Necessidades em casa (nº 1 e nº 2)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leapais
Membro
Registado: quinta nov 03, 2011 10:52 pm

quarta mar 20, 2013 11:06 pm

ora bom dia, boa tarde ou boa noite conforme a hora que me estiverem a ler.

Temos cá em casa duas cadelinhas amorosas, a Bunny (xrottweiler) e a Saphira (xgolden retrivier), com 4 e 6 meses respectivamente.

Tem estado tudo a correr lindamente (apesar de cá em casa viverem mais 5 coelhos, 2 hamsters, 1 caturra e muitos peixes) e adoramos as nossas gaiatas.

Como a Bunny só à coisa de duas semanas é que pode começar a sair de casa, optamos por começar com as saídas com as duas ao mesmo tempo para não haver melindres. E por isso havia nºs 1 e nºs 2 pela casa toda que nós os 4, muito pacientemente, íamos limpando. Tentamos os resguardos mas a Bunny achava que eram muito bons para roer... enfim, adiante.

Agora que já começam a ir à rua e que nos começamos a zangar com elas quando fazem cá em casa, o que acontece é que passeamos 1 a 2 horas na rua e quase que as vemos a pensar "mas nunca mais chegamos a casa? quero fazer xixi!!!" e assim que entramos à porta, tungas, é logo ali.

alguma ideia, sugestão, afins? calculo que este tema esteja mais que debatido mas não encontrei nada de especial que nos ajude e por isso apelo a todos vós que nos ajudem enquanto vou ali num instante limpar mais uma pocinha... :roll:
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

quarta mar 20, 2013 11:31 pm

ahahah compreendo o seu dilema e acho que é normal e quase toda a gente passa por isso.
Eu não sei como são as suas cachorrinhas mas elas devem fazer as necessidade mais ou menos com uma rotina.
Por exemplo fazem as necessidades 1h depois de comerem.
tente leva-las á rua na hora onde normalmente fazem as necessidades, se fizerem dê uns biscoitos para felicitar, faça uma festa o que quiser , desde que ela sintam que está feliz pela ação delas.
Mais uma coisa, depois de fazerem as necessidades não as leve logo para casa, se não vao associar as necessidades a algo mau, depois de fazer as necessidades brinque com elas corra, disfrute um pouco mais.
De resto desejo-lhe muita sorte e muita paciência :D
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta mar 21, 2013 12:45 am

eu por isso n passei mas passei pela fase em que ela estava habituada a ir ao jornal fazer e como estava muito vento tinha de colar as folhas de jornal umas as outras.
ora bem pus-m a colar dentro de casa e a minha "pequena" n aguentou mais entao aproximou-se do jornal e foi msm ali no meio da sala mas em cima do jornal :lol:
farmahel
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

quinta mar 21, 2013 9:41 am

Tenho uma Basset hound com 3 meses e meio e estou a passar pelo mesmo. Vai à rua à uma semana e só fez 1 coco e 2 ou 3 xi xi :cry:
Chega a passear uma hora e chega a casa e vai fazer no resguardo...
Do que li sobre este assunto parece que é normal embora frustrante...
Acho que o importante é não desistir e pensar que quando as crianças tiram as fraldas tambem fazem muitos xi-xis na cama :D Boa sorte!
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quinta mar 21, 2013 1:09 pm

Boas...

Eu não passei por isso mas posso indicar alguma informação para não fazerem em casa após um passeio...

Durante esse passeio, incluam alguma atividade física e depois um repouso para fazerem as suas necessidades à vontade sem pressa de chegarem a casa com vontade de fazer as necessidades..

Nota: Logo que façam as suas necessidades, não lhe dê nenhuma recompensa, assim como, um biscoito mas sim, uma grande festa e um mimo para perceberem que estão a fazer bem e só assim irá ter resultados....

