Como evitar que os cães comam porcarias do chão
Moderador: mcerqueira
Olá,
Escrevo este tópico na esperança de obter algumas dicas que possam ser úteis. Resumidamente, sempre que o meu cachorro está solto, seja no jardim ou na praia, passa mais tempo a cheirar o chão e a comer porcarias do que a brincar e a correr. Ele sabe que está a fazer mal porque eu ao longe digo larga e vou ter com ele e ele fica logo com um ar compremetido, contudo passado 1 minuto está a fazer o mesmo.
Quando ando à trela passa-se o mesmo, apanha todos os papeis que vê e quando eu digo "larga" e faço um ar zangado ele larga o que apanhou mas 2 metros à frente está a fazer o mesmo.
Obrigado
Escrevo este tópico na esperança de obter algumas dicas que possam ser úteis. Resumidamente, sempre que o meu cachorro está solto, seja no jardim ou na praia, passa mais tempo a cheirar o chão e a comer porcarias do que a brincar e a correr. Ele sabe que está a fazer mal porque eu ao longe digo larga e vou ter com ele e ele fica logo com um ar compremetido, contudo passado 1 minuto está a fazer o mesmo.
Quando ando à trela passa-se o mesmo, apanha todos os papeis que vê e quando eu digo "larga" e faço um ar zangado ele larga o que apanhou mas 2 metros à frente está a fazer o mesmo.
Obrigado
Não soltar e/ou açaime.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Até pode mesmo não ter cão, é uma decisão sua... 

