A minha cadela odeia a nova ração... E agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Snowzzz
Membro
Registado: quarta dez 19, 2012 12:37 pm

quarta fev 27, 2013 10:51 am

Bom dia! :D Cá venho eu colocar uma dúvida...

A Dollie sempre comeu ração da Royal Canin, Mini adult, e dava-se bem, mas eu queria trocar para uma ração superior. Sendo assim, quando fomos a uma consulta na Vet há uns tempos, falei com a vet sobre qual seria melhor para ela, e visto que a cadela tem dermatite atópica, aconselhou-nos a Specific Food allergy CDD. Compramos um saco de 15kg, por cerca de 70€ e tal no consultório; francamente, já não me recordo do valor ao certo. Mas como tinha comprado dias antes um saco de ração da Royal Canin e como a Dollie estava a melhorar aos pouquinhos da dermatite com os banhos e o tratamento que estava a fazer, preferi terminar primeiro o saco da Royal Canin, fazer a transição e começar então a dar-lhe a Specific depois.
A ração da Royal Canin só está a terminar agora e decidi começar a transição. Que não está a correr nada bem... Ela já comeu outras rações, porque, muito esporadicamente, mando vir amostras e ela come. Desta nova ração, com algum custo, porque não demonstrou interesse, comeu a primeira tacinha. Mas, naquela noite, vomitou a comida quase toda, não sei porquê. No dia seguinte, tentei dar-lhe outra vez mas ela nem lhe tocou. Passou dois dias sem comer praticamente nada, porque recusava terminantemente a nova ração e eu neguei-lhe qualquer outra comida, para ver se a fome superava a teimosia. Mas não. E no terceiro dia, depois de lhe dar a medicação de manhã, como todos os dias (ela toma Anafranil para aliviar a ansiedade, principalmente quando fica sozinha e porque o stress também lhe faz mal à dermatite), vomitou logo a seguir. Não sei se vomitou por estar com o estômago vazio, nem sei porque ela vomitou da primeira vez com a comida. Apenas sei que ela recusa-se completamente a comer a ração Specific. Pode ter muita fome, fica contente quando eu coloco comida na tacinha dela, vê qual é e até vira o focinho.

Vou ter mesmo de lhe trocar a ração, já ando a tentar há uns dias sem resultados e não quero que ela passe fome, obviamente.
O meu maior problema, sinceramente, é que gastamos quase 80€ num sacão de ração, do qual ela comeu uma única taça. Já mandei mail à Vet, a pedir sugestões, se ela as tiver (basicamente foi este mail pouco alterado lol).

E vocês, têm alguma sugestão? Já pensei em vendê-lo mas não sei se isso funciona. É que foi bastante caro e está cheio... E francamente, por muito que gostasse de doá-lo, trabalho a part time, em inícios de vida em casal e 80€ faz-me mossa...

Beijinho
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta fev 27, 2013 11:20 am

compre a ração antiga e ...misture-as! comece com uma % maior da que ela gosta e vá gradualmente invertendo as %s.
veja até onde pode ir nas variações...até pode ser que comece a gostar da nova. 8)
Snowzzz
Membro

quarta fev 27, 2013 11:37 am

homeless Escreveu:compre a ração antiga e ...misture-as! comece com uma % maior da que ela gosta e vá gradualmente invertendo as %s.
veja até onde pode ir nas variações...até pode ser que comece a gostar da nova. 8)
Pois, lá vai ter de ser... Eu já tentei misturar as comidas e ela deixa a nova de lado. Vai escolhendo e escolhendo, e a nova fica toda no chão. lol Mas vou tentar, com %s diferentes então.
Mas fiquei com um pouco de medo por ela ter vomitado... Aliás, ela comeu a primeira tacinha da nova ração (embora com algum custo e pouco interesse) e depois vomitou, e a partir daí, nem a quer ver. lol
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta fev 27, 2013 12:15 pm

A mim aconteceu-me parecido, há tempos comprei uma racao diferente e ela preferia passar fome a comer. Depois de tentar quase tudo, o que funcionou foi esborrachar a racao até ficar em pó e misturá-la bem com qualquer coisa que ela gostasse (racao de lata ou algo cozinhado). Aos poucos a racao foi desaparecendo e acho que se habituou ao sabor porque foi deixando de ser preciso fazer a mistura. Nao comeu muito bem, mas lá acabou a saca. Mas nunca vomitou.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta fev 27, 2013 12:21 pm

Boas...

