Olhem só onde isto já chega.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta abr 26, 2013 5:36 am

Á pala de uma pergunta de uma user e que eu não soube responder, fui investigar. além de encontrar no geral uma barragem de propaganda (pois é nitidamente tendenciosa) encontrei esta pouca vergonha. E é só alguma.

"O meu cão ficará gordo e preguiçoso – a castração pode diminuir a tendência natural do seu cão de vaguear, mas não afetará os níveis gerais de atividade. Quando os cães ganham peso depois de serem castrados, deve-se geralmente a uma combinação de excesso de alimentação e inatividade enquanto recuperam da operação."

O que está a bold é peta.

"A personalidade do meu cão mudará – talvez sim, mas para melhor. Depois de ser castrado, o seu cão será menos agressivo com outros animais, terá menos propensão para vaguear e poderá ter uma personalidade melhor. A marcação com urina, frequentemente para demarcar o território, diminui ou cessa depois da castração. "

Porque se torna um mole, quem procura um canídeo activo, energético,com drive,etc, pode ficar com uma amostra.
Para melhor dizem eles!
De quem? pergunto eu.

A cereja no topo do bolo, F-A-N-Á-T-I-C-O-S.

"Fico preocupado por o meu cão ser anestesiado – os benefícios médicos de ter o seu cão castrado ou a sua cadela esterilizada ultrapassam de longe o risco menor associado a uma anestesia. Muitas intervenções veterinárias modernas utilizam equipamento que controla o ritmo cardíaco e respiratório durante a cirurgia, garantindo sempre o bem-estar do paciente. Se está preocupado, pode sempre consultar o seu veterinário, mas não se esqueça: esta é uma operação de rotina.

Não façam as bioquímicas, não e podem ver os benefícios médicos de ficar sem cão.

Fonte:
http://www.purina-petlife.clix.pt/artig ... -castracao

A cereja do segundo lugar.

Como é que um site pode disser isto.

"Desvantagens:

Em estudos ciêntificos determinou-se que as cadelas esterilizada (ovariohisterectomia) têm tendência para a incontinência urinária devido a falta de hormonas sexuais. Num desses estudos 9,7% das cadelas esterilizadas desenvolveram incontinência urinária entre 10 e 24 meses após a cirurgia. A probabilidade de isso ocorrer é maior nas cadelas de raça grande. A incontinência desenvolveu-se de forma mais intensa nas cadelas operadas antes do 1º cio. Pode ser estabelecida medicação para controle dos sintomas que normalmente resolve ou minimiza o problema.
Cadelas esterilizadas antes do primeiro cio podem não desenvolver correctamente a zona da vulva e esta fica colocada sob uma prega de pele o que facilita infecções da pele da zona ou conspurcação com urina da zona das pernas devido a um jacto de urina irregular. O controle de peso para reduzir as pregas ou uma cirurgia da zona das pregas/ vulva pode resolver o problema.
O veterinário aconselhou a fazer a esterilização da minha cadela aos 2 meses. Não é cedo demais?

A esterilização das cadelas pode ser feita com essa idade e é já uma tendência a nível mundial os veterinários fazerem esse conselho. Muitos centros de adopção de cachorros actualmente apenas dão para adopção cadelas já esterilizadas. Não tem qualquer contra-indicação a não ser os acima indicados. O protocolo anestésico e de cuidados cirúrgicos e post-cirúrgicos são algo diferentes dos de uma cadela adulta (hipotermia, nível de glicémia, etc.) mas a recuperação é normalmente mais rápida nas cadelas mais jovens."

Fonte:
http://blogdoveterinario.com/2010/05/11 ... requentes/

Isto merece um smile.

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Já não há pachorra.

Ps- A pergunta fica por responder.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta abr 26, 2013 6:29 am

Há veterinários que não aconselham castrar/esterilizar. Aliás conheço um excelente veterinário que desaconselhou por completo a castração de um gato europeu comum; devido às complicações de saúde que ficam sujeitos.

