Já pensou que o ele fazer xixi pode ter haver com algum problema de saúde e não comportamental?
Eu não percebo nada do assunto, mas era a primeira questão que colocaria a mim mesmo. Já falou com o seu veterinário?
Outra questão, ainda que não sendo muito normal, recebeu em casa outro animal? Poderia estar relacionado com a marcação de território. Mas reforço que não sou nenhum entendido no assunto, portanto o melhor será mesmo contactar o seu veterinário e expor-lhe a questão.
Boa sorte e espero que ele melhore
Rosnar!!
Moderador: mcerqueira
Um cao com 8 anos que começa a urinar dentro de casa sem motivo aparente merecia uma visita ao vet.
Pelo menos ligue-lhe e explique a situação.
Despistados problemas de saúde, terá de encontrar a origem do problema.
O rosnar foi provavelmente em modo de defesa (ou pode estar doente e a sentir dor)
Se quando chega a casa e vê o xixi, decide ralhar com o cao é normal que ele fique desorientado pois não vai perceber porque esta chateada.
Ralhar só se o apanhar no acto e mesmo assim pode não ser o melhor.
O primeiro passo no seu caso seria despistar problemas de saúde.
Pelo menos ligue-lhe e explique a situação.
Despistados problemas de saúde, terá de encontrar a origem do problema.
O rosnar foi provavelmente em modo de defesa (ou pode estar doente e a sentir dor)
Se quando chega a casa e vê o xixi, decide ralhar com o cao é normal que ele fique desorientado pois não vai perceber porque esta chateada.
Ralhar só se o apanhar no acto e mesmo assim pode não ser o melhor.
O primeiro passo no seu caso seria despistar problemas de saúde.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Sublinho a ideia de tentar ver se não se trata de problemas de saúde. Não tenho grande voto na matéria, como é óbvio, mas parece-me o mais provável.
No entanto, já li alguns relatos de cães que "perdem" as boas maneiras, e na maior parte dos casos, isso tem a ver com o facto de darmos por garantido certos comportamentos; e não adianta criticar ninguém, porque todos nós fazemos isso, sobretudo nas necessidades.
Repito, é bem provável que existam razões de foro veterinário; mas se for apenas um caso de educação..., pois volte ao princípio, com a vantagem de que agora o seu cão é adulto e já teve o hábito correcto, pelo que vai ser muito mais rápido do que quando foi da primeira vez.
Quanto a rosnar, bom, certamente haverá quem lhe vá dizer outras coisas; eu acho normal; quando me agridem eu também respondo; o problema é que os cães são muito de "amochar", e vai daí que que nós nos achamos no direito de fazer aquilo que não gostamos que nos façam a nós e ainda achamos petulante quando alguém esboça uma resposta...
Como isto é um fórum de gente prática, vou-lhe dar um exemplo. O meu cão não faz um gota dentro de casa desde, para aí, os 3 meses e meio/4 meses. E nunca foi preciso encostar-lhe um dedo; mas houve uma vez, já ele teria os seus 6 ou 7 meses, que fomos passar uns dias a casa dos meus pais. Pois que fez um xixi lá em casa; claro que me demonstrei desagradado e surpreendido, por reacção normal, como é evidente; como suspeitei que ele não tivesse feito tudo, porque o devo ter interrompido com a minha reacção, levei-o imediatamente à rua; ele fez... recompensei-o como se não houvesse amanhã: "ah, aqui em casa dos séniores também não se pode fazer... ok, ok, gotta", pronto, problema resolvido.
Mas há experiências para todos os gostos, e formas de lidar com a situação para todos os feitios; certamente que os Jasper Beardley cá da casa lhe darão outros conselhos; depois é só escolher.
No entanto, já li alguns relatos de cães que "perdem" as boas maneiras, e na maior parte dos casos, isso tem a ver com o facto de darmos por garantido certos comportamentos; e não adianta criticar ninguém, porque todos nós fazemos isso, sobretudo nas necessidades.
