Prevenção da doença Dirofilária
Moderador: mcerqueira
Bom dia, não sei se já ouviram falar da doença chamada dirofilaria.
Eu comecei o meu curso de auxiliar de vet e temos debatido este tema várias vezes, pois é cada vez mais comum nos cães.
Achei importante partilhar convosco o tem desta doença de forma rápida e fácil de compreender.
É chamada a "lombriga do coração", trasmitida por um mosquito.
O mosquito trasnsmite as larvas, onde estas se desenvolvem pelo organismo e atingem o estado adulto no coração.
Fica uma especie de esparguete dentro do coração.
Provoca insuficiencia cardiaca.
Tem tratamento mas este é muito dispendioso.
A prevenção é a toma de 1 comprimido mensal, assim como a desparazitação interna é de 6 em 6 meses (3 em 3 quando existem crianças pequenas), esta desparazitação é mensal.
Antes de começar a tomar o comprimido, deve fazer um teste para saber se o cão está infetado. Caso esteja, não pode tomar.
Para um cão com 30kg o comprimido ronda os 5€.
Sou da opinião que mais vale prevenir que remediar.
Informem-se!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dirofilariose
Boa semana a todos
Eu comecei o meu curso de auxiliar de vet e temos debatido este tema várias vezes, pois é cada vez mais comum nos cães.
Achei importante partilhar convosco o tem desta doença de forma rápida e fácil de compreender.
É chamada a "lombriga do coração", trasmitida por um mosquito.
O mosquito trasnsmite as larvas, onde estas se desenvolvem pelo organismo e atingem o estado adulto no coração.
Fica uma especie de esparguete dentro do coração.
Provoca insuficiencia cardiaca.
Tem tratamento mas este é muito dispendioso.
A prevenção é a toma de 1 comprimido mensal, assim como a desparazitação interna é de 6 em 6 meses (3 em 3 quando existem crianças pequenas), esta desparazitação é mensal.
Antes de começar a tomar o comprimido, deve fazer um teste para saber se o cão está infetado. Caso esteja, não pode tomar.
Para um cão com 30kg o comprimido ronda os 5€.
Sou da opinião que mais vale prevenir que remediar.
Informem-se!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dirofilariose
Boa semana a todos
Última edição por Marlenee em segunda abr 15, 2013 3:31 pm, editado 2 vezes no total.
Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo!
sim, é muito comum em zonas ribeirinhas e é transmitida pela picada do mosquito. Eu fiz no meu cão a prevenção com o comprimido milbemax (que também é desparasitante) e comecei agora aos seis meses a dar-lhe o heartgard para fazer a imunização.. Não é grande novidade para mim que moro em coimbra e é uma zona endémica.. já o faço há alguns anos..
Interessante tradução :-) Em Inglês é "Heart worm disease".Marlenee Escreveu:... É chamada a "lombriga do coração", trasmitida por um mosquito.
Em português é Dirofilária. Quando se faz a análise ao sangue para despite da doença, também está escrito Dirofilária. Antes de se começar as fazer prevenção, é recomendado fazer a análise ao sangue pra saber se o cão tem o não. Porque se tiver Dirofilária, o tratamento é diferente do que os comprimidos preventivos
Em portugês chama-se "doença dirofilária" ou "dirofilariose"... O meu júlio não necessitou de fazer análise, porque fez desde bebé o desparasitante milbemax, que por si já faz a prevenção da doença. Pelo menos até aos 6 meses onde passa a fazer o heartgard.LLing Escreveu:Interessante traduçãoMarlenee Escreveu:... É chamada a "lombriga do coração", trasmitida por um mosquito.Em Inglês é "Heart worm disease".
Em português é Dirofilária. Quando se faz a análise ao sangue para despite da doença, também está escrito Dirofilária. Antes de se começar as fazer prevenção, é recomendado fazer a análise ao sangue pra saber se o cão tem o não. Porque se tiver Dirofilária, o tratamento é diferente do que os comprimidos preventivos
Para além do que já foi dito, a prevenção NÃO deve ser iniciada sem que primeiro o veterinário tenha efectuado o despiste da doença, pois caso dê o comprimido ao cão de prevenção da dirofilária e o cão já estiver contaminado, tem uma fortíssima probabilidade de morrer.
O tratamento existe sim, mas além de caro, como já disseram, é também um tratamento de risco e o cão pode morrer durante o tratamento.
O tratamento existe sim, mas além de caro, como já disseram, é também um tratamento de risco e o cão pode morrer durante o tratamento.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Sim, sim. Recordo-e que falei sobre isto com a vet quando fui falar sobre a prevenção da leishmaniose(vacinas e pipeta), quanto à leish achou que valia a pena a fazer a prevenção, mas quanto a essa doença ela disse-me que nesta área onde vivo não valia pena, apenas se fosse para férias ou assim (mas eu falaria com ela primeiro).
Hà estudos que dizem que o mosquito que propaga a dirofilaria, não "vivem" em zonas acima dos 500 metros. Mas, não está provado a 100%ReginaVieira Escreveu:Sim, sim. Recordo-e que falei sobre isto com a vet quando fui falar sobre a prevenção da leishmaniose(vacinas e pipeta), quanto à leish achou que valia a pena a fazer a prevenção, mas quanto a essa doença ela disse-me que nesta área onde vivo não valia pena, apenas se fosse para férias ou assim (mas eu falaria com ela primeiro).
A Scalibor não afasta esta bicharada também?
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Não LFGomes a scalibor não afasta este tipo de mosquitos. Os meus canitos tomam o Prog*** Plus.
Quando adoptámos a Estrelita uma das doenças que ela tinha (das várias) era dirofilariose.
Descobriu-se por mero acaso pois não tinha sintomas nenhuns. Quando saíu do canil de Portimão foi para hotel e, como queria fazer-lhe a prevenção desta doença, pedi para ser feita a análise a qual, para grande espanto, deu positiva.
Fez o tratamento que é muitíssimo perigoso mas, era a única hipótese pois caso não o fizesse podia morrer. Arriscámos e, felizmente correu tudo bem não tendo ficado com sequelas o que por vezes pode acontecer. Hoje está aí para as curvas.

