Não sendo eu perito na matéria ...
ele tem horários para comer ou tem sempre comida à disposição?
Basset na rua
Moderador: mcerqueira
A pergunta do Dreamdog faz todo o sentido!!!!
Mas independentemente da respota, e qnd tiver hipotese de estar o dia todo em casa, ou que se ausente por pouco tempo, experimente o "Crate Training".
Ha muita informaçao sobre o assunto no google e no youtube.
Boa sorte.
Mas independentemente da respota, e qnd tiver hipotese de estar o dia todo em casa, ou que se ausente por pouco tempo, experimente o "Crate Training".
Ha muita informaçao sobre o assunto no google e no youtube.
Boa sorte.
Não sei se será bom misturar a ida à rua para fazer necessidades com brincadeira (pelo menos nesta altura)AIMLE Escreveu:Peço desculpa, deveria ter dito isso logo desde inicio, ele tem horários para comer, de manha, ao almoço e à noite, só que eu só tenho disponibilidade para o passear de manhã e à noite, e quando o faço é pelo menos 1h/1h30, para além de passear com ele, levo sempre um brinquedo para a rua para que ele possa correr e para o estimular um pouco.
Atenção, que o facto de ele já ir à rua, já é uma conquista, uma vez que ele não gostava e fazia birras, agora é mais a parte das necessidades, que não consigo compreender.
Obrigada pela sugestão, vou já ao youtube (:

Se leva-lo a rua depois de comer não resulta, espere meia hora (ou até ele começar a cheirar tudo pela casa para fazer as suas necessidades, o que é mais arriscado e necessita de mais atenção do dono) e leve-o À rua ..
Edit: paciência .. muita paciência

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Uma boa brincadeira e umas corridas são também um estímulo para o cão fazer as necessidades, imaginam que dentro de casa, os cães não se exercitam e é muito importante psicológica e fisicamente.
No entanto, também me parece bem que veja quando o cão começa os rituais típicos e aí leve-o à rua.
Quando ele fizer na rua, não o leve imediatamente para casa. Para não criar associações positivas ou negativas entre ações.
Ao recompensar imediatamente após, está muito bem.
No entanto, também me parece bem que veja quando o cão começa os rituais típicos e aí leve-o à rua.
Quando ele fizer na rua, não o leve imediatamente para casa. Para não criar associações positivas ou negativas entre ações.
Ao recompensar imediatamente após, está muito bem.
Olá Ana.
Segundo o que escreveu, o Cookie só vai à rua 2 vezes ao dia é isso? Ou tem alguém na família que o leve durante o dia?
Para um cachorro de 5 meses é muito pouco! Eles obviamente ainda não se conseguen controlar tanto tempo. Nem a minha cadela adulta o consegue.
Se assim for torna-se mais difícil ensinar a fazer SÓ na rua, visto que não tem tantas oportunidades de fazer no sítio certo (rua) e ser recompensado por isso. O melhor seria ir com ele à rua pelo menos 4 vezes dado ainda ser cachorro, mas quantas mais vezes melhor, para ter mais oportunidades de fazer no sítio correcto. Para ele o melhor sítio é em casa, porque realmente não lhe dão outra opção, e quando vai à rua aproveita para fazer outras coisas.
Quando diz que ele faz "birras" na rua, pode explicar melhor? Em que circunstâncias acontecem?
Segundo o que escreveu, o Cookie só vai à rua 2 vezes ao dia é isso? Ou tem alguém na família que o leve durante o dia?
Para um cachorro de 5 meses é muito pouco! Eles obviamente ainda não se conseguen controlar tanto tempo. Nem a minha cadela adulta o consegue.
Se assim for torna-se mais difícil ensinar a fazer SÓ na rua, visto que não tem tantas oportunidades de fazer no sítio certo (rua) e ser recompensado por isso. O melhor seria ir com ele à rua pelo menos 4 vezes dado ainda ser cachorro, mas quantas mais vezes melhor, para ter mais oportunidades de fazer no sítio correcto. Para ele o melhor sítio é em casa, porque realmente não lhe dão outra opção, e quando vai à rua aproveita para fazer outras coisas.
Quando diz que ele faz "birras" na rua, pode explicar melhor? Em que circunstâncias acontecem?
