Ola
tenho uma labradora de quase 7 meses que e uma peste...literalmente...lol...
desde que veio para casa que a tento ensinar a fazer tudo.
primeiro,xixi e coco na rua...grande falhanço...tentei tudo,levar a passear varias vezes ao dia,fartava se de correr,nao fazia nada,chegava a casa,pimbas...
jornal,repelentes,caixas de areia...afins de coisas,mas ela ja se habituou a fazer na varanda e por muito que ande na rua,chega a casa e e la que faz.
esta na varanda,pois ainda nao se consegue habituar a estar em casa,ja tentei por varias vezes,pois eu quero que a cadela fique em casa,para poder lidar mais com a minha filha pequena de 3 anos,mas assim que entra e uma bruta,atira a miuda ao chao,morde lhe,faz me logo xixi nas carpetes,nos tapetes..e para esquecer,a minha filha so grita com medo dela
depois agora ando a tentar a comida.
come parece que o mundo vai acabar,ja fiz como o encantador de caes,realmente so come quando eu deixo,mas assim que poe o focinho quase sufoca a comer,ja tentei dar grao a grao de raçao a mao,nao adiante...ate gane...e queria tipo,poder deixar lhe comida e ela ir comendo quando lhe apetecesse,pois eu tenho mais duas,que comem de manha e a noite,e nao posso fazer nada,tenho de contar sempre com isso,de manha e a noite,pois foram assim habituadas e comem logo tudo.com esta queria deixar a vontade dela e nao consigo.
deem me umas luzes,começo a perder a paciencia...e agora vou mudar de casa,para uma que tem uma varanda minuscula e queria mesmo poder te la dentro de casa...
Uma ajudinha
Moderador: mcerqueira
Fala aqui de vários comportamentos diferentes. No global parece-me que a cadela precisa de liderança e de exercício.
Os cães de 7 meses são todos pestes se não forem devidamente educados.
Pelo que diz fiquei com a ideia de que a cadela foi incentivada a fazer na varanda e provavelmente acha que lá é que é o sítio certo.
Pode sempre levar algo com o cheiro da urina dela para a rua, pode ir com ela lá fora mal se levanta pela manha…. e depois do jantar também, porque são alturas em que eles têm mais vontade de fazer. A cadela aguenta até certo ponto, os donos têm que ser pacientes e proporcionar o momento correcto para a recompensar e elogiar indicando-lhe que é esse o comportamento pretendido.
A Cadela está na varanda porque “ainda não se consegue habituar a estar em casa”. Quer dizer em relação aos xixis? A cadela não deve ser isolada porque simplesmente não aprendeu a fazer as necessidades no sitio correcto, por estar isolada é que ela tem esse comportamento depois quando entra em casa. Fica demasiado excitada e é óbvio que não vai obedecer.
O facto da sua filha gritar não ajuda, pelo contrário só contribui para que ela fica ainda mais excitada ou mesmo nervosa. Portanto é um comportamento da sua filha que também tem que abordar.
Em relação ao encantador de cães deve ter presente que é mais um conceito, uma forma de estar em relação aos cães que funciona quando coloca tudo em prática. Não sei por que motivo pretendia deixar a ração à descrição, pois não entendi bem esse parágrafo, mas aos 7 meses o correcto é alimentar entre 2/3 vezes por dia.
Já agora, onde estão as outras 2 cadelas? Dentro de casa? Se sim devia de proporcionar o convívio entre todos, naturalmente as mais velhas irão ensinar esta mais nova.
Se tudo o que acabei de escrever lhe parece que não faz sentido ou não está disposta a colocar em prática, aconselho a contactar um profissional.
Boa sorte
Os cães de 7 meses são todos pestes se não forem devidamente educados.
Pelo que diz fiquei com a ideia de que a cadela foi incentivada a fazer na varanda e provavelmente acha que lá é que é o sítio certo.
Pode sempre levar algo com o cheiro da urina dela para a rua, pode ir com ela lá fora mal se levanta pela manha…. e depois do jantar também, porque são alturas em que eles têm mais vontade de fazer. A cadela aguenta até certo ponto, os donos têm que ser pacientes e proporcionar o momento correcto para a recompensar e elogiar indicando-lhe que é esse o comportamento pretendido.
