Tentar mordiscar as mãos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JosueRod
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

quarta fev 13, 2013 4:20 pm

Boa Tarde.

Tenho uma questão a ver se alguém se saberá responder.

Tenho tentado ensinar o cão a entrar em casa ...e algumas instruções básicas, cheguei até a ter a ajuda de um treinador ... mas não apareceu mais depois da primeira lição ... ( é o que dá contratar pessoas pela Net ... :-| )

Têm sido relativamente simples ... pensei , honestamente, que seria mais complicado , o necessário é muita paciência , calma e atitude ...

agora .. a questão é ... está sempre a tentar "mordiscar-me" as mãos ... não morde .. mas está sempre lá com os dentes ...

tenho medo de estar a fazer alguma coisa mal e andar a stressa-lo a ponto de um dia , morder mesmo ...

sabem se terá algum significado especifico ? este do morder das mãos ?

( já agora se alguém souber de algum treinador que vá ao domicilio e que seja de CONFIANÇA na zona de Braga/Arredores.... que me diga ... isto de andar á procura deles na Net ... é só surpresas ... )

Ob.
JackCocker
Membro Veterano
Mensagens: 257
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Localização: Cocker Spaniel Ingles Azul Ruão e Laranja Ruão

quarta fev 13, 2013 4:24 pm

Nos cachorros, mordiscar é uma forma de mostrar afecto. :D :D
Admira-me que o magoe.. isso com a idade passa-lhe.
Ele não dá lambidelas depois?
Cresp0
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça nov 06, 2012 9:12 am

quarta fev 13, 2013 4:42 pm

aperte lhe o nariz devagar de forma ao incomodar mas como foi dito a cima e uma forma de mostrar afecto deles, a minha faz isso e nunca aleijou ninguem e ja pesa quase 30kg.

boa sorte
JosueRod
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

quarta fev 13, 2013 5:08 pm

Atenção ... Ele não me magoa ...
nem longe disso ... são apenas mordiscadelas !

Mas como apenas começou agora ( depois de iniciar o treino ) é que ele esteja a reagir mal à autoridade e tente alguma coisa mais seria ...

mas queria acreditar que é apenas brincadeira ....
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta fev 13, 2013 6:06 pm

JosueRod Escreveu:Atenção ... Ele não me magoa ...
nem longe disso ... são apenas mordiscadelas !

Mas como apenas começou agora ( depois de iniciar o treino ) é que ele esteja a reagir mal à autoridade e tente alguma coisa mais seria ...

mas queria acreditar que é apenas brincadeira ....
Em muitas alturas os meus cães faziam isso de forma carinhosa, não magoavam e os olhos deles também me diziam que era só mimos.

Quando não quer esse mimos, afasta-se. Mas penso que seja as mordiscadelas típicas.
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta fev 13, 2013 7:04 pm

JackCocker Escreveu:Nos cachorros, mordiscar é uma forma de mostrar afecto. :D :D
Admira-me que o magoe.. isso com a idade passa-lhe.
Ele não dá lambidelas depois?
Não concordo! E acho arriscado ficar á espera que passe sem contrariar desde já, Ainda se arrisca a daqui a uns tempos , quando ele for maior, a alguma demonstração de " amor assolapado" daquelas que aparecem nos telejornais.
Eu começava, desde já, a mostrar o meu desagrado com essas mordidinhas. Seja com o famoso NÃO sonoro, seja com um AI e consequente interrupão da brincadeira, de modo a que ele comece a associar esse comportamento com algo que lhe desagrada.
É por brincadeira, concerteza que é. Mas se não contrariar ele vai pensar que é aceitavel e não vai parar de o fazer. E mesmo que aprenda a controlar a força da mordidinha, algum dia pode distrair-se e morder com mais força. Se for ao dono é menos mau :twisted: , agora se é a outra pessoa ....
Sofia
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta fev 13, 2013 7:29 pm

Eu considero importante esta fase porque é agora que eles aprendem a força da mordidela...um cão que nunca lhe foi permitido passar por esta fase em cachorro pode fazer estragos mais tarde pois nao tem noção da sua força.
Sempre que lhe morder, de-lhe um toque para o afastar e meta-lhe um boneco na boca, para ele aprender que ali sim pode morder e nao nas maos dos donos...
E tenha paciencia, muita paciencia :D :D
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta fev 13, 2013 10:52 pm

Pois, eu também não acho que seja afecto.

Eles na ninhada aprendem logo que se o afecto for mais forte, pára a brincadeira.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta fev 14, 2013 12:24 am

LFGomes Escreveu:Eu considero importante esta fase porque é agora que eles aprendem a força da mordidela...um cão que nunca lhe foi permitido passar por esta fase em cachorro pode fazer estragos mais tarde pois nao tem noção da sua força.
Sempre que lhe morder, de-lhe um toque para o afastar e meta-lhe um boneco na boca, para ele aprender que ali sim pode morder e nao nas maos dos donos...
E tenha paciencia, muita paciencia :D :D
É basicamente isto.
E a Nicosa também tem razão.
As pessoas concentram-se muito em saber se o que o cão faz "é por mal ou por bem"; deviam concentrar-se mais (ou, pelo menos, também) em distinguir se o comportamento é aceitável para nós ou não.