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Por que é que diz que SABE que é por teimosia? que evidências lhe dão tanta segurança? E o que quer dizer com teimosia? Algo do tipo: "na rua? não faço, não faço, não faço; prefiro fazer em casa, nem que tenha de aguentar!". Desculpe o tom, mas gostava só de fazê-la equacionar, pelo menos, a possibilidade de se tratar de outra coisa.AIMLE Escreveu:Ola Dianne, desde já muito obrigada por responder sempre às minhas questões.
Infelizmente só vai mesmo essas 2 vezes à rua, o problema n é ele fazer (agora) em casa, eu sei bem q ele não controla e que ainda é muito pequenino, seria incapaz de exigir isso de um cão com 5 meses, o problema é ele não fazer nada na rua. Cheira cheira cheira e nada.
Quanto às birras, é ficar parado durante imenso tempo e não andar, mesmo que o chame vezes sem conta. No inicio achava que era de estranhar a rua, era um sitio diferente e estranho daquele a que ele estava habituado, mas agora já sei que é mesmo teimosia e talvez um bocadinho (bem pequenino) de mimo!!
Por exemplo, o que é a Aimle faz quando o seu catraio faz xixi em casa?
AIMLE Escreveu:Caro ids6, é teimosia pq realmente ele fica parado imenso tempo, eu chamo e chamo e ele não vem!! Quando acabo por desistir e ele percebe, entao aí ele vem na direcçao que eu quero, não será teimosia?
Atenção, eu nao disse q ele fazer em casa é teimosia, mas sim o ficar parado na rua ok? Sei perfeitamente q ele ainda não controla as necessidades, dentro e fora de casa. Quando ele faz em casa eu falo num tom um bocadinho mais alto para q ele perceba q fez mal, para se começar a habituar, mas com a plena noção de que ele ainda é muito pequeno.
Estamos a falar em parar quando vão a andar, com trela, na rua? Quando a Aimle diz que "chama", está a referir-se a incentivar o seu cão a andar, correcto? Não se trata de chamá-lo à distância, certo?
E o que é que a Aimle faz no momento que descreve como "acabo por desistir"?
Se o seu cão pára quando vão a andar a rua, isso será, muito provavelmente, por algum tipo de insegurança ou medo que o assola nesses momentos. Disto pode ter a certeza; quando um cão pára a sua locomoção e permanece imóvel (sem se sentar ou deitar, por exemplo) durante algum tempo é porque está inseguro, intranquilo, havendo, como é óbvio, várias formas de insegurança e vários motivos que possam despoletá-la.
E é também possível que o seu cão tenha aprendido (inadvertidamente, claro) que quando a sua dona lhe dirige certas palavras, com insistência, com certo tom, exercendo certo tipo de gestos, isso pode ser um "previsor" de situação insegura (por exemplo, muitas vezes, quando um cão vê algo que, para ele, é assustador, tipo um camião do lixo, ou um sujeito de capacete, os donos tentam tranquilizá-lo com palavras suaves; ora, essas mesmas palavras suaves podem ter-se associado a situações assustadoras...). Ao mesmo tempo, é provável que quando a Aimle diz "desistir" relaxe todo o seu corpo e transmita sinais que, para o seu cão, são apaziguadores.
Pode não ser exactamente isto, claro. Mas passará, com certeza, por algo deste género e não por uma simples teimosia, do tipo, "não saio daqui porque não me apetece".
-------
Quanto aos xixis, e mesmo que a Aimle compreensivamente não exagere na repreensão, o que pode estar a passar-se é que o seu cão percebeu que o que é errado é fazer ao lado dos donos, quando estes tudo o que queriam ensinar era que ele percebesse que o errado é fazer em casa.
Veja o seguinte cenário:
- - O seu cão, durante aquele período, à tarde, em que fica sozinho, faz xixi num determinado sítio da casa. Nada acontece a não ser o alívio imediato da bexiga. "Fixe, aqui parece seguro", processará o seu cão.
- Depois, à noite, já com os donos em casa, ele vai ao mesmo sítio, faz tudo igual, só que leva bronca dos donos; uma bronca suave, mas suficiente para ele perceber que há algo errado, ou que os donos estão insatisfeitos (seja mais ou menos severo, é esse o objectivo dos ralhetes, não?).
- De tarde, nada aconteceu de mau; à noite, os donos ralharam. Hm, os cenários pareciam exactamente iguais. O que será que mudou? A presença dos donos, é claro. Isto faz com que muitos cães comecem a fazer xixi em sítios escondidos, como na cozinha, atrás do sofá, no quarto enquanto os donos estão na sala, na sala enquanto os donos estão no quarto.