Educar as crianças!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xena2011
Membro
Registado: domingo fev 26, 2012 4:33 pm

segunda mar 25, 2013 11:11 am

Estou mesmo chateada,
A minha cadela quase mordeu uma criança!!
È pá Estes páis por vezes nao tem consciencia nenhuma em educar as crianças em relaçao aos animais, mas custará assim tanto??
No fim de semana fui ao cafè e sentei me cá fora na rua porque tinha a minha cadela no colo, ao fim de 5 minutos ja estavam 3 miudas pequeninas de roda da minha mesa para ver a cadela, ok, curiosidade!! E os pais? A tomar sua bebidinha a verem e nada dizem aos miudos!
A minha Menina embora goste de brincar fica muito nervosa com crianças pequenas porque lhe passam a mao em todo lado, inclusive nos olhos etc, ela è mesmo pequenina !

Ora eu digo sempre:cuidado , não mexas porque pode te morder! Eu a dizer isto a miuda chega se mesmo ( axo k para dar um beijo ou sei lá) e a minha cadela quase quase que mordia a miuda na cara!
Ora bolas!!!!
Mas será que nem no meu colo pode estar sossegada????
A mae da miuda ainda ficou toda chateada a resmungar e olhar nos de lado! Porra os meus filhos nao andam nas mesas dos outros!!!!
È pá eu levantei me e virei as costas só pra nao lhe dizer umas boas!
Desculpem o desabafo mas tou mesmo grrrrrrrr!!!!!!
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

segunda mar 25, 2013 11:19 am

É por essas que putos desses nao mexem nos meus caes. Eu digo mesmo : nao mexas!!
So os putos normais e educados é que mexem.
xena2011
Membro
Registado: domingo fev 26, 2012 4:33 pm

segunda mar 25, 2013 11:28 am

sueska Escreveu:É por essas que putos desses nao mexem nos meus caes. Eu digo mesmo : nao mexas!!
So os putos normais e educados é que mexem.
Mas eu tambem não deixo , principalmente miudos pequenos que axam que um cao pequeno è um brinquedo, mas por mais que se diga não mexas, não te chegues perto, è igual a falar pra parede!
É muito injusto!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mar 25, 2013 11:34 am

Pois eu tinha dito, tinha envergonhado os pais e tinha perguntado se precisam de alguém que lhes eduque os filhos por eles... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda mar 25, 2013 11:36 am

eu ponho logo a minha cara n.º 35 que é de fugir, para além de que o Tobias Manuel rosna, ainda o/a estranho esteja a 2 metros de distância e assim nem tentam :evil: Já a Micas Maria, essa encolhe-se toda, mas a minha n.º 35 costuma resultar :evil:
Devem achar - ui a dona é uma mal encarada, os canitos tb devem ser! :lol: :lol: :lol:

Só deixo chegar algumas pessoas que eu e os meus canitos já conhecemos - eles não são bonecos, emboram pareçam...
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mar 25, 2013 12:42 pm

Com o macho por norma não tenho problemas: é enorme, rosna e é desencorajador. Não gosta mesmo nada de miúdos. Mesmo assim um bebé espanhol já lhe acariciou um pé mas com pedido prévio dos pais. Acabámos todos a rir porque o cão parecia que ia vomitar de nojo.

A fêmea é doida, gosta de toda a gente fora de casa e salta como um cabrito. Dado o tamanho, as crianças não se aproximam porque levam um coice ou uma cabeçada. Mas ela gosta.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 25, 2013 12:54 pm

E os pais das criancinhas ainda ficaram como se fossem vitimas, lá no alto do pedestal.

Esses deviam ser lembrados do dever de educar os filhos a não mexerem nos cães estranhos e se mexerem como deviam fazer. É que educar custa a muitas pessoas infelizmente.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda mar 25, 2013 2:44 pm

Eu tenho uma cadela de 12kg que tem medo de criancas e desconhecidos. Costumo dizer que ela tem medo e morde, mas mesmo assim há muita gente (adultos incluídos) que nao quer ouvir. E quando é a "festa rápida na cabeca" é que ela se passa, e no mínimo é rosnadela. As pessoas tem a mania que se pode meter a mao em todos os caes. Mesmo assim, felizmente, tenho apanhado algumas criancas na rua que, após autorizacao, dao a mao a cheirar devagarinho. :-) As pessoas que nao pedem autorizacao sao normalmente mais rápidas, e é essa rapidez que ela detesta... É uma situacao complicada, porque se morder o problema é sempre do cao...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda mar 25, 2013 4:07 pm

Pois, certamente que se as criancinhas estivessem no jardim zoológico, os pais não as deixariam entrar no fosso dos crocodilos... mas ir chatear um estranho e meter-se com cães que não conhecem... ah isso já é normal. Para além de tudo, por cada criança que apareça e "aterrorize" o cão (mesmo que seja só com festas... todos aqueles saltinhos, gritinhos, festas na forma de chapadas no focinho, etc, etc), mais reactivo o cão se vai tornar com crianças. E qualquer dia ele já nem espera...

