Cães vadios - procedimentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sexta jun 07, 2013 11:54 am

Boa tarde,

resido há muito pouco tempo num parque de campismo de uma entidade que recebe muitas pessoas, crianças e jovens em grande número, mesmo muito grande. Andam por lá 2 cães, ao que parece há muito tempo, que não têm coleira, nem dono, carregados de carraças....e nem sei com mais o quê....não se chegam a nós, mas já por várias vezes ladraram e correram atrás dos miúdos, meus e visitantes....

Uma vez que não se deixam tocar/agarrar etc...e francamente não os posso ter para tratar deles, jé liguei para o SEPNA que me informou que tinha que ser o canil municipal a tratar do assunto.

Liguei e estes não me deram uma resposta satisfatória: disseram que passariam por lá a ver se os viam, perguntei se poderiam ligar-me para eu lhes dizer quais são e onde estão, e não o fazem....disseram-me inclusive que dentro do terreno, mesmo comigo presente que não entrariam nem fariam nada....e para eu proteger o terreno para eles não entrarem. A questão é que o terreno é da entidade e por causa das pessoas que entram e saem, o portão está encostado e os animais entram....

Ora...eu penso que isto não é correcto...os animais não são meus,
e não me posso dar ao luxo de nada fazer porque como disse os animais ñao estão tratados e se morderem poderão transmitir alguma doença....

Mas estou de pés e mãos atados....alguém pode ajudar com dicas? Ou com contactos que poderei diligenciar?

Obrigada.
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado jun 08, 2013 10:19 am

Precisava mesmo que alguém me desse umas dicas....


:(


e as associações? Poderão ajudar de alguma forma? :roll:
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

sábado jun 08, 2013 10:50 am

nao sera a entidade propiretaria do terreno quem tem a responsabilidade de Zelar pelas condiçoes de segurança e conforto dos seus ocupantes?
acho que terão de ser eles a dar o primeiro passo e talvez, caso nao consigam fazer nada, solicitar a intervençao das autoridades competentes!!
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado jun 08, 2013 11:06 am

Entendo isso, mas o que é certo é que é um local que tem que estar aberto (portões encostados) para que quem esteja possa entrar e sair quando quiser, é essa a regra....

Imaginemos um parque de campismo qualquer....não está sempre aberto? E por causa disso devem ter cães vadios que possam passar doenças e morder quem entra sem que se possa fazer nada?

E um parque infantil também não está aberto?! E por causa disso ninguém faz nada e estão lá cães que podem ser um perigo?

Não me parece que a solução passe só por aí, desculpe....
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

sábado jun 08, 2013 11:32 am

imagine entao uma escola (tem que estar sempre aberta)... um cao vadio entra e ataca uma criança.... de quem sera a responsabilidade???
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado jun 08, 2013 11:40 am

Como já disse, eu entendo isso....mas os caes nem sempre entram, ás vezes estão na rua....o que não concordo de todo é que o canil quando lá for não me contacte...e se eles estiverem lá dentro o canil nem faz nada...

bolas...tanto cão na rua com doenças e podem pôr em perigo a sáude e....não se faz nada???!!! :roll:
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

sábado jun 08, 2013 11:43 am

concordo.... mas talvez fosse mais facil ser a entidade proprietaria do terreno a chamar as autoridades quando os caes estiverem la dentro, talvez assim nao se possam "esquivar"...... se bem que nao sei se, por lei, tem a obrigaçao de actuar em propriedades privadas........
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado jun 08, 2013 11:50 am

Eu e o meu marido representamos a entidade no local....podem não ter obrigação de atuar, mas se os animais entram, por vezes, à rebelia....não seria melhor contactarem-nos quando fossem e nós teríamos o cuidado de que eles estivessem na rua? Por exemplo....

OUT topic: Mandei-lhe PM acerca da RAW, viu?
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jun 08, 2013 12:14 pm

Se quer abreviar a coisa, apanhem vocês mesmos os cães e vão entregá-los ao canil, para serem abatidos oito dias depois. :evil:

Quanto às "doenças" que tanto a preocupam, será melhor que exija atestados médicos a todos os utentes do parque. É capaz de ter algumas surpresas bem mais desagradáveis do que as supostas doenças dos cães.

