Grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

segunda jan 27, 2014 4:37 pm

ReginaVieira Escreveu:0Janita0 vou pegar consigo :twisted: :P :wink:
O sub-pêlo pode ser retirado, e deve MESMO ser retirado obrigatorimanete em algumas raças. O que os protege mesmo é o "outro" pêlo, por isso é qua não se deve tosquiar o pêlo de forma demasiado curta :)

A minha Pucca quase que não tem sub-pêlo, mas com o uso do coat-king esse sub-pêlo vai sendo retirado, assim como volume (;

Agora quanto ao utensílio não sei dizer muito, porque nem sequer o utilizei, na Pucca não me parece adequado.

Nesse tipo de cães de pêlo curto se calhar também apontaria mais para a luva e se calhar também uma escova de cerdas.
Por isso é que gosto deste fórum, está-se sempre a aprender! :D

Pensava mesmo que o subpelo nos cães tipo Pastor Alemão, Labradores e afins é que os protegia, mas se calhar ambas as camadas de pelo protegem de formas diferentes, ehehe. Será que a de dentro fornece isolamento contra o frio e a de fora protege do sol e água? Muito sinceramente não sei, pois nunca pesquisei muito sobre o assunto :oops:

Sim, em cães de pelo cerdoso, por exemplo, é essencial remover-se esse pelo, senão pode gerar problemas de pele. Assim como em Poodles e afins que não larguem pelo como outros cães. Mas como o cão em causa não é dos que necessita de grooming específico, eu dei a minha opinião (pelos vistos mal fundamentada, oops!).

:p
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda jan 27, 2014 4:46 pm

Também fico um bocado na ideia que o sub-pêlo os protege do frio, pois normalmente as raças sem ele são as mais friorentas, mas sinceramente não sei :P
Normalmente acho que no caso dos labradores e afins o sub-pêlo deles deve sair com mais facilidade, até porque quem os tem queixa-se muito da perda de pelo. Mas eu não tenho muito essa experiência, a Pucca nunca foi de largar muito pelo, eu até acho que me cai mais cabelo a mim :(
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 11:54 am

bhess Escreveu:
__dani__ Escreveu:
bhess Escreveu:Também vou passar por lá!! :D



Lambidelas do Calvin e da Lolita (tens de conhecer a Lolita) 8)
Eu tinha a ideia que já conheço a Lolita... ou nao? Sou capaz de estar a confundir...
Não, conheceste outra cadela Westie que estava comigo no salão do Filipe, mas não era minha, era de uma amiga.

A minha ainda não conheceste. Conheceste só o Calvin, na Cãominhada.
Peço desculpa pela ausência.

Sim eu sei que essa não era a Lolita... Mas tinha a ideia que já a tinha conhecido noutra ocasião... Deve ser da minha cabeça
:P
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 11:56 am

0Janita0 Escreveu:Fui ontem à Exponor e fiquei maravilhada na secção de grooming :lol:
Adorei ver os Poodles e os Shih Tzus, e os Malteses... eram lindíssimos! Depois claro, fui vê-los a passar :D

Pena não ter ido ontem Dani, teria tido muito gosto em vê-la a si e ao seu trabalho :D
Janita, eu fui só no domingo :wink:
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 12:02 pm

Maitika Escreveu:As minhas perguntas têm e não têm a ver com este tópico, mas também não achei que deveria "abrir" um tópico para esclarecer a minha dúvida... Daniela, desculpe se achar que lhe estou a estragar o tópico... :*( Não é a minha intenção...

1. Qual é a vossa opinião quanto aos pentes FURminator e Foolee?
2. Qual é o melhor?
3. Qual é o mais adequado para cães pastores com pêlo curto lobeiro (PA e CCL)?

Obrigada ;^)
Não estraga nada o tópico, muito pelo contrário!! :wink:

Por acaso na sexta feira escovei um PA, e as ferramentas que mais usei e mais ajudaram a tirar pêlo velho foram simplesmente cardadeira e pente de metal com dentes estreitos. O furminator experimentei mas não ajudou tanto como eu esperava. O pente ajudou bastante na zona o pescoço, onde ele parecia ter uma juba, e na zona traseira das coxas. Ele não era de pêlo longo, tinha o pêlo típico. Acredito que com cães de pêlo mais curto (se calhar o caso do seu lobeiro, e do CCL) a furminator poderá ajudar.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 12:21 pm

ReginaVieira Escreveu:0Janita0 vou pegar consigo :twisted: :P :wink:
O sub-pêlo pode ser retirado, e deve MESMO ser retirado obrigatorimanete em algumas raças. O que os protege mesmo é o "outro" pêlo, por isso é qua não se deve tosquiar o pêlo de forma demasiado curta :)

A minha Pucca quase que não tem sub-pêlo, mas com o uso do coat-king esse sub-pêlo vai sendo retirado, assim como volume (;
Regina, agora vou pegar eu contigo :twisted: a Janita tem uma certa razão no que disse. Embora tu também tenhas.

