Enjoo no carro
Moderador: mcerqueira
Ja agora outro tópico.
O meu pequenote desde sempre que anda de carro. Mas tem um medo de MORTE! Basta chegar perto do carro ou por-lhe o arnês de segurança, para ele se começar logo a babar e a espumar da boca.
Não sei o que posso mais fazer. Ele nao teve más experiencias, porque eu sempre me preocupei em fazer com que ele associasse as viagens a guloseimas ou a um bocado de comida da humida, e sempre que saimos vamos brincar ou dar um passeio. Mas ainda assim ele tem um medo inacreditavel!
Ja tentei a tecnica de ligar o carro com ele la dentro. sair e dar lhe uma guloseima por nao enjooar, e ir aumentando a distancia.. mas mesmo assim não funciona.. ele continua a babar-se e a ter medo de andar de carro.
Em autoestrada é melhor, que ele deita-se e dorme.. mas ate lá chegar é um suplício. Alguem tem ideias?
O meu pequenote desde sempre que anda de carro. Mas tem um medo de MORTE! Basta chegar perto do carro ou por-lhe o arnês de segurança, para ele se começar logo a babar e a espumar da boca.
Não sei o que posso mais fazer. Ele nao teve más experiencias, porque eu sempre me preocupei em fazer com que ele associasse as viagens a guloseimas ou a um bocado de comida da humida, e sempre que saimos vamos brincar ou dar um passeio. Mas ainda assim ele tem um medo inacreditavel!
Ja tentei a tecnica de ligar o carro com ele la dentro. sair e dar lhe uma guloseima por nao enjooar, e ir aumentando a distancia.. mas mesmo assim não funciona.. ele continua a babar-se e a ter medo de andar de carro.
Em autoestrada é melhor, que ele deita-se e dorme.. mas ate lá chegar é um suplício. Alguem tem ideias?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Boas...
Se calhar é do condutor...

Se calhar é do condutor...

<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
Procure nos vídeos do Cesar Millan, há tempos vi um em que ele tratou de um problema desses.
Levou bastante tempo a dessensibilizar o cão ao carro, mas conseguiu. Foi uma questão de paciência e de muito entrar e sair do carro, entre outras manobras.
Levou bastante tempo a dessensibilizar o cão ao carro, mas conseguiu. Foi uma questão de paciência e de muito entrar e sair do carro, entre outras manobras.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
O condutor, quando ele vai no carro, parece uma velhinha a andar de triciclo. As pessoas até apitam por circular tão devagar, especialmente nas rotundas. Vou quase parado..fontedasbicas Escreveu:Boas...
Se calhar é do condutor...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()

Tenho que perder um fim de tratar disso...Floripes3 Escreveu:Procure nos vídeos do Cesar Millan, há tempos vi um em que ele tratou de um problema desses.
Eu não sei que idade tem o seu cão, mas a minha whippet até aí aos 2 anos sempre que andava de carro, nem que fosse para andar 100 m era uma desgraça, salivava e vomitava. A partir do momento que ficou adulta deixou de o fazer.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Então é uma questão de esperar, há cães que são mesmo assim e enjoam tal como nós.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Para o meu cão uma viagem de carro é algo divertido! Para a minha cadela é um suplício. Enjoa imenso na viagem, saliva e vomita. Sempre foi assim.
O que tentamos fazer é, com pena nossa, evitar levá-la em viagens. Fazer o máximo de paragens durante uma viagem com ela, mesmo que seja curta. Levar sempre uma toalha estendida na transportadora dela, para retirar depois de vomitada. Evitar percursos com curvas acentuadas. Evitar viajar nas horas de maior calor.
Estamos a tentar confirmar se a escuridão reduz o enjoo dela. Parece que sim, pois a última viagem que fizemos com ela, bastante longa por sinal, fizemo-la à noite. Ela estava desconfortável, mas não vomitou. Talvez a escuridão impeça o animal de ver a estrada passar rápido à sua frente, provocando o enjoo?
O que tentamos fazer é, com pena nossa, evitar levá-la em viagens. Fazer o máximo de paragens durante uma viagem com ela, mesmo que seja curta. Levar sempre uma toalha estendida na transportadora dela, para retirar depois de vomitada. Evitar percursos com curvas acentuadas. Evitar viajar nas horas de maior calor.
Estamos a tentar confirmar se a escuridão reduz o enjoo dela. Parece que sim, pois a última viagem que fizemos com ela, bastante longa por sinal, fizemo-la à noite. Ela estava desconfortável, mas não vomitou. Talvez a escuridão impeça o animal de ver a estrada passar rápido à sua frente, provocando o enjoo?
Todos os cães que eu tive e os 2 que tenho actualmente, tds smp adoraram andar de carro.
Nem sei o que diga no sentido de ajudar...mas e por vezes deixar o cão deitar-se no carro uns breves mintos...estando o dono tb lá com ele...para ver se o animal percebe que o carro é amigo
Nem sei o que diga no sentido de ajudar...mas e por vezes deixar o cão deitar-se no carro uns breves mintos...estando o dono tb lá com ele...para ver se o animal percebe que o carro é amigo

