Primeiro Cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anacseg
Membro
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

quarta jun 05, 2013 3:19 pm

Olá a todos :)
Sou nova neste fórum, este é o meu primeiro post. Inscrevi-me no fórum porque estou a pensar ter um cão.
Fiz alguma pesquisa sobre as raças e estou decidida por um teckel. Seria um cão para viver num apartamento. Tenho algumas dúvidas em relação à capacidade de independência deste cão... O cão teria de ficar cerca de 4 horas sozinho de manhã e umas 5 horas da parte da tarde. Acham que o cão se adapta bem a este horário? Claro que seria passeado várias vezes por dia e com grandes passeios ao fim de semana.
Como sou nova nisto, há algum conselho que me possam dar em relação a esta raça e a cães no geral?

Obrigada :)
duarteLC
Membro Júnior
Registado: terça set 22, 2009 6:38 pm

quarta jun 05, 2013 3:29 pm

Este mes a revista Cães e companhia tem um artigo sobre Teckel, acho que pode ser uma boa ajuda.
Acho que o cão pode prefeitamente estar essas horas sozinho, de-lhe com que se entreter (kong ou brinquedos do genero).
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jun 05, 2013 3:56 pm

um total de nove horas sozinho não me parece boa ideia.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie2
Membro Veterano

quarta jun 05, 2013 3:57 pm

um total de nove horas sozinho não me parece boa ideia.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 05, 2013 4:11 pm

duarteLC Escreveu:Este mes a revista Cães e companhia tem um artigo sobre Teckel, acho que pode ser uma boa ajuda.
Acho que o cão pode prefeitamente estar essas horas sozinho, de-lhe com que se entreter (kong ou brinquedos do genero).
E um cão de caça, por excelência, entretem-se assim? :roll:
Sofia
anacseg
Membro

quarta jun 05, 2013 4:17 pm

Obrigada pelas respostas.

Charlie2, diz isso por ser um teckel ou seria aplicado a todas as raças?
Charlie2
Membro Veterano

quarta jun 05, 2013 4:19 pm

anacseg Escreveu:Obrigada pelas respostas.

Charlie2, diz isso por ser um teckel ou seria aplicado a todas as raças?
qualquer raça. Mas muito menos umTeckel, que é um cão de energia alta.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jun 05, 2013 4:33 pm

Discordo com o que o Charlie disse. Não são 9 horas seguidas. São 4 + 5. É perfeitamente compatível com um cão. Talvez não com cães energéticos, mas com cães calmos é perfeitamente compatível.

Há muito boa gente com cães a ficarem 8 horas seguidas sozinhos em casa e sem problemas. (com Kongs e coisas com que se entreterem ao longo do dia) E passeiam 1h de manhã antes de deixarem os cães e 1h quando chegam a casa; são saudáveis, felizes e equilibrados.

Também é possível contratar um dogwalker para levar o canito a passear durante o dia.
anacseg
Membro

quarta jun 05, 2013 4:44 pm

Infelizmente tenho de trabalhar :P Ainda assim tenho alguma flexibilidade de horário que podia adaptar ao cão... Mas umas 8h não há de estar ninguém em casa...
Que conselhos me podem dar para me tentar adaptar ao temperamento do teckel?
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta jun 05, 2013 5:04 pm

anacseg Escreveu:Infelizmente tenho de trabalhar :P Ainda assim tenho alguma flexibilidade de horário que podia adaptar ao cão... Mas umas 8h não há de estar ninguém em casa...
Que conselhos me podem dar para me tentar adaptar ao temperamento do teckel?
Esclareça só uma coisa, por favor. São 9 horas seguidas, ou 4+5, como a Mimoo sugere? Isto pode fazer imensa diferença, desde que o intervalo entre esses dois períodos seja bem aproveitado.
Seja como for, se o cão vai estar um total de 9 horas sozinho (seguidas ou não), prepare-se para compensar devidamente esse tempo "perdido" quando chegar a casa.
Também tal como já lho referiram aqui, vá pensando na possibilidade de contratar um serviço de dogwalking (pode ser que na sua zona haja um serviço em conta...).
Charlie2
Membro Veterano

quarta jun 05, 2013 5:04 pm

MiMoo Escreveu:Discordo com o que o Charlie disse. Não são 9 horas seguidas. São 4 + 5. É perfeitamente compatível com um cão. Talvez não com cães energéticos, mas com cães calmos é perfeitamente compatível.