No entanto, só um detalhe. Como é praticamente impossível controlar os outros (sobretudo pessoas que não assumem as suas responsabilidades), então por que não tentar treinar o nosso cão para menorizar a sua reactividade face a crianças? No limite, nenhum cão gosta que uma criança salte para cima dele, lhe puxe as orelhas, lhe pise a cauda; mas um cão bem socializado com crianças vai demorar muito mais tempo a reagir do que um cão mal socializado com crianças. E essa diferença de tempos será o suficiente para nós entrarmos em acção e afastarmos as crianças.
Nem sempre é fácil, claro; sobretudo quando o cão já é adulto, e quando nós não temos acesso a muitas crianças para ir treinando... Mas dá sempre para fazer qualquer coisa, mesmo em cães adultos.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda mar 25, 2013 4:20 pm

lds6 Escreveu:Pois, certamente que se as criancinhas estivessem no jardim zoológico, os pais não as deixariam entrar no fosso dos crocodilos... mas ir chatear um estranho e meter-se com cães que não conhecem... ah isso já é normal. Para além de tudo, por cada criança que apareça e "aterrorize" o cão (mesmo que seja só com festas... todos aqueles saltinhos, gritinhos, festas na forma de chapadas no focinho, etc, etc), mais reactivo o cão se vai tornar com crianças. E qualquer dia ele já nem espera...

No entanto, só um detalhe. Como é praticamente impossível controlar os outros (sobretudo pessoas que não assumem as suas responsabilidades), então por que não tentar treinar o nosso cão para menorizar a sua reactividade face a crianças? No limite, nenhum cão gosta que uma criança salte para cima dele, lhe puxe as orelhas, lhe pise a cauda; mas um cão bem socializado com crianças vai demorar muito mais tempo a reagir do que um cão mal socializado com crianças. E essa diferença de tempos será o suficiente para nós entrarmos em acção e afastarmos as crianças.
Nem sempre é fácil, claro; sobretudo quando o cão já é adulto, e quando nós não temos acesso a muitas crianças para ir treinando... Mas dá sempre para fazer qualquer coisa, mesmo em cães adultos.
Talvez se não tivermos acesso a muitas crianças para nos ajudar a socializar o cão, podemos nós os donos ainda fazer alguma coisa, do tipo movimentos inesperados e rápidos ao interargirmos com os nossos cães? Eu em casa às vezes faço cenas assim do nada, tipo soprar a cara e as orelhas do meu cão, e em seguida, antes de ele ter tempo de decidir como reagir, dar-lhe festinhas e agir de forma que ele já conheça, para ele perceber que não é nada de mal. Pelo menos assim vou condicionando as reacções dele, face a movimentos estranhos. Assim ele pode ser mais receptivo aos comportamentos estranhos vindo de outros humanos, já que a dona às vezes faz o mesmo e não é nada de mal.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda mar 25, 2013 4:56 pm

sheep23 Escreveu:
lds6 Escreveu:Pois, certamente que se as criancinhas estivessem no jardim zoológico, os pais não as deixariam entrar no fosso dos crocodilos... mas ir chatear um estranho e meter-se com cães que não conhecem... ah isso já é normal. Para além de tudo, por cada criança que apareça e "aterrorize" o cão (mesmo que seja só com festas... todos aqueles saltinhos, gritinhos, festas na forma de chapadas no focinho, etc, etc), mais reactivo o cão se vai tornar com crianças. E qualquer dia ele já nem espera...