Quando adoptámos a Estrelita uma das doenças que ela tinha (das várias) era dirofilariose.

Descobriu-se por mero acaso pois não tinha sintomas nenhuns. Quando saíu do canil de Portimão foi para hotel e, como queria fazer-lhe a prevenção desta doença, pedi para ser feita a análise a qual, para grande espanto, deu positiva.

Fez o tratamento que é muitíssimo perigoso mas, era a única hipótese pois caso não o fizesse podia morrer. Arriscámos e, felizmente correu tudo bem não tendo ficado com sequelas o que por vezes pode acontecer. Hoje está aí para as curvas.

Afasta sim: http://www.scalibor.pt/Parasitas-doenca ... anina.aspxArguida2 Escreveu:Não LFGomes a scalibor não afasta este tipo de mosquitos. Os meus canitos tomam o Prog*** Plus.
Quando adoptámos a Estrelita uma das doenças que ela tinha (das várias) era dirofilariose.![]()
![]()
Descobriu-se por mero acaso pois não tinha sintomas nenhuns. Quando saíu do canil de Portimão foi para hotel e, como queria fazer-lhe a prevenção desta doença, pedi para ser feita a análise a qual, para grande espanto, deu positiva.![]()
Fez o tratamento que é muitíssimo perigoso mas, era a única hipótese pois caso não o fizesse podia morrer. Arriscámos e, felizmente correu tudo bem não tendo ficado com sequelas o que por vezes pode acontecer. Hoje está aí para as curvas.![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Atenção: Foi fornecida informação incorrecta e incompleta!
- A prevenção da Dirofilariose pode ser feita com Advoca**, que é a pipeta mensal e com Progra* ou Intercept** que são os comprimidos.
- A Scalibor e o Advantix repelem mosquitos e flebótomos, que por sua vez não são mosquitos!!! Diz-se mosquitos em geral para compreensão dos mais leigos.
- A desparasitação interna deve ser efectuada de 3 em 3 meses para ser eficaz e se tiverem crianças em casa deve ser feita todos os meses!!!!
- A prevenção da Dirofilariose pode ser feita com Advoca**, que é a pipeta mensal e com Progra* ou Intercept** que são os comprimidos.
- A Scalibor e o Advantix repelem mosquitos e flebótomos, que por sua vez não são mosquitos!!! Diz-se mosquitos em geral para compreensão dos mais leigos.
- A desparasitação interna deve ser efectuada de 3 em 3 meses para ser eficaz e se tiverem crianças em casa deve ser feita todos os meses!!!!
obrigada
essa Advoc** é muito mais completa que a advant*, faria mais sentido usar a 1ª com a Scalibor...
Vou averiguar melhor.
essa Advoc** é muito mais completa que a advant*, faria mais sentido usar a 1ª com a Scalibor...
Vou averiguar melhor.

"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Está no site da coleira Scalibor que uma das suas utilizações é a prevenção da picada do mosquito vector da dirofilariose.ZezinhoManel Escreveu: - A Scalibor e o Advantix repelem mosquitos e flebótomos, que por sua vez não são mosquitos!!! Diz-se mosquitos em geral para compreensão dos mais leigos.
O advantix também protege contra a picada dos mosquitos http://www.advantix.es/es/pipetas-advan ... /index.php.
Por favor, know your facts.... antes de virem para aqui dizer que ando a dar informações incorrectas.
Editado, acabei de ver que o advantix lançou uma nova gama "k9 Advantix II"http://www.petparents.com/products.aspx ... es-content. Esta nova gama além da protecção que o advantix "normal" proporciona, também protege contra piolhos mastigadores.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Peço desculpa mas esta não foi para si, porque até corrigiu a Arguida, foi para a Sra. Arguida mesmo. Não entendeu bem o que escrevi.MiMoo Escreveu:Está no site da coleira Scalibor que uma das suas utilizações é a prevenção da picada do mosquito vector da dirofilariose.ZezinhoManel Escreveu: - A Scalibor e o Advantix repelem mosquitos e flebótomos, que por sua vez não são mosquitos!!! Diz-se mosquitos em geral para compreensão dos mais leigos.
O advantix também protege contra a picada dos mosquitos http://www.advantix.es/es/pipetas-advan ... /index.php.
Por favor, know your facts.... antes de virem para aqui dizer que ando a dar informações incorrectas.
Editado, acabei de ver que o advantix lançou uma nova gama "k9 Advantix II"http://www.petparents.com/products.aspx ... es-content. Esta nova gama além da protecção que o advantix "normal" proporciona, também protege contra piolhos mastigadores.