Castração no meu Golden com 2 anos!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Penchas
Membro Júnior
Registado: sexta fev 10, 2012 6:26 pm
"Juba" com um ano:)

sexta fev 08, 2013 2:20 pm

ostaria de abrir aqui uma pequena "discussão" no forum, a minha questão é a seguinte, tenho um golden com quase dois anos, vai fazer dia 15 deste mês, e nos últimos tempos tem andado completamente doido e excitado, pega em tudo o que pode, cobertores, vassouras, tapetes, e poe-se a montar como se fossem cadelas,na rua já n liga nem obedeçe ás minhas ordens e foje, nunca tinham tido comportamentos assim.
Há uns dias trouxe umas pessoas amigas cá a casa e até tentou morder uma delas, coisa q nunca tinha acontecido com ele!!
Tou na duvida, em relação ao que deva fazer, será q deva castrá-lo??será q nao?se o levar a acasalar uma vez, será q acalma?ou tenho de o levar a acasalar mais do que uma vez??gostaria q me dessem algumas opinioes!!!obrigado :(
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta fev 08, 2013 2:36 pm

Eu por mim não castrava.

Pelos menos tire a limpo se é por dominância ou se há cadelas por aí no cio ou a entrar no cio. Se for do cio,isso passará.

Não o acasale só por acasalar,se o seu bicho não possuir uma morfologia, "drive", funcionabilidade extraordinário,então para quê,qual a mais valia que ele trará?
Até, se o fizer, só vai acalmar até a próxima cadela e o próximo cio,e depois tem o seguinte e o seguinte,etc.

Nunca o solte neste período (se for do cio), incremente o exercício dele e o seu (para vos cansar) e tenha calma que isso passará.

É só durante um mês 2x por ano.
LuisSLB
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 12:13 pm

sexta fev 08, 2013 3:27 pm

botas96 Escreveu:Eu por mim não castrava.

Pelos menos tire a limpo se é por dominância ou se há cadelas por aí no cio ou a entrar no cio. Se for do cio,isso passará.

Não o acasale só por acasalar,se o seu bicho não possuir uma morfologia, "drive", funcionabilidade extraordinário,então para quê,qual a mais valia que ele trará?
Até, se o fizer, só vai acalmar até a próxima cadela e o próximo cio,e depois tem o seguinte e o seguinte,etc.

Nunca o solte neste período (se for do cio), incremente o exercício dele e o seu (para vos cansar) e tenha calma que isso passará.

É só durante um mês 2x por ano.
Olha, concordo! :) Parece impossível. Hum? Fico contente se algo mudar neste fórum, depois desta palhaçada toda. A bem dos animais.
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta fev 08, 2013 10:00 pm

Pois olhe, eu castrava. Se for outro devido a outro problema como dominância, pode-se resolver depois da castração se esta não ajudar.
Cruzar pode aumentar o seu problema.
Eu castrei o meu cão com 3 anos, sem nunca ter cruzado, e só me arrependo de não o ter feito mais cedo.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sexta fev 08, 2013 11:41 pm

mi_xen Escreveu:Pois olhe, eu castrava. Se for outro devido a outro problema como dominância, pode-se resolver depois da castração se esta não ajudar.
Eu castrei o meu cão com 3 anos, sem nunca ter cruzado, e só me arrependo de não o ter feito mais cedo.
Isso mesmo.

A castração, quando feita antes do primeiro ano de idade, diminui muitos problemas futuros, a nível comportamental e de saúde.

Acasalar, além de trazer mais infelizes ao mundo, só adia o problema sendo que, para o seu cão estar psicologicamente bem, deveria acasalar mais que uma vez por ano o que nunca seria possível.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado fev 09, 2013 11:57 am

Não podemos, aliás não devemos usar a castração como solução de todos os problemas.

Deve ser analisados os prós e os contras dessa medida.
mi_xen
Membro Veterano

sábado fev 09, 2013 12:12 pm

margoustink Escreveu:Não podemos, aliás não devemos usar a castração como solução de todos os problemas.

Claro que não, mas independentemente do problema a castração torna os cães de uma forma geral mais toleráveis. Eu castraria o cão e se o problema se mantesse podia ser resolvido de outras formas.
O que eu quero dizer é que a castração num caso destes não vai piorar nem agravar nada, quanto muito melhora ou não influencia, e as vantagens da mesma já ficam no animal :)
margoustink
Membro Veterano

sábado fev 09, 2013 12:26 pm

mi_xen Escreveu:
margoustink Escreveu:Não podemos, aliás não devemos usar a castração como solução de todos os problemas.

Claro que não, mas independentemente do problema a castração torna os cães de uma forma geral mais toleráveis. Eu castraria o cão e se o problema se mantesse podia ser resolvido de outras formas.
O que eu quero dizer é que a castração num caso destes não vai piorar nem agravar nada, quanto muito melhora ou não influencia, e as vantagens da mesma já ficam no animal :)
mi, não ia nada por aí...mas somos tendênciosos se a experiência foi boa.
Mas a castração não é isenta de problemas. Há pessoas que não falam tão bem da sua experiência e arrependem-se muito de o ter feito.

