Castrar ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jun 12, 2013 2:23 pm

Eu acho que deve deixar em paz os tintins do seu cão. O comportamento dele com o carteiro, etc., é meramente uma questão de educação e controlo e tem de arranjar uma maneira de o educar para que o não faça nas suas costas.

Quanto à possibilidade de ele vir a ter problemas cardíacos com a idade e por isso deve ser castrado agora... olhe, nem comento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jun 12, 2013 2:48 pm

O que reparei, após um mês de o nosso cão ter sido castrado, é que ele está menos reactivo a outros cães, embora ainda reaja a eles (pois a reactividade dele tem haver com a insegurança para com os cães desconhecidos).

A castração não afecta o nível de energia, por isso penso que não ajudará o seu cão. O melhor seria socializá-lo mais, e proporcionar-lhe mais actividade física, para queimar as energias. Às vezes nem é preciso correr, basta fazer passeios mais longos (porque deixá-lo farejar e descobrir a rua é estímulo mental que o cansa, dependendo de cão para cão).
Um cão nervoso pode precisar de mais estímulos, e com isso podem acalmar mais. :) E depois, penso que fará melhor para a saúde do coração que a castração.
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jun 12, 2013 2:54 pm

sheep23 Escreveu:O que reparei, após um mês de o nosso cão ter sido castrado, é que ele está menos reactivo a outros cães, embora ainda reaja a eles (pois a reactividade dele tem haver com a insegurança para com os cães desconhecidos).

A castração não afecta o nível de energia, por isso penso que não ajudará o seu cão. O melhor seria socializá-lo mais, e proporcionar-lhe mais actividade física, para queimar as energias. Às vezes nem é preciso correr, basta fazer passeios mais longos (porque deixá-lo farejar e descobrir a rua é estímulo mental que o cansa, dependendo de cão para cão).
Um cão nervoso pode precisar de mais estímulos, e com isso podem acalmar mais. :) E depois, penso que fará melhor para a saúde do coração que a castração.
Sim basicamente :wink:
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quarta jun 12, 2013 3:10 pm

fontedasbicas Escreveu:
Alvesluis Escreveu:Boas

Eu ando a pensar castrar o meu caozito. É o unico em casa, tem coisa de 5 anos (nossos... ja ouvi dizer que em anos de cao é vezes 4 ou vezes 7... algo assim)... tem muita energia, mas nem é por isso.

Numa ida ao veterinario disseram-me que ele é muito nervoso e que o coraçao dele embora estivesse a bater bem, com o avançar da idade etc... ele podia vir a ter problemas de coraçao.

Tipo ele esta deitado a descansar... se ouve o carteiro, homem do lixo ... o que for... altera-se logo e sai disparado a correr.

Infelizmente e felizmente isto só acontece quando nao estou em casa, porque saiu para trabalhar... porque quando estou ele tem mais receio de mim.... mas atençao nao lhe bato, mas falo de ruim e firme e ele tem medo... ai ele sossega mais.

que acham ?
Acho que sim!

Socialização, Não! Castração, sim!

Tem tudo a ver... Coração e Castração...
ambos acabam em Ão, tem tudo a ver!! 8) 8)

eduque e sociabilize correctamente o seu cão, essas reacções dele não são nem de perto nem de longa razão para o castrar!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Alvesluis
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 08, 2009 9:25 am
Localização: Cao, Aves, Peixes

quarta jun 12, 2013 4:45 pm

Boas

É claro que nao o quero castrar... no fundo é mais uma despesa.

Agora sinceramente foi o que o veterinario me disse.... que talvez fosse melhor para ele acalmar....

Mas disse-me isso apenas quando tive de la ir por causa de uns ataques... que segundo o veterinario podem ser de epilepsia.

Basicamente o cao esta consciente, mas fica tipo parado no tempo , mas vem a nos... so que caminha de lado, meio a arrastar as patas de tras etc... dura meros segundos e passa.

o veterinario disse que a ser epilepsia que o melhor era castra-lo.

dai eu colocar a questao.
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jun 12, 2013 5:34 pm

E não há medicação para isso?
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jun 12, 2013 7:16 pm

Specops Escreveu:E não há medicação para isso?
Claro que há ...

Não entendo é o que tem o c¨a ver com as calças ... Explique-me lá o que têm os tintins do cão a ver com epilepsia?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta jun 12, 2013 7:28 pm

Se for epilepsia o cão tem ataques tal e qual um humano (cai para o lado e começa a tremer desalmadamente e a espumar) ..
A medicação existente pode ser um medicamento administrado via anal na altura do ataque .. ou então se partir para medicação propriamente dita são uns comprimidos que têm que ser administrados todos os dias à mesma hora até ao fim dos dias do animal (fica mais carote)

Esse diagnóstico é um bocado ... baaah

Edit: Não sou veterinário mas ...

Na minha opinião, tanto a epilepsia como problemas de coração têm tanto de relacionado com a castração como um circulo é parecido com um quadrado ..
Epilepsia= psicológico
Coração= orgão interno/musculo/sistema circulatório
Castração= fisico
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jun 12, 2013 7:40 pm

Epilépsia=psicológico???

