O que é preciso para registar/legalizar um Doberman?
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: segunda mai 13, 2013 10:10 pm
Boa noite a todos no forum.
Sou novo aqui forum e, tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, se for possivel.
Vamos ter um novo membro na família, o nosso cachorinho Doberman, e gostava de saber o que é preciso para legalizar/registar o cachorro. O cachorro tem Pedigree, Afilo, chip e vacinas. Como ainda não tem oito semanas ainda não posso traze-lopara casa. Pelo que me apercebi, a raça Doberman, não é considerada como potencialmente periosa. Não sei se estou correcto, mas se me puderem esclarecer agradecia. Em que categoria de registo se enquadra esta raça e que outros requisitos/procedimentos devo tomar?
Cpts,
Sou novo aqui forum e, tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, se for possivel.
Vamos ter um novo membro na família, o nosso cachorinho Doberman, e gostava de saber o que é preciso para legalizar/registar o cachorro. O cachorro tem Pedigree, Afilo, chip e vacinas. Como ainda não tem oito semanas ainda não posso traze-lopara casa. Pelo que me apercebi, a raça Doberman, não é considerada como potencialmente periosa. Não sei se estou correcto, mas se me puderem esclarecer agradecia. Em que categoria de registo se enquadra esta raça e que outros requisitos/procedimentos devo tomar?
Cpts,
Registar no vet???? Registar o quê???
Tem apenas de o registar na sua Junta de Freguesia até aos 6 meses de idade. Aconselho ainda a fazer um seguro de responsabilidade civil, vulgar, barato, que inclua cães, para o caso do seu cão provocar algum dano na via pública. Eu fiz há uns anos e feliz ou infelizmente valeu-me bem quando o meu cão fugiu do portão por o termos inadvertidamente deixado aberto, ele foi atropelado, e o seguro pagou os danos todos do veículo, que ainda foram alguns... Não pagam o sofrimento do animal, mas pagam dores de cabeça...
Já agora, o seu cão não tem "afilo", tem "Afixo"
Depois poste umas fotos, e se quiser dizer o Afixo, é bem vindo!
Tem apenas de o registar na sua Junta de Freguesia até aos 6 meses de idade. Aconselho ainda a fazer um seguro de responsabilidade civil, vulgar, barato, que inclua cães, para o caso do seu cão provocar algum dano na via pública. Eu fiz há uns anos e feliz ou infelizmente valeu-me bem quando o meu cão fugiu do portão por o termos inadvertidamente deixado aberto, ele foi atropelado, e o seguro pagou os danos todos do veículo, que ainda foram alguns... Não pagam o sofrimento do animal, mas pagam dores de cabeça...

Já agora, o seu cão não tem "afilo", tem "Afixo"

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Pode sim, e depois seja vítima de uma denúncia de um vizinho mal intencionado e pague a multa de 75€ da Junta de Freguesia como me aconteceu a mim... ah e o cão tinha 7 meses na altura da denúncia...dreamdog Escreveu:The One .. Porquê até aos 6 meses? pode ser depois

E claro, se conhecesse a Lei não estranhava o meu comentário:
Portaria nº 421/2004 de 24 de Abril
Artigo 2º
Obrigatoriedade do registo e licenciamento
1 — Os detentores de cães entre 3 e 6 meses de idade
são obrigados a proceder ao seu registo e licenciamento
na junta de freguesia da área do seu domicílio ou sede.
(...)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Só se for isso, mas mesmo assim não é no vet que "regista", no vet coloca o chip, o registo segue para o SIRA.suprem0 Escreveu:"Registar no vet" refere-se a colocar chip.TheOne Escreveu:Registar no vet???? Registar o quê???
(...)
hgoncalves Escreveu:... O cachorro tem Pedigree, Afilo, chip e vacinas. ...
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am
TheOne Escreveu:Registar no vet???? Registar o quê???
Já agora, o seu cão não tem "afilo", tem "Afixo"![]()
Para registar na junta precisa da vacina da raiva e esta só é dada a partir dos 6 meses de idade. dai que o registo na junta só seja feito após essa idade.

Quem é que lhe disse que a vacina da raiva só é dada depois dos 6 meses??? E quem é que lhe disse que não podia registar na Junta de Freguesia sem a vacina da raiva?vanerodrigues Escreveu:TheOne Escreveu:Registar no vet???? Registar o quê???
Para registar na junta precisa da vacina da raiva e esta só é dada a partir dos 6 meses de idade. dai que o registo na junta só seja feito após essa idade.
Como é óbvio... Se não fizer inspecção ao carro também pode circular, mas se for apanhado leva com 250€ de multa... Portanto poder podem fazer o que quiserem, mas depois acartam com as consequências.PoppyM Escreveu:
Pode registar na junta de freguesia quando quiser. Mas se o cão tiver mais de 6 meses e houver alguma denúncia e ele não estiver registado, vai pagar multa.
Agora se perguntaram e eu optei por responder, cabe-me a mim fazer um alerta que, por já me ter tocado, acho importante e pertinente, depois cabe a cada um decidir o que faz.
quando disse registar no vet falava do chip da SIRA sim.
E o facto de o cão ter chip não quer dizer que esteja registado na SIRA.
o meu ja vinha com o chip, porem só eu no vet é que o registei, ou melhor o vet registou.
E o facto de o cão ter chip não quer dizer que esteja registado na SIRA.
o meu ja vinha com o chip, porem só eu no vet é que o registei, ou melhor o vet registou.
The One isso é que foi sorte
Eu perguntei porque como estou longe da minha área de residência só registei o meu cão aos 10 meses (ora por esquecimento .. ora porque não tinha os papeis comigo, ora porque era fim de semana e aquilo estava fechado)
e também posso dizer que o meu cão tem o registo numero 127 .. ora duvido que naquela cidade só existam 127 cães 

Eu perguntei porque como estou longe da minha área de residência só registei o meu cão aos 10 meses (ora por esquecimento .. ora porque não tinha os papeis comigo, ora porque era fim de semana e aquilo estava fechado)

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am
TheOne Escreveu:Quem é que lhe disse que a vacina da raiva só é dada depois dos 6 meses??? E quem é que lhe disse que não podia registar na Junta de Freguesia sem a vacina da raiva?vanerodrigues Escreveu:TheOne Escreveu:Registar no vet???? Registar o quê???
Primeiro tenha calma que acho que não ofendi ninguem.
aquando do registo da minha saphira o procedimento foi esse. não sei se muda de junta de freguesia para junta de freguesia, mas aqui em setubal, para se registar um cão precisamos da vacina da raiva (eles pedem o boletim de vacinas )e a vacina foi dada aos 6 meses. dai o registo tenha sido feito tambem nessa altura.