Actividade com o meu cão - farejar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

sexta mai 17, 2013 1:43 pm

Olá a todos,

Tenho um cachorro com cerca de 8 meses e desde que ele foi para minha casa, de modo a entretê-lo quando fica sozinho, que escondo biscoitos na zona onde ele fica para ele procurar.

Tenho observado ao longo destes tempo que o sentido do olfato dele é bastante apurado e que ele gosta desta brincadeira. Sempre fiz esta brincadeira em casa e no meu terraço.

No outro dia, quando cheguei ao jardim que o costumo passear, dei a ordem para ele ficar sentado e escondi uns bocados de ração numa área à volta da zona onde estávamos. Encontrou todos em poucos minutos.

Tenho duas perguntas para vocês:

1- Consideram esta aclividade interessante para fazer com o meu cão ou corro o risco de se tornar um obsessão onde a única coisa que ele quer fazer é farejar e o procurar coisas quando o solto?

2 - Queria mudar a forma como faço esta aclividade. Prefiro esconder um objecto e depois recompensá-lo com comida do que esconder comida e ser essa a recompensa. Podem me dar algumas dicas sobre a melhor maneira de treinar isto?

Obrigado pela ajuda.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta mai 17, 2013 2:38 pm

Boa tarde,

Ensinar o cão a comer coisas no chão da rua é meio caminho andando para ter um desgosto.

Faço essas brincadeiras só em casa, na rua sabem que não podem sequer meter a língua de fora.

1- Considero uma actividade interessante porque estimula o cão mentalmente.
Uma obsessão é possível com qualquer actividade, mas se tudo for qb, não vejo motivos para.

2- Brinque com ele e com o objecto e de seguida esconda-o (nas 1ºas vezes ele até pode ver onde o escondeu). Use um comando tipo “busca” que pode repetir enquanto ele andar à procura. Depois do cão perceber o que é o “busca” pode começar a esconder em sítios mais difíceis e mesmo sem brincadeira antes. O que é importante é sempre que ele encontre o que pretende faça uma festarola e brinquem bastante de forma a que haja uma associação a uma situação muito positiva para que a motivação fique elevada.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta mai 17, 2013 2:50 pm

fradik Escreveu: 1- Consideram esta aclividade interessante para fazer com o meu cão ou corro o risco de se tornar um obsessão onde a única coisa que ele quer fazer é farejar e o procurar coisas quando o solto?
É claro que é uma boa actividade. É uma óptima actividade. Se não incentivar esta actividade, aí sim existem boas probabilidades de ele começar a procurá-la por ele próprio. Achar que isso iria fazer dele um farejador obsessivo e descontrolado seria o mesmo que começar a fazer jogging com o nosso cão e achar que ele iria começar a querer correr sempre e a toda a hora. Ao estar a praticar essa actividade vai estar a esgotar o "reservatório de energia" que o seu cão tem para esse tipo de actividades.
O que convém é tentar estipular uma palavra de ordem para iniciar e terminar a actividade.
A única coisa questionável aí tem a ver com o facto de o seu cão estar a ser reforçado por apanhar comida do chão. Mais uma vez, isso pode ser remediado ou mesmo evitado por completo se houver a tal palavra de ordem que torne claro ao seu cão que aquele momento é apropriado para apanhar comida do chão.
2 - Queria mudar a forma como faço esta aclividade. Prefiro esconder um objecto e depois recompensá-lo com comida do que esconder comida e ser essa a recompensa. Podem me dar algumas dicas sobre a melhor maneira de treinar isto?
Obrigado pela ajuda.
Pelas razões já referidas antes, esta é uma boa ideia. Além do mais, torna a actividade mais interactiva.
A regra de ouro é sempre a mesma. Comece com um grau de exigência mínimo. Ponha o objecto escolhido num sítio óbvio, e incite-o a ir buscar. Não peça já que ele o traga. Veja sempre qual é o passo até onde ele vai naturalmente, e estipule o passo imediatamente acima como o passo "reforçável". Por exemplo, o seu cão vai naturalmente ter com o objecto mas não o agarra com a boa. O seu objectivo será, portanto, incentivá-lo a pegar no objecto com a boca, e não, ainda, esperar que ele lho traga até si.
Outra dica, relativamente óbvia. Comece por objectos que, por si só, já tenham um apelo para o cão; e ajuda se esses objectos tiverem um cheiro particular. Uma bola de ténis, apesar de não parecer, costuma funcionar bem porque tem um cheiro característico e, normalmente, é suficientemente atractivo para os cães.
Pode também tentar, paralelamente, rechear um kong ou similar e escondê-lo. Depois, vá esvaziando gradualmente o kong, até que ele procure o brinquedo quando este está vazio e, aí, recompense-o, claro, para lhe dar razões para continuar a buscar o brinquedo.
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

sexta mai 17, 2013 3:16 pm

Obrigado pela ajuda.

O problema é mesmo esse, uma das coisas que não estou a conseguir corrigir no meu cão é o facto de ele meter à boca tudo o que é porcaria e tenho medo que fomentando este jogo possa estar a piorar essa situação.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sexta mai 17, 2013 4:40 pm

Eu faço muitas vezes na rua essa brincadeira, apesar de o meu cão não gostar muito de brinquedos ele adora que eu esconda uma bola. Faço exactamente como disse, no entanto dou a cheirar o objecto, isto é: peço um "senta", dou a cheirar, peço um "fica", vou esconder o objecto, volto ao cão (importante voltar sempre ao pé do cão, senão ele mal nos vê aproximar já saiu do "fica"), digo "ok" e ele busca o objecto. Se o seu cão tem uma aptidão natural para farejar e encontrar coisas, não será muito difícil a transição comida - brinquedo, experimente primeiro em casa e quando ele fizer bem, passe para a rua. À partida não terá problemas em usar brinquedos, apesar de ele estar habituado à comida.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sexta mai 17, 2013 4:49 pm

Em relação ao comer as porcarias do chão é um treino complicado, a meu ver, porque quando o cão tem trela nós conseguímos controlar mas quando está à solta é super difícil. Eu uso o comando "não toca". O que pode fazer é: coloca ração na mão, feche-a e diz "não toca" ou outro comando qualquer, o cão vai tentar colocar a pata e com o focinho tentar tirar a comida que tem na mão, sempre que ele não tocar na sua mão diz "muito bem" e dá-lhe um bocadinho de ração, volta a fazer isto várias vezes seguidas, quando ele perceber este exercício passa para o nível seguinte: mostrar a comida com a mão aberta, diz "não toca" ele vai tentar comer, fecha a mão e não diz nada, volta a mostrar a comida, diz não toca e quando ele perceber a lógica da coisa, você diz "não toca" e ele não vai comer. Quando ele fizer bem este exercício em casa passa para a rua, quando vir alguma coisa que ele vá comer (é preciso o dono estar sempre muito atento às coisas que vão aparecendo no chão, para antecipar a situação) diga "não toca" e tenha sempre consigo uma recompensa de alto valor (queijo, frango, salsicha, etc) para recompensar o cão!
Responder

Voltar para “Cães”