Para a kafeina - Sónia B.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Spark_Eyes
Membro Júnior
Registado: sábado nov 22, 2003 10:03 pm

sábado nov 29, 2003 1:44 am

[color=darkblue] Hello Sónia.

Primeiro, quero dizer que sou nova aqui no forum e espero ser muito bem vinda.........aliás penso que as pessoas aqui têm tido atitudes excelentes para com os animais e devido a eles também têm feito amizades, o que é muito bom.

Eu sou a Sofia, tenho 24anos e também gosto muito de vir até ao site da Arca de Noé. Aliás, que eu penso que está excelente. Foi lá que encontrei o teu contacto e que vi o teu lindo Beethoven!!! E os olhos azuis fazem um contraste espectacular com as manchas pretas :D Li que te tinham oferecido. Provavelmente foi comprado, não? É algo com o qual não concordo, mas há pessoas que adoram comercializar os animais........mas pronto, acho que teremos sempre de viver com isso.............pelo que vi o que disseste do teu dálmata, ele deve ser adorável. O facto de ser surdo, deu a entender que acaba por ser um pouco mais calmo, pelo menos não tão barulhento, right?

Penso que não é fácil encontrar um dálmata de olhos azuis, sinceramente há uma foto dele simplesmente genial..........em que está focada a cara e os seus lindos olhos azuis.

Brevemente adorava ter um cão, desde pequena que sempre gostei, mas como sabes, implica responsabilidades, tempo, dinheiro, enfim disponibilidade. Mas em breve terei as condições para ter uma linda cadelinha (gostava de uma cadela, acho-as mais calmas, no geral e talvez mais apegadas). Tu que já tens experiência com cães, gostava mesmo muito que me desses uma opinião tua sincera, sobre os cuidados que tens com o Beethoven.

Moro num apartamento, o que pelos vistos, para ter uma dálmata, não é muito conveniente (tal como as pessoas do forum dizem). Aliás, para ficar sozinho durante o dia algumas horas (eu estudo e os meus pais trabalham) também dizem que não é aconselhável. Sei que um dálmata é um cão que precisa muito de correr, até porque fica bem grande, né?
Sinceramente, gostava que me aconselhasses e que me dissesses realmente o que exige um cão desta raça. Acho que estou a perder a esperança de ter um, apesar de parecerem tão alegres e positivos, mas para mim teria de ser um cão não destruidor, muito meigo, que se deite ao nosso lado a descansar, que seja calmo(apesar de em cachorros sejam todos irrequietos, o que é normal), sociável com as pessoas.....que não seja muito irrequieto quando adulto, pouco rebelde. Gostava muito que fosse sensível ao nosso estado de espírito. Sabes aqueles cães, que quando nos vêem ao computador, ficam também a olhar e ao nosso lado? Claro que depois também vão à vida deles :) Mas gostava de um animal mais ou menos assim. De qualquer forma, gostava de ter uma opinião tua. Possivelmente vais-me dizer que um dálmata não é o ideal para mim, até porque precisam de muito espaço..............e para passeá-lo, teria mais tempo ao fim de semana, durante a semana, tentaria o mais possível levá-lo à rua, mas uns dias mais que outros, devido aos nossos afazeres.

Enfim, sinceramente, aguardo uma opinião tua. E se realmente, não me aconselhas um dálmata, que outra raça acharias mais apropriada? Também dizem que o dálmata deita muito pêlo. É verdade? É estranho, pois têem pêlo curto.........um cão que não deite pêlo acaba por dar muito menos trabalho. :p

Também não me importo de vir a ter uma rafeirinha, pois por vezes olhamos para um cão e é aquele mesmo........:)

Obrigada pela atenção.[/color]

Definitivamente, ainda não sei pôr cores no texto :D

Besitos a todos,

Sofia
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado nov 29, 2003 7:35 am

Seja bem vinda ao fórum.
Se só queria falar com a Kafeina podia ter entrado em qualquer resposta dela, ido ao final da resposta , carregado no icon PM e enviado uma pm para ela só.
De qualquer maneira, acho que algumas coisas que diz merecem um pequeno comentário.

Não há hipóteses de ter um cão calmo e sossegado em cachorro, como disse na sua intervenção.
Porque não tenta adoptar um cão adulto ou jovem ?
Muitos já vêm parcialmente ensinados - não fazem nada em casa, são sossegados e não encontra amor como o de um cão recuperado da rua.
Tente ver, pe,

http://www.adopta-me.org/

ou os sites das associações, pe

http://www.apca.org.pt/
http://www.aoaaa.web.pt/

Mas se é um cão de raça que quer e se tem a certeza que aquela é a raça para si então perceba uma coisa - é preciso pagar.