Repito, é bem provável que existam razões de foro veterinário; mas se for apenas um caso de educação..., pois volte ao princípio, com a vantagem de que agora o seu cão é adulto e já teve o hábito correcto, pelo que vai ser muito mais rápido do que quando foi da primeira vez.
Quanto a rosnar, bom, certamente haverá quem lhe vá dizer outras coisas; eu acho normal; quando me agridem eu também respondo; o problema é que os cães são muito de "amochar", e vai daí que que nós nos achamos no direito de fazer aquilo que não gostamos que nos façam a nós e ainda achamos petulante quando alguém esboça uma resposta...
Como isto é um fórum de gente prática, vou-lhe dar um exemplo. O meu cão não faz um gota dentro de casa desde, para aí, os 3 meses e meio/4 meses. E nunca foi preciso encostar-lhe um dedo; mas houve uma vez, já ele teria os seus 6 ou 7 meses, que fomos passar uns dias a casa dos meus pais. Pois que fez um xixi lá em casa; claro que me demonstrei desagradado e surpreendido, por reacção normal, como é evidente; como suspeitei que ele não tivesse feito tudo, porque o devo ter interrompido com a minha reacção, levei-o imediatamente à rua; ele fez... recompensei-o como se não houvesse amanhã: "ah, aqui em casa dos séniores também não se pode fazer... ok, ok, gotta", pronto, problema resolvido.
Mas há experiências para todos os gostos, e formas de lidar com a situação para todos os feitios; certamente que os Jasper Beardley cá da casa lhe darão outros conselhos; depois é só escolher.
Última edição por lds6 em quinta fev 21, 2013 7:27 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
A palmada era bem desnecessária. Um animal menos jovem já pode ter algumas mazelas físicas e têm menos paciência também.anapereiira Escreveu:Boa tarde,
Em primeiro lugar peço desculpa se já existir algum tópico semelhante, mas só reparei que existiam em cachorros e não com cães adultos .. de qualquer forma, cá vai.
Tenho um Labrador com 8 anos que ultimamente tem-lhe dado para fazer chichi dentro de casa (ocasionalmente) coisa que nunca fez desde que veio cá para casa e era cachorro! Desde pequeno que se habituou a pedir para ir à rua e vem chamar-nos com a pata sempre que quer pedir para abrirmos a porta para o jardim para ir ao seu espacinho (sim pode parecer estranho, mas ele faz isto!) ... Acontece que desde Setembro aproximadamente ele ocasionalmente faz chichi dentro de casa (nunca no mesmo sitio) ... já fez na cozinha , no corredor , até num dos quartos .. enfim!
Isto para explicar o tópico .. ontem ele voltou a fazer chichi dentro de casa, por isso ralhei com ele, dei-lhe uma palmada e meti-o lá fora! Acontece que, quando lhe dei a palmada (sou rapariga portanto nem sequer tenho muita força!!) ele rosnou-me e quando ralhei com ele , voltou a rosnar-me ... Sinceramente ele nunca fez isto ... já alguém teve uma situação semelhante?
Depois tento não lhe ligar nenhuma o resto do tempo e mando-o ficar na cama dele ... mas custa
Desenvolva brincadeiras que estimule o cão também mentalmente para que seja idoso mais saudável.
Quando o apanhar em flagrante, acho bem que lhe dê um aviso de tom grave na voz e mostre que definitamente aquilo não pode fazer. E ignore por um tempo a sua presença.
E como já lhe disseram, faça uma visita e veja se ele tem algum problema, porque pode ter.
Ainda há uns dias numa conversa com a treinadora falámos sobre isso. Os cães tendem a espelhar e a reagir aos nossos comportamentos de forma semelhante.
