Nem sei o que dizer... Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ChainedMind
Membro
Registado: terça jul 17, 2012 6:13 pm
Localização: Strauss (Bosques da Noruega), Pepsi (gata rafeirinha), Oliver (canário) e Shelly (Hamster Russo)

quinta jan 31, 2013 8:00 pm

Olá a todos, nem sei bem onde colocar este post... Aqui vai...

Então ao pé da minha casa há uma loja de animais, que vende vários animais, nomeadamente aves, cães, peixes, etc... Sempre reparei que a loja não tinha grande aspecto do lado de fora, mas também não sou de julgar por isso... Acontece que os cães vendidos estão expostos junto aos vidros de fora da loja, pelo que consigo vê-los. Estão naquele expositores de vidro das lojas de animais (pequenos........... Muito pequenos) e reparo que os cachorros ficam lá durante muitas semanas, aparentam estar mal nutridos, com o pêlo baço e sujo. Nunca entrei na loja, pois não consigo olhar para isto durante muito tempo. Hoje, ao passar por lá estavam 4 cachorros em cada expositor, de raças diferentes. :( estou tão revoltada, mas ainda há mais....
Há uns meses vi cerca de 2/3 bouledogues franceses cachorrinhos nos tais expositores eram pirata, brancos e preto/brindle (não consegui distinguir). Estiveram lá durante umas boas semanas. Hoje, ao passar por lá, vi no chão, um bouledogue francês pirata, com ar jovem, o que me fez pensar se não seria um dos cachorros. Este frenchie estava fechado com uma cerca de dimensões reduzidas, com uma gamela de água e jornais no chão. Tem, de certeza, mais de 4 meses. Fiquei chocada, mas tentei-me convencer que pertencerá aos donos da loja...
Hoje à noite vou passar por lá outra vez para espreitar pela janela, para ver se o cão ainda está lá, confirmar a raça, pois pode ser boston, era magrinho, e como os outros estão.
Estou seriamente revoltada com isto tudo, quero fazer algo em relação a isto, mas não sei como se processa, e procurava aqui conselho, sobre o que se faz nestas situações e sobre o que me acham disto...

Nem sei o que dizer, peço desculpa se o texto está confuso, mas estou mesmo... Bah :'( e tenho um gato deitado em cima dos meus braços o que não dá lá muito jeito para escrever ;)

Obrigada.
Chained Mind
pitx
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 2:14 am

quinta jan 31, 2013 11:00 pm

onde é a loja?
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta jan 31, 2013 11:15 pm

Não é importante saber onde é a loja, é importante é denunciar a situação.

O que pode fazer é contactar o SEPNA (via e-mail também é possível) e denunciar a situação.
ChainedMind
Membro
Localização: Strauss (Bosques da Noruega), Pepsi (gata rafeirinha), Oliver (canário) e Shelly (Hamster Russo)

quinta jan 31, 2013 11:26 pm

Fui lá outra vez e o Frenchie continuava lá... Ao que parece montes de animais morreram lá... :/ isto nem parece real, mesmo aqui ao pé de casa...

Vou ver o que consigo fazer
Chained Mind
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 01, 2013 12:20 am

Se eles estão lá é porque alguém os compra. Sem procura não há oferta e infelizmente as pessoas não se convencem que cães e gatos não se escolhem da montra de uma loja e que um criador ético não escoa animais por esse meio nem por nenhum outro intermediário.
Há sucateiros e há puppy-mills, e esses meios é que abastecem as lojas. Enquanto não houver legislação específica sobre isto e enquanto as pessoas não abrirem os olhos para aquilo que fomentam com essa compra muitos vão continuar a morrer (e muitos mais do que os que vê na loja) para alimentar esse comércio.
E no entanto, sempre que aparece aqui alguém que comprou um cão numa loja e se tenta fazer um abreólhos para isso somos umas bestas porque o cãozinho afinal é como os outros e também merece viver. Olhos que não vêem, coração que não sente, ninguém vê os outros 10 cachorros que morreram no transporte para cá nem os pais que os produziram fechados numa capoeira 24/7, reproduzindo-se a cada cio até ao fim das suas curtas vidas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ChainedMind
Membro

sexta fev 01, 2013 12:22 am

É isso mesmo Dino... Vou ver se ligo para a SEPNA o mais rapido possivel
Chained Mind
achi
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 9:54 pm

sexta fev 01, 2013 9:27 am

Bom dia, quando conseguir obter alguma resposta diga. Essas situações têm mesmo de ser denunciadas.

Obrigada :)
Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 01, 2013 9:52 pm

ChainedMind Escreveu:É isso mesmo Dino... Vou ver se ligo para a SEPNA o mais rapido possivel
Isso não é para o SEPNA, é mesmo para ASAE e DGV, peça mas é o livro de reclamações e escreva.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta fev 01, 2013 11:30 pm

dinodane Escreveu:
ChainedMind Escreveu:É isso mesmo Dino... Vou ver se ligo para a SEPNA o mais rapido possivel
Isso não é para o SEPNA, é mesmo para ASAE e DGV, peça mas é o livro de reclamações e escreva.
Comuniquei uma situação de negligência (não tão grave quanto esta) à ASAE, ao SEPNA, à GNR e aos "gerentes" nacionais de uma espécie de mercado com animais à venda.

Todos responderam ao mail, excepto a ASAE. O SEPNA realizou uma inspecção ao local.

Acho que neste e noutros casos é preciso comunicar a situação a todas as entidades possíveis.
Responder

Voltar para “Cães”