Mais cães roubados para vender

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

segunda mar 18, 2013 6:40 pm

Mais cães roubados para vender

O roubo de cães estão a tornar-se cada vez mais frequente em Portugal. Segundo os dados da PSP, nos últimos cinco anos, registaram-se 561 furtos destes animais. Em 2012, houve 104 casos, quando em 2007 foram apenas quatro.
O número de ocorrências tem rondado a centena por ano desde 2008, com uma grande subida no ano seguinte, quando a PSP registou 162 casos. Em 2010, houve 99 roubos e em 2011, 96.

A maioria das queixas chegam da Grande Lisboa, mas o número destes crimes no país será muito superior, só que a GNR, que tem jurisdição em mais de 90% do território, não dispõe de dados.

Geralmente, o destino dos animais roubados é a venda e é raro voltarem a casa. «As raças para caça costumam ser as mais apetecíveis para os ladrões», explica Laurentina Pedroso, bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários.

Na margem Sul os furtos também se tornaram frequentes nos últimos anos e na internet, em fóruns sobre caça, os relatos multiplicam-se. «Pelo menos desde 2006 que são conhecidos vários casos de roubos de cães, especialmente de caça, na Margem Sul do Tejo, com grande incidência no Pinhal Novo e Montijo. São roubados para serem vendidos em mercado paralelo a caçadores, ou para a caça ao ouriço, prática frequente dos indivíduos de etnia cigana», relata Vítor Soares, dono de Stiva, uma fox terrier que desapareceu do quintal de casa, no Montijo, em Janeiro. Muitas vezes, «removem o micro-chip aos animais e mudam o corte do pêlo, para dificultar a sua identificação pelos donos, vendendo-os a caçadores», diz.

Outros só são descobertos depois de mortos. Como Óscar, um pointer inglês, que desapareceu de uma vivenda no Montijo e apareceu meses depois, morto, num acampamento cigano no Algarve.

Stiva, a fox terrier de pouco mais de um ano que desapareceu de casa num sábado à tarde, no Montijo, teve melhor sorte.

Os donos nunca tiveram dúvidas sobre os motivos do desaparecimento do cachorro, que vale entre 250 e 400 euros: Stiva fora roubada. «Já tinham andado uns sujeitos, de etnia cigana, a rondar a casa, poucos dias antes. A Stiva nunca conseguiria sair sozinha, havia um portão e um muro altos», conta Vítor Soares. O tempo veio confirmar as suas suspeitas.

Pedido de resgate

Cerca de um mês após o desaparecimento, a mãe de Vítor recebeu por telefone um pedido de resgate de 400 euros pela cadela. «Disse-lhes que precisava de confirmar que aquela era de facto a Stiva e marcámos encontro no parque de estacionamento de um hipermercado para esse mesmo dia», conta Fernanda Vieira.

Mas antes de se dirigir ao local, Fernanda decidiu avisar a GNR, que já recebera a queixa do desaparecimento e que a acompanhou. «Foram três guardas à paisana, mais uma patrulha, que ficou escondida», lembra Fernanda Vieira.

Já no parque, o mesmo homem ligou-lhe e pouco depois, aproximou-se uma carrinha com cinco homens de etnia cigana. Foi então, depois de insistir que lhe mostrassem Stiva, que percebeu por que lhe tinham ligado: «Ela era só pele e osso, não duraria mais de um dia. A única pessoa disposta a pagar por ela seria o seu antigo dono», conta. Os autores do roubo foram apanhados pelas autoridades. A cadela sobreviveu.

[email protected]

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=71277
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça mar 19, 2013 10:47 am

À atenção dos donos
Na margem Sul os furtos também se tornaram frequentes nos últimos anos e na internet, em fóruns sobre caça, os relatos multiplicam-se. «Pelo menos desde 2006 que são conhecidos vários casos de roubos de cães, especialmente de caça, na Margem Sul do Tejo, com grande incidência no Pinhal Novo e Montijo. São roubados para serem vendidos em mercado paralelo a caçadores, ou para a caça ao ouriço, prática frequente dos indivíduos de etnia cigana», relata Vítor Soares, dono de Stiva, uma fox terrier que desapareceu do quintal de casa, no Montijo, em Janeiro. Muitas vezes, «removem o micro-chip aos animais e mudam o corte do pêlo, para dificultar a sua identificação pelos donos, vendendo-os a caçadores», diz.
Muitos destes cães aparecem, depois, mortos...
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça mar 19, 2013 10:47 am

Não imagino o desespero de quem passa por uma situação destas...