A Cadela está na varanda porque “ainda não se consegue habituar a estar em casa”. Quer dizer em relação aos xixis? A cadela não deve ser isolada porque simplesmente não aprendeu a fazer as necessidades no sitio correcto, por estar isolada é que ela tem esse comportamento depois quando entra em casa. Fica demasiado excitada e é óbvio que não vai obedecer.
O facto da sua filha gritar não ajuda, pelo contrário só contribui para que ela fica ainda mais excitada ou mesmo nervosa. Portanto é um comportamento da sua filha que também tem que abordar.
Em relação ao encantador de cães deve ter presente que é mais um conceito, uma forma de estar em relação aos cães que funciona quando coloca tudo em prática. Não sei por que motivo pretendia deixar a ração à descrição, pois não entendi bem esse parágrafo, mas aos 7 meses o correcto é alimentar entre 2/3 vezes por dia.
Já agora, onde estão as outras 2 cadelas? Dentro de casa? Se sim devia de proporcionar o convívio entre todos, naturalmente as mais velhas irão ensinar esta mais nova.
Se tudo o que acabei de escrever lhe parece que não faz sentido ou não está disposta a colocar em prática, aconselho a contactar um profissional.
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro
- Registado: sábado abr 19, 2008 10:32 pm
Ola
desde ja obrigada pelo seu tempo em responder me
por pontos:ela habituou se a fazer os xixis e cocos na varanda,pois e la que tem a casota e apesar de ir varias vezes a rua,de manha depois de comer,depois do almoço e a noite,ela nao faz nada,ja cheguei a estar 1h na rua,com ela sempre a cheirar tudo e nao fez nada,chegou a casa e assim que entrou na varanda,pimba...fez la um coco.
depois,tenho uma criança que vai fazer 3 anos,ainda nao percebe as coisas como os adultos,de eu dizer que nao pode gritar,ora se ela lhe morde e se a deita ao chao,e obvio que ela chora,e nao adianta dizer nada.a minha filha tem problemas respiratorios,mas eu quero que a cadela se habitue a estar em casa,mas depois de saber fazer as coisas na rua,pois andar a fazer xixis e cocos nas alcatifas e nos tapetes nao e nada saudavel para a minha filha,alem que posso lavar os tapetes,mas as carpetes da sala nao.
ela come de manha,depois do almoço e a noite,as outras duas cadelas que tenho,ja tem 4 anos e ja so comem de manha e a noite,e uma delas ate raciona a comida,a noite se for preciso ainda la tem.a rott e que deus meu,quanto mais colocar mais come.
esta eu queria deixar tipo,a raçao no pote da comida e ela ir comendo quando bem lhe apetecesse.a vontade dela...sem lhe estar a impor um regime como fiz as outras.
as minhas outras ja estiveram em casa,mas sao as duas de porte grande e nesta casa onde moro agora nao as podia ca ter e estao num canil que fiz para elas.esta conseguimos que o dono da casa nos deixasse ficar com ela,ate porque ja nao vamos ca estar mais tempo,vamos sair no final do mes.
e queria realmente em relaçao a alimentaçao,que ela nao fosse tao sofrega a comer,meu deus...ate se engasga,ela nem mastiga a comida...ja optei por graos de raçao maiores mas e a mesma coisa e com medo de se engasgar a serio,comprei novamente da mais pequena.
desde ja obrigada pelo seu tempo em responder me
por pontos:ela habituou se a fazer os xixis e cocos na varanda,pois e la que tem a casota e apesar de ir varias vezes a rua,de manha depois de comer,depois do almoço e a noite,ela nao faz nada,ja cheguei a estar 1h na rua,com ela sempre a cheirar tudo e nao fez nada,chegou a casa e assim que entrou na varanda,pimba...fez la um coco.