Eu tentava resolver os problemas de outras formas e em último caso castraria o cão.
mi_xen
Membro Veterano

sábado fev 09, 2013 12:46 pm

Claro que a nossa opinião é feita com base nas nossas experiências, e se já tivesse visto alguma a correr mal talvez não fosse tão a favor da cirurgia. De facto nunca vi nenhuma que corresse mal, mas não deixa de ser uma cirurgia, que apesar de rotineira tem sempre os possíveis perigos cirúrgicos associados.
Contudo, a minha opinião é que tem mais vantagens do que riscos associados apesar de perceber a ideia de quem pensa o contrário. V
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado fev 09, 2013 1:46 pm

Quando se trata de femeas, regra geral ha grandes beneficios da esterlização, porque lhes aumenta a esperança média de vida em cerca de 18meses (média) porque diminui a probabilidade de vir a desenvolver tumores mamários e nos ovários e etc.. No que toca aos machos, a coisa não é tão certa, a esperança de vida é geralmente a mesma, e diminui-se probabilidade de ocorrencia de tumores testiculares.. No entanto no caso dos tumores prostaticos a probabilidade tem tendencia para aumentar assim como outras complicações do foro urinário e etc..

Eu no caso das cadelas acho sempre que é uma mais valia esterilizar, no caso dos cães machos, já só o faço se vir que o comportamento e temperamento do cão está a ser prejudicado plea influencia hormonal..

No seu caso, procuraria averiguar primeiro se esses desvios não se devem a outras razoes.. caso ache que o problema é de facto hormonal, então passe para a castração. Aconselhe-se com um profissional e fale com o seu veterinário..
LuisSLB
Membro

sábado fev 09, 2013 1:53 pm

Geight Escreveu:
mi_xen Escreveu:Pois olhe, eu castrava. Se for outro devido a outro problema como dominância, pode-se resolver depois da castração se esta não ajudar.
Isso mesmo.

A castração, quando feita antes do primeiro ano de idade, diminui muitos problemas futuros, a nível comportamental e de saúde.

Acasalar, além de trazer mais infelizes ao mundo, só adia o problema sendo que, para o seu cão estar psicologicamente bem, deveria acasalar mais que uma vez por ano o que nunca seria possível.
Não diga isso. Há imensa controvérsia sobre se é benéfico ou não castrar. E acasalar não significa que se estejam a trazer infelizes ao mundo. Podem ser muito felizes, como de resto podem ser ou não as pessoas.
Penchas
Membro Júnior
Registado: sexta fev 10, 2012 6:26 pm
"Juba" com um ano:)

sábado fev 09, 2013 2:32 pm

Obrigado por todas as opiniões.
Tenho de facto andado bastante preocupado, pois ainda ha pouco ao almoço convidei um casal amigo para vir almoçar connosco e noto bastante agressividade da parte dele, quase que novamente ia mordendo a minha amiga, comigo e com a minha namorada n é agressivo, mas mesmo assim noto q ele anda muito agitado, n é normal visto q é um golden são raças supostamente mais calmas, e até hoje sempre foi um cão dócil, obediente, e calmo connosco e com toda a gente, portanto tenho quase a certeza q ele anda assim devido á doideira das cadelas, a nivel hormonal está desequilibrado!!
LuisSLB
Membro

sábado fev 09, 2013 2:48 pm

Em vez de se preocupar com o castrar, acho que se devia preocupar mais com a obediência do cão, isso sim é fundamental.
margoustink
Membro Veterano

sábado fev 09, 2013 3:20 pm

Penchas Escreveu:Obrigado por todas as opiniões.
Tenho de facto andado bastante preocupado, pois ainda ha pouco ao almoço convidei um casal amigo para vir almoçar connosco e noto bastante agressividade da parte dele, quase que novamente ia mordendo a minha amiga, comigo e com a minha namorada n é agressivo, mas mesmo assim noto q ele anda muito agitado, n é normal visto q é um golden são raças supostamente mais calmas, e até hoje sempre foi um cão dócil, obediente, e calmo connosco e com toda a gente, portanto tenho quase a certeza q ele anda assim devido á doideira das cadelas, a nivel hormonal está desequilibrado!!
E não será que o frio tem afastado os donos de uns passeios mais prolongados onde ele possa perder essa agitação.

Em casa arranje umas rótulas bem frescas para ele roer, ofereça-lhe aqueles brinquedos que eles precisam de "pensar" como tirar a comida lá de dentro.

E brinque com ele, com bolas e discos, coisas assim.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado fev 09, 2013 7:52 pm

LuisSLB Escreveu:Não diga isso. Há imensa controvérsia sobre se é benéfico ou não castrar. E acasalar não significa que se estejam a trazer infelizes ao mundo. Podem ser muito felizes, como de resto podem ser ou não as pessoas.
Claramente não vou discutir esse assunto consigo, apenas dou umas palavras-chave para quem quiser ponderar sobre o assunto: criadeiros, sites de compra e venda (e até doação), 200€ ou 300€, canis, associações, sobrelotação, abate.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Responder

Voltar para “Cães”