Fila sao miguel
Moderador: mcerqueira
Ja ando a pesquisar sobre o temperamento desta raça a algum tempo mas ainda nao encontrei nenhum testemunho "real" e nao do " sao muito maus nem o dono conhecem, um amigo do meu amigo que tem um primo e esse primo tem um amigo que foi mordido". Pelo que tenho lido tem um temperamento dominante e precisa de muito exercicio e até ai tudo bem mas e quanto ao relacionamento com outros animais e crianças? Na questao da saude tambem tenho lido que sao uma raça "saudavel" tambem é assim?
Tenho estas duvidas porque daqui a uns meses quero comprar um mas quero saber tudo sobre ele antes de o enfiar em casa
Tenho estas duvidas porque daqui a uns meses quero comprar um mas quero saber tudo sobre ele antes de o enfiar em casa
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Aqui vai o seu sei por conhecimento directo. Treinei com muitos e na escola chegaram a criar.
Não são para principiantes. São rústicos. São territoriais e são muito desconfiados com estranhos. Nas mãos erradas são perigosos. Nunca conheci nenhum que agredisse o dono, até porque são de uma dedicação extrema ao dito.
Os que conheci eram todos perigosos até porque lhes potenciavam a agressividade.
Não são para principiantes. São rústicos. São territoriais e são muito desconfiados com estranhos. Nas mãos erradas são perigosos. Nunca conheci nenhum que agredisse o dono, até porque são de uma dedicação extrema ao dito.
Os que conheci eram todos perigosos até porque lhes potenciavam a agressividade.
A ideia é fazer o mesmo que fiz ao PA assim que tiver as vacinas todas é para meter logo na escola que frenquento. Mas a partida se tiver uma boa socializaçao e se nao for imposta agressividade no treino e se se tiver mao nao dao problemas? A unica preocuçao a mais é mesmo com crianças e bebes ja que é um amigo para uns 10-12anos.WaterMonitor Escreveu:Aqui vai o seu sei por conhecimento directo. Treinei com muitos e na escola chegaram a criar.
Obrigado pela resposta

-
- Membro Veterano
Isso, como em todos os cães, depende da sorte e do dono.
Os que conheci não eram adequados a lidarem com crianças, já agora, nem sequer eram propriamente adequados a lidarem com adultos. Mas foram educados para serem exactamente assim.
Atenção que também não são propriamente simpáticos com outros cães. Se tem um PA macho adquira uma Fila e vice versa.
Os que conheci não eram adequados a lidarem com crianças, já agora, nem sequer eram propriamente adequados a lidarem com adultos. Mas foram educados para serem exactamente assim.
Atenção que também não são propriamente simpáticos com outros cães. Se tem um PA macho adquira uma Fila e vice versa.
-
- Membro Veterano
Treinavam-nos para tudo e mais alguma coisa. Um deles, macho, até andou no campeonato de Agility e quem por lá ainda andar sabe a que cão me refiro, mas era uma chatice porque tentava sempre ir aos outros cães.
Pelo menos um dos donos, de um casal de Filas, era de uma tropa especial e trabalhava imenso com eles.
Sim o treino era puxado, mas não vou explicar em que consistia porque não acho correcto e porque nada tinha a ver com o que eu treinava com os meus cães.
Pelo menos um dos donos, de um casal de Filas, era de uma tropa especial e trabalhava imenso com eles.
Sim o treino era puxado, mas não vou explicar em que consistia porque não acho correcto e porque nada tinha a ver com o que eu treinava com os meus cães.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
Eu tenho uma amiga que vive perto de alguém que tem vários. Um dia fizeram um buraco na rede da quinta, passaram para a quinta do vizinho, e despedaçaram o cão dele.
Ela também tem cães, e evita ao máximo passar com eles junto aos muros da quinta, que têm redes de 3 metros e arame farpado em cima para os cães não saírem.
Ela também tem cães, e evita ao máximo passar com eles junto aos muros da quinta, que têm redes de 3 metros e arame farpado em cima para os cães não saírem.
Conheci 1 único ,treinado ,socializado desde cachorro.
Desculpem a expressão mas às vezes "parava lhe o relógio".Estava muito bem mas à mínima coisa fica alterado.O dono controlava-o e ele obedecia mas sem os comandos do dono ía tudo à frente e parecia me sempre instável
Pense bem ,pesquise o máximo que conseguir...
(...Arranje outro P.A
são cães fabulosos .
Está na minha lista a adquirir (vá do meu marido)
)
Desculpem a expressão mas às vezes "parava lhe o relógio".Estava muito bem mas à mínima coisa fica alterado.O dono controlava-o e ele obedecia mas sem os comandos do dono ía tudo à frente e parecia me sempre instável

(...Arranje outro P.A

Está na minha lista a adquirir (vá do meu marido)

Eu gosto do meu PA por ser meu, mas nunca foi uma raça que me dissesse grande coisa lol alem de querer um cao "resistente" que possa ir correr para a praia sem andar preocupado com possiveis desplasias mais tarde ou outros problemas estruturais e tendo em conta o tamanho e peso do fila e aliado a energia que tem alem de gostar de caes com temperamentos bem definidos. La vou voltar a pesquisar mas ja a uns 3 ou 4 meses que pesquiso sobre os filas e nao encontro muito do que eu quero saberPapeldoll Escreveu:Conheci 1 único ,treinado ,socializado desde cachorro.
![]()
(...Arranje outro P.Asão cães fabulosos .
Está na minha lista a adquirir (vá do meu marido))

JonnnyBoy, não sou conhecedor da raça.. apesar de ser uma daquelas raças que me chama à atenção à uns anitos.. mas porque não pede a lista de criadores ao cpc e entra em contacto com alguns para tentar saber mais sobre a raça e expor a sua situação? acho que ninguém melhor que alguém que lide diariamente com estes cães e seja um 'apaixonado' pela mesma para o esclarecer.JonnnyBoy Escreveu:Eu gosto do meu PA por ser meu, mas nunca foi uma raça que me dissesse grande coisa lol alem de querer um cao "resistente" que possa ir correr para a praia sem andar preocupado com possiveis desplasias mais tarde ou outros problemas estruturais e tendo em conta o tamanho e peso do fila e aliado a energia que tem alem de gostar de caes com temperamentos bem definidos. La vou voltar a pesquisar mas ja a uns 3 ou 4 meses que pesquiso sobre os filas e nao encontro muito do que eu quero saberPapeldoll Escreveu:Conheci 1 único ,treinado ,socializado desde cachorro.
![]()
(...Arranje outro P.Asão cães fabulosos .
Está na minha lista a adquirir (vá do meu marido))
à parte disso, porque não um pastor branco suiço ou um border colie? ambos com muita energia e pouca incidência de displasia (posso estar enganado) ou então se quer um cão com temperamento bem definido, com bom corpo e energia ... cão lobo checoslovaco

-
- Membro Veterano
Acho que o/a dreamdog tem razão. Nenhum de nós teve algum exemplar pelo que apenas podemos relatar o que observámos.
Nada como visitar um ou dois criadores e aperceber-se se é cão para si ou não.
Nada como visitar um ou dois criadores e aperceber-se se é cão para si ou não.
Bem sei que está no Algarve, mas vá a exposições, olhe vai ter uma expo só de raças portuguesas em Santarém no dia 10 de Junho. Costumam aparecer por aqui alguns criadores de Filas.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Isto sim é boa ideia. Vai lá, fala com criadores, vê como são os cães e logo decide.