Olhem só onde isto já chega.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

sábado abr 27, 2013 10:40 am

pessoalmente só conheço um caso de um cão que ficou incontinente após ser castrado!

os estudos valem o que valem, no fim o que impera é a opinião pessoal de cada, aquilo que cada dono acha que é a melhor opção para os seus animais!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
bamkorn
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

sábado abr 27, 2013 11:37 am

miukita76 Escreveu:É pá agora fiquei um pouco assustado com o que li aqui,pois eu tenho uma cocker spaniel e ia mandar castrá-la ela já fez o primeiro cio,mas depois do que li aqui fiquei sem saber,em abono da verdade também ainda não falei com a veterinária mas já agora sendo eu um leigo nestes assuntos quais sãos as vantagens e desvantagens em termos gerais claro.
é uma questão de discutir os prós e contras com o seu veterinário.

eu esterilizei uma das minhas cadelas e até ver (após 4 meses), nada contra. continuou a mesma louca de sempre. não ganhou peso, não diminuiu o nível de actividade, não ganhou apetite, não teve qualquer tipo de incontinência, nada.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado abr 27, 2013 1:05 pm

E vira o disco e toca o mesmo ... para quê sujeitar uma cadela a uma cirurgia como uma OVH, para a defender de uma coisa que ela poderá nunca vir a ter. Uma esterilização é uma grande cirurgia, não é uma unha encravada.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ZezinhoManel
Membro Veterano
Mensagens: 295
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado abr 27, 2013 1:11 pm

kitttten Escreveu:E vira o disco e toca o mesmo ... para quê sujeitar uma cadela a uma cirurgia como uma OVH, para a defender de uma coisa que ela poderá nunca vir a ter. Uma esterilização é uma grande cirurgia, não é uma unha encravada.
Se for feita por um bom cirurgião o risco é ínfimo, o pior é que as pessoas tendem a procurar o local mais barato, sem olhar para as condições em que as coisas são feitas.

Já vi tantas cadelas a morrer de piómetra e de tumores rapidamente metastizáveis que essa afirmação para mim não faz sentido. Essas cirurgias sim, têm riscos enormes e provocam imensa dor no animal, para além de que, no caso dos tumores, não o livram de quimioterapia.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado abr 27, 2013 1:15 pm

ZezinhoManel Escreveu:
kitttten Escreveu:E vira o disco e toca o mesmo ... para quê sujeitar uma cadela a uma cirurgia como uma OVH, para a defender de uma coisa que ela poderá nunca vir a ter. Uma esterilização é uma grande cirurgia, não é uma unha encravada.
Se for feita por um bom cirurgião o risco é ínfimo, o pior é que as pessoas tendem a procurar o local mais barato, sem olhar para as condições em que as coisas são feitas.

Já vi tantas cadelas a morrer de piómetra e de tumores rapidamente metastizáveis que essa afirmação para mim não faz sentido. Essas cirurgias sim, têm riscos enormes e provocam imensa dor no animal, para além de que, no caso dos tumores, não o livram de quimioterapia.
E eu já vi uma cadela morrer numa "simples" OVH... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ZezinhoManel
Membro Veterano
Mensagens: 295
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado abr 27, 2013 1:32 pm

TheOne Escreveu:
ZezinhoManel Escreveu:
kitttten Escreveu:E vira o disco e toca o mesmo ... para quê sujeitar uma cadela a uma cirurgia como uma OVH, para a defender de uma coisa que ela poderá nunca vir a ter. Uma esterilização é uma grande cirurgia, não é uma unha encravada.
Se for feita por um bom cirurgião o risco é ínfimo, o pior é que as pessoas tendem a procurar o local mais barato, sem olhar para as condições em que as coisas são feitas.

