Grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jun 02, 2013 10:56 am

Ola a todos! :) Decidi abrir este tópico para partilhar algumas fotos de Grooming “Antes e Depois” com a comunidade da Arca. Já me apercebi que muitos vocês interessam-se por este tema, e isso também me incentivou a partilhar um pouco do meu trabalho.


Eu espero que me possam ajudar com opiniões, sugestões e críticas construtivas. Por favor sintam-se livres para isso, eu agradeço!

Como tenho muitas fotos, vou apenas colocar uma por dia, assim o tópico mantêm-se sempre actualizado e não crio demasiados focos de atenção, uma de cada vez será melhor avaliada por vocês.

Débora (se me permites vou tratar-te por tu), conto com a tua participação para tornar este tópico ainda mais interessante e para que possamos aprender mais uma com a outra. Assim como convido todos os groomers por aí “escondidos” a participarem, e donos de animais que tenham a foto antes e depois do seu cão. Se não tiverem, já sabem o que vão fazer na próxima ida ao groomer! :mrgreen:

Sempre que colocar uma nova vou fazer uma breve descrição do cão, da situação (pedido do dono, estado do pêlo, porque decidi optar por "x", etc), os produtos e as técnicas que usei. Acho que é muito mais interessante e construtivo, contar a história por trás da foto! :D

O Antes e Depois pode não ser no mesmo dia, pode ser alguns meses depois (convém especificar isso na descrição da fotografia), desde que seja o mesmo cão. Há recuperações que duram meses até se ver um resultado que valha a pena mostrar.


Para dar o exemplo, vou colocar a primeira

Imagem

Esta é a Caitana, uma Fox Terrier de pêlo cerdoso.

Técnicas:

- Stripping em todo o corpo
- Corte com tesoura para tirar comprimento em algumas zonas
- Corte com tesoura de desbaste para esculpir a forma e acabamentos
- Corte com máquina da garganta ao esterno

Produtos Usados por ordem:

- Moisturizing Protector & Enhancer Spray da AllSystems para remover os nós e desembaraçar com maior facilidade nas pernas/patas.

- Pó de stripping no dorso, coxas, pescoço e cauda para facilitar o stripping

- Shampoo Artero Vitalizante e Artero Blanc

- Espuma Kw Volumizador para as pernas

- Fixador Pure Paws Terrier touch kholesterol

- Um "tiquinho" de Flash para dar um brilho extra no final, de forma a não deixa demasiado gorduroso/sedoso.

A Caitana veio com outro Fox Terrier, o seu companheiro Fox (mostrarei numa próxima foto), sempre foram tosquiados com máquina, até chegarem a mim. No primeiro dia, infelizmente não tirei fotos. Digo infelizmente porque a diferença é abismal. Tinham tanto subpêlo, que este tornou-se 100% rastas, nem dava para ver a forma do corpo. Não dava para perceber sequer que eram fox terriers. Eu e a minha formanda levámos um dia inteiro (das 9:00 ás 21:30) a tratar deles, a tirar as rastas e a arrancar o pêlo quase na totalidade (isto porque mais de 90% era sub-pêlo). Ficaram carecas (principalmente o Fox, que era o que estava pior)... mas o resultado é este, após 2 meses! Estão bonitos, mas sobretudo saudáveis e muito mais meigos e tranquilos! Apesar do sofrimento, adoram-me e mal me vêem, é só beijinhos e saltos, ficam doidos (coisa que os donos estranham porque são cães que não se dão facilmente com pessoas ou cães, por falta de sociabilização - estão sozinhos o tempo todo, porque os donos vivem longe e só lá vai uma pessoa deixar-lhes comida :( )

Eu sei que se cortasse o pêlo com máquina (ideia inicial dos donos até eu ter explicado), não resolvia o problema e da próxima vez vinham em pior estado ainda, pela acumulação de sub-pêlo. Decidi então arrancar o mal pela raiz (literalmente), e agora em vez de 2 vezes por ano como acontecia onde eles iam, vêm a cada dois meses ao stripping, recebem mais atenção, estão mais cuidados, mais limpos, frescos e saudáveis.