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
a minha cadela (quase 2 anos) desde pequenina foi habituada a fazer viagens de carro. algumas bem longas, por sinal.
no entanto, há cerca de um ano, talvez menos que isso, começou a enjoar (pior em viagens mais longas) e notava-se que se sentia desconfortável.
mas penso que foi só uma fase, já que ainda há pouco tempo fomos fazer geocaching para Penacova (o que envolve andar constantemente a parar & arrancar e ela portou-se lindamente).
já a minha velhota e o gato adoram andar de carro. a cadela adora levar com o vento no focinho; o gato adora ir à janela a investigar tudo o que se passa lá fora (costuma ir ao meu colo, já que as únicas viagens que faz só mesmo para ir até ao vet que fica a 4-5km de distância). e são bem capazes de dormir a viagem toda.
o gato só não gosta é de ir fechado na transportadora
(mesmo em viagens longas prefiro levá-lo o máximo de tempo possível ao colo; sempre aproveita para dormir já que na transportadora mia que se farta e não descansa nem deixa descansar)
no entanto, há cerca de um ano, talvez menos que isso, começou a enjoar (pior em viagens mais longas) e notava-se que se sentia desconfortável.
mas penso que foi só uma fase, já que ainda há pouco tempo fomos fazer geocaching para Penacova (o que envolve andar constantemente a parar & arrancar e ela portou-se lindamente).
já a minha velhota e o gato adoram andar de carro. a cadela adora levar com o vento no focinho; o gato adora ir à janela a investigar tudo o que se passa lá fora (costuma ir ao meu colo, já que as únicas viagens que faz só mesmo para ir até ao vet que fica a 4-5km de distância). e são bem capazes de dormir a viagem toda.
o gato só não gosta é de ir fechado na transportadora

O meu só vomitou uma vez, foi a primeira vez que andou de carro numa viagem maior (200km) vomitou para lá 3x na mesma viagem, depois para cá ja não vomitou mais e até lá também não vomita mais, limita-se a deitar e pronto esperar que chegue ao destino.
Mas os enjoos é algo que se trata facilmente com o hábito.
Uma pessoa que tenha enjoos de andar de barco, se andar de barco repetidamente aos poucos vai perdendo os enjoos do barco.
com os cães não deve ser muito diferente.
Se o cão não se porta mal no carro, simplesmente enjoa acho que é uma questão de insistir até ser algo normal para ele (:
Boa sorte
Mas os enjoos é algo que se trata facilmente com o hábito.
Uma pessoa que tenha enjoos de andar de barco, se andar de barco repetidamente aos poucos vai perdendo os enjoos do barco.
com os cães não deve ser muito diferente.
Se o cão não se porta mal no carro, simplesmente enjoa acho que é uma questão de insistir até ser algo normal para ele (:
Boa sorte
A Lara nos primeiros meses fartou-se de andar de carro. Portava-se lindamente e adorava. Quando fomos para o Algarve e eram cerca de 700 de uma acentada decidimos fazer paragens de hora a hora. Á terceira paragem, nós é que esticamos as pernas pois a Laroca decidiu que o carro era mais fresquinho e que lá fora era uma canceira para as suas patas de 5 meses
Desde meados do fim do ano, é um inferno andar com ela de carro. Ladra a tudo e sempre
Nem na escola de treino, conseguimos dar solução ao problema. Dá ideia de ficar tão contente por sair, que o ladrar é de excitação.....
Tentamos dar uns petiscos sempre que ela se cala, mesmo que por segundos. Mas o mais provável é que ela nem pegue no petisco (seja ele qual for) tal a excitação.

