A Dollie sempre comeu ração da Royal Canin, Mini adult, e dava-se bem, mas eu queria trocar para uma ração superior. Sendo assim, quando fomos a uma consulta na Vet há uns tempos, falei com a vet sobre qual seria melhor para ela, e visto que a cadela tem dermatite atópica, aconselhou-nos a Specific Food allergy CDD. Compramos um saco de 15kg, por cerca de 70€ e tal no consultório; francamente, já não me recordo do valor ao certo. Mas como tinha comprado dias antes um saco de ração da Royal Canin e como a Dollie estava a melhorar aos pouquinhos da dermatite com os banhos e o tratamento que estava a fazer, preferi terminar primeiro o saco da Royal Canin, fazer a transição e começar então a dar-lhe a Specific depois.
A ração da Royal Canin só está a terminar agora e decidi começar a transição. Que não está a correr nada bem... Ela já comeu outras rações, porque, muito esporadicamente, mando vir amostras e ela come. Desta nova ração, com algum custo, porque não demonstrou interesse, comeu a primeira tacinha. Mas, naquela noite, vomitou a comida quase toda, não sei porquê. No dia seguinte, tentei dar-lhe outra vez mas ela nem lhe tocou. Passou dois dias sem comer praticamente nada, porque recusava terminantemente a nova ração e eu neguei-lhe qualquer outra comida, para ver se a fome superava a teimosia. Mas não. E no terceiro dia, depois de lhe dar a medicação de manhã, como todos os dias (ela toma Anafranil para aliviar a ansiedade, principalmente quando fica sozinha e porque o stress também lhe faz mal à dermatite), vomitou logo a seguir. Não sei se vomitou por estar com o estômago vazio, nem sei porque ela vomitou da primeira vez com a comida. Apenas sei que ela recusa-se completamente a comer a ração Specific. Pode ter muita fome, fica contente quando eu coloco comida na tacinha dela, vê qual é e até vira o focinho.
Vou ter mesmo de lhe trocar a ração, já ando a tentar há uns dias sem resultados e não quero que ela passe fome, obviamente.
O meu maior problema, sinceramente, é que gastamos quase 80€ num sacão de ração, do qual ela comeu uma única taça. Já mandei mail à Vet, a pedir sugestões, se ela as tiver (basicamente foi este mail pouco alterado lol).
E vocês, têm alguma sugestão? Já pensei em vendê-lo mas não sei se isso funciona. É que foi bastante caro e está cheio... E francamente, por muito que gostasse de doá-lo, trabalho a part time, em inícios de vida em casal e 80€ faz-me mossa...
Beijinho