Cavalier King Charles

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mpintovng
Membro
Registado: terça fev 21, 2012 2:39 pm

segunda fev 11, 2013 9:54 pm

Gostava de saber se me podem dar informações sobre esta raça..nomeadamente o problema da linhagem inglesa..como ou o que fazer para a evitar...bem agradeço tudo o que me puderem dizer.
Ha cerca de um ano estivemos quase a decidir comprar um mas só agora se reuniram as condições necessárias para podermos acrescentar mais um cãozinho à família.

Ja pedi lista ao CPC mas agradeço qualquer recomendação a este propósito (criadores) porque obtive mesmo dentro da lista do CPC preços bastante dispares o que nos faz ficar um pouco na duvida. Zona do Porto/Gaia preferencialmente (nem que seja por mensagem privada).
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 11, 2013 9:59 pm

Não conheço criadores mas sei que é a raça com maior predisposição para problemas de saúde graves hereditários por isso só lhe posso recomendar o maior cuidado na escolha do criador.

Tem aqui um site que o pode orientar em muita coisa: http://www.cavalierhealth.org/

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda fev 11, 2013 10:22 pm

dinodane Escreveu:mas sei que é a raça com maior predisposição para problemas de saúde graves hereditários
E diz isso com base em ...?
Estatística? Experiência pessoal? Documentários de realidades locais? CKCS que conhece que desenvolveram patologias? ...?
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda fev 11, 2013 10:32 pm

Olá.
A raça é de facto espectacular. É muito inteligente, meiga, brincalhona e essencialmente muito adaptável ao estilo de vida do dono.

Pela minha parte, tive algum cuidado e procurei cães originarios de linhas com muito pouca consaguinidade (tentando obter maior diversidade genética) e evitei cães de origens das linhas inglesas.

Apenas se comprar um cão com LOP poderá fazer esta triagem. De outra forma não saberá o que está a comprar e anda por aí muita coisa esquisita. Eu essencialmente queria um cão saudável.

Deixo-lhe 1 site que não é apenas uma listagem de doenças possíveis a Cavs e outros cães, onde pode falar com donos de outros cavaliers e colocar questões a que terá sempre resposta (e quando tiver o cão, vai identificar-se completamente nas questões e relatos!!):
http://www.cavaliertalk.com/

PS - Conheço criadores, mas todos de Coimbra para baixo.
dinodane
Membro Veterano

segunda fev 11, 2013 11:08 pm

srYuki Escreveu:
dinodane Escreveu:mas sei que é a raça com maior predisposição para problemas de saúde graves hereditários
Estatística? Experiência pessoal? Documentários de realidades locais? CKCS que conhece que desenvolveram patologias? ...?
Estátística. Pode ler aqui http://www.cavalierhealth.org/overview.htm e em muitas outras fontes.

Mpintovng
Membro

segunda fev 11, 2013 11:17 pm

srYuki Escreveu:Olá.
A raça é de facto espectacular. É muito inteligente, meiga, brincalhona e essencialmente muito adaptável ao estilo de vida do dono.

Pela minha parte, tive algum cuidado e procurei cães originarios de linhas com muito pouca consaguinidade (tentando obter maior diversidade genética) e evitei cães de origens das linhas inglesas.

Apenas se comprar um cão com LOP poderá fazer esta triagem. De outra forma não saberá o que está a comprar e anda por aí muita coisa esquisita. Eu essencialmente queria um cão saudável.

Deixo-lhe 1 site que não é apenas uma listagem de doenças possíveis a Cavs e outros cães, onde pode falar com donos de outros cavaliers e colocar questões a que terá sempre resposta (e quando tiver o cão, vai identificar-se completamente nas questões e relatos!!):
http://www.cavaliertalk.com/

PS - Conheço criadores, mas todos de Coimbra para baixo.
O sitio não tem problema de maior, se necessário deslocamo-nos ate la; estive a rever um que me indicou do Sr Miguel.
SE por acaso tiver mais sugestões esteja à vontade, desta vez é para ir para a frente.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda fev 11, 2013 11:39 pm

dinodane Escreveu:
srYuki Escreveu:
Estátística. Pode ler aqui http://www.cavalierhealth.org/overview.htm e em muitas outras fontes.
Olhe, estive a ver e não vi nada disso.
Aqui diz: "Many of these disorders are present in other breeds of dogs, some to a greater extent than in the CKCS and some to the same or a lesser extent. We do not contend that all of these diseases are unique to cavaliers. But this website is only about the cavalier King Charles spaniel."

Portanto, aqui estão problemas que afectam os cavaliers mas também outras raças, e como aqui diz, umas mais, outras menos. Não vi em algum lado algum que fosse
dinodane Escreveu: a raça com maior predisposiçãopara problemas de saúde graves hereditários
. :o :o :o

Comentários assim género "diz-que-disse", associados ao documentário da situação no Reino Unido, leva a que as pessoas pensem que os veterinários estão apinhados de cavaliers. Coisa que não podia estar mais longe da verdade! Sabe qual é o problema de que realmente os Cavs podem sofrer e isso sim, já será realmente frequente? Obesidade. Que complicará efectivamente algum problema que lhes surja na idade-senior.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda fev 11, 2013 11:46 pm