Desde meados do fim do ano, é um inferno andar com ela de carro. Ladra a tudo e sempre

Nem na escola de treino, conseguimos dar solução ao problema. Dá ideia de ficar tão contente por sair, que o ladrar é de excitação.....
Tentamos dar uns petiscos sempre que ela se cala, mesmo que por segundos. Mas o mais provável é que ela nem pegue no petisco (seja ele qual for) tal a excitação.
<p>amiga 3msq</p>
Dá-me a ideia de que não se trata do enjoo comum em alguns cães quando em viagem. Tratar-se-á mesmo de medo do carro. Tanto mais que em viagens por auto-estrada, portanto percursos mais longos e de andamento mais regular, o cão acalma-se e dorme, como o Diogosvp observa.diogosvp Escreveu:Ja agora outro tópico.
...
No entanto, o Diogo também, diz que já lhe deu petiscos antes da viagem, etc. Ora, viajar de estômago cheio não é recomendável para animais que enjoam... Portanto, terá bastado uma viagem inicial feita assim, com o consequente enjoo, para o animal ter associado o carro ao mal-estar, e agora reage em função disso, está bloqueado nessa má experiência.
Se for este o caso, terá de lhe fazer o descondicionamento, e aí o vídeo de que falei poderá ser-lhe útil para o fazer de maneira "caseira". Se não for, será melhor falar com o veterinário e com um treinador.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Se fosse comigo fazia assim (dá trabalho mas era o que eu faria):
- Pegar na ração dele ou em outra coisa que ele goste de comer e vai com ele até ao carro, vai recompensado o facto de ele se aproximar do carro (não vai entrar, nem o vai ligar, simplesmente ficam do lado de fora), faria isto durante 2 dias ou até ele estar completamente à vontade junto do carro;
- A etapa seguinte seria atirar uns bocadinhos de ração ou o brinquedo preferido dele para dentro do carro, à partida irá saltar voluntáriamente atrás da comida ou do brinquedo, caso não o faça, tem que voltar atrás, abrir a porta do carro e recompensar o facto de ela se aproximar (pode fazer luring, mete a comida na mão e ele vai seguir a sua mão), quando ele entrar voluntariamente para dentro do carro (sem você o forçar) passa para a etapa seguinte;
- Com ele dentro do carro, mete o carro a trabalhar, recompensa o facto de ele estar tranquilo;
- Etapa seguinte, meter o carro a trabalhar e fazer uma pequena viagem (recompensar, convém ir alguém a conduzir e outra pessoa ir atrás a recompensá-lo) ou então fazer um kong e dar-lhe.
E pronto, ele irá perceber que andar de carro é fixe e não precisa de ter medo!
Forçar a entrar no carro só piora a situação, a meu ver, há quem ache que se deve forçar e obrigar o cão a andar de carro, mas isso são pontos de vista.
Portanto aqui fica o meu conselho
- Pegar na ração dele ou em outra coisa que ele goste de comer e vai com ele até ao carro, vai recompensado o facto de ele se aproximar do carro (não vai entrar, nem o vai ligar, simplesmente ficam do lado de fora), faria isto durante 2 dias ou até ele estar completamente à vontade junto do carro;
- A etapa seguinte seria atirar uns bocadinhos de ração ou o brinquedo preferido dele para dentro do carro, à partida irá saltar voluntáriamente atrás da comida ou do brinquedo, caso não o faça, tem que voltar atrás, abrir a porta do carro e recompensar o facto de ela se aproximar (pode fazer luring, mete a comida na mão e ele vai seguir a sua mão), quando ele entrar voluntariamente para dentro do carro (sem você o forçar) passa para a etapa seguinte;
- Com ele dentro do carro, mete o carro a trabalhar, recompensa o facto de ele estar tranquilo;
- Etapa seguinte, meter o carro a trabalhar e fazer uma pequena viagem (recompensar, convém ir alguém a conduzir e outra pessoa ir atrás a recompensá-lo) ou então fazer um kong e dar-lhe.
E pronto, ele irá perceber que andar de carro é fixe e não precisa de ter medo!
Forçar a entrar no carro só piora a situação, a meu ver, há quem ache que se deve forçar e obrigar o cão a andar de carro, mas isso são pontos de vista.
Portanto aqui fica o meu conselho