Bom dia a todos,
Neste momento tenho um cachorro macho com cerca de 7 meses em casa. É muito calmo, submisso e brincalhão.
Ando a pensar em ter um 2º para lhe fazer companhia mas tenho uma dúvida e gostava de ouvir a vossa opinião. Acham que deveria ser cão ou cadela? Quais as vantagens e desvantagens em ambos os casos (a parte da procriação é óbvia mas sendo uma cadela seria estrelizada).
Obrigado
2º cachorro. Cão ou cadela?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Normalmente é aconselhado que um segundo cão seja do sexo oposto. Eu segui esse conselho quando decidi dar uma companhia ao Calvin e correu lindamente, são os melhores companheiros hoje em dia. Mas vai ter imensos testemunhos de pessoas que têm várias cadelas ou vários machos a conviver em harmonia.
Eu diria que será mais uma decisão pessoal, mas pela lógica das disputas/comportamentos sexuais será melhor uma cadela, no seu caso.
Eu diria que será mais uma decisão pessoal, mas pela lógica das disputas/comportamentos sexuais será melhor uma cadela, no seu caso.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
No seu lugar, escolhia uma cadela.
Há raças que são mais dominantes do que outras, e normalmente são com animais do mesmo sexo. Isso vai depender muito do seu cão, mas pode testar com animais que custuma ver na rua para ver como ele se dá, se ele se der bem com um na rua acho que não se vai dar mal em casa, mas como é "territorio" diferente. O cão tambem é bebé ainda, sendo educado desde pequeno com outro cão não haverá mal em prencipio seja macho ou femea. Há sempre um macho alfa e se forem os dois alfa vai haver mais "guerra" se um deles for mais submisso corre tudo bem.
O meu gato tem 9 anos e não aceita outros gatos em casa tem mas aceitou muito bem a minha cadela. Sexo diferente e especie diferente... Os gatos por acaso eram machos.
O meu gato tem 9 anos e não aceita outros gatos em casa tem mas aceitou muito bem a minha cadela. Sexo diferente e especie diferente... Os gatos por acaso eram machos.
Há raças que são mais dominantes do que outras, e normalmente são com animais do mesmo sexo. Isso vai depender muito do seu cão, mas pode testar com animais que custuma ver na rua para ver como ele se dá, se ele se der bem com um na rua acho que não se vai dar mal em casa, mas como é "territorio" diferente. O cão tambem é bebé ainda, sendo educado desde pequeno com outro cão não haverá mal em prencipio seja macho ou femea. Há sempre um macho alfa e se forem os dois alfa vai haver mais "guerra" se um deles for mais submisso corre tudo bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
A parte dos cães da rua...é completamente diferente. Os cães têm comportamentos muito diferentes para com os cães da família dos comportamentos que têm com outro cães.Scarlet3 Escreveu:Há raças que são mais dominantes do que outras, e normalmente são com animais do mesmo sexo. Isso vai depender muito do seu cão, mas pode testar com animais que custuma ver na rua para ver como ele se dá, se ele se der bem com um na rua acho que não se vai dar mal em casa, mas como é "territorio" diferente. O cão tambem é bebé ainda, sendo educado desde pequeno com outro cão não haverá mal em prencipio seja macho ou femea. Há sempre um macho alfa e se forem os dois alfa vai haver mais "guerra" se um deles for mais submisso corre tudo bem.
Aparentemente, este cão é um cão submisso, facilita um pouco as escolhas e até se pode arriscar mais a trazer um outro cão mesmo que dominante. São dois cães de temperamento diferente, um submisso outro dominante. Não é tão complicado. E o facto de ser ainda cachorro também facilita o processo, também concordo.
Os gatos comuns são geralmente muito dominantes e territoriais, mas geralmente talvez por espécies diferentes, geralmente entendem-se muito bem; os gatos aceitam bem os cães e vice versa.
foi exactamento o que eu reparei com a chegada da cadela. Mas ainda bem que se deu bem porque eu sempre quis ter um canito 
Em relação os cães de rua, foi mesmo só uma ideia, eu realmente não sei se será por ai que se ve.
Mas sendo um cão submisso realmente acho que não ira ter problema seja macho o femea.
com a femea o cão pode sofrer de violencia domestica tambem...
tou a brincar
Boa sorte que venha com saude

Em relação os cães de rua, foi mesmo só uma ideia, eu realmente não sei se será por ai que se ve.
Mas sendo um cão submisso realmente acho que não ira ter problema seja macho o femea.
com a femea o cão pode sofrer de violencia domestica tambem...