depois,tenho uma criança que vai fazer 3 anos,ainda nao percebe as coisas como os adultos,de eu dizer que nao pode gritar,ora se ela lhe morde e se a deita ao chao,e obvio que ela chora,e nao adianta dizer nada.a minha filha tem problemas respiratorios,mas eu quero que a cadela se habitue a estar em casa,mas depois de saber fazer as coisas na rua,pois andar a fazer xixis e cocos nas alcatifas e nos tapetes nao e nada saudavel para a minha filha,alem que posso lavar os tapetes,mas as carpetes da sala nao.
ela come de manha,depois do almoço e a noite,as outras duas cadelas que tenho,ja tem 4 anos e ja so comem de manha e a noite,e uma delas ate raciona a comida,a noite se for preciso ainda la tem.a rott e que deus meu,quanto mais colocar mais come.
esta eu queria deixar tipo,a raçao no pote da comida e ela ir comendo quando bem lhe apetecesse.a vontade dela...sem lhe estar a impor um regime como fiz as outras.
as minhas outras ja estiveram em casa,mas sao as duas de porte grande e nesta casa onde moro agora nao as podia ca ter e estao num canil que fiz para elas.esta conseguimos que o dono da casa nos deixasse ficar com ela,ate porque ja nao vamos ca estar mais tempo,vamos sair no final do mes.
e queria realmente em relaçao a alimentaçao,que ela nao fosse tao sofrega a comer,meu deus...ate se engasga,ela nem mastiga a comida...ja optei por graos de raçao maiores mas e a mesma coisa e com medo de se engasgar a serio,comprei novamente da mais pequena.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Eu acho que deveria contratar um treinador. São precisos pormenores da sua rotina e do temperamento do cão que só um treinador presencialmente a pode ajudar. Uma coisa que pode ir fazendo: a cadela precisa de passear e correr (caso não o faça), para gastar energias e e aí sim, ser uma cadela equilibrada junto da família. Quanto a xixis e cocos, é uma questão de paciência. Ir à rua, levar biscoitos, fazer uma ganda festa quando faz, é mesmo uma questão de dedicação e paciência.
-
- Membro
- Registado: sábado abr 19, 2008 10:32 pm
Infelizmente nao posso pagar a um treinador...consegui treinar as minhas outras duas e uma de "raça perigosa" e correu as mil maravilhas...e certo que tambem nao tinha uma criança para tomar conta...
correr ela corre,vai a rua,levo biscoitos e pareço uma maluca se proventura fizer alguma coisa na rua,com a festa que faço(uma vez ate fui apanhada pela vizinha da frente que ficou a olhar para mim feita parva,ate a cadela estava parva,,,lol)
estou a ver que nao vai correr bem
agora tenho esperança que ao ir para outra casa,se desabitue da varanda e eu a consiga habituar a rua..como e novo e tal...espero eu...
correr ela corre,vai a rua,levo biscoitos e pareço uma maluca se proventura fizer alguma coisa na rua,com a festa que faço(uma vez ate fui apanhada pela vizinha da frente que ficou a olhar para mim feita parva,ate a cadela estava parva,,,lol)
estou a ver que nao vai correr bem
agora tenho esperança que ao ir para outra casa,se desabitue da varanda e eu a consiga habituar a rua..como e novo e tal...espero eu...
Já tentou fazer uma coisa desse género e viu o resultado que deu, não viu? Quando espera que as coisas se resolvam assim "por milagre", em princípio as coisas só vão piorar. Da mesma forma que colocar a sua cadela na varanda à espera que ela aprenda a fazer xixi e cocó na rua, e só depois a trazer para dentro de casa, contribuiu para que, neste momento, ela não saiba estar dentro de casa; se vai achar que a simples mudança de casa vai fazer com que ela, do nada, aprenda a estar dentro de casa vai acontecer coisa parecida.sweetstorm Escreveu: agora tenho esperança que ao ir para outra casa,se desabitue da varanda e eu a consiga habituar a rua..como e novo e tal...espero eu...