Talvez se não tivermos acesso a muitas crianças para nos ajudar a socializar o cão, podemos nós os donos ainda fazer alguma coisa, do tipo movimentos inesperados e rápidos ao interargirmos com os nossos cães? Eu em casa às vezes faço cenas assim do nada, tipo soprar a cara e as orelhas do meu cão, e em seguida, antes de ele ter tempo de decidir como reagir, dar-lhe festinhas e agir de forma que ele já conheça, para ele perceber que não é nada de mal. Pelo menos assim vou condicionando as reacções dele, face a movimentos estranhos. Assim ele pode ser mais receptivo aos comportamentos estranhos vindo de outros humanos, já que a dona às vezes faz o mesmo e não é nada de mal.
Sem dúvida, isso é muito importante. Muito mesmo.
Mas por muito que tentemos, nunca vamos conseguir simular uma criança aos olhos de um cão. O problema de reactividade com crianças não se prende apenas com os movimentos inesperados e desagradáveis que elas têm. O problema é a associação que o cão forma entre esses movimentos e as próprias crianças. Quando existe uma série de experiência negativas com crianças, os cães passam a detestar crianças, ou, pelo menos, passam a ser menos pacientes, mais reactivos, mais alertas na presença delas.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda mar 25, 2013 5:12 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Eu até sei que isto é um forum de animais e sobre animais. Mais precisamente esta é a secção dos cães mas....
Epá! Façam como eu, ou não deixam, de todo, mexer nos cães ou não os levem para sitios onde sabem, de antemão, que são publicos e podem lá estar crianças. Assim já não sujeitam os cães a stresses desnecessários. Ora essa!!!!!
Sofia
sheep23
Membro Veterano

segunda mar 25, 2013 5:22 pm

nicosa Escreveu::lol: :lol: :lol: :lol:
Eu até sei que isto é um forum de animais e sobre animais. Mais precisamente esta é a secção dos cães mas....
Epá! Façam como eu, ou não deixam, de todo, mexer nos cães ou não os levem para sitios onde sabem, de antemão, que são publicos e podem lá estar crianças. Assim já não sujeitam os cães a stresses desnecessários. Ora essa!!!!!
Só que elas estão em todo o lado, e quanto menos esperamos, puf, aparecem uns a aproximarem-se de nós. XD

Bem com o meu até dá para evitar, pois são uns 30kg de cão e as crianças parecem hesitar mais. Agora os minis é que levam mais com elas. Só que também não percebo, quando era pequena sempre fui ensinada a não mexer o que é dos outros, incluíndo animais, especialmente cães que possam morder assim do nada. E sempre fui ensinada que os cães possam morder se formos chateá-los e se não nos conhecerem. Hoje em dia os donos, por mais exemplares que seja, é que são os culpados. =x
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda mar 25, 2013 5:38 pm

sheep23 Escreveu: Só que elas estão em todo o lado, e quanto menos esperamos, puf, aparecem uns a aproximarem-se de nós. XD
Sei que sim. E que são completamente imprevisiveis.
O que eu acho é que tambem não é justo catalogarmos todas as crianças de mal educadas. Crianças são crianças. Ponto.
E nestes casos ( uma esplanada de café), desculpe-me a franqueza mas só vejo realmente duas soluções:
Ou não se põe a jeito e não leva o cão para lá.
Ou não deixa, mesmo, que lhe mexam. Quando se aproximam, avisa logo os pais que não quer as crianças perto do cão.
Agora deixar aproximarem-se, mexerem e sei lá que mais.... desculpe mas se a criança quase mordida fosse minha , quem ouvia era a dona do cão. Pode ter a certeza!
Sofia
sheep23
Membro Veterano

segunda mar 25, 2013 6:04 pm

nicosa Escreveu:
sheep23 Escreveu: Só que elas estão em todo o lado, e quanto menos esperamos, puf, aparecem uns a aproximarem-se de nós. XD
Sei que sim. E que são completamente imprevisiveis.
O que eu acho é que tambem não é justo catalogarmos todas as crianças de mal educadas. Crianças são crianças. Ponto.
E nestes casos ( uma esplanada de café), desculpe-me a franqueza mas só vejo realmente duas soluções:
Ou não se põe a jeito e não leva o cão para lá.
Ou não deixa, mesmo, que lhe mexam. Quando se aproximam, avisa logo os pais que não quer as crianças perto do cão.
Agora deixar aproximarem-se, mexerem e sei lá que mais.... desculpe mas se a criança quase mordida fosse minha , quem ouvia era a dona do cão. Pode ter a certeza!
Pois, o problema é que muitos donos até nem deixam, mas depois há pessoas (até adultos lol) que teimam em mexer. :/ Acho que é injusto um dono nem sequer pode estar sentado com o seu cão ao colo num espaço público. Se uma criança é demasiada jovem para ser educada, então os pais têm a obrigação de a controlar. É injusto culpar os outros se deixarem as suas crianças ir ao encontro com os "acidentes". E se fosse um cão vadio? E se fosse um cão dentro de um quintal e a criança decidir enfiar lá as mãos? Ou até quando não está relacionado com animais, e se uma criança for para a estrada e levar com um carro? Ou se mexer em algo que não devia e partisse as coisas?
Responder

Voltar para “Cães”