Como prevenir a compra de animais em lojas e feiras
Moderador: mcerqueira
Todos nós sabemos e estamos alertados dos grandes inconvenientes de comprar cães em loja e/ou feiras. Mas, as pessoas que ainda não pertencem a este forum não conhecem os graves perigos que correm.
Acho, que deveria de haver uma lei que proibisse a venda de cães em lojas e feiras que não fossem portadores de LOP, chip, Boletim Sanitário em dia, Garantia Sanitária, e eventualmente Seguro.
A minha pergunta é: além deste forum, como é que se pode divulgar os perigos da compra em lojas e feiras? Será que criar uma petição é boa ideia? Ou ir aos variados eventos (petfestival, caminhadas, etc.) com flyers ?
Alguém tem ideas que queira compartilhar?
Obrigado.
Acho, que deveria de haver uma lei que proibisse a venda de cães em lojas e feiras que não fossem portadores de LOP, chip, Boletim Sanitário em dia, Garantia Sanitária, e eventualmente Seguro.
A minha pergunta é: além deste forum, como é que se pode divulgar os perigos da compra em lojas e feiras? Será que criar uma petição é boa ideia? Ou ir aos variados eventos (petfestival, caminhadas, etc.) com flyers ?
Alguém tem ideas que queira compartilhar?
Obrigado.
Última edição por LLing em segunda mar 04, 2013 11:35 pm, editado 1 vez no total.
Concerteza tem razão. Depois duma má experiência, é que se aprende e se ouve os conselhos dos bons amigos.dinodane Escreveu:É pregar aos peixes!!
Se até useiros e vezeiros aqui do fórum acham isso tudo bem... e ficam danados quando lhes tentamos fazer ver que foi má opção...
P.S. Não vou apagar o meu tópico, porque jà tenho a sua resposta acertada. E assim outros podem ler.
Obrigado.
A minha resposta não é de todo acertada, é de uma pessoa que vem repetindo isso até à exaustão e que entregou os pontos...
As pessoas não fazem ideia do que é criação ética, nunca ouviram falar de puppy mills e similares e quando decidem comprar um cão acreditam que é nas lojas e nos classificados da net que devem comprar. Todo o bicho careta acredita que qualquer um pode criar e vender, toda a gente acha que a cadelinha ou gatinha que tem em casa pode ser mamã e se isso envolver amealhar uns cobres melhor ainda. Querem um cão na hora, escolhem uma raça baseada na aparência e pouco mais e não querem esperar por uma ninhada, visitar ou conhecer o meio. Alguns nem estão para ir buscar o animal, querem ir à loja e levar logo ou até que lhes entreguem em casa.
E depois vêm aqui queixar-se que o animal não se parece com nada, que tem problemas de comportamento, que tem displasia, cataratas ou outra maleita qualquer e depois ficam todas ofendidas quando se tenta explicar onde erraram, e que o cãozinho ucraniano é tão bom como os outros e também tem direito à vida.
As pessoas não fazem ideia do que é criação ética, nunca ouviram falar de puppy mills e similares e quando decidem comprar um cão acreditam que é nas lojas e nos classificados da net que devem comprar. Todo o bicho careta acredita que qualquer um pode criar e vender, toda a gente acha que a cadelinha ou gatinha que tem em casa pode ser mamã e se isso envolver amealhar uns cobres melhor ainda. Querem um cão na hora, escolhem uma raça baseada na aparência e pouco mais e não querem esperar por uma ninhada, visitar ou conhecer o meio. Alguns nem estão para ir buscar o animal, querem ir à loja e levar logo ou até que lhes entreguem em casa.
E depois vêm aqui queixar-se que o animal não se parece com nada, que tem problemas de comportamento, que tem displasia, cataratas ou outra maleita qualquer e depois ficam todas ofendidas quando se tenta explicar onde erraram, e que o cãozinho ucraniano é tão bom como os outros e também tem direito à vida.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Enquanto existirem compradores de pechinchas e fofuxos, existirão vendedores e multiplicadores de todo o tipo de animais nas feiras, e lojas...
Tudo o que dizem é verdade e eu concordo a 100% mas também concordo que não haja muita informação para lá do virtual.
Haverão sempre procuradores das pechinchas e fofuxos, é inevitável. Mas também há os que compram na ignorância do que está por de trás e das consequências.
Acho que cabe a todos os que conhecem esta realidade, informar e consciêncializar a população sobre esta problematica. Podemos não "mover" 1000, mas se "movermos" 100 já não é mau.
Haverão sempre procuradores das pechinchas e fofuxos, é inevitável. Mas também há os que compram na ignorância do que está por de trás e das consequências.
