Como evitar que os cães comam porcarias do chão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

terça abr 16, 2013 8:16 pm

Olá,

Escrevo este tópico na esperança de obter algumas dicas que possam ser úteis. Resumidamente, sempre que o meu cachorro está solto, seja no jardim ou na praia, passa mais tempo a cheirar o chão e a comer porcarias do que a brincar e a correr. Ele sabe que está a fazer mal porque eu ao longe digo larga e vou ter com ele e ele fica logo com um ar compremetido, contudo passado 1 minuto está a fazer o mesmo.
Quando ando à trela passa-se o mesmo, apanha todos os papeis que vê e quando eu digo "larga" e faço um ar zangado ele larga o que apanhou mas 2 metros à frente está a fazer o mesmo.

Obrigado
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 16, 2013 8:24 pm

Não soltar e/ou açaime.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
fradik
Membro

terça abr 16, 2013 8:31 pm

Também o posso deixar fechado em casa segundo essa linha de pensamento.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 16, 2013 9:43 pm

Até pode mesmo não ter cão, é uma decisão sua... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça abr 16, 2013 10:44 pm

fradik eu por acaso também tenho esse problema, o meu Rufus parece um aspirador :lol: :lol: eu também bem ralho com ele mas não adianta :?
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 16, 2013 11:13 pm

ha um exercicio fácil e com o qual os cães aprendem rápido.

Pegar naquelas salsichas para churrasco, fazer-lhe um tunel com aquelas ferramentas de tirar os caroços a fruta e rechear com algo que o cão não goste como gomos de limão, cascas de laranja, alho, malaguetas, especiarias, etc. Convem experimentar primeiro e ver qual é o sabor que ele menos gosta.. já me aconteceu ter cães que adoram piri-piri e malaguetas por exemplo (com exte último foi alho). Depois tapa as extremidades para o cão não cheirar o interior.

Depois sempre que for a rua esconde previamente a salsicha num sitio. Passa lá com o cão e dá lhe a ordem "NÃO". se ele comer na mesma, vai sentir um sabor repulsivo e vai começar a associar o NÃO do dono a algo que não presta... Rapidamente aprendem a não comer...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta abr 17, 2013 12:21 am

fradik Escreveu:Olá,

Escrevo este tópico na esperança de obter algumas dicas que possam ser úteis. Resumidamente, sempre que o meu cachorro está solto, seja no jardim ou na praia, passa mais tempo a cheirar o chão e a comer porcarias do que a brincar e a correr. Ele sabe que está a fazer mal porque eu ao longe digo larga e vou ter com ele e ele fica logo com um ar compremetido, contudo passado 1 minuto está a fazer o mesmo.
Quando ando à trela passa-se o mesmo, apanha todos os papeis que vê e quando eu digo "larga" e faço um ar zangado ele larga o que apanhou mas 2 metros à frente está a fazer o mesmo.