Este tópico é um anacronismo num fórum onde é suposto defender-se os animais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado jun 08, 2013 1:50 pm

Floripes3 Escreveu:Se quer abreviar a coisa, apanhem vocês mesmos os cães e vão entregá-los ao canil, para serem abatidos oito dias depois. :evil:

Quanto às "doenças" que tanto a preocupam, será melhor que exija atestados médicos a todos os utentes do parque. É capaz de ter algumas surpresas bem mais desagradáveis do que as supostas doenças dos cães.

Este tópico é um anacronismo num fórum onde é suposto defender-se os animais.
Não poderia vir cá você apanhá-los? 8)
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jun 08, 2013 2:14 pm

Mas a(o) Ziva está com medo de quê concretamente?

Fala em doenças mas que doenças?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado jun 08, 2013 2:33 pm

Deve ser a febre amarela ... :roll:
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jun 08, 2013 2:41 pm

Ziva2011 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Se quer abreviar a coisa, apanhem vocês mesmos os cães e vão entregá-los ao canil, para serem abatidos oito dias depois. :evil:

Quanto às "doenças" que tanto a preocupam, será melhor que exija atestados médicos a todos os utentes do parque. É capaz de ter algumas surpresas bem mais desagradáveis do que as supostas doenças dos cães.

Este tópico é um anacronismo num fórum onde é suposto defender-se os animais.
Não poderia vir cá você apanhá-los? 8)
Não, não vou, mesmo que pudesse. Os cães não me incomodam e não sou eu quem está preocupado com eles, nem a dirigir um parque de campismo onde toda a gente tem a cauda tão comprida que não fecha os portões com medo de a entalar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo jun 09, 2013 1:47 pm

Esta foi a resposta que lhe dei na sua mensagem privada:

Vai-me desculpar mas sou uma pessoa de cães, sempre fui e não quero nem saber de crianças ou pessoas.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

domingo jun 09, 2013 2:01 pm

Floripes3 Escreveu:
Ziva2011 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Se quer abreviar a coisa, apanhem vocês mesmos os cães e vão entregá-los ao canil, para serem abatidos oito dias depois. :evil:

Quanto às "doenças" que tanto a preocupam, será melhor que exija atestados médicos a todos os utentes do parque. É capaz de ter algumas surpresas bem mais desagradáveis do que as supostas doenças dos cães.

Este tópico é um anacronismo num fórum onde é suposto defender-se os animais.
Não poderia vir cá você apanhá-los? 8)
Não, não vou, mesmo que pudesse. Os cães não me incomodam e não sou eu quem está preocupado com eles, nem a dirigir um parque de campismo onde toda a gente tem a cauda tão comprida que não fecha os portões com medo de a entalar.
O que interessa que doenças os utentes possam ter? Eles não andam a correr atrás das pessoas, como os cães, nem andam a mostrar-se agressivos e com o perigo de morderem as outras pessoas.

E claro, como esta situação não a incomoda, não é capaz de compreender as preocupações das ouras pessoas nem quer saber, porque se preocupa mais com os cães. Talvez não só a parques de campismo, mas qualquer dia teremos que fechar os parques, jardins, e até ruas, pois a culpa seria nossa se um dia formos mordidos por algum cão vádio.

Onde vivo também há cães vádios, e também tenho pena deles, pois estão assim por causa dos humanos. Os que não apresentarem agressividade não fazem mal a ninguém, no entanto consigo perceber a preocupação com os que possam ser agressivos, pois já me acotneceu ter cães que se aproximaram de mim de forma agressiva, isto para não falar dos vizinhos que quase foram atacados (e um dos seus cães até foi operado).

Mas talvez nos casos desses cães, seria melhor pedir ajuda a uma associação antes de falar com o canil? Não tenho muita experiência nisso, mas talvez alguém tenha melhores ideias para ajudar este tipo de situações.
Responder

Voltar para “Cães”