Ha uns meses quando a minha era cachorrinha vi o caso mal parado com um grupo que parou para a "cumprimentar" na rua...mas tinham que me dar uma marretada bem dada 1º para a levarem.....

Enfim, e o pior é que este tipo de roubo tem tendência a agravar....parece que descobriram agora as puppy mills em PT.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça mar 19, 2013 10:59 am

só não consigo concordar com o tom xenófobo dado a este tipo de noticias! são sempre ciganos os protagonistas dos roubos, e toda a gente sabe que nem sempre é essa a verdade! :roll: :roll:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça mar 19, 2013 11:03 am

indigo003 Escreveu:só não consigo concordar com o tom xenófobo dado a este tipo de noticias! são sempre ciganos os protagonistas dos roubos, e toda a gente sabe que nem sempre é essa a verdade! :roll: :roll:
Boas....

Concordo... se calhar é mais fácil... ou se calhar dá jeito... ou se calhar é porque já aconteceu...

Para mim, um ladrão é um ladrão...!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
indigo003
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 11:14 am

fontedasbicas Escreveu:
indigo003 Escreveu:só não consigo concordar com o tom xenófobo dado a este tipo de noticias! são sempre ciganos os protagonistas dos roubos, e toda a gente sabe que nem sempre é essa a verdade! :roll: :roll:
Boas....

Concordo... se calhar é mais fácil... ou se calhar dá jeito... ou se calhar é porque já aconteceu...

nem mais!! mas pela forma como as noticias são escritas, parece que todos os cães roubados são roubados por ciganos para serem vendidos a caçadores! e assim se rotulam dois grupos distintos de pessoas... :roll:
</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça mar 19, 2013 11:17 am

indigo003 Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Boas....

nem mais!! mas pela forma como as noticias são escritas, parece que todos os cães roubados são roubados por ciganos para serem vendidos a caçadores! e assim se rotulam dois grupos distintos de pessoas... :roll:
Há bons e maus nos dois grupos... Rotular é típico...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
zorra
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 3:27 pm

Eu, pessoalmente, embirro tanto com a rotulagem de pessoas como com os 'políticamente correctos' que encobrem os factos para não ofender A,B ou C.

Claro que cada caso é um caso - no caso da Joana, continuo convencida que foi um caso de rancor pessoal.

Agora cães pequenos, que se escondem em qualquer lado, que se vendem super bem - foi alguém que os quer reproduzir para vender - passar pelas feiras talvez não fosse mal pensado (embora nómadas os possam levar para Espanha ou qualquer outra zona do país...).
Objectivamente, ciganos nómadas tem as condições para fazer isto.
E têm um desprezo pela vida animal só comparável à dos rurais mais tacanhos.

Não que não haja brancos que fazem o mesmo.
Mas se eu procurasse o meu cão não me deixava levar pelos políticamente correctos - começava por onde é mais lógico.
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça mar 19, 2013 7:17 pm

Se só os individuos de etnia cigana tivessem desprezo pela vida animal, os nossos animais viveriam todos no Paraíso. Basta dar uma volta pelos canis municipais e associações.

Mas não está muito mau, só falam nos ciganos, faltam ainda os chineses ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
indigo003
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 8:01 pm

eu só fico à espera para ver quando vão falar das pessoas que são membros de associações e andam de casa em casa a ver que animais estão "mal tratados" para serem "resgatados"! :roll:
</p>
zorra
Membro Veterano

terça mar 19, 2013 9:18 pm

Se tem nomes e casos a citar, faça favor.
Eu acredito na transparência.

Se não, só posso considerar mera treta de beatas empenhadas na mais pura má língua.
Porque conheço casos de cães abandonados "reservados" para amigos, "vendidos" em segredo,conheço casos de quem se abotoou com dinheiro da associação mas não conheço casos de resgates mal intencionados.
Inclusive, conheço pessoalmente pelo menos um caso de cães salvos de uma associação.
Esclareça-me.