Isso acontecia com a minha cadela, sempre que eu a contrariava falando num tom de voz calmo mas assertivo ela não fazia nada, no entanto se eu ralhava num tom efusivo ela tendia a ladrar ou rosnar como resposta (e no seu caso ainda lhe deu uma palmada o que aumentou a reacção dele).
Primeiro penso que devia averiguar se não se trata de uma questão de saúde, uma vez que é um cão com 8 anos.
Em segundo penso que deveria evitar ralhar com o cão dessa forma, uma vez que não quer que esse comportamento (rosnar) escale e aumente de frequência.
Volte a reforçar positivamente sempre que ele fizer as necessidades no sitio correcto, como se faz com os cachorros, quem sabe ele não voltará a errar.
Isso acontecia com a minha cadela, sempre que eu a contrariava falando num tom de voz calmo mas assertivo ela não fazia nada, no entanto se eu ralhava num tom efusivo ela tendia a ladrar ou rosnar como resposta (e no seu caso ainda lhe deu uma palmada o que aumentou a reacção dele).
Primeiro penso que devia averiguar se não se trata de uma questão de saúde, uma vez que é um cão com 8 anos.
Em segundo penso que deveria evitar ralhar com o cão dessa forma, uma vez que não quer que esse comportamento (rosnar) escale e aumente de frequência.
Volte a reforçar positivamente sempre que ele fizer as necessidades no sitio correcto, como se faz com os cachorros, quem sabe ele não voltará a errar.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Ir ao vet, pode ter uma infecção urinária ou outra patologia.
-
- Membro Veterano
E em relação ao comportamento do cão, chama-se de agressividade defensiva.
"O rosnar não é um sinal de problemas comportamentais irreparáveis é sim uma forma de comunicar o seu desconforto por estar a ser forçado a viver uma situação ameaçadora aos seus olhos, para a qual não estava devidamente preparado, o dono está a pressionar demasiado o cão. E se os donos continuarem a pressionar muitos cães acabarão eventualmente por morder, uma vez que se vêem numa situação é que a dentada é a única coisa que podem fazer para evitar a exposição ao perigo."
http://bomcaopanheiro.blogspot.pt/2010/ ... -medo.html
"O rosnar não é um sinal de problemas comportamentais irreparáveis é sim uma forma de comunicar o seu desconforto por estar a ser forçado a viver uma situação ameaçadora aos seus olhos, para a qual não estava devidamente preparado, o dono está a pressionar demasiado o cão. E se os donos continuarem a pressionar muitos cães acabarão eventualmente por morder, uma vez que se vêem numa situação é que a dentada é a única coisa que podem fazer para evitar a exposição ao perigo."
http://bomcaopanheiro.blogspot.pt/2010/ ... -medo.html
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
off topic:
já repararam que desde que as teorias do positivismo sairam do armário, aumentou também o numero de ataques de cães a pessoas!
consigo comparar isto às novas formas de educar crianças, que está a fazer aumentar o numero de crianças violentas, mal educadas e agressivas!
just saying...
fim do off topic!
já repararam que desde que as teorias do positivismo sairam do armário, aumentou também o numero de ataques de cães a pessoas!
consigo comparar isto às novas formas de educar crianças, que está a fazer aumentar o numero de crianças violentas, mal educadas e agressivas!
just saying...
fim do off topic!

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Onde é que arranjou esses números? Pelo número de notícias? Hoje não houve nenhuma notícia de ataques de cães, mas houve alguns ataques, certamente; há todos os dias; sempre houve. Só que às vezes são notícias e outras vezes não.indigo003 Escreveu:off topic:
just saying...
fim do off topic!
E depois, fazer essa associação faz tanto sentido quanto dizer "já repararam que desde que as pessoas começaram a usar roupas mais casuais passou a haver mais crimes violentos?" São duas verdades; mas sem relação alguma uma com a outra. Reparem bem que os donos do Zico e dos outros cães que têm atacado violentamente nos últimos tempos têm mesmo ar de pessoas que andam de clicker para trás e para a frente e sempre batidinhos no youtube a ver os tutoriais.
