Eu espero que me possam ajudar com opiniões, sugestões e críticas construtivas. Por favor sintam-se livres para isso, eu agradeço!
Como tenho muitas fotos, vou apenas colocar uma por dia, assim o tópico mantêm-se sempre actualizado e não crio demasiados focos de atenção, uma de cada vez será melhor avaliada por vocês.
Débora (se me permites vou tratar-te por tu), conto com a tua participação para tornar este tópico ainda mais interessante e para que possamos aprender mais uma com a outra. Assim como convido todos os groomers por aí “escondidos” a participarem, e donos de animais que tenham a foto antes e depois do seu cão. Se não tiverem, já sabem o que vão fazer na próxima ida ao groomer!

Sempre que colocar uma nova vou fazer uma breve descrição do cão, da situação (pedido do dono, estado do pêlo, porque decidi optar por "x", etc), os produtos e as técnicas que usei. Acho que é muito mais interessante e construtivo, contar a história por trás da foto!

O Antes e Depois pode não ser no mesmo dia, pode ser alguns meses depois (convém especificar isso na descrição da fotografia), desde que seja o mesmo cão. Há recuperações que duram meses até se ver um resultado que valha a pena mostrar.
Para dar o exemplo, vou colocar a primeira

Esta é a Caitana, uma Fox Terrier de pêlo cerdoso.
Técnicas:
- Stripping em todo o corpo
- Corte com tesoura para tirar comprimento em algumas zonas
- Corte com tesoura de desbaste para esculpir a forma e acabamentos
- Corte com máquina da garganta ao esterno
Produtos Usados por ordem:
- Moisturizing Protector & Enhancer Spray da AllSystems para remover os nós e desembaraçar com maior facilidade nas pernas/patas.
- Pó de stripping no dorso, coxas, pescoço e cauda para facilitar o stripping
- Shampoo Artero Vitalizante e Artero Blanc
- Espuma Kw Volumizador para as pernas
- Fixador Pure Paws Terrier touch kholesterol
- Um "tiquinho" de Flash para dar um brilho extra no final, de forma a não deixa demasiado gorduroso/sedoso.
A Caitana veio com outro Fox Terrier, o seu companheiro Fox (mostrarei numa próxima foto), sempre foram tosquiados com máquina, até chegarem a mim. No primeiro dia, infelizmente não tirei fotos. Digo infelizmente porque a diferença é abismal. Tinham tanto subpêlo, que este tornou-se 100% rastas, nem dava para ver a forma do corpo. Não dava para perceber sequer que eram fox terriers. Eu e a minha formanda levámos um dia inteiro (das 9:00 ás 21:30) a tratar deles, a tirar as rastas e a arrancar o pêlo quase na totalidade (isto porque mais de 90% era sub-pêlo). Ficaram carecas (principalmente o Fox, que era o que estava pior)... mas o resultado é este, após 2 meses! Estão bonitos, mas sobretudo saudáveis e muito mais meigos e tranquilos! Apesar do sofrimento, adoram-me e mal me vêem, é só beijinhos e saltos, ficam doidos (coisa que os donos estranham porque são cães que não se dão facilmente com pessoas ou cães, por falta de sociabilização - estão sozinhos o tempo todo, porque os donos vivem longe e só lá vai uma pessoa deixar-lhes comida

Eu sei que se cortasse o pêlo com máquina (ideia inicial dos donos até eu ter explicado), não resolvia o problema e da próxima vez vinham em pior estado ainda, pela acumulação de sub-pêlo. Decidi então arrancar o mal pela raiz (literalmente), e agora em vez de 2 vezes por ano como acontecia onde eles iam, vêm a cada dois meses ao stripping, recebem mais atenção, estão mais cuidados, mais limpos, frescos e saudáveis.
No fundo acho que eles sabem que eu os ajudei de alguma forma

Feedback dos donos: Muito positivo