No fundo acho que eles sabem que eu os ajudei de alguma forma :)

Feedback dos donos: Muito positivo
Última edição por __dani__ em terça out 14, 2014 8:54 pm, editado 1 vez no total.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jun 02, 2013 11:30 am

Muito bem Dani ;)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

domingo jun 02, 2013 11:32 am

Gostaria de colocar uma questão aos entendidos da matéria....
Sei que alguns criadores usam nos seus caes, especialmente os brancos, um produto especial que ajuda a pelagem branca a fizar mais pura e vistosa....
Alguem me pode indicar que produto será esse? e se tem algum risco para a saude do animal?
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo jun 02, 2013 12:05 pm

ZZiggy Escreveu:Gostaria de colocar uma questão aos entendidos da matéria....
Sei que alguns criadores usam nos seus caes, especialmente os brancos, um produto especial que ajuda a pelagem branca a fizar mais pura e vistosa....
Alguem me pode indicar que produto será esse? e se tem algum risco para a saude do animal?
Não tenho muita experiência no assunto mas posso responder-lhe que já usei champô da Artero para pêlo branco e vi grandes resultados no que diz respeito a branquear o pêlo.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

domingo jun 02, 2013 12:15 pm

O produto a que me refiro é em pó.... daí a minha duvida em relaçao ao facto de ser adequado ou nao no ponto de vista da saude do animal
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jun 02, 2013 12:30 pm

ZZiggy Escreveu:O produto a que me refiro é em pó.... daí a minha duvida em relaçao ao facto de ser adequado ou nao no ponto de vista da saude do animal
Existem alguns produtos para branquear o pêlo, eu gosto especialmente do intensificador de cor da Artero, mas não sei se ainda produzem e vendem, não tenho conseguido comprar. Mas este coloca-se depois do banho com o pêlo molhado, e deve-se passar por água a seguir.

Esse que o ZZiggy fala penso que será o giz próprio de várias cores (incluindo branco) que se coloca frequentemente nas expos, mesmo antes de entrar em ringue, para disfarçar alguma falha. Já usei num bull terrier numa expo, e pelo que me pareceu da consistência do produto, não é prejudicial, aliás, sai em pouco tempo.

Outra coisa que se usa, em cães de pêlo cerdoso, principalmente em westies e foxes, é o pó de stripping, que além de proporcionar mais textura, branqueia. E esse também uso apenas para exposição, como acabamento. No entanto aconselho os donos sempre a lavar os cães depois dos concursos, porque acredito que aquilo seque a pele e tape os poros, portanto é mesmo só para aquele momento, para aquela finalidade. Costumo no entanto usar sempre, em qualquer cão, o pó para fazer stripping em cerdosos, antes do banho, porque ao dar textura, facilita o arranque do sub-pêlo.

O Shampoo Blanc também ajuda a branquear e a dar brilho, tal como o intensificador (este ultimo actua de forma mais intensa), faz com que o pêlo adquira um tom/brilho azulado, que nos brancos dá aquele aspecto de branco puro.
Última edição por __dani__ em domingo jun 02, 2013 12:31 pm, editado 1 vez no total.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jun 02, 2013 12:30 pm

kitttten Escreveu:Muito bem Dani ;)
Obrigada :)
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo jun 02, 2013 2:58 pm

Adorei!!!

Dani, depois hás-de colocar aqui a foto do westie que chegou a ti como cairn terrier :lol: :lol: :lol: :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jun 02, 2013 3:26 pm

Estava a pensar mostrar as fotos de todo o processo mas tenho net e pc lentos :evil:

Como tal vou-vos explicar os produtos utilizados e a ordem dos mesmos e dou-vos o link do álbum no facebook.

Todos os produtos são da Artero:
Começando pelo Flash ou Matt-X(não me lembro) e escovagem do pêlo; Aurigel(líquido de limpeza interior dos ouvidos); Pretty Eyes(líquido de limpeza exterior dos olhos, para a zona das remelas); Banho em si com 2 doses de champô hidratante e amaciador protein vital; uso do expulsor e de seguida escovagem com o flash(ou matt-x, não me recordo) e secagem com o secador. E prontinha :)
https://www.facebook.com/media/set/?set ... 424&type=3

Tenho é depois fotos dos cortes de pêlo, muito simples mas bonitos, cá vai:
(corte do ano passado)
Imagem
Imagem

Em Janeiro deste ano também teve direito a um corte muito semelhante. Parecia um peluche e não estou a gozar, até apareceram na loja uns turistas ingleses que pensavam que era um peluche(estava em efeito estátua ela), ficaram mesmo encantados, tanto que até tiraram fotos com ela.


Este mês vai ter um corte muito especial, uma surpresa para todos vós, nem imaginam a minha ansiedade :P
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jun 02, 2013 4:01 pm

Vou mostrar alguns trabalhos dos Groomer's da Pucca:

antes da tosquia: Imagem
depois da tosquia:
Imagem


Banho e Tosquia:
Imagem




antes:
Imagem
depois:
Imagem




antes:
Imagem
depois:
Imagem
Imagem



um depois:
Imagem


e já vos mostro mais... :P [/list]
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jun 02, 2013 4:07 pm

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem



antes:
Imagem

depois:
Imagem
(julgo que só foi ao banho, mas fizeram-me uma pequena aparadela ao pêlo)
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jun 02, 2013 5:18 pm

ReginaVieira Escreveu:Antes:
Imagem

Depois:
Imagem


Gosto especialmente deste :wink:
Responder

Voltar para “Cães”