Urgente - Carraças!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rippp
Membro
Registado: terça fev 17, 2009 12:55 am

segunda mar 18, 2013 12:53 am

Boa noite,

Estou com uma duvida, estou a por advantix e a usar a coleira preventix no meu labrador.
1º pergunta - Em que caso a carraça morre ?
A - Se morder no cão;
B - Basta se pousar no cão;
2ª pergunta - Quando tempo ela tem que estar no cão para ficar envenedada?
3ª e ultima pergunta, se uma carraça pousar no cão, estiver tipo 30min no cão, se ela passar depois para outro hospedeiro vai morrer na mesma ou sobrevive ?
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

segunda mar 18, 2013 10:10 pm

rippp Escreveu:Boa noite,

Estou com uma duvida, estou a por advantix e a usar a coleira preventix no meu labrador.
A - Se morder no cão;
3ª e ultima pergunta, se uma carraça pousar no cão, estiver tipo 30min no cão, se ela passar depois para outro hospedeiro vai morrer na mesma ou sobrevive ?
Respostas:
1º: a carraça tem que sujar sangue para morrer, se o cão estiver desparasitado externamente.
2º Se o cão estiver desparasitado externamente, morrem rapidamente.
3º nunca ficam 30 minutos a passear num cão protegido contra as carraças. Morrem antes de passar para outro
rippp
Membro

terça mar 19, 2013 12:08 am

LLing Escreveu:

A - Se morder no cão;
Respostas:
1º: a carraça tem que sujar sangue para morrer, se o cão estiver desparasitado externamente.
2º Se o cão estiver desparasitado externamente, morrem rapidamente.
3º nunca ficam 30 minutos a passear num cão protegido contra as carraças. Morrem antes de passar para outro
o 3º ponto também se aplica a pessoas? Se a minha cadela trouxer uma carraça da rua, essa morre antes de passar para mim ? Ou pelo menos se passar para mim já passa envenenada ?
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça mar 19, 2013 1:05 am

rippp Escreveu:
o 3º ponto também se aplica a pessoas? Se a minha cadela trouxer uma carraça da rua, essa morre antes de passar para mim ? Ou pelo menos se passar para mim já passa envenenada ?
Mas a carraça " cravou-se" em si ou estava só a andar em si?
Sofia
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça mar 19, 2013 8:17 am

A - Se morder no cão;
http://www.bayervet.com.pt/pt/popups/advantix.html
Na bula do advantix, diz que as pulgas são mortas 1 dia após a aplicação. No caso das carraças, ao já lá estarem é preferível remover, porque podem ficar agarradas e visiveis.

O pulvex, não sei se tem o mesmo comportamento.
Eu usei ambos os produtos com bons resultados, sempre que tiveram alguma carraça eu removia o parasita, nunca cheguei a perceber se os produtos actuavam. O que acontecia muitas vezes era a carraça não estar agarrada à pele. E isso devia-se ao produto.
Eficaz
Pulvex spot actua por contacto e através de uma forte acção de repelência.
A elevada concentração de Permetrina no Pulvex spot causa uma sensação de irritação nas extremidades das carraças, pulgas, mosquitos, moscas e piolhos causando o seu afastamento ou fuga e posteriormente a morte dos parasitas que contactaram com a pele e ou pêlo do cão.
Sempre que encontre carraças em si, remova logo. A melhor explicação que li:

Vai ser necessário removê-la. Colocar uma gota de azeite ou éter em cima dela não é tão eficaz como dizem e pode provocar a libertação da saliva da carraça para a pele. Isto provocará um efeito irritante na pele. A melhor forma será removê-la manualmente. Terá de arranjar uma pinça de pontas muito finas para agarrá-la pelo aparelho bucal (a “cabeça”) que é a zona por onde a carraça se fixa à pele. Os tópicos a ter em atenção são os seguintes: nunca apertar ou manipular a carraça pelo seu corpo pois isto irá fazer com que ela injecte a sua saliva para o corpo do seu animal e assim corre o risco de lhe transmitir a “febre da carraça”. Para além disso a saliva da carraça é muito irritante para a pele e dá origem a feridas na zona em que ela se agarrou. Também não deverá torcer enquanto arranca. O movimento terá de ser apenas de puxar de uma forma precisa e sem movimento brusco. Depois de remover a carraça não a coloque na sanita pois isto não a matará. Terá de mergulhá-la num recipiente com álcool. Desinfecte a zona onde esta se fixava no seu cão ou gato. Tome atenção nos dias seguintes à zona da pele afectada. Pode acontecer que devido ao efeito irritante e destrutivo da saliva da carraça se forme uma ferida na zona afectada. Isto não se deve ao facto da carraça deixar a sua “cabeça” na pele como é comum ouvir dizer pois este facto é raro de acontecer.
http://blogdoveterinario.com/2010/04/14 ... o-ou-gato/
rippp
Membro

terça mar 19, 2013 10:56 am

Não estava cravada, vesti o pijama e brinquei um pouco com o cão antes de me ir deitar e depois reparei que tinha uma carraça nas calças do pijama, a verdade é que estava com pouca vida e meia seca e era muito pequena, mas eu abri este tópico para saber se o meu cão trouxer uma carraça para casa ( eu depois dos passeios vejo sempre se tem e penteio sempre o cão mas.......) se o facto da carraça andar por cima do cão antes de poder passar para mim ( visto que partilho a cama com o meu cão de noite) essa morre ou não, se é suficiente ela passear no cão para pegar o veneno sem ter que cravar no cão...a hora que regresso do passeio até me deitar não é imediata, ainda passa cerca de 30/45min e eu no passeio a noite evito a 100% qualquer erva, até costumo ir no meio da estrada para ela não se encostar a beira mas nunca se sabe..
margoustink
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 11:20 am

Não me parece que esteja a perceber qual a sua dúvida.

Mas se a pulga picar no cão que esteja protegido é capaz de não ficar com muita saúde, mas não acredito que a carraça morra imediatamente.

O ideal é mesmo verificar se tem alguma e não dormir na mesma cama.
rippp
Membro

terça mar 19, 2013 1:45 pm

A minha duvida é:

A Carraça vai para cima do cão se não morder no cão fica infectada na mesma com o veneno?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça mar 19, 2013 5:54 pm

rippp Escreveu:A minha duvida é:

A Carraça vai para cima do cão se não morder no cão fica infectada na mesma com o veneno?
Não. Dá só um grito histérico e afasta-se.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça mar 19, 2013 5:54 pm

Sorry! Não resisti!!!
:D
margoustink
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 5:59 pm

É mais ou menos isso, funciona só como repelente, a pulga vai procurar outro hospedeiro.
rippp
Membro

terça mar 19, 2013 6:50 pm

margoustink Escreveu:É mais ou menos isso, funciona só como repelente, a pulga vai procurar outro hospedeiro.
Ok obrigado
rippp
Membro

terça mar 19, 2013 6:54 pm

margoustink Escreveu:É mais ou menos isso, funciona só como repelente, a pulga vai procurar outro hospedeiro.
Ok obrigado
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mar 19, 2013 8:14 pm

srYuki: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”