tou a brincar

Boa sorte que venha com saude
Estou completamente em desacordo.. O facto de ser bebé ajuda, mas na rua os cães estão em território neutro e nenhum deles se tentará impor em demasia, a não ser que seja um animal que viva na rua. Em casa é diferente. todos os cães fazem da casa o seu território e a intromissão de um novo membro pode revelar-se uma ameaça. A medida que crescem, o cachorro mais novo, se for outro macho poderá querer impor-se e reclamar o território da casa para si.margoustink Escreveu:A parte dos cães da rua...é completamente diferente. Os cães têm comportamentos muito diferentes para com os cães da família dos comportamentos que têm com outro cães.Scarlet3 Escreveu:Há raças que são mais dominantes do que outras, e normalmente são com animais do mesmo sexo. Isso vai depender muito do seu cão, mas pode testar com animais que custuma ver na rua para ver como ele se dá, se ele se der bem com um na rua acho que não se vai dar mal em casa, mas como é "territorio" diferente. O cão tambem é bebé ainda, sendo educado desde pequeno com outro cão não haverá mal em prencipio seja macho ou femea. Há sempre um macho alfa e se forem os dois alfa vai haver mais "guerra" se um deles for mais submisso corre tudo bem.
Aparentemente, este cão é um cão submisso, facilita um pouco as escolhas e até se pode arriscar mais a trazer um outro cão mesmo que dominante. São dois cães de temperamento diferente, um submisso outro dominante. Não é tão complicado. E o facto de ser ainda cachorro também facilita o processo, também concordo.
Os gatos comuns são geralmente muito dominantes e territoriais, mas geralmente talvez por espécies diferentes, geralmente entendem-se muito bem; os gatos aceitam bem os cães e vice versa.
Se fizer questão de ter outro macho aconselho-o a esterilizado cedo... mas o melhor era mesmo arranjar uma menina..
até pode correr tudo muito bem.. conheço casos de dois macho que se dão muito bem.. mas acho um risco desnecessario. A não ser que haja um grande diferença de porte por exemplo.. aí provavelmente não haverá grande problema porque nenhum dos cães verá o outro como um adversário...
Mas ainda assim eu não arriscava.. já tive chatices por causa disso...
já agora, de que raça é o seu cachorro... porque ha raças mais e menos tolerantes...
já agora, de que raça é o seu cachorro... porque ha raças mais e menos tolerantes...
Discordo, e a prática não o demonstra. Os cães têm pouca consciência (para não dizer nenhuma) das diferenças de tamanho e não é raro ver um pinscher, por exemplo, a mandar num companheiro dez vezes maior.diogosvp Escreveu:até pode correr tudo muito bem.. conheço casos de dois macho que se dão muito bem.. mas acho um risco desnecessario. A não ser que haja um grande diferença de porte por exemplo.. aí provavelmente não haverá grande problema porque nenhum dos cães verá o outro como um adversário...
A única coisa que conta é o carácter de cada cão, não o tamanho.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Pois, também discordo. Tantas vezes se vêm cães bem maiores a "baixarem a bolinha" perante cães bem menores.Floripes3 Escreveu:Discordo, e a prática não o demonstra. Os cães têm pouca consciência (para não dizer nenhuma) das diferenças de tamanho e não é raro ver um pinscher, por exemplo, a mandar num companheiro dez vezes maior.diogosvp Escreveu:até pode correr tudo muito bem.. conheço casos de dois macho que se dão muito bem.. mas acho um risco desnecessario. A não ser que haja um grande diferença de porte por exemplo.. aí provavelmente não haverá grande problema porque nenhum dos cães verá o outro como um adversário...
A única coisa que conta é o carácter de cada cão, não o tamanho.
Para além do carácter do cão, um outro factor que influencia bastante (embora não seja absolutamente determinante) é a idade. O bairro onde morei até há pouco tempo tem um lugar onde costuma haver muitos cães a brincar à solta e havia uma espécie de mesa que era o spot onde os cães gostavam de parar; pois o mais velho (na verdade, A mais velha) da zona (regra geral, salvo poucas excepções, os cães que mais por lá passavam tinham menos de 3 anos) mal chegava, todos, sem excepção, lhe davam lugar. Coincidência das coincidências, era a cadela mais pequena do "pedaço".
Neste caso, não era só a idade, mas também a "antiguidade"; acredito que se houvesse um novo cão também idoso a aparecer por lá a coisa não se passasse, necessariamente, da mesma forma.