Consegue fazer essa comparação sabe porquê? Porque não conhece nem o mundo do reforço positivo nem isso "das novas formas de educar crianças". Corrija-me se estiver enganado, mas é daqueles/daquelas que acha que reforço positivo é sinónimo de permissividade e que os "positivistas" são aquelas pessoas que estão sempre a dizer "coitadinho do cão..." etc. E corrija-me se estiver enganado, mas também acha que as formas actuais de educar crianças se resumem aos psicologismos segundo os quais quase todas as crianças de hoje são hiper-activas.
Pois está enganado/a, pois nem um nem outro se resumem a isso nem se confundem com isso.
Por fim: estude um pouco de história e faça força à memória: as crianças quando muito estão mais mimadas e sobreprotegidas, mas não estão mais violentas nem mal-educadas. Nos dias de hoje, uma miúda faz aquele aparato todo por causa de um telemóvel, e é notícia no telejornal; há 20 anos atrás aconteciam coisas bem piores e eram o prato do dia... e em escolas mais "bem frequentadas", com melhores resultados e melhor reputação do que aquela em específico... É um lugar-comum dizer-se que hoje as crianças isto e aquilo, e que no nosso tempo é que era; lembrem-se bem de como eram quando eram adolescentes, e lembrem-se das asneiras que vocês ou os vossos amigos faziam... só não andavam eram outros a filmar de telemóvel, nem andavam psicólogos nomear comportamentos e criar figuras especiais...
Também é um lugar-comum dizer-se que no tempo do Estado Novo pelo menos não havia crimes. Vá ver os registos, faça uma análise comparativa proporcional, e pasme-se com os resultados.
-
- Membro Veterano
Pois é, tem toda a razão, nota-se perfeitamente nos últimos casos de agressão que se souberam pela comunicação social que os cães eram educados em positivo. E olhe veja lá a coincidência deste tópico que o cão rosnou porque levou uma palmada positiva.indigo003 Escreveu:off topic:
just saying...
fim do off topic!
-
- Membro Veterano
e comparar cães a crianças... e já agora não tenho conhecimento do aumento de crianças violentas, mal educadas e agressivas devido à forma de educar. Quanto muito é por os pais meterem a educação dos filhos nos ombros dos professores, educadores e afins, e quanto a isso não ha muito a fazer.indigo003 Escreveu:off topic:
just saying...
fim do off topic!
(ai...)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Não me parece que haja positivismo algum por trás desses números. Nem tão pouco as crianças mais mal educadas são as crianças que não apanham palmadas . No caso dos cães, os casos mediáticos que tenho assistido, também em nenhum momento se fala que o cão é educado mediante sistema de positivismo.indigo003 Escreveu:off topic:
just saying...
fim do off topic!
Eu não acho de todo, que o facto de se educar um cão, por esse sistema que o cão seja um animal agressivo muito pelo contrário e muito bem ciente do que deve ou não fazer, para receber atenção do dono.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Tenho infelizes familiares na área do ensino.
As "crianças" mais mal educadas não só não levam palmadas como são por norma as que fazem o que querem em casa. Algumas têm o belo hábito de darem nos paizinhos, o que até nem é mal pensado uma vez que são eles os primeiros a desculparem as atitudes aberrantes das criaturas.
E dizer que são mal educadas é um eufemismo simpático. São hordas de bárbaros mongóis que deveriam ser confinados para lá da Grande Muralha.
As "crianças" mais mal educadas não só não levam palmadas como são por norma as que fazem o que querem em casa. Algumas têm o belo hábito de darem nos paizinhos, o que até nem é mal pensado uma vez que são eles os primeiros a desculparem as atitudes aberrantes das criaturas.
E dizer que são mal educadas é um eufemismo simpático. São hordas de bárbaros mongóis que deveriam ser confinados para lá da Grande Muralha.