Olá
Pois, realmente existe aqui um contrasenso: porque se deverá comprar animais, neste caso cães, se existem tantos para adopção e abandonados?
Realmente, dá que pensar! Por que será? E porque será que os criadores das raças continuam? E para quê tantos? Não bastariam 2 ou 3 para manter cada raça?
Olá,
Ainda bem que durante muitos séculos houve gente que não se colocou esta questão e não teve dúvidas em trazer até nós as raças de cães e a diversidade que hoje conhecemos.
Se aqui há uns séculos atrás as pessoas fossem 'ensobradas' por este tipo de preocupações e dúvidas, hoje nunca saberiamos o que é um Pastore Alemão, um Boxer, um Labrador, um Pinscher, um Malamute, etc.... Talvez tivessemos lindos SRD ( isso não duvido), mas tudo incógnitas..sem tipologias, sem especializações, sem as morfologias que conhecemos, os caracteres que nos seduzem e atraiem em determinadas raças ou tipologias.... Seria um mundo de incógnitas: Será grande ou médio? Será bom para guarda, para caça ou para companhia? Será de pêlo curto ou comprido? Castanho, preto, amarelo? Enfim ....uma roleta de opções! Há quem goste, eu sei....mas há também quem goste de saber com o que pode contar e o que esperar de um cão ( já assim com algumas 'decepções').
Eu sou a favor de que a opção de ter um cão, deve ter implicita a opção de podermos escolher o que queremos! Se queremos um SRD, tudo bem! Mas se gostamos de uma determinada raça e é esse o tipo de cão que desejamos para nos fazer companhia durante mais de uma dezena de anos, então temos o direito a essa escolha. Graças a Deus que um monte de Gajos sem preocupações 'humanitárias', nos fez chegar a diversidade de raças que conhecemos!
Quanto a existirem mais do que um ou dois criadores para esse fim, em nome da diversidade genética, acho bem que sejam mais do que isso! Bem basta que existam tão poucos Criadores ( com 'C' grande), e que com isso a escolha já seja limitada.
Oportunistas e maus criadores existem, como existem "más pessoas" em todas as actividades humanas, mas isso não justifica que se acabe com essa actividade! Apenas justifica que se acabem com essas pessoas.
Cumprimentos
Paulo C.