Boa sorte...
leapais
Membro

quinta mar 21, 2013 10:27 pm

olá olá

levamos as piquenas passear logo a seguir às refeições e quando elas acordam que é a altura em que, habitualmente fazem as ditas. Por norma vão com a trela grande de modo a que possam correr, saltar, pular, cheirar, etc, quando querem. Quando é a minha filha a passear as jovens, correm as três juntas. E assim de repente fizeram a estonteante marca de 0 (sim, zero) vezes na rua... :P já compramos biscoitos para dar de prémio, sacos de plástico para recolher os ditos. E ainda não os utilizamos uma única vez em duas semanas :roll:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mar 22, 2013 12:20 am

Pelo menos para o n.2 a minha sugestão é correr. A "maria" cá de casa, encolhia-se mas quando se puxava por ela e era para correr mais a sério, pronto, a partir de certo ponto não dava para aguentar mais.

E ainda hoje tem que esticar as patas, antes de fazer, embora já possa ser só em caminhada até ao fim da rua.

Peça ajuda por exemplo a um amigo que corra, passada certa e mais aberta. Se calhar a corrida de criança é mais de brincadeira, com mais paragens e "menos profissional"! :D
Yohanan
Membro

sexta mar 22, 2013 10:49 am

Boas...

1º - Por norma, não devem ir com a trela grande porque está dar liberdade e liderança a eles, saber para onde vão e quando fazem as ditas e é por isso que mal chega a casa, ela faz porque pensa que é ela(s) que mandam e você tem que mostrar que quem manda é você!

2º - A sua filha pode passear com elas, desde que os cães estejam razoavelmente cansadas porque pode haver alguma distração da sua filha, o que nessa idade é muito fácil, para os cães sairem disparados para algum lado, seja em busca de algo ou assustadas de algo...

3º - Aconselho-a a dar mais atividade física ou um passeio com uma passada maior para lhe fazer cansar e sempre do seu lado. Só você é que indica e encaminha para todos os lados e não o contrário.

Nota: Existe um livro com sinais que os cães dão mas só tenho em papel, nao o tenho digital.

Boa sorte...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado mar 23, 2013 12:40 am

Yohanan Escreveu: Nota: Logo que façam as suas necessidades, não lhe dê nenhuma recompensa, assim como, um biscoito mas sim, uma grande festa e um mimo para perceberem que estão a fazer bem e só assim irá ter resultados....
Boa sorte...
Posso perguntar porquê?
AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

sábado mar 23, 2013 3:55 am

Ora viva,

Tenho um boxer com 4 meses e estamos desde os 3 meses, desde que vai à rua, a debater-nos com o problema das necessidades em casa.

Temos vindo a notar melhoras: nas primeiras semanas nem um único xixi fazia na rua e 5 minutos depois de voltarmos a casa fazia tudo.
Então as dicas que lhe posso dar para as suas princesas são as seguintes:

-Um horário rotineiro é imprescindível. Leva-las a passear sempre à mesma hora e em horas estratégicas em que saiba mais ou menos que elas costumam ter vontade de fazem as necessidades.

-Leva-las a passear pela trela mas comece por uma caminhada com as trelas curtas, de modo a que elas percebam a sua liderança e que os passeios não são só um recreio, também têm um propósito: aliviar as bexigas e companhia. E penso que nessas idades é importante começar a ensina-las a acompanharem o dono sem puxar a trela.

-Depois de caminharem e cheirarem o que quiserem, é possível que ainda não tenham feito nada, então, faça-as gastar energias: num lugar sem perigos/carros/muita gente, solte-lhes as trelas e deixe-as correr, brincar, saltar... atire-lhes um brinquedo e ensine-as a devolve-lo, etc. Estafe-as! ;)

-Depois desse estrafego todo de-lhes agua. Certamente beberão alguma.

-Volte a colocar as trelas curtas mas descontraídas, pois cansadas como estarão não devem puxar muito, e faça uma nova caminhada longa até casa.

É tudo o que faço com o meu pestinha e geralmente nessa caminhada até casa é tiro e queda! ;)

-Quando fizerem na rua faça-lhes uma festa! Muitas festinhas e arranje um estimulo verbal para quando as elogia: "bonita", "muito bem", "good girl", qualquer coisa... :P Eu dei biscoito ao meu piqueno só durante as primeiras semanas, mas fazia-lhe sempre a tal festa, hoje já raramente levo os biscoitos, fazemos só festim do costume e ele está a aprender.