Alguém sabe de algum caso de um cão, morrer à fome, com ração à frente?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Snowzzz
Membro

quarta fev 27, 2013 12:29 pm

Lourenca Escreveu:A mim aconteceu-me parecido, há tempos comprei uma racao diferente e ela preferia passar fome a comer. Depois de tentar quase tudo, o que funcionou foi esborrachar a racao até ficar em pó e misturá-la bem com qualquer coisa que ela gostasse (racao de lata ou algo cozinhado). Aos poucos a racao foi desaparecendo e acho que se habituou ao sabor porque foi deixando de ser preciso fazer a mistura. Nao comeu muito bem, mas lá acabou a saca. Mas nunca vomitou.
Lourenca que excelente ideia! Desfazer a ração e misturar com comida que ela gosta, eu até tenho alguma ração de lata por acaso... Boa ideia mesmo, obrigada. :)
Mesmo assim, acho que estou lixada, porque vou ter na mesma de comprar Royal Canin, para ela ir comendo e para ir misturando (pode ser que lhe pegue... ou não :?) e o saco da Specific é de 15kg, vai durar eternamente. :( Vou comer eu a ração. :lol: Ai a sério, chateia-me tanto ter trocado a comida... Só manias, estava ela tão bem a comer RC desde sempre... Agora anda a passar fome e a vomitar com uma ração para controlo de alergias alimentares. Boa.
Snowzzz
Membro

quarta fev 27, 2013 12:30 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Não, é um facto. Mas a minha já vomitou duas vezes nestes dias. E anda mesmo apagada... Além disso, tem 6kg e pouco, custa-me um bocado que passe 2 ou 3 dias sem comer nada. :?
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta fev 27, 2013 12:52 pm

Nem mais

Não sendo um cachorro ou um animal doente/debilitado, não vejo qual o problema.

Por vezes cede-se demasiado aos caprichos dos cães perante a alimentação e com resultados bem piores do que aqueles que se teria de estivessem 2 ou 3 dias sem comer.

Já tive um caso desses com um cão de um familiar que depois de experimentar tudo e mais alguma coisa, voltou ao inicio.

Nos primeiros dias, nem lhe tocava, hoje, não quer outra coisa
<strong>Paulo Santos</strong>
Snowzzz
Membro

quarta fev 27, 2013 12:56 pm

PauloSantos1 Escreveu:

Nem mais

Por vezes cede-se demasiado aos caprichos dos cães perante a alimentação e com resultados bem piores do que aqueles que se teria de estivessem 2 ou 3 dias sem comer.

Já tive um caso desses com um cão de um familiar que depois de experimentar tudo e mais alguma coisa, voltou ao inicio.

Ela já está há quase 3 dias sem comer. Então faço o quê? Deixo-a estar assim?

O único capricho que eu iria ceder era voltar a comprar-lhe a ração do costume. Ela sempre comeu aquela e deu-se bem.
Não é bem um caso de não querer ração. Aparentemente não quer é esta Specific e já vomitou 2 vezes...
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta fev 27, 2013 1:00 pm

Snowzzz Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:

Nem mais

O único capricho que eu iria ceder era voltar a comprar-lhe a ração do costume. Ela sempre comeu aquela e deu-se bem.
Não é bem um caso de não querer ração. Aparentemente não quer é esta Specific e já vomitou 2 vezes...
Se de facto o problema não for comer ração, mas sim comer essa em especifico e se com a ração anterior tudo corria bem e o estado geral do animal era satisfatório, se for por aí, acho que vale a pena voltar à situação anterior.
<strong>Paulo Santos</strong>
Snowzzz
Membro

quarta fev 27, 2013 1:08 pm

PauloSantos1 Escreveu:
Snowzzz Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:

Nem mais

Se de facto o problema não for comer ração, mas sim comer essa em especifico e se com a ração anterior tudo corria bem e o estado geral do animal era satisfatório, se for por aí, acho que vale a pena voltar à situação anterior.
Sim, o problema é a nova ração. Eu e a vet é que quisemos mudar, porque a RC tem muitas críticas e pelo preço, preferia queria dar-lhe algo como Acana, com mais proteína. A vet indicou esta por causa dos problemas de pele, e agora tenho um saco enorme de ração encostada a uma parede... Eu até podia insistir mais, mas ela vomitou 2 vezes e isso preocupa-me, não consigo evitar. Mas vou tentar fazer como a user Lourenca aconselhou, misturar bem a comida com outra coisa. Se ela vomitar, já sei que não pode mesmo comer. O problema é que isto vai demorar anos a fazer, são 15kg de ração para um cão com 6,5kg... :|
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta fev 27, 2013 3:51 pm

:o :o :o
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Snowzzz
Membro

quarta fev 27, 2013 4:20 pm

APedigree Escreveu:Para a grande maioria dos Vet, a melhor ração é a que deixa maior percentagem no consultório.
Pois, não sei. Acho que a minha vet não é assim... Até porque ela me sugeriu algumas rações diferentes para melhorar a pele e a dermatite mas esta pareceu-me a melhor, depois de conversarmos. E foi a primeira vez que comprei lá ração... Embora também ache que foi a última.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta fev 27, 2013 4:45 pm

A vomitar e apatica? Parece doente...tente outra comida para certificar e tire a temperatura.
E fale com a vet.

comeu e vomitou...provavelmente não é boa para ela.
Responder

Voltar para “Cães”