Os criadores não vivem do nada, um bom criador procura e paga as melhores cruzas, dá garantias quanto a doenças hereditárias, dá-lhe apoio ao longo da vida do cão, enfim, presta-lhe um serviço que deve ser pago.

Não se trata daquelas pessoas que tem um ninhada e põem os filhotes à venda (que são a maioria) trata-se de criadores conscientes, que você tem de procurar, visitar e ver pessoalmente.
Depois tem de pagar - mas pense o que poupa em vet e nas garantias de ter exactamente o cão que esperava - olhe que vale a pena.

Desejo-lhe muito boa sorte na sua pesquisa de uma dálmata (tem a certeza que é uma dálmata que quer ?).
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sábado nov 29, 2003 9:17 am

viva,

http://animal.discovery.com/guides/dogs ... ector1.jsp

quando andei á procura, aqui no fórum deram-me este site.

também lá fui.....
claro q o teste deu qualquer coisa como um cão q já tive e não tenciono repetir.

optei por um PA,
penso q quase todas as raças podem estar num apartamento, se bem q eu tenha um quintaleco, mas dificilmente encontrarás um q possa estar todo o dia só, sobretudo se não tiveres umas boas horas por dia para estares com ele.

ou seja, deves pensar, não só na fase de cachorro, mas num tratado que assumes por muitos anos.

coisas tipo, larga ou não pêlo, são pormenores q não pesam.
também não me parece muito lógico, fazer um tipo de tabela, e eliminar os animais pelas doenças q estatisticamente "apanham" mais.

resumindo, procura muitos, e de preferência observa-os fisicamente, de várias raças, vê como se comportam no dia a dia e pensa se é mesmo isso q queres e boa sorte!!!
JUMP
Membro Veterano

sábado nov 29, 2003 9:22 am

Spark_Eyes Escreveu: Hello Sónia.

. Gostava muito que fosse sensível ao nosso estado de espírito. Sabes aqueles cães, que quando nos vêem ao computador, ficam também a olhar e ao nosso lado? Claro que depois também vão à vida deles ) Mas gostava de um animal mais ou menos assim. Sofia

e Sofia,

este tipo de comportamento q referes, não é caracteristica de uma raça!!!

é fruto da empatia q se estabelece entre o animal e o dono,
coisa q só aparece com trabalho mutuo!!!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 29, 2003 11:33 am

Então gosta de cães de raça mas acha estranho que sejam comercializados ?

Como é que acha que as raças surgem e evoluem ?

:roll: :roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado nov 29, 2003 12:26 pm

Give peace a chance ;)
Isabel
Spark_Eyes
Membro Júnior

sábado nov 29, 2003 8:00 pm

[color=darkblue][/color]

Desde já quero agradecer as vossas intervenções. Obrigada pelas boas vindas aisd e também pela sua mensagem. Realmente ainda não domino muito bem o funcionamento aqui do forum, mas já sei como enviar uma pm.

Todas as vossas intervenções foram muito pertinentes.
Pensei no que me disse aisd em relação aos criadores e tem toda a razão..........as garantias que nos dão acabam por valer a pena e até mesmo em termos de comportamento dos animais, os criadores poderão ajudar-nos a escolher qual melhor se adequa ao perfil que procuramos.
Como já referi, por enquanto ainda não posso ter uma cadelinha, mas convém informarmo-nos com antecedência e procurar com calma :)

Em relação ao adoptar uma cadelinha jovem, claro que não ponho de parte, quer seja de raça ou rafeirinha. A única vantagem, para mim de um cão de raça, é poder prever qual o seu comportamento quando adulto (embora haja excepções à regra), pois há raças que tendem a ser mais calmas e outras mais activas. Não me limito apenas aos dálmatas,até porque há outras raças, na minha opinião muito interessantes, só que não muito dadas a apartamentos :lol: como por exemplo, o pastor alemão (parece-me muito amigo e obediente além de lindo), golden retriever (muito dócil, apegado ao dono, obediente), adoro o serra da estrela, mas esse não pode ser mesmo, até para o próprio bem do animal...........tem de ter mesmo muito espaço, viver no campo :)
Enfim, parece-me que nestas raças, os cães crescem bastante. Depois há rafeiros muito lindos e mais pequeninos. Terei mesmo de averiguar e tentar tomar a melhor decisão.
Aisd já tinha consultado os sites que me deu, mas muito obrigada pela atenção.