Já vi tantas cadelas a morrer de piómetra e de tumores rapidamente metastizáveis que essa afirmação para mim não faz sentido. Essas cirurgias sim, têm riscos enormes e provocam imensa dor no animal, para além de que, no caso dos tumores, não o livram de quimioterapia.
E eu já vi uma cadela morrer numa "simples" OVH... :roll:
Parabéns :roll: Eu já vi gatos a morrer numa "simples" castração (orquiectomia) :roll: Por isso é que disse que é necessário ver as condições dos blocos cirúrgicos e também falar com o cirurgião para saber o seu modo de trabalho. Ah, convém também saber se têm autoclave ou se o material cirúrgico é simplesmente "desinfectado".
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 27, 2013 2:13 pm

Que forma tão infantil de abordar o tema.
Cabe a cada um analisar prós e contras na medida da sua vontade. Falar com o seu veterinário e decidir o que acha melhor. Mais importante que tudo, esterilizem na idade adulta.
Tumores? O mais certo é os nossos animais morrerem de algum tipo de tumor, ou de alguma patologia cardiaca ou renal. É o preço da vida moderna e da longevidade. O mais provavel é ficar com artroses, castrado ou não, mais um preço da idade.
Há quem tenha medo de operar uma cadela aos 12 por causa de uma piometra, mas é na velhice que há mais probabilidades de o nosso animal precisar de uma cirurgia. Tumores mamários, um receio tão grande, mas não acontece só a animais não esterilizados, também acontece em animais esterilizados. É em menor percentagem? Se calhar é, mas não adivinho em qual percentagem está o meu animal.
Tratem-nos bem e escolham o melhor que sabem. Morrer? Adoecer? Ninguém escapa a isso.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
ZezinhoManel
Membro Veterano
Mensagens: 295
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado abr 27, 2013 2:21 pm

Argay Escreveu:Que forma tão infantil de abordar o tema.
Cabe a cada um analisar prós e contras na medida da sua vontade. Falar com o seu veterinário e decidir o que acha melhor. Mais importante que tudo, esterilizem na idade adulta.
Tumores? O mais certo é os nossos animais morrerem de algum tipo de tumor, ou de alguma patologia cardiaca ou renal. É o preço da vida moderna e da longevidade. O mais provavel é ficar com artroses, castrado ou não, mais um preço da idade.
Há quem tenha medo de operar uma cadela aos 12 por causa de uma piometra, mas é na velhice que há mais probabilidades de o nosso animal precisar de uma cirurgia. Tumores mamários, um receio tão grande, mas não acontece só a animais não esterilizados, também acontece em animais esterilizados. É em menor percentagem? Se calhar é, mas não adivinho em qual percentagem está o meu animal.
Tratem-nos bem e escolham o melhor que sabem. Morrer? Adoecer? Ninguém escapa a isso.
É claro que os tumores mamários ocorrem em animais esterilizados, especialmente com indicações de os castrar após o 2º cio e por ai adiante. Quanto mais cios a cadela/gata fizer mais expostas às hormonas sexuais ficam as suas glândulas mamárias e maior a incidência de tumor mamário. A partir de uma certa idade já não vale a pena considerar a OVH como preventivo de tumores mamários, pois o risco irá ser o mesmo (cerca de 25%). Depois só mesmo devido a piómetras, pseudogestações e outras afecções menos comuns.
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 27, 2013 2:25 pm

Essas percentagens valem o que valem.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
MiMoo
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado abr 27, 2013 2:26 pm

Argay Escreveu:Tumores mamários, um receio tão grande, mas não acontece só a animais não esterilizados, também acontece em animais esterilizados. É em menor percentagem? Se calhar é, mas não adivinho em qual percentagem está o meu animal.
A castração tem efeito preventivo de quase 100% quando feita antes do 1º cio e na ordem dos 90% quando após o 1º cio (e antes do 2º). Tenho ideia que a castração depois do 3º cio não tem efeito protector sobre os tumores mamários; por isso também é comum cadelas castradas tardiamente aparecerem com tumores mamários.
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 27, 2013 2:34 pm

