Ajuda com Cocker Spaniel de 7 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta mar 28, 2013 8:27 pm

Eu começava por arranjar ajuda veterinária para saber se está tudo bem com a cadela.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta mar 29, 2013 3:02 am

Quanto ao xixi seja mais específica s.f.f. em relação:
às vezes que ela vai à rua, e o tempo entre as voltas.
Se é "fugas" quando está excitada, com medo ou ansiosa, ou se é mesmo para "aviar o serviço".
Em todo o caso, ela poderá estar naquela fase de fazer em casa quando volta da rua.
De qualquer das maneiras repreenda quando apanhada em flagra ponha-a ou mande-a para um sítio pré estabelecido para o efeito, quando lá fizer recompense-a abundantemente para fixar o comportamento, faça isso quantas vezes for necessário.
Se a apanhar um ou dois minutos depois, ignore-a e limpe, pois a repreensão já vai tarde.

Quando ao comer fezes (coprofagia).

Tem duas causas:
Carência nutritiva.
Desvio comportamental.

no caso das cadelas pode durar uma vida inteira.
A minha sugestão.
Faça uma limonada bem amarga e borrife nas fezes e espere que ela coma, talvez corrija o comportamento.
Chamo a atenção pelo facto do limão ser um citrino, o que é altamente ácido, o uso sistemático pode levar a irritações no estômago e provocar gastrites, gastroentrites, por aí. Só utilize 1x, 2x no máximo.
Fale com o seu vet primeiro em relação a isto. A sua cadela pode ter um sistema digestivo mais fraco ou debilitado ou simplesmente ser ainda nova demais para levar com limonadas.

Se vir que nada disto se resolve, daqui a 1/2 meses, vá ao vet para descartar outras origens.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sexta mar 29, 2013 8:09 am

Parece ser um horário um pouco rígido e ela fica imensas horas sem ir à rua. Não é nada, mas são 8 horas sem ir à rua e para uma cachorra, pode ser difícil e depois os donos a ralharem, deve piorar bem os estado de nervos dela, daí que pode ter começado a comer os cocós...não sei.

No vosso lugar, arranja uns resguardos e colocava-os apenas num sítio da casa, até ela ter maior controlo; fazia nesse sitio os xixis, sem grande desconforto para vocês. E na medida que ela faz menos vezes em casa, retirava esses resguardos, mesmo que leve algum tempo preferia. Assim pelo menos não tinha os xixis em vários sítios e não controlados.

Sempre que ela fazia na rua eu recompensava-a de todas as formas possíveis. Com treats, palavras de incentivo e festas.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta mar 29, 2013 3:48 pm

concordo com a margo.
Para um cão adulto normalmente é sem espiga essas 8 horas.
Agora para um cão imberbe ainda em formação pode ser mais complicado, visto que lhe ainda faltam 5/6 meses para a sua emancipação. (jove adulto)
Não disse a idade da sua filha, mas partindo do princípio que já tenha uma idade mínima aceitável, talvez poderia acompanhar o progenitor presente na altura e fazer o passeio. Assim poderia flexibilizar a coisa ou mesmo acrescentar uma volta. Mas isso já é um critério só vosso.
De qualquer das maneiras era bom que habituassem o cão a fazer num sítio específico na casa.
Quanto à coprofagia se ela só come na rua isso só vai aumentar as probabilidades de escolha.
HMenezes
Membro
Mensagens: 131
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm
Localização: Lakshmi, Cocker Spaniel Inglês