Sim, acho os dálmatas muito bonitos e em termos de comportamento ainda não consegui ter uma informação muito precisa (incluindo lendo o que vem aqui no site quanto à raça), mas vou continuar a pesquisar.
Como vê aisd, coloco várias hipoteses.

JUMP, também quero agradecer pelos conselhos. Já agora, o teu Max também é um espectáculo..........fotogénico o malandro :D A Zorra também é muito bonita, mas por razões óbvias, para mim um labrador está fora de questão (precisam de muito exercício e são extremamente activos). Como te tens dado com o teu Max, JUMP? Apesar de teres um quintal, pareceu-me que moras num apartamento, right?

Não pretendo de forma alguma ter a cadelinha todo o dia em casa sozinha, apenas algumas horas, enquanto fazemos a nossa vida normal, mas claro que vou dispender de várias horas diárias para estar com ela, assim como os meus pais........mas terá de se habituar a estar algumas horas em casa. Os pastores alemães quando adultos, conseguem ser calmos ou são muito irrequietos? Sei que também têem de ir à rua o mais possível, o que é compreensível. Já estive com dois pastores alemães e eram tã queridos, pareciam uns senhores, bem comportados ;) e mansinhos que eram, embora metessem respeito pelo tamanho deles.

Pois é, dentro destas três raças: Dálmata, PA, Golden, qual me aconselhariam? Isto se não escolher uma rafeirinha... Gosto dos Dálmatas, mas os pastores alemães acho que são muito especiais, mas lá está.......apartamento.....acaba por não colocar como hipótese, mas depois de ver a mensagem da JUMP.....fiquei pensativa.

Já agora, posso saber com quem estou a falar? E se houvesse uma apresentação dos membros do forum? Acho que seria bom para sabermos com quem falamos e de onde.
Eu sou do Cacém, perto de Sintra.
E vocês?

Mais uma vez, obrigada pela atenção.

Besitos,

Sofia
JUMP
Membro Veterano

domingo nov 30, 2003 7:33 pm

:D

o Max está sempre comigo, não moro num apartamento, mas o quintal é pequeno.

de qualquer forma, tenho o previlégio de o poder levar comigo para o trabalho.
é um local amplo, onde entra gente, e onde está sempre rodeado de pessoas, o q espero seja benéfico.

quando falas em exercicio, penso q todas as raças q referes necessitam de muita actividade, o mesmo não acontece com outros, mais "minorcas".
no entanto há muito bom cão a morar em apartamentos e lindamente, isto claro de houver diponibilidade para se passear e estar com eles.

quanto á minha "experiência" de PA com o Max,
tenho-o mais ou menos á 3 semanas,
enérgico, voluntarioso, interessado.......ehehheehhe cansativo e o MAIOR!!!!
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

segunda dez 01, 2003 10:08 pm

Olá boa noite:

Sofia, assino por baixo de tudo o que aqui já foi dito:
Eu apenas lhe posso dar a opinião do cão que tenho em casa. Um dálmata, O Sniff. Já tem 6 anos, mas em cachorro era impossivel mantê-lo quieto. (como é normal)
Agora fica muito nervoso é quando vê pessoas estranhas, é um óptimo cão de guarda, digo-lhe também que dispensamos muito do nosso tempo, para o ir passear, digo-lhe ainda que custa e muito agora neste tempo de frio.
Aquelas pintas dão-lhe um charme irresístivel, mas são cães muito teimosos, com uma personalidade muito forte, o Sniff faz muitas vezes orelhas moucas quando entende perfeitamente o que lhe dizemos, enfim coisas de cão mimado...

Mas uma coisa lhe digo, não deixe de pesquisar, de procurar saber mais sobre os cães que lhe agradam, porque a escolha de um minuto implica mudanças para toda a vida.

Se quiser saber mais sobre os dálmatas, convido-a a visitar www.omeusniff.no.sapo.pt, lá encontra alguma informação sobre a raça.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

segunda dez 01, 2003 10:34 pm

boa noite !
gostaria primeiro de lhe colocar um pequeno reparo em relação á sua mensagem .
em primeiro lugar se~não fossem os criadores que vendem os seus cãoes e se preocupam em manter o standart da raça possivelmente já ñ havia nenhuma raça neste momento, havia sim muitos cães sem raça definida .
em segundo duvido que um dalmata com olhos azuis possa ser confirmado como dalmata já que é um defeito eleminatório na generalidade das raças (embora ñ tenha a certeza que o seja nesta raça em especifico ). é tambem por isso que é tão importante os criadores conscenciosos que defendem ao máximo a pureza .
em terceiro posso dizer-lhe que há cerca de dez anos atrás em frança houve uma moda de dalmatas a seguir ao filme dos 101 dalmatas , e passados cerca de dois anos já tinham sido recolhidos 180 mil dalamtas abandonados .
pura e simplesmente porque é um cão muito enérgico que adora fazer travessuras e ñ é qualquer um que tem estofo para o possuir .
espero ter ajudado
Nelson
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

