por exemplo, quem diz cabra diz cordeiro, borrego, vitela, vaca, ovelha, cabrito, coelho, veados, javalis...

"6) Qual o impacto real desses tipos de dieta para a saúde do cão a longo prazo? "
- com todo o respeito, mas é uma pergunta demasiado óbvia... Os meus mentores têm cães de raças grandes e gigantes com 17 anos e os cães mexem-se como filhotes... Gatos que vão até aos 23 anos... Enfim, a saúde do cão é que beneficia e muito! Nenhuma ração algum dia chegará ao dedo mindinho desta dieta, é simplesmente i-m-p-o-s-s-í-v-e-l. Já pensou se algum dia lhe dissessem pra deixar de comer vegetais, frutas, carne fresca porque faz-lhe mal à saúde? Absurdo, no mínimo, certo? Então porquê que nós obrigamos os nossos cães a comerem aquele lixo? Aquilo não é comida de cão, aquilo é nada...

Os cães sobrevivem a comer ração, porém eles prosperam a comer uma dieta natural e crua.

Qualquer outra questão, é só perguntar ;)

Junte-se ao grupo que eu pus no meu 1º comentário, pode aprender muito lá ;)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jan 24, 2013 2:58 am

botas96 Escreveu:...

3) A questão dos antibióticos (que nunca me responderam) ? Ao comprar a "peça" do talho, não estará a comprar também uma farmácia? ...
Já pensou que compra muito mais farmácia num quilo de ração do que num quilo de carne fresca?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quinta jan 24, 2013 5:56 am

Floripes3 Escreveu:
botas96 Escreveu:...

3) A questão dos antibióticos (que nunca me responderam) ? Ao comprar a "peça" do talho, não estará a comprar também uma farmácia? ...
Já pensou que compra muito mais farmácia num quilo de ração do que num quilo de carne fresca?
Olhe, nem tinha pensado nisso! ;) :P

obrigado :D
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta jan 24, 2013 8:52 am

rottjgs Escreveu:Boas!

Eu sigo o modelo Prey Model Raw. Já o sigo à quase 1 ano e não tenho absolutamente nenhuma objecção. Extremamente simples e fácil.

Passei um tempo pelos Raw Meaty Bones... perca de tempo... sinceramente. Além do mais, aquilo nunca me fez muito sentido, dar pedaços pequenos aos cães. Porque não dar um frango inteiro de uma vez? Enfim...

Eu cheguei a pesquisar sobre a BARF e sinceramente aqui pareceu-me uma grande baboseira. Cãos omnívoros? Mas o pessoal bateu com a cabeça em algum lugar? ONDE é que na dentição dos nossos cães é que mostra que eles são omnívoros? Ah. já, sei - EM LUGAR NENHUM! As pessoas infelizmente parece que não sabem a diferença entre a sobrevivência e a dieta natural dos cães. Os cães, felizmente, são extremamente adaptáveis e resistentes. Muitas pessoas acham que só porque um cão tá a comer uma cenoura, significa que o cão precisa da cenoura na dieta e que o cão é omnívoro... Os cães, pra não morrerem à fome, vão comer aquilo que encontrarem, é diferente. E é diferente também quando os cães comem certos vegetais e/ou plantas, como exploração, só pra saborear.

Agora, você diz que não tem tempo? Quanto tempo leva tirar um frango do frigorífico e dar ao seu cão? Não me parece que leve assim tanto tempo...

E sim, relativamente a informação sobre este tipo de alimentação, 99% do que encontrar, vai estar em inglês, foi assim que eu aprendi sobre isto. Não foi num site português, de certeza.

Eu criei um grupo no facebook exactamente por cause de situações destas. O seu objectivo principal é propagar o estilo PMR e ajudar novatos, esclareces pessoas, ajudar pessoas que possam a ter alguma dificuldade em "acertas as coisas" e claro, juntar o maior número de "raw feeders" possível. Aqui está o link, se estiver interessado: https://www.facebook.com/groups/142627682560088/

Tem lá informação em português, o grupo é apenas composto por portugueses e alguns brasileiros, se não me engano ;). Por isso, pode perguntar o que quer que seja em português, que eu ou os Admins irão ajudá-lo :)

Cumps.
O facto de optar/preferir determinado tipo de alimentação não pode toldar-lhe o espirito de forma a dizer que as outras estão todas erradas. Isso é fanatismo e inconsciente.
Quando refere dentição como exemplo, explique-me então a dentição dos pandas? Sabia que há um lobo que práticamente é vegetariano?
Qual o objectivo concreto de alimentar o seu animal dia sim, dia não?
Que tipo de estudo faz para saber se o seu animal é mais saudável que outro que tenha outro tipo de alimentação?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 24, 2013 12:10 pm

a falar do cru específico.