sexta mar 29, 2013 7:33 pm

Boas.
A minha Cocker também tem 7 meses!
Eu ponho-a a fazer as necessidades actualmente (mais minuto menos minuto) sempre às 7h; às 13h; às 17h; às 20h e às 00h (pretendo eliminar a das 20h qd ela fizer 1ano). Eu digo ponho-a e não levo à rua, pois com esta chuva é complicado…lol
Vou passar a explicar o que faço e quais os objectivos!
Desde inicio os meus grandes aliados têm sido:
--1 bandeja que segura o resguardo comprei esta no Ctnente. Opcional pois pode fixa-los com fita cola no chão. Mas como pretendo ter isto sempre na varanda (para ela fazer nos dias chuvosos, nas noites muito frias e para qd não me apetece mm ir à rua lol) optei por investir num.
Imagem
--resguardos. Comecei por comprar os próprios para a bandeja (1ªfoto) mas depois a falar com outras pessoas disseram-me que utilizavam os para as camas q são Muito mais em conta. O que faço é cortá-los ao meio e fico com 40 a pouco mais de €5!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
--mas como a minha patuda é uma terrorista e no inicio achava que os resguardos ñ eram para fazer xixi e sim para destruir (parecia que tinha nevado e para lhe tirar o algodão do pelo era 1 filme…) comprei um tapete de jardim, com 1 tesoura acertei-o e impecável, para além de evitar que pise e ande a patinhar…
Imagem
--Para além de colocar num borrifador uma mistura de 50% vinagre, 50% água para borrifar nos sítios onde fazia fora do sítio (qd se coloca é 1cheiro a vinagre horrível… mas elimina eficazmente o odor e evita que torne a fazer nesse local indesejado).
--E + uma toalhitas de limão que compro no ldl que passo logo a seguir ao borrifador (para garantir a eliminação e melhorar o cheiro lol).

Então inicialmente coloque dentro de casa à beira da porta que vai para a varanda (quem não tem varanda coloca na porta da saída de casa, pois o cão costuma dirigir-se para lá qd quer fazer) sempre que nota que ela quer fazer leve-a para lá e diga xixi! Se ela ñ fizer feche-a no transportador por 15mn e torne-a a pô-la em cima do resguardo e diga xixi (repita este procedimento até ela fazer), quando ela faz dê-lhe uma recompensa, até ela perceber que é ali que deve fazer. Ao dizer a palavra “xixi” ela associa e sabe o que fazer, depois qd quer que ela faça na rua é só dizer a palavra e ela percebe! Comigo resultou perfeitamente de modo que faz sempre que eu lhe peço, o que ajuda muito qd a levo de carro e sei que chega a hora de ela fazer ou para outros sítios que não a minha casa.

Qd a patuda perceber e vir que vai para lá automaticamente (espere 1 mês +ou-, pois qd se lhe alteram as rotinas é normal ficarem confusos e regredirem um pouco), passa-se para a segunda fase q é ou colocar o resguardo no lado de fora da varanda ou por e simplesmente começar a eliminá-lo (ou seja coloca-lo só a certas horas que quer que ela faça o xixi), pois eles dirigem-se para lá à procura dele e nós apercebemo-nos, e ou se abre a porta (no caso da varanda) ou coloca-se o resguardo para ela fazer. Assim aparece uma condicionante que é o resguardo não estar e ter que esperar que lhe facultem o acesso. Só depois passa-se para a rua, mas qd não se quer ir à rua tem-se sempre o resguardo lol.

Quando o patudo tem que ficar bastante tempo só será melhor (mesmo depois de ela aprender que só deve fazer: qd o dono coloca o resguardo no chão/abre a porta da varanda e qd a leva à rua) deixar-lhe o resguardo para ela fazer.

Espero que não desanime, com paciência ela com certeza chega lá.
A minha só me prega a partida qd me esqueço de mudar o resguardo (normalmente nestes dias com +chuva e ñ dá mm para ir à rua, dá para 2/3dias) e ela acha que é impróprio fazer lá e faz fora :oops:. Em dias sem chuva ela só faz no resguardo 1vez de manhã (7h)e outa à noite(00h) e dá para 5/6d.
Qq coisa não hesite em perguntar por mp e espero sinceramente ter ajudado. Não desista!
Imagem

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
JackCocker
Membro Veterano
Mensagens: 257
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Localização: Cocker Spaniel Ingles Azul Ruão e Laranja Ruão

sexta mar 29, 2013 8:48 pm

Penso que tem que ser mais disciplinada e rigorosa com os horários.
Sugeria que tentasse ir sempre a mesma hora e de preferencia depois de comer. 3 idas a rua será suficiente para já. E recompense quando se portar bem.

Depois dos 7 meses, começam a ter mais controlo mas até lá a urina continua a ser sempre o que fica para mais tarde..
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mar 29, 2013 9:46 pm

Achei o posto do HMenezes mto bom.