Obrigado
Embora seja um mesmo problema, é bem diferente controlá-lo com trela e solto. Quando o solta, deveria mesmo escolher bem o sítio. Tal como não o vai soltar junto a uma estrada por que é perigoso para ele, também não deverá soltá-lo em sítios com comida e coisas piores à mercê do seu glutãozinho. Não sei se sei de mais casos de cães atropelados ou envenenados...
Com trela, vá andando atento ao chão, e tente antecipar-se; evite zonas com muito lixo. Isto é evidente, eu sei, mas eu insisto nisto porque, se quer ensinar o seu cão a não comer coisas do chão da rua, o primeiro passo é impedir ao máximo que ele o faça porque, de cada vez que ele fizer, o comportamento é reforçado, logo, mais difícil de tratar.
O segundo passo: ensinar ao seu cão o comando "deixa" (ou outra palavra à escolha, como é evidente). E, também como é evidente, comece em casa, com o ambiente controlado, e com elevada probabilidade de sucesso nas primeiras vezes: ou seja, não ponha um bocado de comida à frente dele e diga "deixa", porque ele vai comer a comida e vai "queimar" o comando. Existem tutoriais pela net fora, mas se lhe interessar posso descrever os passos noutra mensagem.
Vá aumentando gradualmente a dificuldade, e vá passando para ambientes com cada vez mais tentações. O importante é ter em atenção que isto pode ser um processo demorado, pelo que, no entretanto, controle o ambiente e vigie constantemente, pois, por cada porcaria que o seu cão coma do chão, o seu treino vai andar uns bons dias para trás.
A ideia é ter um comando "deixa" firme o suficiente para que, quando estiver a passar perto de um sítio com coisas que lhe interessarão, possa dizer "deixa" ANTES de passar lá e inibir o seu cão de investir para a comida.
Tudo o que seja posterior (ralhar depois de ele comer, por exemplo) tem uma eficácia muito mais reduzida, desde logo porque a acção já foi recompensada directamente, e qualquer castigo que venha a surgir é sempre secundário e indirecto.
Como lhe disse, é importante ir avançando muito devagar e gradualmente; o último grau, muitas vezes inatingível!, será o de controlar o seu cão sem trela. Com trela é sempre mais fácil controlar as variáveis. Agora, sem trela, vai precisar de muito esforço, treino e tempo para passar a mensagem ao seu cão de que é muito mais valioso para ele obedecer a um comando do que molhar o bico com as iguarias da relva e do cimento. Com castigos posteriores ao acto o mais provável é arriscar-se a que, da próxima, o seu cão não só coma a porcaria do chão, como fuja de si para evitar os problemas...
lds6
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 1:27 am

Ah, outra dica.

Treine aquilo a que normalmente se chama 'focus', e que consiste em aumentar drasticamente a frequência e a velocidade com que o cão olha para si e se foca em si quando é chamado.
Ter um grau aceitável de focus em princípio será obtido mais rapidamente do que um grau solidificado do comando deixa, e pode ir ajudando a evitar percalços enquanto vai treinando o comando deixa. Isto porque, assim, sempre que o fradik vir algo "perigoso" no horizonte, poderá antecipar-se, pedir ao cão que se concentre em si e passe ao lado das porcarias comestíveis sem ser sequer tentado por elas.
fradik
Membro

quarta abr 17, 2013 9:29 am

Obrigado, já tenho aqui algumas dicas úteis! óbvio que seria sempre mais fácil ir para sítios sem lixo mas isso é praticamente impossível, qualquer praia, jardim, etc tem sempre porcarias para eles se "deliciarem".

O comando "deixa" ele percebe e obedece, porque quando o digo ele larga. O problema é que só o faz quando já tem a porcaria na boca por isso o que preciso mesmo de treinar é o de não deixar sequer que ele pegue nas coisas que não devia.
lds6
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 11:33 am

fradik Escreveu:Obrigado, já tenho aqui algumas dicas úteis! óbvio que seria sempre mais fácil ir para sítios sem lixo mas isso é praticamente impossível, qualquer praia, jardim, etc tem sempre porcarias para eles se "deliciarem".
Por exemplo, se procurar praias menos usadas, a probabilidade de encontrar lixo humano (o mais apetecível) é bem menor.
E pode sempre dar uma volta pela área, primeiro com trela, para se certificar quais as atracções do local, e só depois o soltar (caso haja luz verde).
O comando "deixa" ele percebe e obedece, porque quando o digo ele larga. O problema é que só o faz quando já tem a porcaria na boca por isso o que preciso mesmo de treinar é o de não deixar sequer que ele pegue nas coisas que não devia.
Ok. Mas então use um comando completamente novo, e deixe estar o "deixa" conforme está, já que ele funciona.
Mas, já agora, se o seu cão larga as coisas que tem na boca ao comando, então o problema não é assim tão grave.
fradik
Membro

quarta abr 17, 2013 11:51 am

Ele larga se eu disser para largar, porque senão engole. E como há sempre momentos de distração ou que ele se afastou um bocado mais é muito provável que vai não volta engula umas coisas.
As praias neste momento estão cheias de lixo e peixes mortos devido ao inverno que tivemos com bar sempre bastante agitado.