1) tenho que estudar sim,tenho que ter maneira de saber proporcionar uma dieta equilibrada e optimizada para o quotidiano do bicho.

2) Estou a falar da relação exercício/alimentação,uma alimentação rica demais (e aqui estou a falar no geral) para o quotidiano do bicho pode-lhe ser altamente prejudicial a médio e a longo prazo,pois não tem que se mexer tanto, não tem que fazer frente à escassez de alimento sazonal,não tem que competir pelo alimento,não passa dias a fio em jejum,nem o porte da "peça" varia tanto como na natureza.

3) Dar "peças" cruas do talho,não estaremos a dar-lhe (sem falar de bactérias e parasitas) antibióticos pelo estreito? E quando surgir uma complicação,não será mais difícil de debela-la pois o que aparecer não estará mais resistente aos mesmos?

4) Aqui falo no modelo de presa no seu expoente máximo, na sua mais pura forma pôr os cães a bater o terreno para se alimentarem, além de não ser totalmente comportável pelas razões que já referi,há outras.
Apesar de haver pontos positivos (exercício/desafio)
Não há como ter certeza absoluta da qualidade da carne.

6) Falo de uma síntese de casos que conheça documentados, da longevidade dos canídeos e em que condições chegam a velhos ou que passam a velhice .

Nos cozinhados.

Penso que muitos destas minhas ressalvas ficam mais descansadas,pelo facto do fogo destruir ou quebrar (pelo menos em parte ) as coisas descritas no ponto 3.

Obrigado.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 24, 2013 12:33 pm

"Já pensou que compra muito mais farmácia num quilo de ração do que num quilo de carne fresca?"

Isso também pode ser verdade.
Se não tivesse reservas em ambas as coisas não andaria aqui aos papeis.

A dúbia proveniência da proteína, e mesmo aquelas que denominem a fonte (frango,perú, borrego, etc) não é aquilo que comemos, são "peças" aptas para consumo humano mas desprovidas de valor comercial.

Antioxidantes, aditivos tecnológicos, aditivos zootécnicos, vão todos dar aos mesmos elementos.

A substituição total ou inclusão parcial de certos cereais menos próprios, não será para reduzir custos e aumentar o profit?

A percentagem de cinza tem a haver com o arrefecimento do "preparado".
Não será possível reduzir as cinzas ou não é económico.

Isso são também algumas duvidas que tenho do outro lado.

O que raio vou dar à minha pequena? Ainda me pergunto. Pois ainda não estou convencido, apenas vencido.
Até uma ração mais ou menos conceituada e cara,eu já vi nos constituintes ,manteiga em pó e açucares. ???????????????
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 24, 2013 1:07 pm


"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta jan 24, 2013 4:04 pm

botas96 Escreveu:Isso tudo dá pano para mangas,mas já agora e mais uma vez.

Eu próprio gostava de ir mais para o old school (até criei um tópico há um tempo). Para ter mais controlo do que ela ingere.
E sem embarcar em grandes entusiasmos (não gosto) e deixando de parte as polémicas habituais.
Ainda persiste-me certos medos. E gostava que me elucidassem por favor

1º Ainda não me sinto apto,para dar uma dieta assim (tenho que estudar mais)

2º Como é que uma dieta tão rica,poderá não ser prejudicial,mais nomeadamente aos rins? Porque...

a) os cães hoje em dia e normalmente perderam grande parte das suas funções, tem uma vida mais sedentária, logo com muito menos dispêndio de energia.

b) Os canídeos selvagens, solitários ou em conjuntos familiares (alcateia ou matilhas) além de "comerem" muitos kms para poderem enterrar o dente em qualquer coisa, e não é todos os dias que isso acontece além da presa variar muito de porte. Logo, a média proteica e outros não será menor que o ponto a)?

3) A questão dos antibióticos (que nunca me responderam) ? Ao comprar a "peça" do talho, não estará a comprar também uma farmácia?
Ir direito a uma fonte biológica poderá não estar ao alcance de todos por várias razões.

4) Mesmo para aqueles que dizem que o cão não tem que comer todos os dias e por diversas razões um, dois canídeos ou mesmo uma pequena matilha provavelmente não terá êxito a arranjar o seu sustento.

a) Pela taxa de sucesso da caçada em si (mesmo com arma).

b) a disponibilidade do dono.