Só gostaria de acrescentar que no caso da minorca cá de casa, de menor tamanho que o cocker (quase metade!) o tabuleiro não tinha tamanho suficiente. Tanto para uma coisa mas principalmente para os sólidos são tantas voltas, mas tantas tantas que o tabuleiro pequeno não funcionava. Tabuleiro esse que sempre tive desde a chegada dela (embora um pouco diferente desse das fotos, só para dizer que já trazia a grelha).

Resultado, em Janeiro passado, ela com 5 meses e ainda sem fazer nada na rua (situação que se manteve até aos 9 meses!) decidi que iria fazer no tabuleiro. Comprei um tabuleiro com o dobro do tamanho e em alguns dias, finalmente ela lá se adaptou a fazer no tabuleiro.

Outra coisa que queria dizer é que quando ela fazia exclusivamente no resguardo, lhe trocava pelo menos 1 vez por dia. Optei por fazer a troca a seguir ao xixi da manhã que á semelhança de nós próprios, me parece que é o que tem o odor mais activo, além de ser o de maior quantidade.

Também prefiro os resguardos de 60x90 do continente.

Hoje em dia, faz praticamente todos os xixis na rua, excepto nalgum dia em que como nestes últimos dias, as abertas são poucas e chove que se farta. Em tempo seco, faz todos, 3x por dia, além de que se aguenta muito bem.

E sempre que saio de casa, a primeira coisa que faço é passar com ela pelo mesmo sítio da relva. Sempre. Primeiro o xixi e depois o passeio. No xixi das 0h é mesmo só xixi cama. Este hábito é muito útil. Infelizmente não consigo o mesmo para os cocós, pelo menos em espaço tão reduzido (que nem é, mas pronto). Para o número 2 é preciso sempre esticar um pouco as pernas. Mas também já tem sítios preferidos até ao fim da rua e eu já sei quais são. (eu andava tão contente antes destas chuvadas!!! Quase 2 semanas inteirinhas a fazer TAMBÉM os cocós APENAS na rua!)

Por fim, é também questão de ficar de olho na tacinha da água. Cerca de 2h depois de beber uns golos valentes, está pronta a eliminar. O mesmo acontece se tiver grandes brincadeiras fora da rotina normal, vai beber água no fim e 1h ou 2h depois está pronta a fazer. O meu truque sempre foi mantê-la de bexiga vazia e confesso, que mesmo á chuva, se não estiver tudo excessivamente ensopado, prefiro leva-la do que ficar mais stressada com ela e hyper vigilante apesar de ela ser capaz de reter muuuuuitas horas (umas 18h, coma ctividade calma). Ela faz, a dona fica descansada.

Quanto ás fezes, julgo que se juntar um pouco de ananás na comida, as fezes ficam com 1 sabor tão mau, que eles desistem. Geralmente é uma fase. Esse hábito chama-se copofragia. Pode pesquisar mais.

PS - Hoje em dia ela continua a preferir o resguardo ao tabuleiro (talvez porque foi o primeiro processo, após ela rejeitar inicialmente a grelha pequena). Isto também me foi útil, porque quando ia a casa de alguém e a levava, colocava o resguardo num sítio central, dizia-lhe o clássico "aqui xixi", ia á vidinha dela e depois se fosse mesmo necessário ia lá. Hoje em dia praticamente consigo garantir isso o fazer antes. Mas há sempre as férias e é um hábito que pode ser útil.
Última edição por srYuki em sexta mar 29, 2013 9:58 pm, editado 1 vez no total.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mar 29, 2013 9:55 pm

Outra coisa que pode experimentar é o jornal. Nem que seja só uma folha em cima do resguardo para dar "aquele cheiro".

Eu nunca coloquei a hipótese de não usar resguardo, pelo que nem confirmei com o criador. Percebi bem mais tarde que ela reconhecia o jornal como "spot" quando num episódio de diarreia tive que forrar quase metade do chão da cozinha a jornal.