terça dez 02, 2003 9:22 am

Olá Sofia, peço desculpa pela demora na resposta, mas a disponibilidade de tempo para a internet não foi muita.
Bem depois de ter babado e muito pelos elogios ao meu Bee e depois de recomposto o decoro, aqui vai:
-realmente tens razão o Beethoven, talvez pela surdez, é um pouco mais calmo que os restantes dálmatas, pelo menos pela minha experiência anterior e pelos que vou conhecendo, no entanto não é uma diferença tão significativa quanto isso, não é tão silencioso quanto isso, já que é surdo, de mudo não tem nada e para resmungar, os latidos são com ele...bem o nome fica-lhe que nem luva.
-e sim, como já disse aqui, foi-me oferecido e teria sido comprado, mas o preço foi simbólico, basicamente o preço das vacinas e desparasitação.
-Quanto a teres um dálmata num apartamento, não me parece a raça mais adequada, quer porque são muito enérgicos e necessitam de muito exercício (já para não falar na cauda que é a verdadeira assassina de “bibelôs” lol :D ), quer porque apesar de serem inteligentíssimos por vezes são extremamente teimosos, gostam mesmo de medir forças com o dono e “agora não faço...só porque não me apetece”. Mas cada cão é um caso e conheço alguns dálmatas que vivem em apartamentos, adaptaram-se com maior ou menor dificuldade e são perfeitamente felizes. Já, o meu num apartamento enlouquecia, visto que o único local onde o posso deixar solto e brincar sem trela, é mesmo no terreno circundante à casa, mas o Bee é um caso muito particular.
-quanto ao facto de preferires uma cadela, tens uma certa razão, geralmente as fêmeas são mais calmas que os machos, embora por vezes e em especial após a primeira ninhada fiquem um pouco mais agitadas. E é claro que periodicamente lá tens de ter aqueles cuidados especiais que as meninas requerem :), enfim é como tudo, tem os seus prós e os seus contras...
-de qualquer forma eu subscrevo o que já alguém disse aqui, já pensaste em adoptar um cão já adulto? muitas vezes já estão treinados e visitando alguns cães abandonados podes mesmo ter empatia pessoal com algum... não perdes nada em tentar.
-Last but not least... se te decidires por uma cadelita dálmata...sim os olhitos azuis são uma graça e dão-lhe um charme especial (é quase impossível fazer o papel de dona autoritária quando nos dão aqueles “puppy eyes”), mas tem algum cuidado ao fazeres a tua escolha, porque geralmente os olhos claros, ou seja a falta de pigmentação, está directamente associada à surdez, um problema mais comum nesta raça que nas restantes e quase todos os dálmatas de olhos claros tem algum tipo de incapacidade auditiva... é tão somente um aviso, não que te sirva de entrave a adoptares um cachorro com esta característica, já que são igualmente merecedores de carinho e atenção e talvez por isso se apeguem muito mais aos donos (funcionam tipo sombra, se puderem colam-se literalmente a ti) e estranhem desconhecidos, mas deste modo ficas preparada para os cuidados extra e a educação especifica com sinais gestuais

Boa sorte na tua escolha, espero ter ajudado, reflecte bem... e muitas felicidades para ti e para a tua cadelita ;)
Beijocas
Sónia
PS - em resposta ao ultimo post: tem razão os olhos claros levam à desclassificação em concurso, acho que mais pela surdez associada do que por uma questão estética, mas disso não sou grande entendida na matéria
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

terça dez 02, 2003 9:42 am

Upsss escapou-me uma... sim, é verdade os dalmatas adultos largam bastante pelo, apesar de como tu dizes terem-no curto, mas isso resolve-se, não escovando, mas sim passando um pano humido no pelo, é o suficiente para remover aquele que se vai soltando.
Espero ter esclarecido as tuas duvidas e se precisares .... chama ;) lol
Sónia
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça dez 02, 2003 10:43 am

Olá

Vi o seu post agora e não posso deixar de lhe responder.

Se quer um cão de raça, aconselho-a a visitar canis, falar com criadores e perceber qual a melhor raça que se adapta a si e ao seu estilo de vida. mas um cão de raça, paga-se, não é gratuito. fazer criação de cães não é um negócio mas sim um amor e é graças a esse amor que ainda existem muitas das raças.