Vá fazendo JÁ a transição para dentro de casa. Vá promovendo alguns minutos nos primeiros dias; e vá aumentando o tempo. É que, se não fizer esta transição gradual, vai ver como a mudança abrupta vai ter piores resultados. Do nada, a sua cadela vai ficar o tempo todo dentro de casa, e não está preparada para isso; a destruição vai ser maior, as necessidades vão ser feitas em casa, e aí, como a nova varanda é minúscula, não vai haver alternativa a ficar em casa. Ou seja, se vai ter de lidar com uma estadia completa da sua cadela dentro de casa, então não cometa a imprudência de achar que as coisas se resolvem por elas próprias. Foi essa a crença que levou a que hoje tenha todos os problemas que tem com a sua cadela. Não é nada de grave, não é nada por aí além; simplesmente, não perpetue essa crença que já viu que não a leva por bons caminhos.
Olá 
Meter um cão na varanda não ajuda em nada, muito pelo contrario, esta a contribuir para que ele fique pouco sociavel, e que seja mais dificil mais tarde conviver com a sua filha, e que não saiba comportar-se dentro de casa.
Para que isso aconteça vai ter de ter paciencia com ela. Quanto mais tarde se levar os cães a rua, mais tarde eles vão aprender que é lá que fazem as necessidades, se o cão for com pouca frequencia a rua (por dia) tambem demora mais tempo a aprender, porque acaba por fazer noutro sitio que não é na rua e vai pensar que é o correto...
Ela faz xixi nas carpetes... há aqueles cães que ficam tão contentes quando o dono chega a casa que só choram e urinam-se de felicidade... Eu tenho uma cadela de 4meses e meio e não posso ter tapetes nem carpetes no chão, ela anda pela casa toda e por vezes fazia lá. São sitios muito agradaveis para eles fazerem as necessidades deles hihihi, não tenha carpetes enquanto ela não aprender. Chegou o calor até é bom fica a casa fresquinha
Quando comecar a meter novamente as carpetes meta por cima aqueles produtos que afasta os cães de fazer as necessidades lá (não sei se da resultado nunca tentei mas tente).
Em relação as brincadeiras da cadela com a bebé, vão acabar por deixar de ser tão brutas quando ela deixar de ficar confinada numa varanda...
Faça exercicio com ela, se a cansar bastante e depois meter a criança a frente ela não vai ter vontande de brincar brutamente com a bebe, vai é ficar com sono e vai querer dormir em qualquer lado hihi. Se possivel junte com outros cães, eles sozinhos a brincar vão ficar cansados até cair para o lado xD Se não tiver essa oportunidade leve uma bola e brinque com a cadela, corra com ela. Ela precisa de gastar as energias que tem... E isso não vai acontecer se tiver fechada na varanda...
Tambem se deixar a comida ao dispor dela o dia todo, ela não vai ter noção da quantidade que deve comer de manha a tarde e a noite, nem a que horas deve comer... É como dar uma caixa cheia de gomas a uma criança...Acha que a criança vai comer uma ou duas gomas por dia? Ñão vai comer a caixa toda...
Se já é mau ela estar numa varanda (não sei de que tamanho mas varanda não é patio ou terraço) ir para uma mais pequena vai ser mesmo mau. Eu espero ter ajudado em alguma coisa, se eu fosse a si, tentava gastar as energias dela o maximo. Lembre-se de socializar muito bem a cadela, ela daqui a pouco tem 1 ano e depois vai ser mais dificil a aprender.
Boa sorte

Com 7 meses a cadelinha ainda é bebé, e como bebé que é, é bem normal que faça asneiras, que seja mais energetica, e que não tenha controlo no que faz, como por exemplo a força que usa a brincar com um bebé...tenho uma labradora de quase 7 meses que e uma peste...literalmente...lol...
desde que veio para casa que a tento ensinar a fazer tudo.
Meter um cão na varanda não ajuda em nada, muito pelo contrario, esta a contribuir para que ele fique pouco sociavel, e que seja mais dificil mais tarde conviver com a sua filha, e que não saiba comportar-se dentro de casa.
Se lhe ensinou a fazer na varanda é normal que a cadela não intenda que agora quer que ela deixe de fazer na varanda e passe a fazer na rua...primeiro,xixi e coco na rua...grande falhanço...tentei tudo,levar a passear varias vezes ao dia,fartava se de correr,nao fazia nada,chegava a casa,pimbas...
jornal,repelentes,caixas de areia...afins de coisas,mas ela ja se habituou a fazer na varanda e por muito que ande na rua,chega a casa e e la que faz.
