Frutas e Legumes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sábado mai 11, 2013 9:36 pm

Cenouras nunca ouvi falar nem nunca li nada que indicasse as cenouras contra indicadas para os patudos. (posso estar enganado)
Alimentos potencialmente perigosos para eles são: cebola; alho, batatas, tomate etc. É claro que são prejudiciais em quantidade exagerada. Pequenas quantidades, À partida, não farão nada de grave à saude do patudo.
EDIT: assim de cabeça a cenoura é rica em vitamina A .. como qualquer vitamina e qualquer vegetal/fruto/cereal/etc em grandes quantidades não tem nada de benéfico. Daí eu não ser a favor de modelos de alimentação que sejam somente à base de comida cozinhada ou comida crua .. Tanto pode haver excesso de alguma substância como pode haver defeito .. o que a longo prazo pode levar a graves problemas.
dreamdog
Membro Veterano

sábado mai 11, 2013 11:08 pm

Humm .. que tipo de dieta?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 11, 2013 11:09 pm

Isso das batatas não é verdade, até há rações de qualidade que a incluem.

Cenouras pode dar, há cães que gostam de roer uma cenoura crua. Mas lave-a sempre muito bem e rape-a ou descasque-a. Também tive um cão que me ia roubar batatas ao carrinho e ia roê-las para a cama.

Quanto ao resto dos vegetais, duvido muito dessas classificações de prejudiciais, mas também não vejo razão para os dar aos cães, que não precisam deles e à maioria até nem os digerem.

Na comida dos meus sempre meti cenouras, feijão verde, couve lombarda, bróculos e nabo. Pequenas quantidades, claro, e tudo bem lavado e de cascas raspadas ou retiradas, por causa dos pesticidas que podem vir. E também tudo muito cortadinho e/ou ralado, cozido juntamente com a carne.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dreamdog
Membro Veterano

sábado mai 11, 2013 11:19 pm

Floripes 3

A batata crua é rica em oxalato de cálcio (um cristal iónico insolúvel), é muito perigoso para o sistema urinário dos nossos animais. Depois de cozida, a batata é ideal para os nossos animais, pois é rica em nutrientes.

mais ..

Batatas e tomates contêm uma substância chamada solanina e outro alcalóides. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outros sintomas. Evite.
Nada do que disse agora foi retirado de nenhum estudo .. mas fui buscar por ja ter lido um estudo inglês qualquer que apontava algo do género..

Mais uma vez digo.. desde que seja em pequenas quantidades, não deve fazer mal. Em grandes quantidades já pode ser perigoso a longo prazo.
Os cães comem tudo
Temos também que lembrar que as rações são feitas de modo a harmonizar todas as vitaminas, proteina etc de modo a dar uma alimentação equilibrada aos animais :)
dreamdog
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 1:40 am

Idealmente deveria ser a partir do momento em que o cão passa a adulto, ou seja, 15 meses. Isto porque o cão vai comer ração mais outro tipo de alimentação.
Na minha opinião (que vale o que vale) pode ser em qualquer altura, desde que com moderação. Umas frutas de vez em quando, uns legumes, carne (crua ou não) etc. Uma vez por semana ou de longe a longe juntamente com ração não vejo grande mal...
LilyLeah
Membro
Registado: segunda mai 06, 2013 4:01 pm

domingo mai 12, 2013 1:46 am

ja dei cenoura aos meus caes e nunca tive problemas a vet até aconselhou visto que tenho um cao problemas dermatologicos e este tem vitamina c e aumenta o sistema imunitario. Pode ter sido a dita cenoura se esta não estava fresca, bem lavada ou até engoliu algum pedaço grande demais e que tenha feito algum estrago
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo mai 12, 2013 1:05 pm

Cenouras e nabos sempre dei aos meus cães, por conselho do vet, e nunca tiveram problema algum.

Maçã e pêras idem. Uvas, bananas e pêssegos adoravam, mas o vet disse que só podia dar pouco.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo mai 12, 2013 4:27 pm

Batata cozida não tem mal nenhum, e tomate também(li numa revista que até tinha qualquer coisa que fazia bem a qualquer coisa :lol: , vou ver se encontro e depois digo, assim como falava na cenoura e outros alimentos). Eu dou frutos e vegetais à minha e nunca tive qualquer problema, o cãozito já deveria estar doente, nada deveria ter a ver com isso, digo eu.
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

domingo mai 12, 2013 4:59 pm

sabem-me dizer se se deve dar ou não aos cães aqueles patés? é que não sei se deva dar ou não ao meu cão :?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo mai 12, 2013 6:06 pm

Quais patês?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mai 12, 2013 6:24 pm

A chamada "comida de lata" do supermercado, Water.

Eu dou, mas só dou de uma marca e de uma qualidade. Misturados com arroz, como o veterinário da minha predilecção me recomendou em tempos, não lhes fazem mal nenhum.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dreamdog
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 6:49 pm

miketica Escreveu:sabem-me dizer se se deve dar ou não aos cães aqueles patés? é que não sei se deva dar ou não ao meu cão :?
Não há problema nenhum, desde que não dê todos os dias :) (temos que ter noção que a maior parte desses patés é só gordura :evil: ). Mas como a Floripes3 disse tente dar uma marca com uma qualidade a cima da média :wink:

Existem vantagens em dar esses patés misturados com a ração ou com arroz.
P.ex os cães comem com amais vontade e é visto com um mimo. Mas, também, se for misturado à mão.. a comida fica com o cheiro do dono(a) :lol:
Os cães por norma comem tudo e mais alguma coisa (até o que não devem eheh) mas tendo uma ração de qualidade não se deve exagerar com comida por fora (qualquer tipo dela) da mesma maneira que nutrientes em falta causam problemas .. em excesso também. Normalmente o mal, é que isso não se nota de um dia para o outro :?
Responder

Voltar para “Cães”