Rompimento das almofadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

segunda mai 13, 2013 10:03 am

Bom dia!
A minha kelly já por duas vezes rompe as almofadas das patinhas de trás, passo a explicar: A kelly esta habituada a passear muito, contudo é mais em parques e mesmo aqui em casa estando solta o solo não é de cimento, na outra semana o meu marido foi passeá-la para um circuito pedonal este de cimento, claro que andou muito mas nada que não estivesse habituada quando chegou ao fim a sangrar das patinhas porque tinha rompido as almofadas, ontem a mesma coisa há exceção de que a meio demos conta, pois ela começou a querer parar e mancar depois a lamber as patinhas, então trouxemos-la por uma parte que tem jardim.
Gostava de saber o que devo fazer, se isto é normal, se é por ela ser nova (8 meses) ou de que é :?

Cumprimentos,
Odete Monteiro
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda mai 13, 2013 10:48 am

Primeiro deve procurar no vet ou em pet shops uma pomada ou gel para curar as feridas. Até à cura completa convem moderar os passeios e limitá-los a pisos macios (relva de preferência, ou terra batida).

Depois de saradas as feridas, habituá-la aos poucos a pisos mais duros, por forma a enrijecer o suficiente as almofadas.
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

segunda mai 13, 2013 10:53 am

A minha amiguinha tb tem as almofadinhas muito "finas" e sensíveis, mas felizmente nunca feriu.
Mas lembreo-me de a vet falar nisso e referiu que havia "qualquer coisa" (que como nao foi preciso esqueci-me) para por. Falem com a vossa vet.
Tdias72
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 11:21 am

Da primeira vez ela deitou sangue depois andamos a colocar um gel e betadine que a vet disse, mas já lhe tinha passado desta vez não feriu não fez sangue porque demos logo conta, mas tem a pele muita fininha mesma... vi num site um gel para proteger as almofadas fica no fundo uma capa protetora alguém já usou? Será que resulta?
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda mai 13, 2013 11:25 am

Como lhe disse, após curar as almofadas é preciso prepará-las gradualmente para pisos mais duros.
Tdias72
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 11:32 am

zeca2 Escreveu:Como lhe disse, após curar as almofadas é preciso prepará-las gradualmente para pisos mais duros.
Obrigada irei fazer isso :wink:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda mai 13, 2013 1:52 pm

Há cães com patas mais sensíveis que outros... um vizinho tem uma Weimaraner que basta correr um bocadinho em alcatrão (só ir atrás de uma bola uma vez) para ficar logo com as patas feridas... ela se for a andar até se aguenta (menos do que o "normal"), mas correr é que não... (apesar dela querer correr e etc...)

Um cão (rafeiro) que eu tive como FAT também fazia feridas nas almofadas se andasse muito tempo (e são lixadas de curar)... Já o meu rafeirolas faz km e km e nunca teve problemas (a passo, a correr.. o que seja)...

No outro dia vi umas protecções para as patas... acho que a ideia é para proteger essas feridas enquanto curam (na altura usei meias velhas bem seguras e com treino para ele as ignorar... (não foi preciso colar isabelino)), mas penso que também poderão proteger e evitar essas ditas feridas... eu sei que parece uma "anormalidade" o cão andar com umas protecções nas patas... mas se resultar é melhor que fazer ferida...
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda mai 13, 2013 2:29 pm

Por acaso tenho reparado que a minha apesar de não fazer ferida, anda com elas muito vermelhinhas. Às vezes até lhe chego o creme gordo barral, mas fica com as patas tão tão gordurentas, que até ganha sujidade no pêlo depois quando vamos passear e assim. Será que me devo preocupar? Ou é normal?
ReginaVieira
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 4:59 pm

Bem, fui agora à vet. Quantos às patinhas, a Pucca está com umas alergias, e sensibilidade. Passou-me a receita de uma pomada, e vou agora à farmacia. Tambem falei com ela para uma possivel destartarizaçao, mas por enquanto ela vai tentar arranjar-me um gel para aplicar nos dentes, um muito falado por aqui.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda mai 13, 2013 5:18 pm

Existe um gel de cera de abelha que é muito bom para as almofadas das patas... Após curar as feridas com uma pomada própria que o vet receita pode colocar essa dita pomada diariamente. Ao fim de uns tempos nota-se melhoras nas patitas :D
Tdias72
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 6:40 pm

A minha vet receitou aplicar betadine 3x ao dia diluído em agua e a pomada bepanthene deixar atuar durante 10 minutos e evitar pisos duros até ganhar novamente a camada que deveria ter, devo referir que desta vez não fez ferida porque notamos logo... já agora podia dizer-me como é esse gel de abelhas
Tdias72
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 6:41 pm

dreamdog Escreveu:Existe um gel de cera de abelha que é muito bom para as almofadas das patas... Após curar as feridas com uma pomada própria que o vet receita pode colocar essa dita pomada diariamente. Ao fim de uns tempos nota-se melhoras nas patitas :D
Como funciona esse gel e onde posso comprar?
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda mai 13, 2013 6:58 pm

Pode procurar cremes humanos que contenham Aloe Vera + Propolis de Abelha, ou então o que conheço especifico para cães é o TassPlus da Husse. Um colega meu tinha esse problema com o patudo dele e desde que começou a aplicar isso nunca mais teve problemas. :)
Edit: ele usou uma embalagem inteira até acabar e colocava todos os dias. Agora penso que só coloca de tempos a tempos uma camada generosa. Pode falar com o seu vet a cerca destes produtos a ver o que ele acha :wink:
Tdias72
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 7:25 pm

Muito Obrigado!
ReginaVieira
Membro Veterano

terça mai 14, 2013 6:32 am

Eu ainda nao experimentei a pomada receitada pela vet, só hoje à noite. Mas acho que possa/deva ser um produto a manter nesta epoca do ano, alem disso foi barato, pensei que fosse mais caro, mas custou 3,20€ uma bisnaga de 30ml. Ja experimentei um creme com cera de abelhas, o tal creme gordo que falei acima, mas nao gostei muito.
Responder

Voltar para “Cães”