Depois, todos os cães em cachorros fazem asneiras, são bébes e como tal são curiosos, gostam de desafiar o dono e de brincar. Há que ter paciência.

Dos cães que enumera, eu acho que o melhor é o Pastor Alemão. É talvez das 3 raças a mais obediente e de treino mais fácil. O Dalmata é terrivelmente teimoso e o Labrador adorável, mas muito brincalhão. Como a maioria dos donos não resiste aos okhos do Labrador tonar-se muito mimado e desobediente.

Mas, independentemente do cão que escolha, lembre-se, se quer um cão obediente, tem de o saber treinar, sem cedências...

Pesquise bem e vai ver que encontra uma raça que se adapta a si. Ou então opte por um srd adulto em que já possa ver o seu tipo de comportamento.

beijokas
kathleen
JUMP
Membro Veterano

terça dez 02, 2003 11:26 am

Kathleen Escreveu: Dos cães que enumera, eu acho que o melhor é o Pastor Alemão. É talvez das 3 raças a mais obediente e de treino mais fácil. O Dalmata é terrivelmente teimoso e o Labrador adorável, mas muito brincalhão. Como a maioria dos donos não resiste aos okhos do Labrador tonar-se muito mimado e desobediente.

kathleen

:lol: :lol: :lol: ehhehehehehheheheh,

ops, desculpa.

ás 4 da manhã, uma sessão de "retraçamento" familiar.....
1 hora de "actividade".

enfim, só para dizer q qualquer raça serve, mas á q contar com muita dedicação e paciência!!!
Spark_Eyes
Membro Júnior

terça dez 02, 2003 10:39 pm

[color=darkblue][/color]

Boa noite!

Quero agradecer a todos pelas suas opiniões e conselhos.

Sónia B. não peças desculpa, pois mais vale responder tarde que nunca :lol: Aliás, adorei a tua intervenção, acima de tudo foste sincera e tiveste a preocupaçao de explicar tudo ao pormenor, sinceramente obrigada pela tua amabilidade! E sim, o teu Beethoven é lindo!!!!! :D Aposto que quando se porta bem, se deve tornar irresistível........já viste se ele não fosse cão e fosse homem? Pretendentes não lhe faltariam :p Pelo que já pesquisei sobre Dálmatas e complementando com o que já disseste, cheguei à conclusão que não poderei ter um, mas espero sinceramente que aproveites todo o carinho que o teu Bee te dá, continuo a gostar muito dos "pintas" :) Espero que o Bee não deite muitos biblôts abaixo com a sua cauda ;) Cuida bem do teu menino........não importa se é surdo ou não, é o teu GRANDE tesouro e necessita de tanto carinho, tal como os outros.

Kathleen, também quero agradecer a sua mensagem, foi simpático da sua parte. Sim, realmente das 3 raças, concordo que o Pastor Alemão seja o mais fácil de educar, até porque tem facilidade em apreender, desde que se seja persistente na sua educação. Também o acho muito bonito.

Como já referi noutros posts, por agora ainda não posso ter uma cadelinha, mas vou já vendo, pesquisando para mais tarde, então, saber o tipo de cão que melhor se adequa ao meu estilo de vida. Aliás, vou fazer um trabalho sobre a União Zoofila, todo o seu empenho em ajudar os animais abandonados, portanto, irei lá brevemente para falar com as pessoas. Vou também levar uma pequena contribuição para ajudar os animais..........como um pequeno presente de Natal. Na verdade, depois de ir lá e fazer o trabalho, de certeza que me vai sensibilizar de tal forma que concerteza voltarei lá mais vezes para ajudar no que puder. :D Se calhar até está lá a minha futura cadelinha...........e depois é um caso sério :D Se acontecer, irei lá passeá-la quando puder (uma vez que a União Zoofila permite que vamos lá passear os cães para eles se sentirem mais felizes).

Em termos de raças, já reparei que o Epagneul Breton se deve adaptar bem a um estilo de vida relativamente calmo, bem como à vida num apartamento (actividade gostam todos, embora uns mais que outros). Por isso quem tiver um Epagneul Breton, também poderá dar a sua opinião, se quiser, claro.

Desejo-vos a todos as maiores felicidades com os vossos animais :lol: E sejam uma familia muito alegre e unida!!! Mais uma vez, obrigada Sónia B. foste porreiraça.........e ao teu Bee........que me apaixonou com os seus olhos grandes e expressivos (o malandreco). Acho que se tivesse com o teu cão, estaria sempre a chamá-lo de maroto..........tem mesmo ar disso ;)

Por agora é tudo.

Besitos,

Sofia
Responder

Voltar para “Cães”