5) Será que é só carnes e ossos que os canídeos em geral aproveitam da carcaça?

6) Qual o impacto real desses tipos de dieta para a saúde do cão a longo prazo?

Obrigado.
x2
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quinta jan 24, 2013 6:22 pm

Argay Escreveu:
rottjgs Escreveu:Boas!

Eu sigo o modelo Prey Model Raw. Já o sigo à quase 1 ano e não tenho absolutamente nenhuma objecção. Extremamente simples e fácil.

Passei um tempo pelos Raw Meaty Bones... perca de tempo... sinceramente. Além do mais, aquilo nunca me fez muito sentido, dar pedaços pequenos aos cães. Porque não dar um frango inteiro de uma vez? Enfim...

Eu cheguei a pesquisar sobre a BARF e sinceramente aqui pareceu-me uma grande baboseira. Cãos omnívoros? Mas o pessoal bateu com a cabeça em algum lugar? ONDE é que na dentição dos nossos cães é que mostra que eles são omnívoros? Ah. já, sei - EM LUGAR NENHUM! As pessoas infelizmente parece que não sabem a diferença entre a sobrevivência e a dieta natural dos cães. Os cães, felizmente, são extremamente adaptáveis e resistentes. Muitas pessoas acham que só porque um cão tá a comer uma cenoura, significa que o cão precisa da cenoura na dieta e que o cão é omnívoro... Os cães, pra não morrerem à fome, vão comer aquilo que encontrarem, é diferente. E é diferente também quando os cães comem certos vegetais e/ou plantas, como exploração, só pra saborear.

Agora, você diz que não tem tempo? Quanto tempo leva tirar um frango do frigorífico e dar ao seu cão? Não me parece que leve assim tanto tempo...

E sim, relativamente a informação sobre este tipo de alimentação, 99% do que encontrar, vai estar em inglês, foi assim que eu aprendi sobre isto. Não foi num site português, de certeza.

Eu criei um grupo no facebook exactamente por cause de situações destas. O seu objectivo principal é propagar o estilo PMR e ajudar novatos, esclareces pessoas, ajudar pessoas que possam a ter alguma dificuldade em "acertas as coisas" e claro, juntar o maior número de "raw feeders" possível. Aqui está o link, se estiver interessado: https://www.facebook.com/groups/142627682560088/

Tem lá informação em português, o grupo é apenas composto por portugueses e alguns brasileiros, se não me engano ;). Por isso, pode perguntar o que quer que seja em português, que eu ou os Admins irão ajudá-lo :)

Cumps.
O facto de optar/preferir determinado tipo de alimentação não pode toldar-lhe o espirito de forma a dizer que as outras estão todas erradas. Isso é fanatismo e inconsciente.
Quando refere dentição como exemplo, explique-me então a dentição dos pandas? Sabia que há um lobo que práticamente é vegetariano?
Qual o objectivo concreto de alimentar o seu animal dia sim, dia não?
Que tipo de estudo faz para saber se o seu animal é mais saudável que outro que tenha outro tipo de alimentação?
Eu não sou fanático, digo a verdade. Isso é fanatismo? Só porque alguém discorda?...

Em relação ao panda. A dieta do panda é 99% vegetariana, mesmo ele estando classificado com um carnívoro. Ele tem um sistema digestivo curto, que é normal para carnívoros, sendo que herbívoros têm sistemas digestivos mais longos. Ou seja, a dieta do panda não é boa para o seu sistema digestivo. Os intestinos do panda são muito curtos pra poder digerir o bambo propriamente. A razão é simples, ele é descendente de um carnívoro que viveu a milhões de anos atrás. Ao longo do tempo, a variedade de comida diminuiu, havia pouca carne e muito bambo. Então, os antepassados do panda começaram a comer bambo, apenas pra sobreviverem. O panda evoluiu, mas os seus intestinos não. É por isso que ele tem um sistema digestivo dum carnívoro mas uma dieta dum herbívoro. Ele tem que ter mandíbulas fortes pra moder aquele bambo. O seu molar e pré molar realmente foram feitos pra rasgar carne, mas em vez disso, ele os usa pra despedaçar e comer bambo. Isso explica a sua dúvida?

O lobo vegetariano, por acaso está a falar do lobo-guará do Brasil?? LOL. Já viu bem como aquele animal é constituído? Onde é que ele conseguiria matar um animal grande pra comer? E ele come carne também, pequenos roedores, répteis, aves, etc. Ele não é capaz de caçar, logo, adaptou-se ao meio onde vive.

