Leões da Rodésia GIGANTES

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 12:31 pm

Estou com dúvidas, há alguem aqui que crie Leões da Rodésia?
Segundo o estalão exibido no site do Rhodesian Ridgeback Clube de Portugal e em todos os standards internacionais, o peso de um leão da rodésia macho deve andar à volta dos 36kgs.
No entanto, de todos exemplares que conheço, nunca vi nenhum com menos de 40kgs.

Por exemplo este cão que posto abaixo é o King, pai da ninhada do meu júlio. E reparem bem na diferença de tamanho para a mãe que está ao lado. É certo que ele me parece demasiado pesado, mas ainda assim é um cão que pesa 53kgs. Muito longe dos tais 36. E é um cão com muito boas referências, descendente de campeões nacionais e internacionais.

https://www.dropbox.com/s/y5fi7t60nfggk ... 0690_o.jpg

https://www.dropbox.com/s/ssikeisd7oh5u ... 9850_o.jpg

https://www.dropbox.com/s/79hyfacmxrwnw ... 4078_o.jpg

Ao inicio pensei que podia ter sido uma casualidade, fruto de qualquer degeneração, mas agora que estu naquele grupo do facebook, é muito raro encontrar algum cão macho abaixo de 40 e tal kgs. Sei que é comum haver alguma variação de pesos na raça e que os machos são geralmente maiores que as fêmeas, mas isto parece-me um abuso.

Olhando agora para os filhotes do King, eles estão com 5 meses e estão todos entre os 27kg (caso do meu júlio) e os 35kgs.. Mas não falo só desta ninhada, muita gente la do grupo acha estranho o estalão com pesos e alturas tão baixas... alguem me pode esclarecer isto?
Última edição por diogosvp em terça abr 02, 2013 1:42 pm, editado 3 vezes no total.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça abr 02, 2013 12:41 pm

É estranho, haverá exemplares dentro do estalão...
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 1:23 pm

Pois eu tb acho esquisito.. Mas na canina cá de fafe houve um leão da rodésia nas finais e tb nao tinha, seguramente 36 kgs..

P.S. Consegue ver as fotos?
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça abr 02, 2013 1:30 pm

Eu não consigo ver as fotos :(
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça abr 02, 2013 1:35 pm

Nem eu
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 1:36 pm

eu tb nao consigo ver.. vou editar o tópico para ver se esta alguma coisa mal..
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 1:43 pm

pus na dropbox para facilitar..
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 02, 2013 1:44 pm

Não percebo nada de rhodesian, mas detesto aqueles posteriores do macho... :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 1:44 pm

a mãe também está um bocado gorda mas estas fotos são de algumas semanas após ter tipo 14 cachorrinhos! :D
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 1:46 pm

TheOne Escreveu:Não percebo nada de rhodesian, mas detesto aqueles posteriores do macho... :|
tem aquela cova esquisita junto as omoplatas... :?
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça abr 02, 2013 2:01 pm

Agora já consegui ver as fotos. São matulões...eu prefiro quando são mais elegantes e mais maneirinhos.

Vejam os vídeos das exposições.
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça abr 02, 2013 2:02 pm

O cão também está bem gordo, foi por simpatia... :lol:
Esse cão até está um pouco selado, talvez por falta de exercício, um dos motivos que leva os cães a ficarem assim é a falta de musculatura abdominal.
É suposto os Leões da Rodésia serem cães mais esguios, assim conseguem ter o tal peso de que fala...
Dou-lhe outro exemplo, o Rottweiler, dos exemplares desta raça que vemos por aí (na rua) são poucos os que estão dentro dos limites de peso referidos como ideais. Aliás eu tive uma cadela Rottweiler, o peso dela rondava sempre os 40kg (peso perfeitamente normal para uma cadela desta raça) e na rua ouvia muitas vezes os comentários das pessoas a dizer que era muito pequena, que não era "pura". Com isto quero dizer que há uma tendência das pessoas para exagerar: os cães de grande porte têm de ser monstros à força para cima dos 60kg e os cães de porte pequeno têm de ser "mini", "toy" de 1kg. Mantenha o seu cão em forma, musculado mas "seco", é assim que eles devem ser.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça abr 02, 2013 2:07 pm

diogosvp Escreveu:
TheOne Escreveu:Não percebo nada de rhodesian, mas detesto aqueles posteriores do macho... :|
tem aquela cova esquisita junto as omoplatas... :?
É mais do género: Têm umas "belas" coxas. :lol:
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 2:40 pm

pior que tudo acho os ombros.. mas enfim.. eu também acho que o macho está bem gordo, mas o criador gosta dele assim..

O exemplo da nossa ninhada com 5 meses. Existem pelo menos 4machos acima dos 33kgs. E o meu júlio está nos 27. Eu alertei toda a gente para a tendência destes cães para o excesso de peso, mas ainda assim as pessoas insistem em alimenta-los a descrição. Fartei me de postar (num grupoem que seguimos todos os exemplares da ninhada) artigos sobre excesso de peso nos leões da rodésia, imagens de como detecta-lo, pesos ideais, etc.. Mas eu não sou dono de todos os cães n e? cada tem-nos como acha melhor.

Mas voltando ao assunto. Sim. O king está bem gordo.. mas conheço outros exemplares, dos quais estou a espera de autorização dos donos para colocar aqui fotos, que não têm esse ar pesadão do king e estão bem acima dos 40kgs...
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 02, 2013 2:46 pm

não sei se será propositado, resultado de "apuramentos" de alguns criadores, ou será algo natural. Estive à pouco a falar com um senhor que tb tem leões da rodésia (de afixo Quinta dos Ferdais e outroDe Magus Tai) e que me disse que de 10 houve 2 que sairam gigantes, com peso acima dos 50kgs e que sempre se notou desde bebés que seriam muito maiores que o normal..
Responder

Voltar para “Cães”