Acho que cabe a todos os que conhecem esta realidade, informar e consciêncializar a população sobre esta problematica. Podemos não "mover" 1000, mas se "movermos" 100 já não é mau.
Ora aí é que está. Se as pessoas acreditam, significa que não conhecem esta realidade.dinodane Escreveu:As pessoas não fazem ideia do que é criação ética, nunca ouviram falar de puppy mills e similares e quando decidem comprar um cão acreditam que é nas lojas e nos classificados da net que devem comprar. Todo o bicho careta acredita que qualquer um pode criar e vender, toda a gente acha que a cadelinha ou gatinha que tem em casa pode ser mamã e se isso envolver amealhar uns cobres melhor ainda.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
As pessoas querem o cão mas querem barato, no fundo há uma questão egoísta a respeito. E nem sempre é tão naif, quanto pensamos, aliás a maior parte dos casos, será mesmo a diferença de preço que conta.
Quando sabem dessas questões todas e não têm uma base financeira lá grande coisa...pensam: Ah! Será que é mesmo assim como dizem? Ao escolher um cão, cujos pais sejam mais bonitinhos, acabamos por ter o cão e não gastar tanto.
Basicamente arriscam.
Algumas pessoas não acham legítimo poupar para comprar um cão, afinal são poupanças e devem ser investidas em bens, não num animal de estimação.
Há imensas considerações pessoais em torno deste assunto.
E depois haverá pessoas com algum suporte económico que por falta de informação acabam por comprar a pessoas conhecidas dos conhecidos, mas são muito poucas.
O salário mínimo em pt é quanto? Não dá para comprar num bom criador, julgo eu.
Quando sabem dessas questões todas e não têm uma base financeira lá grande coisa...pensam: Ah! Será que é mesmo assim como dizem? Ao escolher um cão, cujos pais sejam mais bonitinhos, acabamos por ter o cão e não gastar tanto.
Basicamente arriscam.
Algumas pessoas não acham legítimo poupar para comprar um cão, afinal são poupanças e devem ser investidas em bens, não num animal de estimação.
Há imensas considerações pessoais em torno deste assunto.
E depois haverá pessoas com algum suporte económico que por falta de informação acabam por comprar a pessoas conhecidas dos conhecidos, mas são muito poucas.
O salário mínimo em pt é quanto? Não dá para comprar num bom criador, julgo eu.
Última edição por margoustink em terça mar 05, 2013 3:28 pm, editado 1 vez no total.
A verdade é que a maior parte das pessoas não sabe "onde se compra um cão" ou como escolher, e pensa que o cão da raça X do sítio A ou sítio B é a mesma coisa. E como o sítio usual para compras é na loja ou na feira... Lá vai.
Confesso que antes de adoptar a minha cadela também nunca pensei muito onde é que se "arranjam" cães. Como queria adoptar uma rafeira para mim era óbvio, mas querendo comprar um de raça não saberia. Há muitos anos atrás (antes da internet) a minha mãe perguntou a um colega que tinha um cão se lhe arranjava um cão, porque não sabia onde procurar.
E se eu quiser um canário, um hamster, um peixe, onde é que arranjo? Também não faço idéia. A loja com "a coisa" na vitrine é o mais óbvio...
Além de que há imensas coisas que uma pessoa que não conheça nem se lembra de pensar. O que é um LOP, que há despistes de doenças genéticas típicas, que há "fábricas de cães" com muito más condições e sei lá mais o que. Só se percebe essas coisas quando se ouve falar delas...
Eu também só fiquei a saber mais depois de adoptar a minha cadela. Também podia ter corrido mal.
Confesso que antes de adoptar a minha cadela também nunca pensei muito onde é que se "arranjam" cães. Como queria adoptar uma rafeira para mim era óbvio, mas querendo comprar um de raça não saberia. Há muitos anos atrás (antes da internet) a minha mãe perguntou a um colega que tinha um cão se lhe arranjava um cão, porque não sabia onde procurar.
E se eu quiser um canário, um hamster, um peixe, onde é que arranjo? Também não faço idéia. A loja com "a coisa" na vitrine é o mais óbvio...
Além de que há imensas coisas que uma pessoa que não conheça nem se lembra de pensar. O que é um LOP, que há despistes de doenças genéticas típicas, que há "fábricas de cães" com muito más condições e sei lá mais o que. Só se percebe essas coisas quando se ouve falar delas...
Eu também só fiquei a saber mais depois de adoptar a minha cadela. Também podia ter corrido mal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O desgaste que transparece das palavras da Dinodane é o mesmo que sentem todas as pessoas que andam há anos a tentar ensinar coisas que a maioria não quer aprender.