Eu alimento dia-sim, dia-não, porque eu ofereço animais o mais inteiro possível. Logo, ela acaba por comer, por vezes, 2kg de carne de uma só vez, sendo 3 dias de refeição ali. A minha cadele deve comer cerca de 650-700g por dia. Por exemplo, eu dou-lhe uma pá de porco com 2kg na segunda feira. Se ela comer tudo de uma vez, ela só vai comer outra vez na quinta feira, porque aquela pá de porco já tinha comida suficiente pra segunda, terça e quarta. Entende? Atenção, nem todos os cães se dão bem assim. Eu faço assim porque a minha cadela dá-se bem. Há cães que não conseguem ficar um dia sem comer. Logo, cada cão é um cão e deve ser alimentado como tal.

Eu não preciso de "estudos científicos" pra me mostrarem coisa nenhuma, as provas tão lá, à vista de tudo e de todos. Eu não preciso e nem quero teorias, se dizem que alguma coisa é melhor, PROVEM! Não me venham com estudos da treta e coisas parecidas. A diferença é NOTÁVEL em TODOS os sentidos, apenas basta comparar ;). Só um cego é que não vê.
rottjgs
Membro
Mensagens: 165
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

quinta jan 24, 2013 6:37 pm

botas96 Escreveu:"Já pensou que compra muito mais farmácia num quilo de ração do que num quilo de carne fresca?"

Isso também pode ser verdade.
Se não tivesse reservas em ambas as coisas não andaria aqui aos papeis.

A dúbia proveniência da proteína, e mesmo aquelas que denominem a fonte (frango,perú, borrego, etc) não é aquilo que comemos, são "peças" aptas para consumo humano mas desprovidas de valor comercial.

Antioxidantes, aditivos tecnológicos, aditivos zootécnicos, vão todos dar aos mesmos elementos.

A substituição total ou inclusão parcial de certos cereais menos próprios, não será para reduzir custos e aumentar o profit?

A percentagem de cinza tem a haver com o arrefecimento do "preparado".
Não será possível reduzir as cinzas ou não é económico.

Isso são também algumas duvidas que tenho do outro lado.

O que raio vou dar à minha pequena? Ainda me pergunto. Pois ainda não estou convencido, apenas vencido.
Até uma ração mais ou menos conceituada e cara,eu já vi nos constituintes ,manteiga em pó e açucares. ???????????????
Olhe, eu muito sinceramente não vejo o porquê de tanta insegurança... :o

Você não precisa ser um sobre-dotado pra alimentar a sua cadela uma dieta balanceada e saudável. Apenas tem que ter em mente as 2 regras de ouro:

-80% carne, 10% ossos comestíveis, 10% órgãos.
-VARIEDADE.

Pronto, tão simples quanto isso. Variedade é o ponto chave nesta dieta. Claro, cada cão é um cão. Alguns cães podem precisar de outras percentagens, isso você é que terá de ver até atingir o equilíbrio.

Se "a sua pequena", é a cadela na sua foto, não percebo porquê que está tão nervoso. Eu já vi fotos e vídeos de filhotes de semanas de idades, chihuahuas, pinschers, cristado chineses, poodles, jack russels, boston terriers, enfim, uma infinidade de toy breeds, a despedaçarem frangos e perus inteiros... Se está com medo da idade da sua cadela, eu conheço um chihuahua velhote, quase desdentado, que come perus e frangos inteiros ;). E sim, tenho as fotos pra provar, se quiser.

Eu sei que no início pode parecer tudo muito assustador, eu também fiquei assim. Quase entrei em paranóia antes de mudar a minha cadela da ração pra esta dieta. Mandei uns quantos emails e falei com os meus amigos dos EUA e do Canadá sobre isso, pra tirar algumas dúvidas, e pronto!

Comprei uns quantos frangos e foi assim que comecei ;).

Junte-se ao grupo que eu já publiquei acima, temos mais informação nos nossos documentos e claro, experiência pessoal e prática, MUITO melhor do que qualquer "manual teórico". :)

Se tiver algum tempo livre, dê uma vista de olhos neste site: http://rawfed.com/myths/
Bastante informativo 8)
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta jan 24, 2013 6:49 pm

Pois rottjgs, falou, falou, mas disse muitos disparates. O maior de todos, é que não existe só uma verdade.
Mas, como anda em campanha de evangelização, não há nada a fazer. Tenha cuidado com o seu animal, ele não deve ser o laboratório das suas experiências.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”