Na altura pensei que fosse mais difícil manter um gato fechado em casa. Afinal não é nenhum drama.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta abr 26, 2013 7:47 am

Este é um dos artigos mais interessantes que encontrei acerca desse assunto:
Long-Term Health Risks and Benefits Associated with Spay / Neuter in Dogs
Laura J. Sanborn, M.S.
May 14, 2007
http://www.naiaonline.org/pdfs/LongTerm ... InDogs.pdf

Cães, fiquei com a ideia que é melhor não mexer, as desvantagens são mais que as vantagens.
Cadelas, as vantagens e as desvantagens equilibram-se, já me dá mais que pensar.
Tanto cães como cadelas, a esterilizar, só depois de atingirem a maturidade sexual/após primeiro cio, para evitar as maiores desvantagens.

Gostava de ver mais estudos destes, o qual me parece imparcial. Acho preferível fazer escolhas informadas.

Eu, que não tinha experiência com cadelas, estava com muito medo do que ouvia dizer acerca do cio, e estava preparada para a esterilizar imediatamente após a adopção. Afinal ela foi mais rápida e teve logo o cio, e não me causou nenhum problema. Foi o que me levou a investigar mais, e a pensar se deveria "mandar abrir o animal". Resolvi deixar só para o caso de ser necessário. Mas sei que quando é necessário é mais arriscado (idade e saúde).

Quanto ao "cão ficar mais calmo" já ouvi vários treinadores dizer que isso só funciona se for feito antes da puberdade, mais tarde já não altera nada. (No meu caso também não vejo a vantagem em ter um cão "pastelão".)
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta abr 26, 2013 9:16 am

tenho um site porreiro com infomracao valida sobre este assunto, mas esta guardado nos favoritos do meu portatil, e agora nao encontro o site! quando chegar a casa logo posto! :wink:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta abr 26, 2013 9:31 am

botas96 Escreveu:..."A personalidade do meu cão mudará – talvez sim, mas para melhor. Depois de ser castrado, o seu cão será menos agressivo com outros animais, terá menos propensão para vaguear e poderá ter uma personalidade melhor. A marcação com urina, frequentemente para demarcar o território, diminui ou cessa depois da castração. "

...
Isto também é treta. O que mais conheço é cães - machos - que não eram agressivos antes da castração que se tornaram agressivos e reactivos depois dela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sexta abr 26, 2013 9:32 am

também tenho um artigo porreio, mas esta num livro que não está comigo aqui. depois posto.

Botas, algumas coisas:
a castração pode diminuir a tendência natural do seu cão de vaguear, mas não afetará os níveis gerais de atividade. Quando os cães ganham peso depois de serem castrados, deve-se geralmente a uma combinação de excesso de alimentação e inatividade enquanto recuperam da operação
Acho que não é assim tão peta. No arraçado de pit que tive, esterilizeio, e para dizer a verdade não vi grande mudança quanto à sua activdade. Reparei que deixou de se interessar tanto pelos cheiros e assim, mas o nivel de actividade era o mesmo. É verdade que também não chegou à fase adulta. Admito que depois talvez a coisa mude, mas na altura, ficou na mesma.
Porque se torna um mole, quem procura um canídeo activo, energético,com drive,etc, pode ficar com uma amostra.
A personalidade do cão não muda. Ele continua a ter as mesmas aptidões e caracteristicas. A este respeito não notei alterações.

Com o resto já concordo. Então o mito da esterilização antes do primeiro cio ser perigosa, irrita-me. Se soubessem a quantidade de cadelas que eu conheço que foram prejudicadas por causa disso. Enfim.

