Pasta de dentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sexta jun 14, 2013 10:30 pm

Tem o pó para juntar à comida, denominado Plaque-off e existe um produto novo para adicionar à água como referiu, mas que julgo não ser a melhor opção, por vários motivos.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sexta jun 14, 2013 10:47 pm

Boas,

1º Não se sabe até que ponto os cães poderão ou não beber menos água devido ao sabor/depósito que permanece. Neste caso depende de cão para cão.

2º É um anti-séptico, por isso não sei até que ponto vai alterar a flora intestinal e/ou provocar outro tipo de reacção no organismo

3º Ainda não sei de nenhum feedback, se quiser ser o primeiro :wink: :D
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta jun 14, 2013 11:16 pm

Epáá essas coisas dos pós e do pó .. humm não sei não, não me inspira confiança mesmo que seja produto do bom.
A pasta dos dentes é 5*, não vejo razão para mudar. Dá é trabalho :?
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado jun 15, 2013 9:18 am

Trabalho? É só esfregar com os dedos nos dentes e gengivas, não é preciso escovar.
dreamdog
Membro Veterano

sábado jun 15, 2013 1:13 pm

lsgl Escreveu:Trabalho? É só esfregar com os dedos nos dentes e gengivas, não é preciso escovar.
Quando disse trabalho era a comparar a dar-lhe um dentastick e ele comê-lo :wink:
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado jun 15, 2013 2:55 pm

O orozyme é bom. Comprei na vet(ainda se fabricam sim). Não escovo. Aplico nos dentes apenas(lá tem um coisito próprio para tal, e a minha vet diz que também posso fazer assim, tendo em conta que a Pucca tem um trauma à escova dos dentes).

Quanto ao dito pó, a minha vet diz que segundo os colegas dela é um produto muito jeitoso.

Depois quanto ao líquido, a minha vet vende, mas disse-me que ainda não tem muito feed-back do mesmo.

Optei portanto pela pasta, é mais económica e pelo menos já se sabe que é boazita. Uso também um spray da trixie(que muito sinceramente não sinto que faça grande coisa). E uns palitos/paus de pele ou lá o que é. Dantes comprava-os no Continente, mas encontrei no Jumbo mais baratos, e dou 1 por dia. São pouco calóricos e são jeitosinhos para os dentes, para além de que ficam MUITO mais baratos que os dentastix(que dou também de longe a longe). E claro uns ossinhos do talho crus, de vez em quando.
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

sábado jun 15, 2013 3:14 pm

a cerca de 2/3 semanas fui á minha vet, mas ela não estava lá entao foi uma colega dela que "me" atendeu, ela disse que o melhor para os dentes do cão é a ração...
fiquei um pouco céptico mas como para a semana vou tar com a vet habitual vou fazer a mesma pergunta a ver o que ela diz
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado jun 15, 2013 3:24 pm

lunathar Escreveu:a cerca de 2/3 semanas fui á minha vet, mas ela não estava lá entao foi uma colega dela que "me" atendeu, ela disse que o melhor para os dentes do cão é a ração...
fiquei um pouco céptico mas como para a semana vou tar com a vet habitual vou fazer a mesma pergunta a ver o que ela diz
Se o cão não for preguiçoso e mastigar os bagos então sim, é verdade que a ração é o ideal (porque a fricção ao mastigar ajuda a eliminar o tártaro). Agora se for como o meu que mastiga uns e engole/aspira outros pode não ser suficiente.

Em todo o caso as pastas de dentes enzimáticas são óptimas, funcionam bem e não trazem quaisquer problemas aos cães. Quem não tiver alternativa (p.e. se o cão não puder roer ossos e/ou a ração não for suficiente) é uma boa solução usar estas pastas.
Com quase 14 anos o meu velhote continua com os dentes impecáveis, começou a usar esta pasta depois da limpeza aos dentes há 2+ anos. A título de exemplo, tenho um vizinho que fez uma limpeza ao cão dele também pela mesma altura do meu e o cão já está a precisar de outra limpeza... sei que não usa estes produtos mas ele também dá petiscos ao cão além da ração.
dreamdog
Membro Veterano

sábado jun 15, 2013 3:34 pm

lunathar Escreveu:a cerca de 2/3 semanas fui á minha vet, mas ela não estava lá entao foi uma colega dela que "me" atendeu, ela disse que o melhor para os dentes do cão é a ração...
É o primeiro passo realmente. Daí a ser o melhor para os dentes ..... já vai uma grande distancia.
O que um dos vets que acompanha o Black disse foi que tinha lido um estudo recente e que dizia que a forma mais eficaz de manter a higiene dos cães é escovar os dentes deles TODOS os dias.
Ao que eu respondo: 'Todos os dias? fogo, nem eu lavo os dentes todos os dias! as vezes passa... Não pode ser de dois em dois dias ou assim?'
E o vet: 'Poder pode, mas estou-lhe a dizer que está comprovado que, para ter um efeito eficaz, tem que se lavar todos os dias.'
Também perguntei a cerca dos dentasticks ao que me respondeu que aquilo 'remedeia mas não satisfaz' .. o melhor é mesmo escovar os dentes do animal.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

segunda jun 17, 2013 1:53 pm

Desculpem a ignorância, mas onde é que há essa pasta de dentes da orozyme à venda? E gostava também de saber preços se for possivel :|
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda jun 17, 2013 2:05 pm

Susana94 Escreveu:Desculpem a ignorância, mas onde é que há essa pasta de dentes da orozyme à venda? E gostava também de saber preços se for possivel :|
eu compro na farmácia :? mas os vet tb têm.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jun 17, 2013 4:01 pm

Ao contrário do que aqui muitas vezes se diz, a ração não limpa nada os dentes. Pelo contrário, deixa-lhes agarrada uma película acastanhada, o que facilmente poderão verificar quando eles acabam de comer. Por isso é que aqui há uns anos a Eukanuba resolveu misturar nas suas rações uma alga (suponho que a mesma de que se faz o Plaque Off), e essa realmente deixava-os mais limpos. Não sei se ainda o faz ou se as outras rações lhe seguiram o exemplo, mas o facto é que as rações, ao serem mastigadas, esfarelam-se e deixam resíduos agarrados aos dentes do cães.

Para além da limpeza recomendada, com Orozyme ou com escova e qualquer outra pasta adequada, os cães precisam de roer coisas rijas, não só para limparem os dentes, como também para firmarem as gengivas e os dentes nos seus alvéolos, reforçarem os músculos mastigadores, etc. O que de melhor encontrei até hoje foram os ossos de vaca, aqueles compridos e ocos da perna. Há quem lhos dê crus, mas os veterinários sempre me aconselharam a cozê-los, o que até me dava jeito, pois aproveitava o caldo para cozer o arroz e os vegetais das refeições deles. E quando passei a dar-lhes ração continuei a dar-lhes esses ossos cozidos, com excelentes resultados na saúde da boca e dos dentes.

Não acho os Dentasticks grande coisa, melhor do que eles são os ossos de pele seca prensada. Os primeiros são mastigados e engolidos em poucos minutos, os segundos duram muito mais tempo e dão um bom trabalho a roer, coisa que todo o cão adora.

E pronto, esta é minha experiência no tema.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”