Preconceito - Canil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo abr 07, 2013 2:38 am

MariaBe Escreveu:Boa noite antes de mais :)

Estou a pensar ir adoptar um cão ao canil municipal uma vez que, para mim, não há nada como a companhia e fidelidade de um cão.

A minha mãe sempre teve cães e quando eu tinha 6 anos foi-lhe dado o cão que mais saudades deixou ao ter morrido o ano passado em setembro com 16 anos vítima de uma doença mal explicada pelo veterinário (posteriormente, este deu-lhe uma injecção letal e o meu cão morreu em casa com a minha mãe agarrada a mim a chorar). Posto isto, a minha mãe entrou numa fase de luto e recusou-se a ter outro cão até esta semana lhe ter feito a proposta. Ela disse que sim, mas disse logo que preferia ir ao canil porque conhece a directora e que cada cachorro custa 15€ com vacinas e chip. Ela sempre preferiu rafeiros uma vez que todos os de raça que teve, incluindo uma Pastor Alemã que morreu aos 4 anos com leishmaniose e outra abatida a tiro por um desconhecido na quinta. Além de que acha que os cães de raça necessitam de certas necessidades próprias por terem mais pre disposição a certas doenças e neste momento, a vida está cara para se ter um animal que mais tarde iria sofrer, caso tivesse alguma complicação e a minha mãe não pudesse pagar as despesas.

O que tenho visto pelo forúm são várias pessoas que defendem que não se deve adoptar, mas sim comprar. Alguém me pode explicar o porquê? Eu sei e reconheço que as condições nos canis deste país são precárias e que por vezes trazemos "gato por lebre" para casa. No entanto, o da minha cidade, Castelo Branco, tem boas instalações e os animais são bem tratados (claro que dentro dos possiveis devido à falta de dinheiro, por vezes).

Nesta cidade há muito poucas lojas de animais e desde que me lembro que os preços dos cães era um bocado elevados.

Podem achar que tenho um ponto de vista um bocado errado, mas penso que há tantos animais nos canis a precisar de uma casa e de quem lhes dê amor, para quê ir às lojas de animais que muitas vezes cobram mais e por um cão apanhado na rua? Já para não falar daqueles que ficam no canil por serem já muito adultos ou com patologias e ninguém os querer adoptar. Porque toda a gente sabe, que o conveniente é adoptar/comprar um cahorro com 2 meses e moldá-lo ao nosso jeito e não tenho nada contra visto que vou fazer o mesmo, pois os adultos já podem vir com manhas dificeis de "tirar".

Resumindo, neste tópico pretendia que me respondessem às questões apontadas acima e que, por favor, respeitem a minha opinião. Dá-me mais vontade de ajudar um cachorro de um canil que o de uma loja de animais. Também não acho correcto haver tanta gente neste forum com aquela opinião que se é para ter um cão que seja de raça. Não vejo o problema de um rafeiro, sinceramente. Além do dinheiro que se poupa em comida (no geral) sabe-se bem que os rafeiros são mais resistentes. Até porque, pelo que tenho lido em vários dos tópicos deste forum, há ainda uma grande quantidade de pessoas enganadas e em vez de cão de raça têm um rafeiro.

Desde já, grata pela atenção :)
Não sei se acontece com todos, mas esta mensagem tem imensas gralhas de formatação que tornam difícil a leitura...
No que deu para ler:

Não me parece que haja um só elemento deste fórum que lhe vá dizer que é preferível adoptar um cão de raça do que um rafeiro. Nenhum. Aliás, não consigo imaginar alguém a dizer tal coisa. Uma coisa é a própria pessoa ter preferência por comprar um cachorro de determinada raça; tudo bem; outra coisa é fazer disso um princípio universal e, pior, dizer que é melhor uma coisa do que outra.
Onde é que ficou com essa impressão?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo abr 07, 2013 8:54 am

se quer um cão de uma raça especifica, procura um bom criador (nunca uma loja de animais) e compra!

se quer apenas um cão e não se importa que seja um rafeirinho, vá então ao canil e adopte aquele que fizer o clic consigo!

simples como isto! ;)

só mais uma coisa, não é por ser de raça ou ser rafeiro que os cães estão mais ou menos predispostos a certas doenças, ou que vá poupar dinheiro na saúde e cuidados com o seu cão só porque é rafeiro!! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo abr 07, 2013 11:48 am