Nisto das mordidelas de cachorro. Primeira coisa a saber: sim, é a forma natural de o seu cachorro interagir consigo e com o mundo; não há nada de errado nisso, muito pelo contrário. Segunda coisa: como deduzo que isso não seja algo que queira permitir ao seu cachorro, especialmente quando ele tiver dentição definitiva e força mandibular capaz de fazer estragos, então aproveite agora para dar uma novidade surpreendente ao seu cão: dentes na pele humana não se aceitam! E isso faz-se demonstrando o seu desagrado quando tal acontece. Sempre que ele mordiscar, reclame e deixe-o sozinho. Numa segunda fase, quando ele perceber que não gostamos disso, redireccione o "apetite" dental do seu cachorro para algo aceitável (um brinquedo, um osso). Por fim, pode fazer algo como isto http://www.youtube.com/watch?v=c77--cCHPyU ; ou seja, mostre-lhe as mãos e antecipe-se aos "abocanhamentos" dando-lhe algo de que ele goste. Assim ele firmará o seu comportamento baseado nestes pilares: (i) os humanos são sensíveis e não gostam de dentadas, mesmo que sejam a brincar; (ii) existem coisas próprias para eu espetar os meus dentes; (iii) só tenho a ganhar em manter a minha boca longe da pele humana, eu gosto de não morder.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta fev 14, 2013 9:06 am

lds6, essa questão das mordidas, tem dividido a minha opinião desde à uns anos para esta parte.

Em primeiro, porque tive cães que lhes era permitido às vezes essas brincadeiras. E tive cães aos quais proíbiamos determinantemente.

Sempre que havia essas dentadinhas, nós usavamos os bonecos e demonstramos que não era permitido.

Acho que perdiamos brincadeiras que tive com os primeiros cães, sem que eles nunca me magoassem. Porque ao ter permitido, também eles aprenderam a não magoar. O que não via propriamente nos outros.
JosueRod
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

quinta fev 14, 2013 1:13 pm

hum ... pois , mas no meu caso não é bem um cachorro ... já têm 6 anos ...
daí a minha preocupação ... :wink:

Josué Rodrigues
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta fev 14, 2013 1:40 pm

JosueRod Escreveu:hum ... pois , mas no meu caso não é bem um cachorro ... já têm 6 anos ...
daí a minha preocupação ... :wink:

Josué Rodrigues

Então siga o que disse o lds6, porque mesmo em cachorros provávelmente será o comportamento correto a ter.


Já agora em cachorro deixava-o mordiscar?
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta fev 14, 2013 1:47 pm

No seu caso digo-lhe, deixe dos medos de stressar o cão.

Redireccione o mordiscar para outra coisa ,brincadeira e churro para cima para ele traçar à vontade.
Cada vez que lhe for às mãos,sai uma repreensão e correctivo.
Mas afinal quem é que manda aí? :wink:

Ou o seu cão é algum crocodilo ou leão?se for, então procure um treinador que o treine a si para depois treinarem o seu cão,pois pelo que escreveu,a sua postura parece-me um bocado hesitante e para cães possantes e/ou dominantes isso é pequeno almoço.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta fev 14, 2013 2:40 pm

margoustink Escreveu:lds6, essa questão das mordidas, tem dividido a minha opinião desde à uns anos para esta parte.

Em primeiro, porque tive cães que lhes era permitido às vezes essas brincadeiras. E tive cães aos quais proíbiamos determinantemente.

Sempre que havia essas dentadinhas, nós usavamos os bonecos e demonstramos que não era permitido.

Acho que perdiamos brincadeiras que tive com os primeiros cães, sem que eles nunca me magoassem. Porque ao ter permitido, também eles aprenderam a não magoar. O que não via propriamente nos outros.
Margoustink,
o objectivo daqueles passos todos é, justamente, fazer com que o cão aprenda a dosear a força bocal. Assim, se quisermos, podemos começar brincadeiras ou jogos que envolvam algum abocanhar, tendo, contudo, a certeza de que o cão está preparado para esses jogos, e não vai nunca exercer pressão dental sobre a pele humana.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta fev 14, 2013 2:52 pm

JosueRod Escreveu:hum ... pois , mas no meu caso não é bem um cachorro ... já têm 6 anos ...
daí a minha preocupação ... :wink:

Josué Rodrigues
ah! por isso é que o treinador não voltou a aparecer :D .

hm, assim sendo, eu saltaria aquela primeira fase, que é destinada apenas para um cachorro, pois podemo-nos dar ao luxo de experimentar umas dentadinhas, uma vez que nunca aleijam muito, e é a altura ideal para ir treinando o nosso cachorro a dosear a força que exerce na mandíbula.
Mas, uma vez que o cão é adulto, então esse passo torna-se desnecessário e perigoso. Simplesmente, redireccione a actividade dental para outras coisas (brinquedos ocos, com comida ou algo atractivo e cheiroso lá dentro, são excelentes opções), e faça aquele exercício do vídeo; não deixe o seu cão praticar as mordidas na sua pele. Cada vez que ele o fizer, ele vai sentir-se reforçado e as probabilidades de repetir vão aumentando cada vez mais. Antecipe-se, e demonstre que o que o Josué gosta e quer é que ele não o abocanhe; mas faça-o de modo a que o seu cão, ele próprio, também passe a gostar de e a não querer abocanhá-lo. A atitude "autoritária" poderá ter consequências piores ainda. "Mostrar quem manda" normalmente é sinónimo de uma atitude pouco compreensiva, brusca, intolerante; o que, às vezes, sem darmos conta, se transforma numa atitude confrontacional. Para mim, "mostrar quem manda" só faz sentido se for sinónimo de "assunção da responsabilidade de ensinar"; e isso implica ter noção de que a relação com o cão deverá ser muito mais de cooperação do que de confronto de vontades.
Responder

Voltar para “Cães”