Infecção no útero

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

segunda mar 04, 2013 1:32 pm

Olá a todos!

Tenho uma cadela pastor belga com 11 aninhos que foi operada recentemente a um tumor mamário. Tiveram de lhe remover toda a cadeia mamária :( Hoje fui com ele para a mudança do penso e o vet disse-me que ela está com uma infecção no útero. Vamos começar a fazer o antibiótico de 8h em 8h (ela estava a fazer de 12h em 12h) e caso a infecção não passe tem de ser novamente operada para a remoção do útero. O meu maior receio é ela não aguentar pois a operação ao tumor foi bastante agressiva para ela...

Há alguém que tenha passado por uma experiência idêntica à minha?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mar 04, 2013 3:19 pm

Mas que chatice. Eu sei que a maioria aqui é contra a esterilização, mas é por estas coisas que eu sempre esterilizei ao primeiro cio.

Votos de que tudo corra bem. E dê um valente ralhete ao seu vet por não ter aproveitado aquando da remoção das cadeias mamárias. :(
Fruntcha
Membro

segunda mar 04, 2013 3:36 pm

WaterMonitor Escreveu:E dê um valente ralhete ao seu vet por não ter aproveitado aquando da remoção das cadeias mamárias. :(
Coitado... Ele não o fez porque a extracção do tumor foi mais complicada do que se esperava e a minha Lobita perdeu muito sangue. Nem foi possível remover um outro tumor localizado na cadeia mamária contrária. Acontece que os canais que irrigavam um dos tumores (ela tinha 3) eram da grossura de canetas e foi muito complicado e trabalhoso laquear esses canais todos. Ao todo ela tem cerca de 200 pontos dentro dela :( Mas o importante aqui é que está a correr tudo bem com a cicatrização.
Chato mesmo foi a infecção ter aparecido nesta altura. O vet até disse que pode ter sido o antibiótico a fazer aparecer os sintomas. Se ela não tivesse começado com o corrimento acastanhado eu nem me tinha apercebido de nada...
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda mar 04, 2013 3:38 pm

Ok. Pensei que ele não tinha dito que o melhor era mesmo limpar tudo.

Vamos torcer para que a infecção pare e que mais tarde consiga esterilizar. É importante que o faça porque há a clara hipótese de voltar.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 04, 2013 3:42 pm

Não deixe isso arrastar se melhorar aproveite logo para a esterilizar, porque a infeção aparece novamente.

As melhoras para a cadelita. Geralmente têm dores e isso é horrível.
Fruntcha
Membro

terça mar 05, 2013 5:08 pm

De certeza que a vou esterilizar. Como pode voltar a aparecer mais vale prevenir do que remediar e ainda por cima ela está cheia de dores. Dá-me um aperto no coração...

O meu único receio mesmo era a esterilização ser tão em cima da operação ao tumor. Já falei novamente com o vet e ele disse que só a opera quando ela estiver totalmente recuperada desta última.

Obrigada a todos :)
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mar 05, 2013 9:57 pm

Como estão as coisas?
Fruntcha
Membro

terça mar 05, 2013 11:27 pm

Parece-me estar melhor. Já não deita tanto pus pela vagina e o xixi já não tem aquele cheiro horrível que tinha ontem. Para alé disto o pus já está mais claro. Inicialmente era muito castanho. Isto leva-me a crer que o antibiótico está a dar resultado. De qualquer das maneiras só segunda-feira é que vai fazer análises para termos a certeza de que a infecção passou.
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

quarta mar 06, 2013 10:30 am

Passei pelo mesmo com a cadela pastor alemã da minha avó.

Era uma cadela muito activa e com alta resistência. Foi operada para retirar o útero tinha 16 anos, e na mesma operação retiraram o tumor mamário, resistiu e ficou pronta para outra, tendo durado mais dois anos... o incoveniente é que engordou como o caraças, porque nunca consegui convencer a minha avó a reduzir a dose da comida.

Aliás, ainda tenho o CD-Rom com a gravação da operação, obviamente nunca o vi...
Fruntcha
Membro

quarta mar 06, 2013 4:27 pm

16 anos???? Devia ser uma lutadora! Uma cadela a ser operada com essa idade e aguentar mais 2 anos é o sonho de qualquer dono.