Que eu, de ciganos, tenho vários casos verídicos - que chato...

Desde o Sparky que fez manchete de jornais até aos apelos de uma forista que vive no bairro da Bela Vista (ver na companhia dos animais) que regularmente salvava cachorros maltratados pelos (imagine-se...) ciganos.

Com isto não quero dizer que sejam forçosamente ciganos - há montes de portugueses brancos que se dedicam aos mesmos negócios rafeiros, que exploram qualquer oportunidadezinha de fazerem uns cobres à custa do sofrimento dos animais ou humanos.

O que me põe doente é, pex, o cuidado que os jornalistas tiveram no caso do Sparky em não dizer que eram ciganos...
Que hipocrisia - até parece que negros, ciganos e políticos são os únicos que não cometem crimes.
Este anti-racismo tem a mesma cor do racismo e tem o maior defeito de estar eivado de boas intenções.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mar 19, 2013 9:29 pm

Sou a primeira pessoa disposta a fazer amizade com pessoas de qualquer etnia, religião, cor... i don't care.

Mas a verdade é que lá na associação era mais que sabido o que os ciganos faziam com os cães... e tive uma vez uma conversa com uma cigana que o confirmou. Lá na zona apanham qualquer cachorro, de raça ou não, para tentar vender na feira. Os cachorros que não vendem vão ficando amarrados em estacas junto ao acampamento, com mais ou menos comida... Alguns cães do abrigo foram resgatados desse suplício.
josete
Registado: terça mar 09, 2010 8:18 pm

terça mar 19, 2013 9:36 pm

Pois aqui no Brasil, região sul quem mais rouba animais são os drogados, eles roubam e vendem para comprar drogas. Os cães mais visados são os pequeninos. A preferência é por Yorkshire Terrier. Temos também o roubo das raças: Maltês, Bichon Frisé, Pug, Pinscher 0, Poodle 0 e mais outros pequenos. O pior é quem compra, é ser pior que o ladrão desgraçado. Os meus ninguém roubam, tenho muitos e quase todos grandes, gigantes (dog alemão, fila brasileiro, dálmata, boxer e muitos rafeiros que latem feito loucos quando alguém se aproxima do portão). Minha dog alemão Meg não deixa ninguém entrar e a fila, nem pensar, nem minha família entra com ela solta. Os dálmatas também são territoriais e ninguém entra.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

terça mar 19, 2013 9:43 pm

zorra Escreveu:Se tem nomes e casos a citar, faça favor.
Eu acredito na transparência.

Se não, só posso considerar mera treta de beatas empenhadas na mais pura má língua.
Porque conheço casos de cães abandonados "reservados" para amigos, "vendidos" em segredo,conheço casos de quem se abotoou com dinheiro da associação mas não conheço casos de resgates mal intencionados.Inclusive, conheço pessoalmente pelo menos um caso de cães salvos de uma associação.
Esclareça-me.

Que eu, de ciganos, tenho vários casos verídicos - que chato...

Desde o Sparky que fez manchete de jornais até aos apelos de uma forista que vive no bairro da Bela Vista (ver na companhia dos animais) que regularmente salvava cachorros maltratados pelos (imagine-se...) ciganos.

Com isto não quero dizer que sejam forçosamente ciganos - há montes de portugueses brancos que se dedicam aos mesmos negócios rafeiros, que exploram qualquer oportunidadezinha de fazerem uns cobres à custa do sofrimento dos animais ou humanos.

O que me põe doente é, pex, o cuidado que os jornalistas tiveram no caso do Sparky em não dizer que eram ciganos...
Que hipocrisia - até parece que negros, ciganos e políticos são os únicos que não cometem crimes.
Este anti-racismo tem a mesma cor do racismo e tem o maior defeito de estar eivado de boas intenções.
É o que mais existe por foruns deste género.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça mar 19, 2013 11:54 pm

indigo003 Escreveu:eu só fico à espera para ver quando vão falar das pessoas que são membros de associações e andam de casa em casa a ver que animais estão "mal tratados" para serem "resgatados"! :roll:
Estás muito bondosa hoje! Assim a oferecer bombons a quem anda danadinha para os apanhar... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sofia
Responder

Voltar para “Cães”