Se eu quero o Bouledogue Francês agora porque é que devo esperar por uma ninhada de qualidade que ainda por cima me custa mais caro? É ir ali à loja do Centro Comercial ou consultar os anúncios da Internet. Ainda por cima os tipos da net trazem-me aqui à porta de casa e o criador de nome diz-me ao telefone que não vende sem me conhecer primeiro e quer que lá vá a casa, uma chatice.
Depois, perante o bebé, surge o que o Bondage refere e que é o factor "fofuxo". Quero levar o "fofuxo" já para casa!
Mais tarde começam os problemas, as doenças, os defeitos comportamentais. Mas aí já é tarde e a culpa não é nossa, é do "fofuxo" que se transformou num chouriço de 20 quilos e tenta diariamente matar a criancinha da casa, quando não está de diarreia e de visita ao vet.
É assim que funciona nos casos mais "suaves".
Se eu quero o Bouledogue Francês agora porque é que devo esperar por uma ninhada de qualidade que ainda por cima me custa mais caro? É ir ali à loja do Centro Comercial ou consultar os anúncios da Internet. Ainda por cima os tipos da net trazem-me aqui à porta de casa e o criador de nome diz-me ao telefone que não vende sem me conhecer primeiro e quer que lá vá a casa, uma chatice.
Depois, perante o bebé, surge o que o Bondage refere e que é o factor "fofuxo". Quero levar o "fofuxo" já para casa!
Mais tarde começam os problemas, as doenças, os defeitos comportamentais. Mas aí já é tarde e a culpa não é nossa, é do "fofuxo" que se transformou num chouriço de 20 quilos e tenta diariamente matar a criancinha da casa, quando não está de diarreia e de visita ao vet.
É assim que funciona nos casos mais "suaves".
-
- Membro Veterano
Lourenca, a grande parte das pessoas foi criada pelos pais a procurar ver a previsão meteorologica na net.
Não me parece que haja falta de informação e que as pessoas não procurem na net, essas coisas.
Fui ver o ordenado mínimo em pt, não tinha a certeza de quanto era. É rídiculo, pura e simplesmente insuficiente.
Não me parece que haja falta de informação e que as pessoas não procurem na net, essas coisas.
Fui ver o ordenado mínimo em pt, não tinha a certeza de quanto era. É rídiculo, pura e simplesmente insuficiente.
Tambem acho que o fraco poder de compra associado a um consumismo irracional e por impulso estão associados a este tipo de compra. Se ainda por cima a isso juntarmos o factor " A vizinha do 2º esquerdo tem um e anda toda convencida que tem ali o máximo. Deixa só ela põr os olhos neste ! "
temos o leque da burrada quase completo.

Sofia
Claro que há pessoas que optam pelo mais barato, mas nem sempre isso está em causa. Já vi cães em lojas sem LOP, a um preço mais alto do que muitos criadores praticam. E há quem os compre. Portanto nesses casos, não é o preço que conta, é mesmo a falta de informação.
-
- Membro Veterano
Em especial por impulso. A pessoa que compra em loja, muitas vezes, nem conhece a raça propriamente, ela quer o cão. Tem dinheiro e compra.__dani__ Escreveu:Claro que há pessoas que optam pelo mais barato, mas nem sempre isso está em causa. Já vi cães em lojas sem LOP, a um preço mais alto do que muitos criadores praticam. E há quem os compre. Portanto nesses casos, não é o preço que conta, é mesmo a falta de informação.
Exactamente!margoustink Escreveu:Em especial por impulso. A pessoa que compra em loja, muitas vezes, nem conhece a raça propriamente, ela quer o cão. Tem dinheiro e compra.__dani__ Escreveu:Claro que há pessoas que optam pelo mais barato, mas nem sempre isso está em causa. Já vi cães em lojas sem LOP, a um preço mais alto do que muitos criadores praticam. E há quem os compre. Portanto nesses casos, não é o preço que conta, é mesmo a falta de informação.
Eu já trabalhei numa petshop. Uma Ornim*ndo. E em tom de brincadeira muitas vezes comentavamos umas com as outras a irresponsabilidade das pessoas. Há no entanto uma frase que nunca vou esquecer de uma colega.
"as pessoas compram cães como quem compra objectos. Ora deixa cá ver a lista do que tenho para comprar... batatas, alface, pasta dos dentes, arroz, bolachas, cão..."
É por isso que seria bastante importante que este problema fosse divulgado fora das "paredes" do mundo virtual!