Quanto às doenças, concordo.
Os srd's tem um património genético maior e desconhecido que um cão de raça cujo património foi polido, agora, isso não é garantia nenhuma.
Apesar dos srd's terem fama de serem mais robustos (e são) estão sujeitos a maleitas genéticas e às outras, um bom criador faz o despiste de doenças que a raça em questão são mais atreitas.
O que por si só, também não é garantia nenhuma, é como disser a probabilidade é menor ou muito menor.
Para mim, esses despistes são muito mais importantes do que o L.O.P.
Pois é sabido que o L.O.P. é só um B.I. que atesta que determinado cão é da raça x e tem y ascendentes, não é um certificado de qualidade.
E na minha opinião os despistes, devem merecer mais atenção que o L.O.P.

A escolha de um cão deve ser ponderada através da consciencialização de critérios válidos do que procura num cão.
linha de beleza (mais pachorrento), ou linha de trabalho (mais activo e mais exigente em disciplina), nível de energia, temperamento, porte, Caça, guarda, pastoreio ou companhia, etc.
E isto também é válido para os srd's.
Fiel e amigo todos o são.

Antes de ir ao canil

Dê uma ista de olhos no grupos FCI, são onze, procure o grupo que tiver mais a ver consigo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7as ... C3.A7os.29

Dentro desse grupo, procure as raças que lhe seduzir mais e estude os respectivos estalões FCI. Faça no google estalão FCI+raça x.

Com uma ideia mais definida do que quer e do que procura, Caça, guarda, pastoreio ou companhia, etc. Então vá ao canil, escolha um rafeiro, vá dar uma volta com ele (para debelar a energia em excesso, frustração) e num sítio mais tranquilo veja se faz click.

isto é mais endereçado a cachorros (ainda não têm a personalidade formada) mas penso que se possa adaptar aos adultos.

http://www.espacodocao.com.br/Teste%20d ... olhard.pdf

http://www.bayerpet.com.br/upload/pdf/T ... mpbell.pdf

isto tudo se o coração não decidir por si num batimento.
mas falando genericamente, à partida vai ficar muito bem servida. Pergunte também pelo historial clínico do bicho em questão, ai ser parco

Se optar por um criador.
Escolha a raça, estude o estalão, e identifique quais as doenças mais comuns à raça, peça uma lista (das ninhadas registadas) ao CPC.
http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-criadores,pt

Contacte vários criadores, seleccione uma ninhada, avalie os progenitores dessa ninhada a nível morfológico (não seja picuinhas com dimensões e proporções ideais, campeões são os que mais se aproximam, poucos são aqueles que tem, preocupe-se é com a boa funcionalidade do conjunto) , condição física e temperamento o melhor que conseguir. Pergunte e veja pelos despistes efectuados, pergunte pela linha de sangue do cão em questão.
http://www.canilpanclan.com.br/institucional.php?id=8
http://www.lordcao.com/lcn042.htm

Quando vir os cachorros aplique os testes acima.

Para se optar por criador e barato cá fica um aviso. uma espreitadela no seu futuro provável.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102595
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=102992
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ca&start=0
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... lasia+anca

Resumo
Um srd é mais resistente que um cão de raça?
Pode ser.(geralmente são)
O que não implica que o vet e consultas de rotina sejam dispensáveis.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda abr 08, 2013 10:01 am

Eu tenho uma cadela que adoptei adulta de um canil municipal. Se tivesse oportunidade, adoptaria outra de outro canil municipal. Veio assustadica e desconfiada, mas foi melhorando com o tempo. Nao me dá grandes problemas, nunca roeu nem sujou nada em casa... Cada cao tem a sua personalidade, convém conviver um pouco com os "candidatos" e ver qual o mais adequado. Eu também prefiro rafeiros e porque nao de um canil?
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