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
ha um exercicio fácil e com o qual os cães aprendem rápido.
Pegar naquelas salsichas para churrasco, fazer-lhe um tunel com aquelas ferramentas de tirar os caroços a fruta e rechear com algo que o cão não goste como gomos de limão, cascas de laranja, alho, malaguetas, especiarias, etc. Convem experimentar primeiro e ver qual é o sabor que ele menos gosta.. já me aconteceu ter cães que adoram piri-piri e malaguetas por exemplo (com exte último foi alho). Depois tapa as extremidades para o cão não cheirar o interior.
Depois sempre que for a rua esconde previamente a salsicha num sitio. Passa lá com o cão e dá lhe a ordem "NÃO". se ele comer na mesma, vai sentir um sabor repulsivo e vai começar a associar o NÃO do dono a algo que não presta... Rapidamente aprendem a não comer...
Pegar naquelas salsichas para churrasco, fazer-lhe um tunel com aquelas ferramentas de tirar os caroços a fruta e rechear com algo que o cão não goste como gomos de limão, cascas de laranja, alho, malaguetas, especiarias, etc. Convem experimentar primeiro e ver qual é o sabor que ele menos gosta.. já me aconteceu ter cães que adoram piri-piri e malaguetas por exemplo (com exte último foi alho). Depois tapa as extremidades para o cão não cheirar o interior.
Depois sempre que for a rua esconde previamente a salsicha num sitio. Passa lá com o cão e dá lhe a ordem "NÃO". se ele comer na mesma, vai sentir um sabor repulsivo e vai começar a associar o NÃO do dono a algo que não presta... Rapidamente aprendem a não comer...
Embora seja um mesmo problema, é bem diferente controlá-lo com trela e solto. Quando o solta, deveria mesmo escolher bem o sítio. Tal como não o vai soltar junto a uma estrada por que é perigoso para ele, também não deverá soltá-lo em sítios com comida e coisas piores à mercê do seu glutãozinho. Não sei se sei de mais casos de cães atropelados ou envenenados...fradik Escreveu:Olá,
Obrigado
Com trela, vá andando atento ao chão, e tente antecipar-se; evite zonas com muito lixo. Isto é evidente, eu sei, mas eu insisto nisto porque, se quer ensinar o seu cão a não comer coisas do chão da rua, o primeiro passo é impedir ao máximo que ele o faça porque, de cada vez que ele fizer, o comportamento é reforçado, logo, mais difícil de tratar.
O segundo passo: ensinar ao seu cão o comando "deixa" (ou outra palavra à escolha, como é evidente). E, também como é evidente, comece em casa, com o ambiente controlado, e com elevada probabilidade de sucesso nas primeiras vezes: ou seja, não ponha um bocado de comida à frente dele e diga "deixa", porque ele vai comer a comida e vai "queimar" o comando. Existem tutoriais pela net fora, mas se lhe interessar posso descrever os passos noutra mensagem.
Vá aumentando gradualmente a dificuldade, e vá passando para ambientes com cada vez mais tentações. O importante é ter em atenção que isto pode ser um processo demorado, pelo que, no entretanto, controle o ambiente e vigie constantemente, pois, por cada porcaria que o seu cão coma do chão, o seu treino vai andar uns bons dias para trás.
A ideia é ter um comando "deixa" firme o suficiente para que, quando estiver a passar perto de um sítio com coisas que lhe interessarão, possa dizer "deixa" ANTES de passar lá e inibir o seu cão de investir para a comida.
Tudo o que seja posterior (ralhar depois de ele comer, por exemplo) tem uma eficácia muito mais reduzida, desde logo porque a acção já foi recompensada directamente, e qualquer castigo que venha a surgir é sempre secundário e indirecto.
Como lhe disse, é importante ir avançando muito devagar e gradualmente; o último grau, muitas vezes inatingível!, será o de controlar o seu cão sem trela. Com trela é sempre mais fácil controlar as variáveis. Agora, sem trela, vai precisar de muito esforço, treino e tempo para passar a mensagem ao seu cão de que é muito mais valioso para ele obedecer a um comando do que molhar o bico com as iguarias da relva e do cimento. Com castigos posteriores ao acto o mais provável é arriscar-se a que, da próxima, o seu cão não só coma a porcaria do chão, como fuja de si para evitar os problemas...
Ah, outra dica.
Treine aquilo a que normalmente se chama 'focus', e que consiste em aumentar drasticamente a frequência e a velocidade com que o cão olha para si e se foca em si quando é chamado.
Ter um grau aceitável de focus em princípio será obtido mais rapidamente do que um grau solidificado do comando deixa, e pode ir ajudando a evitar percalços enquanto vai treinando o comando deixa. Isto porque, assim, sempre que o fradik vir algo "perigoso" no horizonte, poderá antecipar-se, pedir ao cão que se concentre em si e passe ao lado das porcarias comestíveis sem ser sequer tentado por elas.
Treine aquilo a que normalmente se chama 'focus', e que consiste em aumentar drasticamente a frequência e a velocidade com que o cão olha para si e se foca em si quando é chamado.
Ter um grau aceitável de focus em princípio será obtido mais rapidamente do que um grau solidificado do comando deixa, e pode ir ajudando a evitar percalços enquanto vai treinando o comando deixa. Isto porque, assim, sempre que o fradik vir algo "perigoso" no horizonte, poderá antecipar-se, pedir ao cão que se concentre em si e passe ao lado das porcarias comestíveis sem ser sequer tentado por elas.
Obrigado, já tenho aqui algumas dicas úteis! óbvio que seria sempre mais fácil ir para sítios sem lixo mas isso é praticamente impossível, qualquer praia, jardim, etc tem sempre porcarias para eles se "deliciarem".
O comando "deixa" ele percebe e obedece, porque quando o digo ele larga. O problema é que só o faz quando já tem a porcaria na boca por isso o que preciso mesmo de treinar é o de não deixar sequer que ele pegue nas coisas que não devia.
O comando "deixa" ele percebe e obedece, porque quando o digo ele larga. O problema é que só o faz quando já tem a porcaria na boca por isso o que preciso mesmo de treinar é o de não deixar sequer que ele pegue nas coisas que não devia.
Por exemplo, se procurar praias menos usadas, a probabilidade de encontrar lixo humano (o mais apetecível) é bem menor.fradik Escreveu:Obrigado, já tenho aqui algumas dicas úteis! óbvio que seria sempre mais fácil ir para sítios sem lixo mas isso é praticamente impossível, qualquer praia, jardim, etc tem sempre porcarias para eles se "deliciarem".
E pode sempre dar uma volta pela área, primeiro com trela, para se certificar quais as atracções do local, e só depois o soltar (caso haja luz verde).
Ok. Mas então use um comando completamente novo, e deixe estar o "deixa" conforme está, já que ele funciona.O comando "deixa" ele percebe e obedece, porque quando o digo ele larga. O problema é que só o faz quando já tem a porcaria na boca por isso o que preciso mesmo de treinar é o de não deixar sequer que ele pegue nas coisas que não devia.
Mas, já agora, se o seu cão larga as coisas que tem na boca ao comando, então o problema não é assim tão grave.
Ele larga se eu disser para largar, porque senão engole. E como há sempre momentos de distração ou que ele se afastou um bocado mais é muito provável que vai não volta engula umas coisas.
As praias neste momento estão cheias de lixo e peixes mortos devido ao inverno que tivemos com bar sempre bastante agitado.
óbvio que me preocupa muito que ele coma algo perigoso mas o que eu gostava mesmo de corrigir é o facto de ele estar constantemente a procurar cheiros e porcarias quando devia estar mais focado em correr e brincar
. Ele brinca muito mas há dias que simplesmente lhe dá na gana e a única coisa que faz é andar feito aspirador.
As praias neste momento estão cheias de lixo e peixes mortos devido ao inverno que tivemos com bar sempre bastante agitado.
óbvio que me preocupa muito que ele coma algo perigoso mas o que eu gostava mesmo de corrigir é o facto de ele estar constantemente a procurar cheiros e porcarias quando devia estar mais focado em correr e brincar