Outras dicas:

-O nosso monstrinho em casa procura sempre fazer no absorvente, eles preferem superfícies absorventes e foi fácil acostuma-lo aos salva-camas que pomos no chão e então, antes de sairmos de casa, dizemos-lhe "Rua?vamos à rua?" ele fica entusiasmado e nós damos-lhe a cheirar um absorvente sujo, repetimos para ele "xixi?" "rua?" enquanto ele cheira o absorvente, depois saímos e fazemos a rotina que descrevi.

-Quando ele faz pouco ou nada na rua e eu sei que vai fazer assim que chegarmos a casa, faço assim: entramos em casa, e quando o vejo andar a cheirar à procura do absorvente pego nele e rapidamente volto a fazer tudo outra vez: "rua?" "xixi?" e bora com ele para a rua de novo! Mais meia volta ao quarteirão e ele geralmente entende a mensagem.

-Não aconselho a ralhar ou coisa pior quando elas fazem em casa, elas podem entender: "fazer xixis/cocós é mau" e depois retraem-se e evitam fazer em casa e na rua e isso até pode trazer-lhes problemas de saúde. Ignore-as, limpe simplesmente, e não mostre emoções nem negativas nem positivas. Eu com o meu limpo e digo-lhe as palavras mágicas "xixi" e "rua" para ele ir criando uma ligação.

-Se tiver oportunidade ponha as suas princesas a conviver com um cão já ensinado. Eu tento, uma vez por semana, levar o meu para passar uma tarde inteira a uma quinta de uns amigos onde existe um cão jovem mas já ensinado nestas matérias. Andam sempre atrás um do outro a brincar e inevitavelmente o meu vê o outro fazer os xixis e os cocós lá fora e a dada altura acaba por copiar e faz também, e nós fazemos-lhe a festa de sempre. :)

Espero ter ajudado.
Boa sorte.
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
farmahel
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

sábado mar 23, 2013 11:35 am

A ideia de lhe dar agua depois de correr parece-me boa! Vou tentar!
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sábado mar 23, 2013 5:23 pm

Aproveite também a ideia de chegar a casa e quando elas vão a fazer leva-las novamente à rua.
Já vi por aqui donos a dizerem que os cães se fartam de andar e só quando chegam a casa é que fazem e que usam como estratégia dar a volta encaminharem-se para casa,mas quando estão mesmo quase a chegar voltam para trás e dão mais uma volta, como os cães associam xixi a casa, quando levam o caminho de volta a casa ficam com vontade e é aí que voltam para trás e são "obrigados" a fazer na rua ;)
Não sei se me fiz entender
Boa sorte com as duas "pestinhas" :D
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
leapais
Membro

domingo mar 24, 2013 12:10 pm

Obrigado a todos pelas dicas :D vamos tentar implantar as vossas sugestões a ver se resulta. Além de que, como vamos passar uns dias fora pode ser que, mudando de ambiente, as gaiatas de 4 patas acabem por começar a fazer na rua (já não sei qual de vós fez a comparação com os bebés ou se li noutro lado, mas foi o mesmo sistema que funcionou com os meus filhos... quando fomos passar uns dias fora a seguir a deixarem as fraldas, o número de acidentes em casa diminuiu bastante). :wink:

se houver mais sugestões, agradecemos (nós cá de casa e quem mais tenha o mesmo problema, claro)
Yohanan
Membro

domingo mar 24, 2013 4:32 pm

lds6
Colocada: Sáb Mar 23, 2013 12:40 am Assunto:
Yohanan escreveu:

Nota: Logo que façam as suas necessidades, não lhe dê nenhuma recompensa, assim como, um biscoito mas sim, uma grande festa e um mimo para perceberem que estão a fazer bem e só assim irá ter resultados....
Boa sorte...

Posso perguntar porquê?
Porque o cão só irá fazer as suas necessidades, quando receber essa recompensa. Agora imagine várias hipóteses:

- Esqueceu-se de levar essa recompensa, como irá depois recompensar pelo bem que fez?? Supostamente era para lhe dar biscoitos... Por isso tem que se basear em festas.