Para que isso aconteça vai ter de ter paciencia com ela. Quanto mais tarde se levar os cães a rua, mais tarde eles vão aprender que é lá que fazem as necessidades, se o cão for com pouca frequencia a rua (por dia) tambem demora mais tempo a aprender, porque acaba por fazer noutro sitio que não é na rua e vai pensar que é o correto...
Como disse se ela esta na varanda quando entra em casa é normal ficar exitada. Fica feliz porque finalmente pode entrar no mesmo espaço que estão os donos. Ela quando fica na varanda não é feliz lá decerteza, uma varanda não é espaço para se ter um animal de estimação, não acha que deve ser demasiado frustrante para a cadela estar lá?esta na varanda,pois ainda nao se consegue habituar a estar em casa,ja tentei por varias vezes,pois eu quero que a cadela fique em casa,para poder lidar mais com a minha filha pequena de 3 anos,mas assim que entra e uma bruta,atira a miuda ao chao,morde lhe,faz me logo xixi nas carpetes,nos tapetes..e para esquecer,a minha filha so grita com medo dela
Ela faz xixi nas carpetes... há aqueles cães que ficam tão contentes quando o dono chega a casa que só choram e urinam-se de felicidade... Eu tenho uma cadela de 4meses e meio e não posso ter tapetes nem carpetes no chão, ela anda pela casa toda e por vezes fazia lá. São sitios muito agradaveis para eles fazerem as necessidades deles hihihi, não tenha carpetes enquanto ela não aprender. Chegou o calor até é bom fica a casa fresquinha

Em relação as brincadeiras da cadela com a bebé, vão acabar por deixar de ser tão brutas quando ela deixar de ficar confinada numa varanda...
Faça exercicio com ela, se a cansar bastante e depois meter a criança a frente ela não vai ter vontande de brincar brutamente com a bebe, vai é ficar com sono e vai querer dormir em qualquer lado hihi. Se possivel junte com outros cães, eles sozinhos a brincar vão ficar cansados até cair para o lado xD Se não tiver essa oportunidade leve uma bola e brinque com a cadela, corra com ela. Ela precisa de gastar as energias que tem... E isso não vai acontecer se tiver fechada na varanda...
Há taças para ração que são proprias para cães que comem assim.depois agora ando a tentar a comida.
come parece que o mundo vai acabar,ja fiz como o encantador de caes,realmente so come quando eu deixo,mas assim que poe o focinho quase sufoca a comer,ja tentei dar grao a grao de raçao a mao,nao adiante...ate gane...
Bem... se a cadela já é assim, se lhe deixar comida a vontade dela só vai piorar mais a situação dela. Ela vai achar que não depende de si para nada, nem para comer. Essa cadela não tem noção de quem é o lider dessa casa, o melhor é dar-lhe comida só depois de voçes comerem... Nem que tenha de comer 1 ou 2 bolachas a frente da cadela e depois é que da a comida. numa matilha os lideres comem sempre primeiro, e os outros nunca ficam sequer a rondar a area, enquanto os lideres comem...queria tipo,poder deixar lhe comida e ela ir comendo quando lhe apetecesse,pois eu tenho mais duas,que comem de manha e a noite,e nao posso fazer nada,tenho de contar sempre com isso,de manha e a noite,pois foram assim habituadas e comem logo tudo.com esta queria deixar a vontade dela e nao consigo.
Tambem se deixar a comida ao dispor dela o dia todo, ela não vai ter noção da quantidade que deve comer de manha a tarde e a noite, nem a que horas deve comer... É como dar uma caixa cheia de gomas a uma criança...Acha que a criança vai comer uma ou duas gomas por dia? Ñão vai comer a caixa toda...

deem me umas luzes,começo a perder a paciencia...e agora vou mudar de casa,para uma que tem uma varanda minuscula e queria mesmo poder te la dentro de casa...
