O tártaro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta dez 05, 2003 10:56 pm

Estou farta de ver anúncios dedicados a cães que indicam (ou impõem?) a necessidade de comprar certos produtos para evitar/reduzir o tártaro dos cães. Alguns desses anúncios até referem que a partir de uma certa idade, este problema é inevitável. também já vi uma parafrenália de produtos para o tártaro. sem falar na ração. no entanto, um vet disse -me que não há ração ou produto que evite o tártaro. afinal, em que ficamos? mais uma forma de ganhar dinheiro?
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta dez 05, 2003 11:25 pm

Não sei, mas esperimentei uma embalagem daquilo da Ped***** para dar uma vez por dia (tem a forma de X). O Ruby gostou, mas não notei defirença, pois a festa do meu irmão obrigou-me a "vazar" o telheiro, onde tenho tudo dele e a embalagem apareceu um mês depois, com aquilo em água, da chuva... a semana ainda não tinha acabado, e foi muito pouco tempo de experiência, mas posso voltar a tentar. Assim também é uma maneira de o "compensar" do facto de sair de manhã cedo, e só voltar ás 4:30 (nalguns dias).... 10º ano é assim... :(

Quando ele era cachorro cheguei a lavar-lhe os dentes, com uma escova de bébé (de dentes, muito macia) e ele fugia, mas depois de ele ir para a rua desisti... ele foge, e já não cabe na casa de banho :oops: :oops:

Se queremos evitar o tártaro ao máximo, nada como perguntar ao nosso Vet de confiança. :D
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sábado dez 06, 2003 12:30 am

10º ano é assim
Espera até chegares ao 12º... ;)
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sábado dez 06, 2003 12:44 am

olá

Sim, espera sim, até casares, ter marido, filhos... ;) :lol:

Aí, não te "morderão pulgas"! :lol: ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado dez 06, 2003 10:15 am

Olá

Eu também gostava de ter ideias mais assentes sobre a forma de evitar ou remover o tártaro.
Os meus cães (ainda) não apresentam sinais disso. O Fozzy, numa das últimas idas ao veterinário apresentava ligeiríssimos indícios. Foi o próprio vet que reparou e disse que se mais tarde a situação se viesse a agravar, o tártaro teria que ser removido lá na clínica.
Na altura não lhe perguntei como isso era feito, mas já aqui no fórum se referiu que isso era feito com ultra sons, com um aparelho semelhante ou igual ao que usam os dentistas para o mesmo efeito.

Em relação a outros produtos, muito sinceramente, não acredito em nenhum. E eu nem sou muito desconfiado. Mas basta-me pensar no omo lava mais branco e nas embalagens dos dentífricos, que não há nenhum que não limpe mais branco do que o outro. Portanto, todas essas mixórdias inventadas para limpar os dentes dos cães devem ser uma grande treta.
Os artigos que eu usava para esse efeito e também para eles se entreterem e não roerem o que não deviam era daqueles ossos artificiais. Mas entretanto cresceram, agora têm a mania que são cães e pronto, já não ligam puto a essas brincadeiras de catraios.
Ossos naturais, sim, vou-lhes dando, mais ou menos uma vez por semana. Acho que o efeito abrasivo destes, no acto de roer, é mais eficiente do que todas as outras "invenções" juntas. E estas, ainda por cima, são caras. E será que lhes fazem bem à saúde?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado dez 06, 2003 2:45 pm

h+a tempos, o gato gaspar apresentava um índice muito elevado de tártaro. ficou na clínica, onde levou anestesia para removerem o tártaro. confesso que não tive curiosidade para saber como o fizeram. foi nessa altura que o vet disse que não há nada que impeça a sua formação. mas como ele diz tanto disparate, fiquei na dúvida. agora, ve-se uma avalanche de produtos... a dúvida ainda é maior.
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

sábado dez 06, 2003 11:28 pm

uma colher de chá de ENO;
1 colher de chá de sal grosso;
juntar 2 colheres de chá de agua, mexer bem e esfregar com uma escova.

cumprimentos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 07, 2003 12:25 pm

O mais simples é comprar uma escova de dentes média dura e uma pasta de dentes própria para cães que se encontra à venda em lojas de animais e começara escovar desde jovem para o cão se habituar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”