A minha cadela era igual. Eu também nunca percebi porque é que preferia ir cheirar e comer coisas nojentas em vez de ir correr, mas são cães... A praia deve ser dos sítios piores, caixas com isco para pesca, peixes mortos com o anzol ainda pendurado, ratazanas mortas, esferovite mal cheirosa... Tudo coisas deliciosas que se encontram na praia e por vezes com resultados que acabam na mesa de operações. Faz muito bem em treiná-la para não comer!
Eu deixei de morar perto da praia e ela deixou-se disso... Uma vizinha começou a usar um açaime no seu cão, ao fim de pouco tempo bastava mostrar o açaime e ele cuspia o que tinha na boca.
Eu deixei de morar perto da praia e ela deixou-se disso... Uma vizinha começou a usar um açaime no seu cão, ao fim de pouco tempo bastava mostrar o açaime e ele cuspia o que tinha na boca.
-
- Membro
- Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm
A minha patuda também tinha a mania de meter à boca tudo o que encontrava na rua. E pior (mania que ainda não perdeu em casa) quando vejo que esta com alguma coisa na boca (que não deve) ela fica muito quietinha e eu fico na duvida! Passado um bocado mastiga e se vê que eu reparo fica quietinha outra vez, até eu ter que lhe abrir a boca e certificar-me que não tem nada (e tem sempre). 
De início andava com ela naquelas trelas que enrolam e esticam até 5m… deixei de usar… Comecei a andar com ela de lado com enforcador (atenção, este só funciona se bem colocado e bem posicionado), regra: quando passeia ao lado não pode cheirar o chão (só quando eu permito), quando o fazia corrigia-a e dizia -Não.
De início claro que era uma fita, queria porque queria o lixo; depois mal olhava eu dizia -não e ela já não insistia; depois passou por uma fase que fingia que não estava a ligar e de repente pimba apanhava-o com uma rapidez
, tirava-lho logo e dizia não… depois de tanta tentativa frustrada começou a ignorar. Algumas vezes ainda parava e olhava e eu comecei por não dizer nada para ver o que fazia e lá ignorava.
Até hoje não tive mais problemas com lixo, às vezes lá se interessa por um qualquer e começa a cheirar mais, aí tenho que lhe dizer o -não e direcionar a atenção e rapidamente esquece que lá está.
Ainda hoje fui ao parque, soltei-a e ela não ficou a apanhar lixo, por isso foi ultrapassado por enquanto
Ps. Claro que isto não foi de um dia para o outro… na questão do lixo foi relativamente rápido, até porque estava mais preocupada em a ensinar a andar ao lado (não puxar, não cheirar, não se atirar a tudo o que meche, etc) que tanto eu como ela passado umas semanas já não nos lembrávamos que o lixo existia

De início andava com ela naquelas trelas que enrolam e esticam até 5m… deixei de usar… Comecei a andar com ela de lado com enforcador (atenção, este só funciona se bem colocado e bem posicionado), regra: quando passeia ao lado não pode cheirar o chão (só quando eu permito), quando o fazia corrigia-a e dizia -Não.
De início claro que era uma fita, queria porque queria o lixo; depois mal olhava eu dizia -não e ela já não insistia; depois passou por uma fase que fingia que não estava a ligar e de repente pimba apanhava-o com uma rapidez

Até hoje não tive mais problemas com lixo, às vezes lá se interessa por um qualquer e começa a cheirar mais, aí tenho que lhe dizer o -não e direcionar a atenção e rapidamente esquece que lá está.
Ainda hoje fui ao parque, soltei-a e ela não ficou a apanhar lixo, por isso foi ultrapassado por enquanto

Ps. Claro que isto não foi de um dia para o outro… na questão do lixo foi relativamente rápido, até porque estava mais preocupada em a ensinar a andar ao lado (não puxar, não cheirar, não se atirar a tudo o que meche, etc) que tanto eu como ela passado umas semanas já não nos lembrávamos que o lixo existia