- E ele só irá fazer as suas necessidades quando lhe der biscoitos...

(Nós os seres humanos somos tão complexos, pensamos demais em muitas coisas, mas eles pensam de uma forma lógica e inteligente e por isso é que são tão simples!)

Abraço
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda mar 25, 2013 3:11 am

Yohanan Escreveu:
lds6
Colocada: Sáb Mar 23, 2013 12:40 am Assunto:
Yohanan escreveu:

Boa sorte...

Posso perguntar porquê?
Porque o cão só irá fazer as suas necessidades, quando receber essa recompensa. Agora imagine várias hipóteses:

- Esqueceu-se de levar essa recompensa, como irá depois recompensar pelo bem que fez?? Supostamente era para lhe dar biscoitos... Por isso tem que se basear em festas.

- E ele só irá fazer as suas necessidades quando lhe der biscoitos...

(Nós os seres humanos somos tão complexos, pensamos demais em muitas coisas, mas eles pensam de uma forma lógica e inteligente e por isso é que são tão simples!)

Abraço
Pois, esse é o esquema lógico de quem sempre interpreta os biscoitos (ou outras recompensas) como subornos. Mas a ideia não é mostrar o biscoito para o cão fazer xixi. A ideia é dar-lho DEPOIS de ele fazer xixi no sítio correcto. E qual a intenção? Fazer com que o cachorro associe o ter feito xixi naquele sítio em específico com coisas boas. Elogiar e afagar o cão é muito importante, certamente; mas certamente também que se lhe dermos o seu biscoito preferido, a experiência tornar-se-á mais memorável e o processo de aprendizagem é acelerado. E é isso que queremos, não é? que os xixis passem a ser feitos o mais depressa possível no sítio indicado, não é? Então por que razão abdicarmos de uma elemento tão importante nesse processo? Para a eventualidade de nos esquecermos dos biscoitos? Ora, se decidirmos que vamos optar por usá-los, então estou certo que a eventualidade de nos esquecermos será muito remota; e naquela vez que, efectivamente, nos esquecermos dos biscoitos, o cão, obviamente, não se vai recusar a fazer o xixi; o que vai é estar à espera de receber algo depois; mas como nos esquecemos, então ficamo-nos, dessa vez e dessa vez apenas, pelos elogios e afagos. Da próxima, certamente que nos vamos lembrar de levá-los, e não se cria nenhum padrão de frustração de expectativas.
Quanto à possibilidade de nos esquecermos, em si mesma, bom, certamente que o Yohanan, tal como a maior parte das pessoas, nunca ou muito raramente se esquece de levar os saquinhos para apanhar os cocós do seu cão quando vai à rua; e nunca se esquece de colocar a trela ao seu cão; então, basta adicionar mais um elemento ao processo, e ele passa a ser tão natural quanto colocar os saquinhos no bolso. Pode acontecer esquercermo-nos? Claro, tanto quanto pode acontecer esquecermo-nos dos saquinhos, mas essa eventualidade é tão baixa que não me parece que mereça consideração quando estamos a decidir qual a forma de educar o nosso cão, não acha?

Por último, concordo com o que diz no seu parêntesis, mas pergunto-lhe: não acha que pensar que o cão aprende a fazer as necessidades na rua para receber o biscoito e no dia em que nos esquecemos dos biscoitos, ele recusa-se a fazê-lo... não acha que isto é complexificar o comportamento dos cães? Como o Yohanan diz, os cães não são tão complexos quanto nós somos; por isso é que é mais fácil gerar cadeias associativas, e usá-las como forma de ensinar comportamentos aos cães. Se queremos ser explícitos quanto ao sítio em que queremos que os nossos cães façam as necessidades, então vamos associar todas as experiências correctas com aquilo de que eles gostam mais. Não vai demorar muito tempo até eles perceberem... "ah... é aqui que se supõe que eu faça o meu serviço... ok..." Trata-se de criar associações para passar mensagens da forma mais clara e eficaz; não se trata de subornar ninguém, nem de ficar refém de ferramenta alguma.

Abraço
Responder

Voltar para “Cães”