Adoro percentagens. Qual a percentagem de tumores mamários em animais inteiros?
Qual a percentagem de óbitos por tumor em cães (castrados)?
De que morrem mais os cães na actualidade?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
ZezinhoManel
Membro Veterano
Mensagens: 295
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado abr 27, 2013 2:37 pm

Argay Escreveu:Essas percentagens valem o que valem.
Curiosamente é das percentagens com maior concordância entre autores.
Por experiência própria acho que é superior, mas contando também com nódulos benignos como lipomas mamários.
-Tambor-
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sábado abr 27, 2013 2:43 pm

ZezinhoManel Escreveu:
Argay Escreveu:Essas percentagens valem o que valem.
Curiosamente é das percentagens com maior concordância entre autores.
Porque toda a gente se refere ao mesmo estudo e, entretanto, não foram feitos outros
miukita76
Mensagens: 5
Registado: segunda set 17, 2012 1:53 pm

sábado abr 27, 2013 2:57 pm

kitttten Escreveu:E vira o disco e toca o mesmo ... para quê sujeitar uma cadela a uma cirurgia como uma OVH, para a defender de uma coisa que ela poderá nunca vir a ter. Uma esterilização é uma grande cirurgia, não é uma unha encravada.
Eu sou adepto de deixar estar como está,mas como não mando sozinho :lol:.
Agora se calhar o que eu vou dizer é uma besteira,mas qualquer animal no seu habitat natural não é castrado pois não,e vivem 15 e mais anos também,agora reconheço que tenho que falar com a veterinária para medir os prós e os contras,e até é giro vê-la com as cuequitas para não sujar a casa(mas ela consegue tirá-las com os dentitos lá dá a volta aquilo),a mulher é que já não acha tanta piada pois suja tudo.A ver vamos obrigado a todos,depois digo o que decidi e o que a veterinária me aconselhou.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sábado abr 27, 2013 3:04 pm

diogosvp Escreveu:
Tudo o resto serve apenas aos humanos que querem sempre alterar a ordem natural das coisas, conforme os seus caprichos - e disso o melhor exemplo que se pode dar são os fanatismos dos cães de pedigree...
os seres humanos, ao adoptar os cães como animais de companhia, alteraram a ordem natural das coisas ao impedir os animais de caçar, ao privá-los de se reproduzirem quando bem entendem, ao confina-los a determinados espaços, etc.. Tudo isso tem consequencias, quer a físico, quer a nivel psicológico.
Mas ao contrário que possam pensar a superpopulação, de animais de estimação, falando de cães, é um fenómeno recente na história.

Os cães são produto de uma simbiose entre cães/pessoas; que só vingou por ser vantajoso para ambas as partes.
O cão sempre foi selecionado pelo homem. Os cães mais aptos para o trabalho, tinham mais hipótese e alvo de interesse; não acredito que fosse reproduzidos ao acaso. Antes das primeiras grandes guerras, já se "compravam" cães e já eram selecionados. Não havia superpopulação.

Não vejo nada de anormal nisso. A ordem natural das coisas, como diz o Diogo é esta: O cão existe pela simbiose com o homem, não era capricho era utilidade e necessidade. O que chama de capricho de pedigree, eu chamo a excelência de ter um cão que desempenhe as funções necessárias.
Não se esqueça que devido a esse caprichos países como a Austrália, floresceram na produção de lã com a ajuda preciosa de umas raças de cães, -o kelpie terá sido um deles, cão esse que chegava a percorrer 50km diários; a conduzir as ovelhas, sem precisar do homem para o vigiar no trabalho.
Não é capricho Diogo, não podemos ver as coisas apenas pelo lado fashion que hoje existe, porque é deitar no lixo séculos de trabalho.

O descontrolo da população canina é consequência de outras hipocrisias modernas de gente muito querida.
Responder

Voltar para “Cães”