<p class="MsoNormal">O que não nos mata, fortalece-nos!</p>
Mas sempre que o fradik diz para ela largar, ela larga? Sempre? Independentemente do que tiver na boca? Se assim for, repito, tem um problema muito reduzido.fradik Escreveu:Ele larga se eu disser para largar, porque senão engole. E como há sempre momentos de distração ou que ele se afastou um bocado mais é muito provável que vai não volta engula umas coisas.
Eu percebo que o que o fradik gostava era que o seu cão não tivesse o ímpeto de andar a comer as porcarias; mas, para isso, primeiro eu acho que vai ter de treinar o tal comando. E repare que uma coisa é ter um comando para ele largar, outra coisa é ter um comando para ele não pegar (para isto, remeto-o à primeira mensagem que lhe enviei).
Ter um comando para largar é já muito útil, pois permite corrigir qualquer "erro", o que torna o treino mais fácil.
E o fradik poderá dizer: mas o que eu queria mesmo era que não fosse preciso nenhum comando, ou seja, que ele não procurasse as coisas, ponto final. A isso eu respondo-lhe que a melhor forma de o seu cão perder o hábito de caçador-colector passa, justamente, por não cultivar esse hábito. E quanto mais treinar o comando "deixa" (que é diferente de largar), mais o seu cão vai perdendo o hábito porque vai praticando muito menos vezes (idealmente, não vai praticando de todo esse hábito).
Andar a cheirar e procurar coisas é tanto uma actividade quanto o seria andar a correr e a brincar com outros cães. Paralelamente aos exercícios que referi, o fradik deverá reorientar essa tendência do seu cão para actividades convenientes. Ou seja, em vez de ambicionar, simplesmente, erradicar o hábito de cheirar, perseguir, procurar e colher, canalize-o para actividades controladas e benéficas. É irrealista e até castrador e injusto querer que um instinto desse tipo desapareça (sobretudo se se tratar de um cão de caça, ou simplesmente com instintos de busca e de presa elevados, como parece ser o caso). Se quer que ele brinque em vez de andar a cheirar coisas, então promova brincadeiras que sejam mais atraentes, nomeadamente, envolvendo essa mesma actividade. Pratique em casa, primeiro; depois leve para a rua, mas para ambientes controlados, e por aí fora. Esconda pedaços de ração ou de outras coisas, esconda bolas, coisas de que ele goste e que despertem o faro dele; estabeleça uma ordem/comando para ele ficar parado e não ir procurar; estabeleça outra ordem para soltá-lo e permitir que ele vá procurar; estabeleça uma terceira ordem para ele parar a "busca". Isto não é fácil, não é imediato, como é óbvio. Mas não é complicado.óbvio que me preocupa muito que ele coma algo perigoso mas o que eu gostava mesmo de corrigir é o facto de ele estar constantemente a procurar cheiros e porcarias quando devia estar mais focado em correr e brincar. Ele brinca muito mas há dias que simplesmente lhe dá na gana e a única coisa que faz é andar feito aspirador.
Importante é fazer dessas buscas algo em que o próprio dono se integra; assim, com o tempo o seu cão vai perder o hábito e o gosto de fazer as coisas pela calada.
Óptimo post pela excelente análise que fez do meu cão, apenas pelo que tenho escrito aqui. Realmente ele tem um forte instinto de caça pois a perseguição a pombos e patos são um problema que lido e corrigo diáriamente com ele na rua e nos jardins.
A brincadeira de esconder coisas em casa (ração, biscoitos, etc) já a faço desde que ele é pequenino e inclusive tenho andado a pensar se essa brincadeira não será a causa do problema que lido agora na rua. Em casa mostro-lhe os biscoitos, digo para ele ficar quieto, vou esconder pela casa todo e dou a ordem de "busca" quando já tiver tudo escondido. Não falha um e ele fica quieto até eu dizer que ele pode ir procurar!
Quando a ser um cão de caça, pelo aspecto não parece. Ele foi adoptado da rua com 2 meses e parece-me ter mais parecenças com um cão pastor do que outra coisa qualquer. O vet disse-me que ele tem kker coisa de PA (Focinho e Orelhas que nesta foto estão para baixo mas já levantaram). Posto-lhe aqui uma foto do meu cão para perceber do que falo.
Quanto ao largar sempre, não, ele não larga sempre. Se forem papeis e coisas assim larga, mas ossos por exemplo já tenho mais dificuldades e tenho de ir lá abrir-lhe a boca para ele largar.

A brincadeira de esconder coisas em casa (ração, biscoitos, etc) já a faço desde que ele é pequenino e inclusive tenho andado a pensar se essa brincadeira não será a causa do problema que lido agora na rua. Em casa mostro-lhe os biscoitos, digo para ele ficar quieto, vou esconder pela casa todo e dou a ordem de "busca" quando já tiver tudo escondido. Não falha um e ele fica quieto até eu dizer que ele pode ir procurar!
Quando a ser um cão de caça, pelo aspecto não parece. Ele foi adoptado da rua com 2 meses e parece-me ter mais parecenças com um cão pastor do que outra coisa qualquer. O vet disse-me que ele tem kker coisa de PA (Focinho e Orelhas que nesta foto estão para baixo mas já levantaram). Posto-lhe aqui uma foto do meu cão para perceber do que falo.
Quanto ao largar sempre, não, ele não larga sempre. Se forem papeis e coisas assim larga, mas ossos por exemplo já tenho mais dificuldades e tenho de ir lá abrir-lhe a boca para ele largar.