E a dos dois meses tb é muito boa. Mais valia estirilizar logo enquanto fetos, para garantir que os irmãos, na barriguinha da mãe, não a montem.
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta abr 26, 2013 9:45 am

Pois bem
Eu esterilizei o meu cão, depois de completado o crescimento, por causa do fecho das placas ósseas.
E fi-lo pelo feitio dele.
Sim :(
O meu cão era um terror. Ainda é. Mas evoluiu.
Posso referir que no primeiro banho dele aos 2 meses, mordeu-me, e nos primeiros dias cá em casa, rosnava quando lhe tentava colocar mais comida no prato, alem de rosnar quando dormia e passávamos por ele, e se o acordássemos, mostrava-nos os dentes.
Ah, sim, li muito :-)

E em estado de desespero (não sou a favor da esterilização, tinha tido um que não foi e tenho uma cadela que não está esterilizada), depois de o ter levado a treino e afins, decidi esterilizar o cachorro.
Quando lhe virávamos costas, ele colocava-nos as patas em cima. E com homens, ele é intolerante. Não faz mal, mas não gosta muito deles :D
O Vet na altura, achava que eu devia fazê-lo tinha ele 8 meses, mas aguardei pelo ano e 2 meses aproximadamente.
Feita a esterilização, passados uns dois meses, ele começou a mudar. Claro que também continuei a ensiná-lo a focar-se noutras coisas.

Para os que pensam que não muda, não acontece em todos os casos, mas pode acontecer. E comigo aconteceu.
Para terem uma ideia, antes de esterilizá-lo esteve cá em casa uma cadela, e ele (personificando o cão) fez-lhe a vida negra. Encurralava a cadela a um canto, rosnava-lhe, era um trinta e um.
Depois de esterilizado, e com a mesma cadela, ele mudou de atitude. Permitiu a estada dela cá em casa.
Com a que está cá, ele deixa-a até comer do prato dele, trocam de prato, brincam (embora ela seja dependente dele e ele seja independente) :D

É a minha experiência!
indigo003
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 9:50 am

a questao e que as pessoas encaram a esterelizacao como forma de resolver todo e qualquer problema que o cao apresente!

se e um problema comportamental, a esterelizacao nao e garantia de que o cao va mudar o temperamento, e para mudar tem que haver algo mais. tem que haver treino e educacao por tras!!
</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta abr 26, 2013 11:41 am

LuisSB Escreveu: Digam os estudos o que disserem a natureza fez a sua selecção natural em animais inteiros. Esses serão sempre os mais equilibrados, os mais saudáveis, etc..
Isso não é verdade. Animais inteiros não são mais equilibrados ou saudáveis. E no que toca a animais domésticos a selecção natural pouco interfere.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
diogosvp
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 12:37 pm

indigo003 Escreveu:a questao e que as pessoas encaram a esterelizacao como forma de resolver todo e qualquer problema que o cao apresente!

se e um problema comportamental, a esterelizacao nao e garantia de que o cao va mudar o temperamento, e para mudar tem que haver algo mais. tem que haver treino e educacao por tras!!
exacta...
diogosvp
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 12:37 pm

Argay Escreveu:
LuisSB Escreveu: Digam os estudos o que disserem a natureza fez a sua selecção natural em animais inteiros. Esses serão sempre os mais equilibrados, os mais saudáveis, etc..
Isso não é verdade. Animais inteiros não são mais equilibrados ou saudáveis. E no que toca a animais domésticos a selecção natural pouco interfere.
...mente.
diogosvp
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 12:40 pm

Tudo o resto serve apenas aos humanos que querem sempre alterar a ordem natural das coisas, conforme os seus caprichos - e disso o melhor exemplo que se pode dar são os fanatismos dos cães de pedigree...
os seres humanos, ao adoptar os cães como animais de companhia, alteraram a ordem natural das coisas ao impedir os animais de caçar, ao privá-los de se reproduzirem quando bem entendem, ao confina-los a determinados espaços, etc.. Tudo isso tem consequencias, quer a físico, quer a nivel psicológico.
indigo003
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 12:46 pm

mas isso ja tem a ver com o conceito de domesticacao! ao domesticar o cao, tornamo nos responsaveis por, de acordo com a nossa consciencia, fayer as melhores opcloes para eles!

o resto sao opinioes! :wink:
</p>
Responder

Voltar para “Cães”