óbvio que me preocupa muito que ele coma algo perigoso mas o que eu gostava mesmo de corrigir é o facto de ele estar constantemente a procurar cheiros e porcarias quando devia estar mais focado em correr e brincar :). Ele brinca muito mas há dias que simplesmente lhe dá na gana e a única coisa que faz é andar feito aspirador.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta abr 17, 2013 12:21 pm

A minha cadela era igual. Eu também nunca percebi porque é que preferia ir cheirar e comer coisas nojentas em vez de ir correr, mas são cães... A praia deve ser dos sítios piores, caixas com isco para pesca, peixes mortos com o anzol ainda pendurado, ratazanas mortas, esferovite mal cheirosa... Tudo coisas deliciosas que se encontram na praia e por vezes com resultados que acabam na mesa de operações. Faz muito bem em treiná-la para não comer!
Eu deixei de morar perto da praia e ela deixou-se disso... Uma vizinha começou a usar um açaime no seu cão, ao fim de pouco tempo bastava mostrar o açaime e ele cuspia o que tinha na boca.
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

quarta abr 17, 2013 1:25 pm

A minha patuda também tinha a mania de meter à boca tudo o que encontrava na rua. E pior (mania que ainda não perdeu em casa) quando vejo que esta com alguma coisa na boca (que não deve) ela fica muito quietinha e eu fico na duvida! Passado um bocado mastiga e se vê que eu reparo fica quietinha outra vez, até eu ter que lhe abrir a boca e certificar-me que não tem nada (e tem sempre). :evil:

De início andava com ela naquelas trelas que enrolam e esticam até 5m… deixei de usar… Comecei a andar com ela de lado com enforcador (atenção, este só funciona se bem colocado e bem posicionado), regra: quando passeia ao lado não pode cheirar o chão (só quando eu permito), quando o fazia corrigia-a e dizia -Não.
De início claro que era uma fita, queria porque queria o lixo; depois mal olhava eu dizia -não e ela já não insistia; depois passou por uma fase que fingia que não estava a ligar e de repente pimba apanhava-o com uma rapidez :o , tirava-lho logo e dizia não… depois de tanta tentativa frustrada começou a ignorar. Algumas vezes ainda parava e olhava e eu comecei por não dizer nada para ver o que fazia e lá ignorava.
Até hoje não tive mais problemas com lixo, às vezes lá se interessa por um qualquer e começa a cheirar mais, aí tenho que lhe dizer o -não e direcionar a atenção e rapidamente esquece que lá está.

Ainda hoje fui ao parque, soltei-a e ela não ficou a apanhar lixo, por isso foi ultrapassado por enquanto 8)

Ps. Claro que isto não foi de um dia para o outro… na questão do lixo foi relativamente rápido, até porque estava mais preocupada em a ensinar a andar ao lado (não puxar, não cheirar, não se atirar a tudo o que meche, etc) que tanto eu como ela passado umas semanas já não nos lembrávamos que o lixo existia :lol:

