Preciso de Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
malvas
Registado: segunda nov 19, 2012 3:32 pm

quarta mai 22, 2013 11:15 am

Boas,

Tenho uma cadela rafeira com quase 9 meses. Até aparecer o cio aos 6 meses comiamos a ração sem nenhum problema. Depois de aparecer o cio foi um castigo começou até a perder peso as varias idas ao veterenário diziam que ela estava bem analises boas, fez ecos. Tudo bem trocamos umas 7 vezes de ração até que à uma semana atrás já desesperados por ela não comer tivemos de dizer basta. Então o nosso veterenário aconcelhou nos a fazer comer de tacho.
E assim foi começamos a fazer logo no dia seguinte, ai sim via se a alegria dela a comer. Fazemos o comer sem qualquer condimento a unica coisa que o veterenário disse que podiamos por era por exemplo um caldo knorr ( ainda não metemos) ou um fio de azeite. Come lindamente, agora apareceu nos outro problema.
Desde Domingo de manhã que a cadela anda triste, apatica só quer estar a dormir. Não nos liga quase nada quando chegamos a casa. Mostro a trela para ir passear antigamente era uma explusão de alegria, agora quase não reage limita se a ir. A cadela passsa o dia todo na rua, nunca está fechada nem presa. Tem sempre companhia de alguem em casa, é muito raro estar sozinha. Não sei o que fazer estou a começar a ficar preocupado, vamos ao veterenário na sexta.
A minha questão é será que ela tem uma depressão ?
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mai 22, 2013 12:05 pm

Na minha opiniao antecipava essa ida ao veterinário e de preferência a outro para uma 2ª opinião.
Uma cadela tão nova com esse comportamento é preocupante.

caldo knorr?? isso é só quimicos, até a mim me faz mal :o
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

quarta mai 22, 2013 2:21 pm

Olá, o caldo knorr tem estudos que dizem que pode provocar cancro.

Se fosse a si ia a outro veterinario. Andam ai uns com umas respostas muito engraçadas de dizer que é mania dos cães não comerem, sem fazer qualquer tipo de exame.

Já olhou para a boca da cadela e viu se ela ainda não esta a mudar de dentição? É que se tiver pode ser muito bem por isso. Meter iogurte natural junto com a ração, ou merguhar a comida durante 10seg em agua quente tirar a agua e dar, ou juntar azeite, usar um atrativo para a comida, a brekkies tem, ou juntar paté, ou moer o bocado a comida, pode ajudar.

Se não for dos dentes, pode ser muito bem um problema interno no cão. Tem desparasitações feitas? É que se não tiver pode muito bem ter apanhado alguma coisa tipo lobrigas etc... E precisa de tratamento rapido se não pode correr muito mal.
Se tiver as desparasitações feitas certinhas, pode ser outro problema qualquer, mas só com exames é que um veterinario pode dizer o que de facto tem a cadela.

Calculo que o cão tenha as vacinas por isso nem falei nisso.

E fazer comida em casa, tem muito que se lhe diga, tem ai uns topicos de algumas pessoas que fazem comida em casa para os animais, o melhor é mesmo pesquisar um bocado sobre isso, porque pode não estar a dar o que de facto o cão precisa na sua alimentação, é que não é só juntar carne e arroz e esta feito. Eu nunca fiz comida assim para a minha cadela nem sei de tudo o que é preciso para uma boa alimentação feita em casa, mas tem aqui umas pessoas que podem ajuda-lo com isso.