Pois...a esterilização tem esse senão...engordam muito. Mas penso que controlando a dose de comida as coisas corram bem.

Tenho um gato que foi castrado e desde então dou-lhe a medida certa de comida por dia (antes da operação tinha comida à disposição) e ele está super bem. Nem gordo nem magro. Com a Loba será o que irei fazer também.
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

quarta mar 06, 2013 4:34 pm

Era um sonho de uma cadela, no Hospital veterinário cruzamo-nos com um criador de Pastor Alemão que ficou parvo com a vitalidade da cadela.

Posso dizer que com 16 anos ainda deitava baixo todos os bibelós dos movéis com a força da cauda e que ainda caçava ratos no quintal... Ainda corria e brincava como doida, nunca teve o mínimo sinal de displacia...

Foi uma boa cadela.... e uma excelente companhia para a minha avó.

E sim, o Veterinário quando retirou o utero na mesma oepração retirou o tumor mamário, sem estar previsto ou definido ...

Muito profissionais, ligavam todos os dias a dizer como estava a cadela, como tinha passado a noite, se tinha comido bem... fiquei parvo com o tratamento.

Tb pagamos para isso... :)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta mar 06, 2013 4:41 pm

Essa cadela tinha bons genes... :lol: Não é para todas.
Fruntcha
Membro

segunda mar 11, 2013 5:41 pm

A minha cadela foi hoje ao vet para tirar os pontos... Disseram-me que está a sarar muito bem :D

A infecção no útero é que não tem meio de passar :( Vai continuar com antibiótico até 4ªf e depois vai fazer análises para qual a quantidade de glóbulos brancos que está a produzir. Já estou com pena dela...anda sempre muito murcha e há vezes que nem quer comer. Pudera...a tomar antibiótico já há quase duas semanas...ninguém aguenta!

O vet disse que caso a infecção não passe terá de ser esterilizada mas que só o poderá fazer quando estiver totalmente recuperada da última operação. Uma questão que pus a mim mesma foi: até lá vai ficar a sofrer com a infecção? Será que não há mais nada a fazer?
Não perguntei isto ao vet porque não fui eu quem foi hoje com ela...
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda mar 11, 2013 7:15 pm

Não, não há mais nada a fazer do que dar a medicação e estar de olho na cadela. A situação da sua cadela é mesmo muito chata.

Oxalá ela recupere rápido para poder ser esterilizada.

Ando cá com umas teorias sobre a esterilização que gostava de debater aqui. Já esterilizei muitos gatos, mas isso não traz qualquer dado para a minha teoria porque Persas e Exóticos não engordam a seguir e nem sequer precisam de mudar a dieta. Garanto.

A teoria é a seguinte: estou um bocado convencida que a esterilização em cães jovens não causa o mesmo aumento de peso que em cães de meia idade e idosos.

Passo a expor a minha experiência:

3 cadelas esterilizadas ao primeiro cio. Nenhuma engordou, apenas a Terranova cresceu (sem banhas) até ao tamanho de um macho. Podia ser a genética dela.

1 cadela esterilizada por volta dos 2/3 anos. Ainda não engordou nada que se visse.

1 macho castrado à volta de um ano de idade. Não tem uma banha, tem efectivamente um tamanho bastante grande que parece não ser muito comum na cor. É um DA azul.

1 macho castrado aos 13 anos. É uma bola, não perde uma grama com ração específica e redução da mesma. Exercício só forçado.
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda mar 11, 2013 7:21 pm

Acrescento a explicação para a minha referência do aumento de tamanho:

Nos gatos aprendemos que ao esterilizarmos estamos a retirar a hormona que inibe o crescimento, havendo teorias (europeias) de que a esterilização precoce origina problemas de ossos frágeis no futuro.

Sabemos que os gatos castrados crescem bastante mais, só que lentamente. É fácil perceber isto num macho castrado antes de cruzar que a certa altura tem um corpo possante e uma cabecinha de alfinete. Um a dois anos depois a cabeça alarga e acompanha o crescimento do resto do corpo.

Nunca me informei destas coisas nos cães.
Responder

Voltar para “Cães”