Há muito boa gente com cães a ficarem 8 horas seguidas sozinhos em casa e sem problemas. (com Kongs e coisas com que se entreterem ao longo do dia) E passeiam 1h de manhã antes de deixarem os cães e 1h quando chegam a casa; são saudáveis, felizes e equilibrados.

Também é possível contratar um dogwalker para levar o canito a passear durante o dia.
eu não su apologista disso, mas cada um sabe de si. E já tive esta conversa aqui uma vez, portanto também não me vou repetir. Estamos a submeter um anmal á nossa vontade. Se não temos condições fazemos como eu: Não temos cão. E acredite que continua a ser um dos meus maiores sonhos, mas acima de o concretizar, está o ter a certeza que não vou causar stress num animal que não tem culpa do meu horário.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jun 05, 2013 5:42 pm

E o que interessa se são 8 se são 4+5? É claro que as pessoas têm que trabalhar e estar pelo menos 8 h fora de casa.

Eu tenho uma teckel de pelo raso e vivo em apartamento. A minha teckel neste momento está sempre acompanhada porque ou eu ou o meu marido um de nós está quase sempre em casa, mas já esteve até aos 5 anos de idade sozinha (com mais 2 cadelas) em casa.

São animais que se ficarem fechados e completamente sozinhos são muito destrutivos, não há kong que lhe valha ...

Eu tive a sorte (é a 2ª. teckel que tenho) de ter uma cadela que nunca me destruiu nada, mas não são esses os relatos que ouço de quem os tem ...
São cães de caça com um alto nível de energia, não se deixe enganar pelo comprimento da pata ;). Muito teimosos e podem ser agressivos para outros cães e/ou gatos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jun 05, 2013 5:43 pm

anacseg Escreveu:O cão teria de ficar cerca de 4 horas sozinho de manhã e umas 5 horas da parte da tarde. Acham que o cão se adapta bem a este horário? Claro que seria passeado várias vezes por dia e com grandes passeios ao fim de semana.
Eu assumi que fossem separadas porque estava descrito assim.

Charlie, quanto a isso... acho que é preferível o cão estar sozinho em casa que num canil à espera do abate ou preso a uma corrente. (sim, é uma comparação "limite" mas pronto...) Não sei se está contra o deixar o cão sozinho ou o deixar o cão sozinho preso em casa.

Este tópico de deixar ou não sozinho em casa dava pano para mangas; mas eu acho que, na sociedade actual, desde que o cão esteja sozinho com enriquecimento ambiental, tenha donos disponíveis para passear com ele o tempo adequado (não dou um nº porque depende muito) e tenha sociabilização qb não vejo porque o ficar sozinho em casa seja impedimento.

Agora se for para ter um cão só por ter, ensiná-lo a fazer as necessidades dentro de casa ou sair só 5 minutos à rua por dia (se sair)... aí é preferível ter um gato... que são muito mais compatíveis com a vida nestes termos.
Charlie2
Membro Veterano

quarta jun 05, 2013 6:06 pm

Charlie, quanto a isso... acho que é preferível o cão estar sozinho em casa que num canil à espera do abate ou preso a uma corrente. (sim, é uma comparação "limite" mas pronto...) Não sei se está contra o deixar o cão sozinho ou o deixar o cão sozinho preso em casa.
não me pareceu que a user fosse adoptar um cão. Mas mesmo que fosse, não vejo grandes diferenças em estar fechado num apartamento ou preso numca corrente. O stress acaba por ser semelhante.
anacseg
Membro

quarta jun 05, 2013 6:39 pm

Sim Charlie, não seria adoptar, seria comprar... E seriam períodos de 4 horas separados pela hora do almoço, em que teria possibilidade de vir a casa.

De facto, que também já quero ter um cão há muito tempo, mas só agora comecei a pensar mais a sério e queria "ouvir" várias prespectivas sobre o facto de o cão ter de ficar sozinho em casa várias horas. Já que este facto não dá para alterar, com muita pena minha.

De facto, já me apercebi que o teckel é um cão teimoso e com muita energia. E sei que vai ser perciso paciência e muitos passeios. Mas acham que o criador poderá selecionar uma cria que se adapte melhor a uma vida de apartamento, ou isso não se vai ter influência, tendo em conta o carácter da raça?
Responder

Voltar para “Cães”