Mpintovng Escreveu:
O sitio não tem problema de maior, se necessário deslocamo-nos ate la; estive a rever um que me indicou do Sr Miguel.
SE por acaso tiver mais sugestões esteja à vontade, desta vez é para ir para a frente.
Essa é de facto a melhor sugestão que lhe posso fazer. Vou mandar-lhe +2 por mp, mas terá que fazer a sua triagem e o seu tpc, ok? (por exemplo nunca visitei os canis)
Mpintovng
Membro

segunda fev 11, 2013 11:46 pm

Pois...é um facto que muitas das raças têm alguns problemas conhecidos e se nos deixarmos assustar não compramos nada..das raças que tinha escolhido.. Cavalier, Pug e Bulldog Francês todas tinham alguns problemas conhecidos.
Tambem tive um Setter irlandês que tinha um sopro no coração, mas felizmente mesmo assim, ainda nos fez companhia por muito tempo.
E de facto o Cavalier tem o perfil certo para o que procuro
Mpintovng
Membro

segunda fev 11, 2013 11:48 pm

srYuki Escreveu:
Mpintovng Escreveu:
Essa é de facto a melhor sugestão que lhe posso fazer. Vou mandar-lhe +2 por mp, mas terá que fazer a sua triagem e o seu tpc, ok? (por exemplo nunca visitei os canis)

Obrigado! a sua cadelinha é do Sr Miguel?
dinodane
Membro Veterano

quarta fev 13, 2013 2:53 am

srYuki Escreveu:
dinodane Escreveu:
srYuki Escreveu:
Aqui diz: "Many of these disorders are present in other breeds of dogs, some to a greater extent than in the CKCS and some to the same or a lesser extent. We do not contend that all of these diseases are unique to cavaliers. But this website is only about the cavalier King Charles spaniel."

Portanto, aqui estão problemas que afectam os cavaliers mas também outras raças, e como aqui diz, umas mais, outras menos. Não vi em algum lado algum que fosse
dinodane Escreveu: a raça com maior predisposiçãopara problemas de saúde graves hereditários

Comentários assim género "diz-que-disse", associados ao documentário da situação no Reino Unido, leva a que as pessoas pensem que os veterinários estão apinhados de cavaliers. Coisa que não podia estar mais longe da verdade! Sabe qual é o problema de que realmente os Cavs podem sofrer e isso sim, já será realmente frequente? Obesidade. Que complicará efectivamente algum problema que lhes surja na idade-senior.

Só cito da dita página:
Some severe genetic disorders, such as mitral valve disease (MVD), are pervasive in cavaliers. By age five years, over half of all cavalier King Charles spaniels are expected to have mitral valve murmurs, and that percentage increases to the point that among those that survive to age ten years, nearly all of them are predicted to have MVD. The expected lifespan of a CKCS can be quite short -- as young as seven years to an average of eleven years -- the briefer lives due mainly to the terminal effect of early-onset mitral valve disease. Other disorders, such as hip dysplasia, should afflict one out of every four cavaliers. Still others, such as syringomyelia (SM), are progressing through the breed so rapidly that statistics have not been able to keep up with the pace. The current estimate of SM is over half of all cavaliers, and for its companion disorder, Chiari-like malformation, approaching 100% of all CKCSs.
I rest my case e volto a dizer à pessoa que quer adquirir o cão: muito cuidado na escolha do criador.

Mpintovng
Membro

quarta fev 13, 2013 7:51 pm

dinodane Escreveu:
srYuki Escreveu:
dinodane Escreveu:
srYuki Escreveu:

Só cito da dita página:
Some severe genetic disorders, such as mitral valve disease (MVD), are pervasive in cavaliers. By age five years, over half of all cavalier King Charles spaniels are expected to have mitral valve murmurs, and that percentage increases to the point that among those that survive to age ten years, nearly all of them are predicted to have MVD. The expected lifespan of a CKCS can be quite short -- as young as seven years to an average of eleven years -- the briefer lives due mainly to the terminal effect of early-onset mitral valve disease. Other disorders, such as hip dysplasia, should afflict one out of every four cavaliers. Still others, such as syringomyelia (SM), are progressing through the breed so rapidly that statistics have not been able to keep up with the pace. The current estimate of SM is over half of all cavaliers, and for its companion disorder, Chiari-like malformation, approaching 100% of all CKCSs.
I rest my case e volto a dizer à pessoa que quer adquirir o cão: muito cuidado na escolha do criador.
De facto é preocupante ( de qualquer maneira esse texto que citou diz que a media de esperança de vida é 11 anos), mas a personalidade deste cão é mesmo aquilo que pretendíamos mas confesso que é um assunto que nos esta a preocupar.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta fev 13, 2013 8:20 pm

Mpintovng Escreveu: De facto é preocupante ( de qualquer maneira esse texto que citou diz que a media de esperança de vida é 11 anos), mas a personalidade deste cão é mesmo aquilo que pretendíamos mas confesso que é um assunto que nos esta a preocupar.
De acordo com este mesmo site, a esperança média de vida de um dálmata é de 10 a 12 anos. O meu primeiro dálmata apanhou leshmeniose aos 7 anos, fez um tratamento horrível (o único na época), durou mais 2 anos e foi abatido com 9, quando perdeu o uso da maior parte das suas capacidades.

E a Lesh não é uma doença genética, é uma doença que qualquer cão apanha. Por isso, as coisas acontecem quando têm que acontecer podemos andar preocupados com isto e depois acontece qualquer coisa do arco-da-velha. Ou até há condições pouco complicadas e o cão vive lindamente. Já tenho dito isto várias vezes, o que é preciso também é um bocadinho de sorte!...

PS - E por esta experiência que tive, até conto ± com os 10 anos de esperança média de vida, mas para mim, qualquer cão que passe os 9 anos, vejo o resto como um bónus.
Responder

Voltar para “Cães”