Se já é mau ela estar numa varanda (não sei de que tamanho mas varanda não é patio ou terraço) ir para uma mais pequena vai ser mesmo mau. Eu espero ter ajudado em alguma coisa, se eu fosse a si, tentava gastar as energias dela o maximo. Lembre-se de socializar muito bem a cadela, ela daqui a pouco tem 1 ano e depois vai ser mais dificil a aprender.
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
sweetstorm lamento dizer-lhe mas a adopção da sua cadela foi mal pensada.
O que está feito está feito por isso...
Deixe a cadela aceder ao interior da casa livremente e sem stress, se for necessário comece por permitir que isso aconteça quando a sua filhota não estiver presente para que a cadelinha não se entusiasme tanto e para poder dar-lhe mais atenção, vá introduzindo as divisões da casa a pouco e pouco, para que a excitação não seja tão grande.
Em relação às necessidades, por norma eles fazem-nas assim que acordam e depois de comer, com o meu cão mais novo cheguei a levantar-me às 6:30 da manhã, vestir-me sem barulho nenhum para ele só acordar quando eu já estava pronta para pegar nele e leva-lo para a rua, pode tentar espiar os horários da sua cadelinha para aproveitar as ocasiões em que ela fica aflita.
Outra dica e uma vez que diz que ela anda na rua montes de tempo e que só faz quando chega a casa é engana-la, dê um bom passeio com ela, faça o caminho de volta para casa até à porta, quando chegar à porta ela já está a pensar "que fixe, finalmente vou fazer o meu xixizinho na varandinha" é aí que lhe troca as voltas, vai chegar à porta de casa e volta para trás, se não resultar assim pode ter uma trabalheira ainda maior, dá a volta com ela, entra em casa, e assim que ela se preparar para fazer o xixi volta com ela para a rua
Na minha opinião o que falta à sua cadelinha é contacto com os donos mais frequente, brincadeiras dentro de casa que a impeçam de ter oportunidades de fazer asneiras, exercício físico e mental, um cão não se educa em 5minutos
Aproveite as rotinas que a sua cadelinha já tem!
Boa sorte!
O que está feito está feito por isso...
Deixe a cadela aceder ao interior da casa livremente e sem stress, se for necessário comece por permitir que isso aconteça quando a sua filhota não estiver presente para que a cadelinha não se entusiasme tanto e para poder dar-lhe mais atenção, vá introduzindo as divisões da casa a pouco e pouco, para que a excitação não seja tão grande.
Em relação às necessidades, por norma eles fazem-nas assim que acordam e depois de comer, com o meu cão mais novo cheguei a levantar-me às 6:30 da manhã, vestir-me sem barulho nenhum para ele só acordar quando eu já estava pronta para pegar nele e leva-lo para a rua, pode tentar espiar os horários da sua cadelinha para aproveitar as ocasiões em que ela fica aflita.
Outra dica e uma vez que diz que ela anda na rua montes de tempo e que só faz quando chega a casa é engana-la, dê um bom passeio com ela, faça o caminho de volta para casa até à porta, quando chegar à porta ela já está a pensar "que fixe, finalmente vou fazer o meu xixizinho na varandinha" é aí que lhe troca as voltas, vai chegar à porta de casa e volta para trás, se não resultar assim pode ter uma trabalheira ainda maior, dá a volta com ela, entra em casa, e assim que ela se preparar para fazer o xixi volta com ela para a rua

Na minha opinião o que falta à sua cadelinha é contacto com os donos mais frequente, brincadeiras dentro de casa que a impeçam de ter oportunidades de fazer asneiras, exercício físico e mental, um cão não se educa em 5minutos

Boa sorte!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
-
- Membro
- Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm
olá
veja estes tópicos que de certeza vão ajudar
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=103969
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=103828
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=104024
Não desista! vai ver que com paciência "a peste" chega lá!
veja estes tópicos que de certeza vão ajudar
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=103969
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=103828
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=104024
Não desista! vai ver que com paciência "a peste" chega lá!

<p class="MsoNormal">O que não nos mata, fortalece-nos!</p>