segunda abr 08, 2013 11:32 am

eu há cerca de 7 anos também adoptei um cão adulto, não do canil mas da rua. Dão me deu problemas nenhuns. Sempre foi super limpo, nunca roeu nem destruiu nada.. veio magro, assustadiço e algo desconfiado, mas ao fim de uma semana tinha se tornado o cão mais meigo e companheiro do mundo.. Ainda hoje nao faço ideia de que idade terá, (algures entre os 10 e os 11 anos) mas é uma delicia de cão..
E desculpe que lhe diga, mas quem lhe disse que devia comprar em vez de adoptar deve ser um bocado idiota.. ou isso ou anda a vender cães.. Se não tem especial interesse em adquirir determinada raça, entao deve é adoptar! Há milhares de cães nos canis a precisar de um dono e, regra geral, um cão adoptado é de um entrega e de uma gratidão inacreditável.
Se não tem nenhuma exigencia sobre a raça do seu futuro cachorro, nem precisa que ele desenvolva nenhuma actividade ou trabalho em especial, se procura apenas um amigo ou um animal de companhia, então por favor, adopte!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda abr 08, 2013 11:56 am

diogosvp Escreveu:eu há cerca de 7 anos também adoptei um cão adulto, não do canil mas da rua. Dão me deu problemas nenhuns. Sempre foi super limpo, nunca roeu nem destruiu nada.. veio magro, assustadiço e algo desconfiado, mas ao fim de uma semana tinha se tornado o cão mais meigo e companheiro do mundo.. Ainda hoje nao faço ideia de que idade terá, (algures entre os 10 e os 11 anos) mas é uma delicia de cão..
E desculpe que lhe diga, mas quem lhe disse que devia comprar em vez de adoptar deve ser um bocado idiota.. ou isso ou anda a vender cães.. Se não tem especial interesse em adquirir determinada raça, entao deve é adoptar! Há milhares de cães nos canis a precisar de um dono e, regra geral, um cão adoptado é de um entrega e de uma gratidão inacreditável.
Se não tem nenhuma exigencia sobre a raça do seu futuro cachorro, nem precisa que ele desenvolva nenhuma actividade ou trabalho em especial, se procura apenas um amigo ou um animal de companhia, então por favor, adopte!
Mil por cento de acordo, subscrevo integralmente.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda abr 08, 2013 11:00 pm

diogosvp Escreveu: E desculpe que lhe diga, mas quem lhe disse que devia comprar em vez de adoptar deve ser um bocado idiota.. ou isso ou anda a vender cães..
Mais idiota seria, então. :D

Mas, sinceramente, posso enganar-me redondamente, mas acho que não houve ninguém a dar esse conselho. A user fala desse conselho como frequentemente dado aqui no fórum. O que me leva a supor que houve uma interpretação equívoca de todos os conselhos relacionados com a escolha do criador, e de toda a questão "se não tem LOP, é um rafeiro, logo, exija LOP". Daí partiu para achar que isso é uma apologia do cão de raça (comprado) em detrimento do cão "adoptado".
MariaBE, estou enganado?

Quanto à questão que coloca, já viu bem qual é a tendência generalizada (ou melhor, unânime!) das opiniões que lhe deram, não já? Adopte!, porque não haveria de fazê-lo?
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça abr 09, 2013 8:45 am

Claro que não viu, o que viu é o que se diz habilitualmente, se quer um cão da raça X compre, se quer um cão qualquer com raça ou sem ela vá ao canil!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça abr 09, 2013 9:18 am

kitttten Escreveu:Claro que não viu, o que viu é o que se diz habilitualmente, se quer um cão da raça X compre, se quer um cão qualquer com raça ou sem ela vá ao canil!
que foi precisamente o que eu disse!! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta abr 10, 2013 10:46 am

Eu acho que o user confundiu tudo.
Penso que o que se defende no forum é:
:arrow: se quer comprar um cão não vá a um sucateiro comprar um cão por 150 euros, compre num criador a sério.
:arrow: se não quer uma raça em particular adopte!

Acho que o que se alerta aqui no forum é para não comprar rafeiros se já há tantos nos canis, não alimentar esse negócio sujo de criadeiros. Para comprar um cão por 100 euros sem LOP e que dizem que é raça x e afinal não é nada, mais vale adoptar.

Ou adopta ou compra a sério depois de muita pesquisa. É de acordo com a sua preferencia por raça ou não, agora financiar negócios podres não.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 10, 2013 11:06 am

É isso kat149. :)
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta abr 10, 2013 11:30 am

Há um utilizador que já postou aqui, cuja assinatura lacónica diz: Não adopte, compre. Deve ser a isto que se refere a utilizadora. Fica provado que poucos lêem assinaturas.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”