Não, = neurológico
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta jun 12, 2013 7:42 pm

kitttten Escreveu:Epilépsia=psicológico???

Não, = neurológico
Upsssss!! sorry!
Foi uma especialidade ao lado :roll:
osmclara
Membro Veterano
Mensagens: 598
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Localização:
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quarta jun 12, 2013 10:15 pm

afterdark Escreveu:Cada um faz aquilo que acha melhor para o seu cão.
O resto é conversa.
Concordo inteiramente, mas também espero que se o vosso cãozinho fugir e cobrir uma fêmea depois não se descartem da responsabilidade dizendo que a culpa foi dos donas da fêmea, isto se ela tiver a sorte de ter donos, ou da fêmea, caso ela não os tenha.
Pois, já sei, o vosso é macho logo não é nada convosco, as fêmeas, essas é que engravidam, problema delas! :evil:
Clara
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta jun 13, 2013 8:10 am

osmclara Escreveu:
afterdark Escreveu:Cada um faz aquilo que acha melhor para o seu cão.
O resto é conversa.
Concordo inteiramente, mas também espero que se o vosso cãozinho fugir e cobrir uma fêmea depois não se descartem da responsabilidade dizendo que a culpa foi dos donas da fêmea, isto se ela tiver a sorte de ter donos, ou da fêmea, caso ela não os tenha.
Pois, já sei, o vosso é macho logo não é nada convosco, as fêmeas, essas é que engravidam, problema delas! :evil:
Mas também é culpa do dono da fêmea, ou acha que não? Eu tenho 3 fêmeas, neste momento só 2 delas inteiras, se um macho as cobrir é porque eu deixei, porque não tive o cuidado necessário para o evitar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Alvesluis
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta jan 08, 2009 9:25 am
Localização: Cao, Aves, Peixes

quinta jun 13, 2013 8:59 am

Boas

Amigos estao-se a esquecer de uma coisa.... ninguem nasce ensinado... e eu apenas perguntei.... porque supostamente uma pessoa mais sabida que eu na materia me disse.

Agora....

sim o tratamento proposto era um ''gel'' metido no rabito... na altura que começa-se o ataque.... basicamente segundo o veterinario para diminuir o tempo do ataque.... e caso se confirme ser epilepsia ai sim... comprimidos para o resto da vida.

Agora sou honesto... comprei o tal ''gel'' para prevenir, mas ja lhe deu 2 ataques e nem tempo da para ir buscar o dito... sao muito rapidos... sao segundos mesmo.
Na altura a veterinaria disse que se nao fosse epilepsia podia ser alguma coisa no cerebro.

Agora acalmar... sim é bom para quem tem epilepsia. Tenho 2 familiares que têm.... 1 deles convive muito comigo... e cheguei a ver ataques, ate ser diagnosticado... quando foi... tomou comprimidos uns tempos... teve de cortar no cafe para nao ''acelerar'' e evitar ao maximo stressar. ora fez o tratamento uns 2 anos, evitando tudo isso... acalmou... fez analises, etc... tiraram-lhe a medicaçao e ja passaram anos e ate hoje nada e ainda bem.... mas mantem o mesmo espirito.... nao stressar... foi o que o medico na altura mais lhe chamou a atençao.
a pessoa era muito stressada e enervava-se facilmente.

Ora com ou sem logica... nao sei... o meu caozito é igual.

O ser energetico é o menos... agora ele é muito nervoso... ja me foi dito por 3 veterinarios diferentes.... ele fica tenso... fica com o olhar vidrado... nao se desvia por nada.

Ha tenho visto o encantador de caes... ele em algumas situaçoes para cortar o ''olhar vidrado'' do cao em determinado cao, pessoa ou o que for... ele toca-lhe na zona do pescoço ou noutra zona, basicamente para ele desviar o olhar..... o meu poh... nem nada...

Atençao que eu vejo o programa, nao sei se o que ele ensina é ou nao correto, apenas utilizei como exemplo.

abraço
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jun 13, 2013 9:44 am

isso de dar o toque em forma de garra/dentes, tem de ser feito exactamente como ele faz, com calma e assertividade, porque se vamos a dar toques e a pensar que não vai resultar, ou com o mínimo de stress, não obtemos feedback positivo do animal. Isto já eu testei e quando respirei fundo e me mantive realmente calma é qu obtive feedback do cão, de outra forma pensavam que era brincadeira ou o instigar da dominância.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jun 13, 2013 10:17 am

O meu pai também era epiléptico e nada tinha de "acelerado", nem sequer no tempo em que ainda não lhe tinha sido diagnosticada a doença. Bebia café e acompanhava as refeições com vinho. Mas é verdade que situações de stress podem desencadear ataques a quem for portador, tome medicação ou não.

Já algum veterinário pôs a hipótese de o seu cão ter algum problema de coluna, uma hérnia numa vértebra, ou algo assim?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”