Ela explicou-me claramente que era em cima do jornal que se fazia! :D
HMenezes
Membro
Mensagens: 131
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm
Localização: Lakshmi, Cocker Spaniel Inglês

sexta mar 29, 2013 10:39 pm

Olá outra vez:
O que falei em cima (no meu caso) é só para os xixis. A minha patuda nunca gostou de fazer os nºs 2 onde faz o nº1 lol. Para os nºs2 tb tem que dar primeiro 100 voltas, normalmente num sitio onde não se sente observada (vá se lá saber porquê).
Qd estava com o 1ªsistema (dos 2 até aos 3 meses, na entrada da porta ainda tentei 1jornal (1metro afastado d bandeja) mas para além de o rasgar em 1000 pedaços ia sempre fazer no canto direito mais próximo da porta. Agora faz no canto da varanda.
Na rua também faz sempre nos mesmo sítios, mal atravesso a estrada e chega à erva faz o xixi e depois vai sempre encostar-se ao tronco da tal árvore enorme (eleita por ela) fazer o coco.
Qt aos dias de troca do resguardo, os dias q indiquei é para a varanda, pois para além de não me cheirar mal (pois é exterior), no caso concreto tento utilizar o máximo do seu potencial de absorção (só não dá para mais dias pq a patuda depois não gosta lol, é q pelos vistos aquilo é mesmo bom pois na varanda estes dias tem chovido que se farta e com o vento às vezes chega a ele, vou a trocar e está pesado como nunca vi e não passa nada de nada para o tabuleiro).
Espero sinceramente que todos estes testemunhos a incentivem e claro que os nossos patudos às vezes têm um dia mau e lá falham (mesmo depois de aprender), mas cá estamos nós para os ensinar e incentivar a fazer bem outra vez :D

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta mar 29, 2013 11:42 pm

Sim, os resguardos são meeeesmo bons! Não passa nada para baixo!!!
E também reparei (antes desta temporada de quase 15 dias sem fazer o número 2 em casa) que ela tem preferência por cada sítio, sua coisa. Lamento muito Amy-Maria, é o que temos!!

Ainda andei uns dias a meter-lhe o resguardo a dada hora para o número 2, mas não, não pode ser! A esta altura do campeonato temos mesmo que caminhar para o "tamponamento"!!! Não se faz em casa e pronto!! :D

A boa notícia, é que sempre que meto uma coisa destas na cabeça, assim já meio á força e já mesmo "NÃO TENS HIPÓTESE, VAI MESMO SER ASSIM" a coisa resolve-se. É preciso é método consistente e determinação.

Já quando a mudei do resguardo para a grelha grande, em Janeiro de 2012, foi nesse espírito (ano novo, vida nova e vais fazer na grelha!). Aqui no caso, a grelha era importante porque ela tem muito pêlo e comprido na parte traseira das patas e ficava molhada de xixi, quando era no resguado (é muito bom, mas não é mágico!!). :D :D

Lembra-se que eu disse acima que tive problemas até aos 9 meses? Foi até ao primeiro cio. A partir daí só houve xixis na rua! Há alguns que abusam de nós pelos vistos!

Lembrei-me de uma última dica.
A partir dos 4/5 meses, retirei-lhe a comida á descrição e passei a dar-lhe 2 vezes por dia, para poder controlar isso mesmo. O que sai é o que entra e eles normalmente fazem xixi x horas depois de beber, cada cão terá o seu ritmo. No caso da minha, se for muita água, ao fim de 2h, está pronta. E quando bebem água? Algum tempo depois de comer (Eu diria que entre 30m a 2h. Cá em casa a também me oriento pelas 2h), depois de brincadeiras com muitas correrias e de alguma sesta mais prolongada.

Á parte isto é desinfectar, passar o vinagre (é intenso o cheiro mas passa rápido - ou o nosso nariz habitua-se rápido).

Sempre que fizer (em sítio correcto) e estiver junto a si vá repetindo "Xixi! Fazer xixi! Linda menina a fazer xixi". Se ela aprender o nome da "coisa" com o tempo ficará mais fácil comunicar com ela. A minha cadela sabe o nome das 2 coisas... mas é uma "junior" e ainda se distrai do que ia para fazer, portanto eu tenho que a lembrar de procurar o cheiro para fazer cocó, por exemplo! E se passa um carro, tenho que começar tudo de novo!... :D

Dona! Coragem, vai conseguir!!!
E a sua filha vai adorar crescer com essa cachorra linda! ;)
Responder

Voltar para “Cães”