Boa sorte :)
represas
Membro Júnior
Registado: terça fev 21, 2012 4:44 pm

quarta mai 22, 2013 5:44 pm

malvas Escreveu:Boas,

Tenho uma cadela rafeira com quase 9 meses. Até aparecer o cio aos 6 meses comiamos a ração sem nenhum problema. Depois de aparecer o cio foi um castigo começou até a perder peso as varias idas ao veterenário diziam que ela estava bem analises boas, fez ecos. Tudo bem trocamos umas 7 vezes de ração até que à uma semana atrás já desesperados por ela não comer tivemos de dizer basta. Então o nosso veterenário aconcelhou nos a fazer comer de tacho.
E assim foi começamos a fazer logo no dia seguinte, ai sim via se a alegria dela a comer. Fazemos o comer sem qualquer condimento a unica coisa que o veterenário disse que podiamos por era por exemplo um caldo knorr ( ainda não metemos) ou um fio de azeite. Come lindamente, agora apareceu nos outro problema.
Desde Domingo de manhã que a cadela anda triste, apatica só quer estar a dormir. Não nos liga quase nada quando chegamos a casa. Mostro a trela para ir passear antigamente era uma explusão de alegria, agora quase não reage limita se a ir. A cadela passsa o dia todo na rua, nunca está fechada nem presa. Tem sempre companhia de alguem em casa, é muito raro estar sozinha. Não sei o que fazer estou a começar a ficar preocupado, vamos ao veterenário na sexta.
Penso que a cadela tenha as vacinas em dia e as desparasitações também. Os cães não sofrem de depressão, como estamos na época das carraças, percorra-lhe o corpo todo com as mãos a ver se encontra qualquer coisa. A carraça é um parasita que além de provocar febre, pode muito bem, proveniente da infeção obrigar o animal a enjoar os alimentos. Aconselho, que depois de debelada a situação, volte a dar-lhe ração, porque esta tem os ingredientes necessários para a saúde e vitalidade da sua cachorra. Como estamos na altura dos fenos, veja se alguma pragana lhe entrou nos ouvidos ou nas patas, este tipo de situações, provocam por vezes infeções que originam febre e daí a falta de apetite. As melhoras do seu animal.
represas
Membro Júnior
Registado: terça fev 21, 2012 4:44 pm

quarta mai 22, 2013 5:44 pm

malvas Escreveu:Boas,

Penso que a cadela tenha as vacinas em dia e as desparasitações também. Os cães não sofrem de depressão, como estamos na época das carraças, percorra-lhe o corpo todo com as mãos a ver se encontra qualquer coisa. A carraça é um parasita que além de provocar febre, pode muito bem, proveniente da infeção obrigar o animal a enjoar os alimentos. Aconselho, que depois de debelada a situação, volte a dar-lhe ração, porque esta tem os ingredientes necessários para a saúde e vitalidade da sua cachorra. Como estamos na altura dos fenos, veja se alguma pragana lhe entrou nos ouvidos ou nas patas, este tipo de situações, provocam por vezes infeções que originam febre e daí a falta de apetite. As melhoras do seu animal.
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

quarta mai 22, 2013 5:50 pm

"Os cães não sofrem de depressão"

?
Infelizmente pode sim sofrer de depressão. http://vidacachorro.wordpress.com/2009/ ... m-animais/
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta mai 22, 2013 10:46 pm

Com os sintomas de falta de apetite, apática, triste, sem energia e só quer dormir, não se manisfesta quando os donos chegam a casa, etc. Com este quadro clínico acho que deveria levá-la urgentemente a outro Vet, para ter uma 2ª opinião.
As melhoras
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta mai 23, 2013 12:18 am

Relativamente á primeira parte do relato, posso dizer que a minha, desde os 5 até cerca dos 11 meses (mais ou menos coisa) tb fez um filme. Mudei de ração sei lá quantas vezes. De qualquer forma, concluí que foi principalmente a mudança dos dentes. E sim, ela também comia muito bem comidinha, se lha desse. O problema é que depois voltar a dar-lhes ração é difícil. E fazer uma dieta equilibrada, para nós sem treino é complicado, embora possível.

Relativamente ao facto de não se mostrar contente nem quando os donos chegam a casa... também desconfiava. Nomeadamente se se mantiver. E já é de domingo para hoje 4ª, certo? Já são muitos dias para um mal estar passageiro. Eu iria ao vet de imediato e faria também o exercício mental de rever todos os comportamentos de lá para cá (beber água, comer ou não comer, diarreias ou fezes moles... etc).

As melhoras.
malvas
Registado: segunda nov 19, 2012 3:32 pm

quinta mai 23, 2013 12:30 pm

Bom dia,

Ontem lá fomos nos outra vez ao veterenário. Eles começaram por oscultar, ver febre, ver boca, orelhas e quando foram para a barriga apertaram as maminhas e saiu leite, pois é.
A minha cadela está a fazer uma gravidez psicologica, está a tomar umas gotas para secar o leite e o veterenário diz que quando o leite secar irá passar. Mas temos de a estrelizar entretanto antes que aparece outro cio.

Em relação a dar comida de tacho, temos tentado dar uma alimentação equilibrada.
Tentamos trocar a comida a cada 2/3 dias, se no inicio da semana damos frango com arroz, para o fim da semana trocamos para carne de vaca com arroz de cenoura por exemplo. Também já lhe demos batata cozida (adora) também já lhe demos um bocado de peixe grelhado tambem adorou.
Tentamos fazer o melhor pela nossa cadela. Se ela nao gosta da ração, prefiro que ela coma e que não passe fome.
Responder

Voltar para “Cães”