Quando começar a ensinar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luisasousa
Registado: quarta mai 15, 2013 2:42 pm

quarta mai 15, 2013 4:00 pm

Olá, sou nova neste forum e gostaria de pedir a vossa ajuda.
Adotei no sábado uma cachorrinha rafeira nascida de uma cadelinha abandonada, tem apenas 1 mês e meio.
Será que já devo começar a ensinar a fazer as necessidades em local especifico?
Ela quer roer tudo, principalmente os pés (sapatos, chinelos), devo repreender já? Se sim como devo fazê-lo?
Agradeço desde já a quem me puder ajudar :D
luisasousa

quarta mai 15, 2013 4:18 pm

Sim, limpo sem problema, também tinha a ideia de que ela é ainda muito novinha para lhe ensinar seja o que fôr. Confesso que estou com um pouco de receio de pôr folhas de jornal, porque ela quer roer tudo e tenho medo que ela destrua o jornal e engula papel.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mai 15, 2013 5:17 pm

Parabéns antes de mais pela sua nova amiguinha :)

Com essa idade geralmente ainda deveria de estar com a mãe porque é muito novinha mas pode fazer como lhe disseram e meter uns jornais na zona que reservou para ela (que tem a sua caminha e a comida).

Quanto a comer os jornais, todos os cães que criei até hoje a dada altura também se divertiam a destruir e a rasgar os jornais, provavelmente comeram um pedacinho ou outro mas não é nada de grave…. Acho que podemos e devemos ter cuidados sim, mas não vale a pena stressarmos demasiado.

Sempre que a vir a começar a fazer os pipis, pegue nela e coloque-a no sitio dos jornais.

Não vale a pena ralhar, nem gritar muito menos com um bebé….
Vai ver que a dada altura ela vai sozinha e quando isso acontecer, faça uma festarola!

Quanto ao morder, pode repreender: diga Não e afaste-a ou de-lhe um boneco para ela perceber que ali sim pode morder. Vai ter que arranjar muita paciência porque eles não aprendem de um dia para o outro e afinal ainda é só uma cachorrinha.

Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta mai 15, 2013 5:37 pm

Quanto ao roer e morder o LFGomes ja disse o que deve fazer, partilho a mesma opinião :)
Quanto as necessidades, sou suspeito visto que o meu cão no dia a seguir a sair de casa do criador, depois das refeições já vinha cá fora :? por isso não sou bom exemplo ..
Mas posso-lhe dizer .. paciência MUITAA paciência :lol:
luisasousa

quarta mai 15, 2013 6:36 pm

Muito obrigada pela ajuda!!! Eu sei que ela ainda devia estar com a mãe mas nem sempre é possível, e tenho a certeza que comigo está até melhor, já desparazitei, estava cheia de bichas coitadinha, comprei uma comidinha específica para transição de leite para ração e ontem levou a 1ª vacina, e desde sábado já notamos que está muito mais esperta e com energia (vinha um pouco apática no 1º dia). Como tal ainda não é aconselhável levar á rua, mas assim que puder é um hábito que lhe quero incutir.
Realmente terei que ter muita paciência, mas vale a pena :D
luisasousa

quarta mai 15, 2013 6:39 pm

Quanto ao ferrar os pés, já lhe comprei 3 brinquedos diferentes e ela só liga a 1 deles, mas mesmo assim quando vê os pés de alguém larga tudo e agarra-se cheia de vontade a ferrar e a roer, não consigo mesmo afastá-la, parece que fica hipnotizada :D :D :D
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta mai 15, 2013 7:10 pm

luisasousa Escreveu:Quanto ao ferrar os pés, já lhe comprei 3 brinquedos diferentes e ela só liga a 1 deles, mas mesmo assim quando vê os pés de alguém larga tudo e agarra-se cheia de vontade a ferrar e a roer, não consigo mesmo afastá-la, parece que fica hipnotizada :D :D :D
A estar junto da família canina ela aprendia a controlar a mordida. Podia ver alguns vídeos da victoria stillwel, vai melhorar imenso os seus conhecimentos.
Ofereça sempre brinquedos para brincar com ela, brinque com ela junto de si, brinque menos em jogar para longe e os brinquedos. Recompensa quando tudo corre bem.

Os xixis é um bebé de fralda, não é a ralhar, preferível ignorar e poderá mostrar agrado quando ela acerta.
Responder

Voltar para “Cães”