É verdade que algumas raças se deve retirar o sub-pêlo, e são essas as que não o conseguem fazer sozinhos (cerdosos por exemplo, cockers), tens toda a razão. Mas no caso dos pastores por exemplo, a coisa já não funciona assim! Eles conseguem fazer muda, e nós apenas devemos ajudar a eliminar o pêlo morto, e não o sub-pêlo totalmente, porque ele ajuda sim a proteger e faz parte até das caracteristicas do estalao. Um PA por exemplo: Se lhes retirassemos o sub-pêlo na totalidade (o morto e o novo), o cão ficava tipo "lambido" perdia o seu volume, a sua vitalidade. O samoiedo por exemplo... a maior parte da pelagem é constituida por sub-pêlo... como ficariam sem ele? Ou o rough collie... ou o Lulu. No caso destas raças, em que o sub-pêlo está em maior quatidade que o sobre-pêlo por natureza, não lhes devemos modificar essa característica, porque estariamos a prejudicar a pele que não está preparada para ficar sem a maior parte do pêlo. Aliás, em show, muitas raças devem ter quanto mais sub-pêlo melhor, para dar volume ao pêlo, algumas delas, antes de um concurso até devem ser lavadas apenas com água fria para não estimular a muda e consequentemente queda de pêlo.

Assim sendo, eu concordo que não se deva abusar demasiado dessas ferramentas (coats e furminatores), uma ou duas vezes por mês é o suficiente. De resto, ferramentas mais simples que removem apenas o pêlo morto como a bela e simples cardadeira, é o suficiente.


ReginaVieira Escreveu:
Nesse tipo de cães de pêlo curto se calhar também apontaria mais para a luva e se calhar também uma escova de cerdas.
Duvido que alguma dessas ferramentas vá fazer alguma coisa.

Escova de cerdas numa passagem pela superfície, enche-se de pêlo nas pontas, nem sequer entranha até ao subpêlo.. É o mesmo que descascar batatas com faca de borracha :P hehe

A luva aconselho mais para cães com pêlo raso (boxer, teckel..), ou para finalizar uma escovagem, para ajudar a espalhar os óleos da pele e dar lustro ao pêlo.
Última edição por __dani__ em domingo fev 02, 2014 12:56 pm, editado 1 vez no total.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 12:50 pm

0Janita0 Escreveu: Pensava mesmo que o subpelo nos cães tipo Pastor Alemão, Labradores e afins é que os protegia, mas se calhar ambas as camadas de pelo protegem de formas diferentes, ehehe.[/size] :oops:
E pensaste bem ;) Ambas as camadas protegem... O sobrepêlo protege dos raios solares, sujidade, certos parasitas/microorganismos, possíveis lesões.. O subpêlo protege da húmidade, das baixas temperaturas, do vento...

0Janita0 Escreveu:Sim, em cães de pelo cerdoso, por exemplo, é essencial remover-se esse pelo, senão pode gerar problemas de pele.


Exacto!!! E provavelmente era aí que a Regina deve se ter confundido. Há raças que necessitam mesmo disso, seja porque não conseguem ou têm dificuldade em fazer a muda. Há caes que vão fazendo, mas não o suficiente, incluindo muitos rafeirinhos, incluindo cockers, galgos afegães, entre outros.

0Janita0 Escreveu:Assim como em Poodles e afins que não larguem pelo como outros cães.
Os poodles não têm sub-pêlo. E nem se deve tirar volume aos mesmos, quanto mais pelo tiverem (em volume), melhor.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo fev 02, 2014 2:37 pm

aproveito para dizer publicamente que eu adorei o teu trabalho mas isso eu ja tinha dito e a minha mãe tmb adorou!
disse que vale bem a pena tar a ir a aveiro pois fazes um trabalho magnifico...quanto as unhas a minha mãe diz que é uma chaladeira e achou piada mas como cá em casa ninguém é normal pronto XD
ela n se incomodou nada com as unhas e esta toda cheirosa eheh

definitivamente vou voltar ai com a minha monstrinha com mau feitio cronico pq alem de vir toda jeitosa vem cansada, acho que foi a primeira vez que ela adormeceu no carro pois normalmente vai sentada a ver a paisagem :lol:
é optimo para ela assim brinca com outros cães e para mim tmb que depois posso ir as tripas eheh

obrigada por tudo mais uma vez
ficamos tds satisfeitos

ps: eu n tive tempo para tirar foto mas vou pedir a minha mãe para tirar
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 4:50 pm