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
lds6
Membro Veterano

quarta abr 17, 2013 2:23 pm

fradik Escreveu:Ele larga se eu disser para largar, porque senão engole. E como há sempre momentos de distração ou que ele se afastou um bocado mais é muito provável que vai não volta engula umas coisas.
As praias neste momento estão cheias de lixo e peixes mortos devido ao inverno que tivemos com bar sempre bastante agitado.
Mas sempre que o fradik diz para ela largar, ela larga? Sempre? Independentemente do que tiver na boca? Se assim for, repito, tem um problema muito reduzido.
Eu percebo que o que o fradik gostava era que o seu cão não tivesse o ímpeto de andar a comer as porcarias; mas, para isso, primeiro eu acho que vai ter de treinar o tal comando. E repare que uma coisa é ter um comando para ele largar, outra coisa é ter um comando para ele não pegar (para isto, remeto-o à primeira mensagem que lhe enviei).
Ter um comando para largar é já muito útil, pois permite corrigir qualquer "erro", o que torna o treino mais fácil.
E o fradik poderá dizer: mas o que eu queria mesmo era que não fosse preciso nenhum comando, ou seja, que ele não procurasse as coisas, ponto final. A isso eu respondo-lhe que a melhor forma de o seu cão perder o hábito de caçador-colector passa, justamente, por não cultivar esse hábito. E quanto mais treinar o comando "deixa" (que é diferente de largar), mais o seu cão vai perdendo o hábito porque vai praticando muito menos vezes (idealmente, não vai praticando de todo esse hábito).
óbvio que me preocupa muito que ele coma algo perigoso mas o que eu gostava mesmo de corrigir é o facto de ele estar constantemente a procurar cheiros e porcarias quando devia estar mais focado em correr e brincar :). Ele brinca muito mas há dias que simplesmente lhe dá na gana e a única coisa que faz é andar feito aspirador.
Andar a cheirar e procurar coisas é tanto uma actividade quanto o seria andar a correr e a brincar com outros cães. Paralelamente aos exercícios que referi, o fradik deverá reorientar essa tendência do seu cão para actividades convenientes. Ou seja, em vez de ambicionar, simplesmente, erradicar o hábito de cheirar, perseguir, procurar e colher, canalize-o para actividades controladas e benéficas. É irrealista e até castrador e injusto querer que um instinto desse tipo desapareça (sobretudo se se tratar de um cão de caça, ou simplesmente com instintos de busca e de presa elevados, como parece ser o caso). Se quer que ele brinque em vez de andar a cheirar coisas, então promova brincadeiras que sejam mais atraentes, nomeadamente, envolvendo essa mesma actividade. Pratique em casa, primeiro; depois leve para a rua, mas para ambientes controlados, e por aí fora. Esconda pedaços de ração ou de outras coisas, esconda bolas, coisas de que ele goste e que despertem o faro dele; estabeleça uma ordem/comando para ele ficar parado e não ir procurar; estabeleça outra ordem para soltá-lo e permitir que ele vá procurar; estabeleça uma terceira ordem para ele parar a "busca". Isto não é fácil, não é imediato, como é óbvio. Mas não é complicado.
Importante é fazer dessas buscas algo em que o próprio dono se integra; assim, com o tempo o seu cão vai perder o hábito e o gosto de fazer as coisas pela calada.
fradik
Membro

quarta abr 17, 2013 3:31 pm

Óptimo post pela excelente análise que fez do meu cão, apenas pelo que tenho escrito aqui. Realmente ele tem um forte instinto de caça pois a perseguição a pombos e patos são um problema que lido e corrigo diáriamente com ele na rua e nos jardins.

A brincadeira de esconder coisas em casa (ração, biscoitos, etc) já a faço desde que ele é pequenino e inclusive tenho andado a pensar se essa brincadeira não será a causa do problema que lido agora na rua. Em casa mostro-lhe os biscoitos, digo para ele ficar quieto, vou esconder pela casa todo e dou a ordem de "busca" quando já tiver tudo escondido. Não falha um e ele fica quieto até eu dizer que ele pode ir procurar!

Quando a ser um cão de caça, pelo aspecto não parece. Ele foi adoptado da rua com 2 meses e parece-me ter mais parecenças com um cão pastor do que outra coisa qualquer. O vet disse-me que ele tem kker coisa de PA (Focinho e Orelhas que nesta foto estão para baixo mas já levantaram). Posto-lhe aqui uma foto do meu cão para perceber do que falo.

Quanto ao largar sempre, não, ele não larga sempre. Se forem papeis e coisas assim larga, mas ossos por exemplo já tenho mais dificuldades e tenho de ir lá abrir-lhe a boca para ele largar.

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”