Sasha99 Escreveu:aproveito para dizer publicamente que eu adorei o teu trabalho mas isso eu ja tinha dito e a minha mãe tmb adorou!
disse que vale bem a pena tar a ir a aveiro pois fazes um trabalho magnifico...quanto as unhas a minha mãe diz que é uma chaladeira e achou piada mas como cá em casa ninguém é normal pronto XD
ela n se incomodou nada com as unhas e esta toda cheirosa eheh

definitivamente vou voltar ai com a minha monstrinha com mau feitio cronico pq alem de vir toda jeitosa vem cansada, acho que foi a primeira vez que ela adormeceu no carro pois normalmente vai sentada a ver a paisagem :lol:
é optimo para ela assim brinca com outros cães e para mim tmb que depois posso ir as tripas eheh

obrigada por tudo mais uma vez
ficamos tds satisfeitos

ps: eu n tive tempo para tirar foto mas vou pedir a minha mãe para tirar
Eu também adorei conhecer a monstrinha mau feitio! :D Como te tinha dito foi a primeira vez que tratei de uma rottweiler, e adorei! Tratar dela e ir com voces às tripas :D Ainda bem que gostaram, eu estava cheia de medo :lol: Mas não medo da Sasha, medo de não gostares ou de não conseguir estar à altura das tuas espectativas :oops:

E espero que tenhas gostado do passeio, dos patudos que conheceste e da visita aos meus ratinhos :D
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 6:57 pm

Mais um trabalho de grooming... Uma cadelinha sem raça definida chamada "Princesa" :)

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem
Imagem


Técnicas:

- Remoção de nós

- Escovagem

- Clipping no corpo, patinhas e zona higiénica

- Corte com tesoura nas pernas, braços, cauda e cabeça



Produtos Usados por ordem:

- Ice on Ice da Chris Christensen para desembaraçar com maior facilidade o pêlo

- Shampoo Artero Vitalizante

- Protein Vital na zona lombar/dorsal, orelhas e topknot

- Pure Paws espuma de volume para as pernas, braços e face

- Verniz Rosa

- Super Hold da Chris Christensen

- Flash para dar Brilho.

- Perfume Artero Violet


Bom... esta pequenina tem uma história mesmo muito gira! Eu prestei serviços de grooming numa petshop no Porto, fiz 3 Sabados até me aperceber que estava apenas a ter despesa, e estava a pagar para ir trabalhar, além de não estar a ser mínimamente valorizada por isso! Mas durante a minha curta estadia conheci a Princesa e a sua falecida amiguinha Pipoca :( (uma westie).
Acontece que após eu sair, a dona tentou manter o corte que eu fiz noutros groomers mas "nunca ficou igual". Assim, veio até Aveiro à uns dias atrás, e eu reencontrei-me com a Princesa e a sua dona (que não conhecia pessoalmente) :D


Feedback dos donos: Muito Bom
Última edição por __dani__ em domingo fev 23, 2014 2:43 pm, editado 1 vez no total.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo fev 02, 2014 8:37 pm

Essa é que foi uma prenda de anos adiantada oh Daniela :lol:
eu só aprendo coisas novas contigo :P
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo fev 02, 2014 10:01 pm

__dani__ Escreveu:
Sasha99 Escreveu:aproveito para dizer publicamente que eu adorei o teu trabalho mas isso eu ja tinha dito e a minha mãe tmb adorou!
disse que vale bem a pena tar a ir a aveiro pois fazes um trabalho magnifico...quanto as unhas a minha mãe diz que é uma chaladeira e achou piada mas como cá em casa ninguém é normal pronto XD
ela n se incomodou nada com as unhas e esta toda cheirosa eheh

definitivamente vou voltar ai com a minha monstrinha com mau feitio cronico pq alem de vir toda jeitosa vem cansada, acho que foi a primeira vez que ela adormeceu no carro pois normalmente vai sentada a ver a paisagem :lol:
é optimo para ela assim brinca com outros cães e para mim tmb que depois posso ir as tripas eheh

obrigada por tudo mais uma vez
ficamos tds satisfeitos

ps: eu n tive tempo para tirar foto mas vou pedir a minha mãe para tirar
Eu também adorei conhecer a monstrinha mau feitio! :D Como te tinha dito foi a primeira vez que tratei de uma rottweiler, e adorei! Tratar dela e ir com voces às tripas :D Ainda bem que gostaram, eu estava cheia de medo :lol: Mas não medo da Sasha, medo de não gostares ou de não conseguir estar à altura das tuas espectativas :oops:

E espero que tenhas gostado do passeio, dos patudos que conheceste e da visita aos meus ratinhos :D
adoramos tudo n te preocupes...e aquela tripinha soube-me pela vida!
a sasha volta ai de certeza e vamos a ver se n fica com tão mau feitio em cima da mesa pq no chão até se portou bem mas nada como dentro de casa :roll:

enfim aquilo é cronico msm :lol:
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

segunda fev 03, 2014 4:25 pm

__dani__ Escreveu: Imagem
Imagem
Coisa fofa e chique ♥
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça fev 04, 2014 9:09 pm

ficou um show...do mais adorável que já vi.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta fev 06, 2014 1:02 am

margoustink Escreveu:ficou um show...do mais adorável que já vi.
:D :D :D Obrigada :oops:
Responder

Voltar para “Cães”